ERASMUS+ | THE END
Como planeado, reservei os últimos dias para me despedir de todos os amigos que fiz.
Foi uma semana muito animada, entre jantares, festas no barco e muitos brindes… Semana esta de que trago muito boas memórias 🙂
Cheguei a Portugal e ainda não consegui parar!
A vida em Malta era bem mais tranquila, ahah.
Ainda consegui jantar com a minha família (que já não via há alguns meses) e preparar tudo, pois no dia seguinte já começava a trabalhar.
Resumindo estes últimos 3 meses: foram um SONHO! Bom demais para ser real! Claro que houve momentos menos bons, mas consegui sempre dar a volta e ver tudo pelo lado positivo, o que ajuda muito!
Foi um óptimo desafio que recomendo a todos os alunos: se puderem, façam Erasmus! Abrir os horizontes e sair da zona de conforto é sempre uma experiência enriquecedora 🙂
Sempre pus o trabalho como prioridade, mas isso não significa que não tenha tido tempo para fazer muitas outras coisas. O segredo é ter uma vida equilibrada, sem nunca perder o foco!
Desde o início, dei-me muito bem com o meu Chefe, o que ajudou a ganhar rapidamente a confiança dele e ter mais responsabilidade no trabalho.
Fizemos mais de uma dezena de eventos, conheci personalidades importantes tanto nacional quanto internacionalmente, explorei a ilha de uma ponta à outra, fiz muitos bons amigos, cozinhei bastante, participei em torneios de Padel, fiz viagens ao fim de semana … e muitas outras coisas! E mesmo assim ainda consegui poupar muito dinheiro!
Estou muito contente pelo percurso que estou a construir e com a certeza de que gosto muito do que faço!
Agradeço a todos os que me apoiaram nesta loucura de voltar a estudar, mudando de vida, e que me ensinaram aquilo que fui aprendendo ao longo destes últimos anos neste grande mundo dos eventos 🙂
Há quem diga que eu tenho muita sorte, mas eu chamo isto “recompensas boas”, quando reconhecem aquilo que fazes!
Obrigada e até já!
Consulta aqui o projeto final da Francisca
Diário de Bordo #7
Como disse há 15 dias, Maio seria uma loucura… e agora posso confirmar!
Depois de muitas reuniões ao longo destes meses, chegou o grande evento da Virtu Ferries, para promover as viagens de Malta – Sicília. Um dia antes, coincidindo com o soundcheck, tínhamos outro mega evento no Upper Barrakka, em Valletta. O meu chefe deu-me um enorme voto de confiança e, acima de tudo, de muita responsabilidade, para assumir o evento de Sábado, enquanto ele estava nas últimas preparações para o evento de Domingo.
Foram dias super intensivos, a trabalhar mais do que 12h por dia, mas super gratificantes!
Para além do trabalho, já sabem que eu não paro e arranjo sempre tempo para explorar mais um bocadinho e claro, divertir-me!
Entre os megalíticos – Hagar Qim, a blue Grotto, desporto, sunsets,… e ainda dar um saltinho a Budapeste, é como aproveitei estas últimas semanas por cá.
A partir de agora, começam as despedidas desta ilha e pessoas que me fizeram tão feliz, durante os últimos 3 meses!
Diário de Bordo #6
Não sei por onde começar… Maio tem sido uma loucura! Começou logo dia 1, dia do trabalhador, com um grande evento relacionado com as eleições Europeias, onde estive a dar assistência à equipa de logística. Montagem e desmontagem feitas no mesmo dia, por isso, como devem imaginar, um dia em grande!
Nos dias seguintes, estivemos a coordenar as montagens da feira Baby, Mother and Child, que ajuda a fundação Puttinu (apoio a crianças com cancro). Sem dúvida que foram uns dias bastantes importantes para mim, onde houve uma ajuda especial de todas as partes. Em 3 horas, vendeu-se em entradas, o expectável para o fim de de semana inteiro. Foi um sucesso!
Isto foi um exemplo, mas a verdade é que há dias que temos mais que 5/6 eventos por dia..
Perguntam-me como arranjo tempo para explorar e ainda conseguir estar com amigos?
Basta um pouco de planeamento e energia, para aguentar um dia inteiro de um lado para o outro.
Mas acreditem, quando se quer, tudo se faz!
Diário de Bordo #5
Passou exactamente 2/3 do tempo que cá estou, mas acreditem que já fiz mesmo muita coisa que às vezes parece que estou cá há meses.
Desta vez fugi do vento que tem estado em Malta e aproveitei para ir uns dias para o calor de Sevilha, ter com umas amigas. Foi uma viagem curtíssima mas mesmo assim os programas não faltaram. Claro que não escaparam em todas as refeições as famosas croquetas de jamón e a ida à Feria que foi um dos motivos da viagem.
De volta a Malta, estamos a planear tudo porque Maio vai ser um mês cheio de eventos e muito trabalho!
