ERASMUS+ | THE END
A depressão pós-Erasmus, de que toda a gente falava, instalou-se no momento em que entrei no avião de volta, deixando Praga para trás.
A nostalgia bate forte ao lembrar-me das aventuras únicas vividas com os meus meninos/meninas de Praga, das risadas e dos momentos inesquecíveis que partilhámos. Ainda não me habituei a 100% a não ter os seus bons dias e mau humor matinal.
Apesar da saudade que sinto, ao menos voltámos numa das melhores alturas do ano, quando o verão enche os dias de luz e está toda a gente na praia, os Santos animam as noites com a sua música pimba e os festivais trazem uma alegria contagiante.
Essas lembranças doces e a energia do verão ajudam a suavizar a tristeza da despedida e a manter viva a chama das experiências vividas naqueles três meses maravilhosos em que nada era impossível.
Sbohem, jednoho dne se uvidíme!
Consulta aqui o projeto final da Inês
Diário de Bordo #7
Ao faltar apenas uma última semana para o fim desta experiência, a saudade começa a apertar.
Têm sido uns dias maravilhosos, passados com a melhor companhia. Tive a chance de passar aqui o meu aniversário e ter os meus amigos a visitar, foi sem dúvida memorável.
Despedir-me desta cidade, que se tornou um lar e das memórias únicas que aqui construí, com desconhecidos que se tornaram amigos, é doloroso.
Cada recanto guarda histórias que jamais se irão repetir, e a felicidade vivida aqui, com amigos e momentos especiais, é algo que não pode ser recriado.
Esta experiência será um capítulo inesquecível da minha vida.
Uvidíme se později
Diário de Bordo #6
Maio nunca pareceu tão curto.
Estas últimas semanas são a correria de não deixar um minuto mal aproveitado e não deixar nenhum local por conhecer ou comida por provar.
A Joana e eu visitámos uma Vienna ensolarada que prometeu e entregou tudo.
Tivemos um churrasco de Erasmus num parque bonito e é sempre bom conhecer pessoas novas com boa comida envolvida.
A nossa mais recente aventura passou por um carro alugado, quatro amigos, um mergulho em Český ráj e uma intensa caminhada por Adršpach.
Foi sem dúvida uma experiência inesquecível, numa montanha-russa de acontecimentos bons e outros inesperados. Nem sempre corre tudo como queremos, mas quando a companhia é boa e a vista incrível, torna-se fácil dar a volta por cima.
Ansiosa pelas próximas aventuras e triste por serem as finais.
Sbohem!
Diário de Bordo #5
Parece que ainda ontem chegámos e hoje já vamos a mais de metade da nossa experiência. Como o tempo passa quando o aproveitas bem.
Estas semanas foram passadas com muito trabalho e a tentar aproveitar ao máximo o tempo que nos resta. Tivémos visitas de amigos e conhecemos pessoas bonitas em saídas e passeios. Fomos ao Jazz, bebemos Cosmopolitan, em honra da nossa série de conforto em família, Sex and the City. Andámos de barco durante o pôr do sol, corremos todos os parques da cidade e conhecemos finalmente Karlovy Vary!
Entre saunas e piscinas de água termal, foi um dia bem passado a sentir o sol e a fazer rally tascas nas pequenas fontes de água termal espalhadas pela cidade.
Partilhar estes momentos, com estes maravilhosos que me calharam na rifa, tem sido muito especial.
Praga vai ficando cada vez mais bonita e o pensamento de ir embora já aperta no coração…
Uvidíme se příště!
Diário de Bordo #4
Dias de sol em Praga que foram um prazer breve, mas doce. No fim de semana, decidimos embarcar numa aventura até Velká Amerika. Após uma longa caminhada, descobrimos que já não era possível nadar, mas a vista deste lugar incrível compensou. No entanto, a vontade de mergulhar era muita e acabámos por encontrar uma piscina natural excelente onde ficámos o resto do dia.
Em casa, continuamos a criar laços, partilhando sorrisos e gargalhadas enquanto jogamos diferentes jogos de tabuleiro.
A nossa viagem a Berlim foi marcada por longos passeios ,com os pés repletos de bolhas, pelos pontos principais da cidade. Incluindo o Museu de Fotografia, que foi um dos pontos altos.
Nas próximas semanas, enfrentarei diferentes desafios onde terei a oportunidade de aprender coisas novas.
Diário de Bordo #3
As últimas semanas têm sido simplesmente incríveis, cheias de novas memórias e experiências.
Tive a oportunidade de fotografar alguns concertos de Jazz, piano e eletrónica em diferentes lugares. Foi uma experiência incrível cheia de diferentes energias. Gostava de continuar num registo parecido.
Além disso, fortaleci laços bonitos de amizade, partilhei momentos especiais e inesquecíveis com os amigos que esta experiência me trouxe, bem como alguns velhos amigos que conseguiram vir visitar.
Experimentámos fazer bobsled pela primeira vez, o que foi uma aventura cheia de adrenalina que me deixou com um sorriso de orelha a orelha e um friozinho na barriga. É por momentos assim que também vale a pena.
E para terminar tudo isto, o entusiasmo de termos agendado a nossa viagem a Berlim juntos só aumenta a expectativa para mais aventuras e memórias que vamos criar juntos no restante tempo aqui.
Na shledanou!
Diário de Bordo #2
Depois de um começo atribulado e chato, estas semanas têm vindo a melhorar.
O meu estágio, apesar de sentir que não me desafia profissionalmente, permite-me conhecer a cidade num nível mais profundo do que esperava.
Tenho tido a oportunidade de ter experiências como pintar canecas, ir a um concerto, andar de barco, explorar recantos mágicos da cidade, conhecer outras cidades, bem como focar-me novamente no meu lado mais artístico.
Sem sombra de dúvida que foi uma boa recuperação desde os meus primeiros dias em Praga.
Esta última semana foi ótima para nos aproximarmos mais cá em casa e criámos uma ligação mais profunda quando fomos visitar outra cidade: Cesky Krumlov. Mega recomendo, a arquitetura é linda e consegue visitar-se bem num fim de semana.
Uvidíme se brzy!
Diário de Bordo #1
No início de experiências como esta, temos a tendência de nos sobrecarregar para aproveitarmos tudo como se não houvesse amanhã logo nos dias iniciais. No meu caso, os primeiros dias foram ver a cidade a partir da janela de casa.
Viver no exterior com pessoas que acabámos de conhecer e ficar doente, sem conseguir sair é sem dúvida uma experiência desafiadora. Além do desconforto físico, a solidão e o isolamento tornam-se difíceis de enfrentar.
Num ponto de vista mais positivo, aprendi a valorizar a importância de saber estar sozinha, do autocuidado e da comunicação com amigos e familiares durante momentos mais complicados e frustrantes.
Apesar do começo atribulado, estou ansiosa para o que se segue e para que a minha experiência no exterior de Praga comece!