Ainda assim, sobra sempre tempo para passear, ir ao cinema, jogar snooker… e finalmente participar num torneio cá em Malta. Ganhei um belo souvenir para levar para casa 🙂
Foi também a semana de despedida da Fabiana, amiga Venezuelana que estagiava no mesmo sítio que eu. Foi mesmo bom porque para além do Inglês, também consegui praticar o meu Espanhol no trabalho ?
Diário de Bordo #4
Os dias passam demasiado depressa para a quantidade de coisas que tenho e quero fazer. O tempo voa!!
Entre reuniões de trabalho, montagem e desmontagens de eventos e mais trabalho, tento sempre encaixar programas com amigos, não só ao fim de semana mas também durante a semana. Tenho tentado aproveitar ao máximo todos os dias que cá estou!
O sol desaparece muito raramente, o que ajuda a passar os dias fora de casa… Já fui a muitos sítios, mas no final, mostro o mapa de Malta com todos os pontos que fui!
Aqui vai o top dos últimos 15 dias:
-Dei o primeiro mergulho do ano, que para quem me conhece, é um grande record: 1 de Abril!
-Fui a dois festivais: International Fireworks e Festa Frawli (morango em Maltês)
-Experimentei um prato típico de cá: Coelho frito, mas também Cavalo, Perdiz e Caracóis
-Assisti ao jogo de futebol da seleção Portuguesa feminina contra Malta, jogo de qualificação para o Europeu de 2025. Ganhámos 0-2!!
Diário de Bordo #3
O tempo aqui passa a correr ?
Mais um relatório para ser entregue!
Desta vez venho falar de algumas coisas que tenho feito para além do trabalho.
A verdade é que sempre tive bastante facilidade em conhecer novas pessoas e, por isso, os programas não têm faltado!
Na vez passada, mostrei a loucura que nas ruas de St Julian’s, com o St Patrick’s (que deve ter sido um dos maiores eventos que devo ter participado, enquanto cá vou estar).
Também já consegui arranjar um grupo de amigos que joga Padel. Organizei uns jogos e passámos a manhã de domingo a fazer exercício, que tento faça parte da rotina diária.
Como estamos na altura da Páscoa, e Malta é um país super religioso, tive a oportunidade de seguir várias tradições e costumes do povo Maltês, durante a Semana Santa. Um verdadeiro espectáculo!
Também fui a um concerto de música clássica numa das catedrais mais brutais onde já entrei. A St John’s Cathedral, em Valletta. Acabou por ser um dois em um ahah
Termino com o almoço de Páscoa em Gozo. Uma ilha pequena aqui ao lado, com 62m2, mas incrível e com muito para explorar! Hei de lá voltar muito em breve!
Diário de Bordo #2
Sou uma privilegiada!
Em apenas duas semanas de trabalho, já tive a oportunidade de organizar eventos bastante exclusivos e também conhecer figuras com um enorme impacto em Malta (e não só!).
Começo pela Presidente do Parlamento Europeu, Dra. Roberta Metsola, no dia 8 de Março – Dia Internacional da Mulher – na Casa da Europa em Valletta e, de seguida, com o Ex-Primeiro Ministro de Malta, Dr. Lawrence Gonzi, no dia 16 de Março, em Floriana, no lançamento oficial da fundação Peter Serracino Inglott.
Foram dois eventos que marcaram muito este início de estágio e serviram para mostrar realmente os conhecimentos que já tinha.
Trabalhar na área de eventos, dá-nos mesmo oportunidades únicas e marcantes, alargando os nossos horizontes para sítios e lugares difíceis de alcançar, como também o convívio com pessoas que nunca pensamos que iríamos algum dia conhecer.
Foram semanas muito preenchidas mas arranjo sempre tempo para sair com amigos e explorar a ilha. Os dias começam a aquecer, mas ainda não foi desta que consegui dar um mergulho ahah
Diário de Bordo #1
Acabei de chegar a Malta e já muita coisa aconteceu. Viver fora tem sempre muitas aventuras e histórias para contar. Desde trazer as compras do supermercado para casa, até apanhar um simples autocarro ahah
Aqui dizem que o trânsito é caótico mas, – não quero estar a falar cedo demais – ainda não me posso queixar porque tenho chegado sempre a horas a todo o lado. É estranho porque conduzem do lado direito mas com o tempo vou me habituar.
A verdade é que todos nesta ilha, todos parecem ser bastante simpáticos. As viagens de autocarro acabam sempre com dicas e sugestões óptimas dadas pelas dezenas de pessoas que vão entrando e saindo.
É um país pequeno mas com muito para visitar. Desde sítios e lugares incríveis a toda a história e cultura do país. Estou com imensa vontade de explorar e conhecer a ilha de uma ponta a outra. A Sofia, que veio comigo de Portugal, também está no mesmo registo, por isso de certeza que vai ser uma óptima companhia durante estes meses.
Em relação ao trabalho, estou super entusiasmada para começar . Já tive uma reunião e tive a oportunidade de conhecer com quem vou estar a trabalhar. Tenho a certeza que vão ser meses onde vou conseguir aprender muito, por causa da diversidade de eventos que vamos fazer, e também passar alguma experiência que fui ganhando ao longo dos anos.