No javascript ETIC | Filipe Cortez Filipe Cortez – ETIC

Diário de Bordo

Diário de Bordo #6

Últimas semanas na Lituânia
    É difícil acreditar que já se passaram quase três meses desde que cheguei à Lituânia.
    A experiência tem sido verdadeiramente única e enriquecedora. Não só adquiri conhecimento na área de concept art, mas também aprendi a viver sozinho num país completamente diferente do meu, com costumes e uma cultura diferente.
    A sensação de estar longe de casa, enfrentar desafios e descobrindo uma nova cultura, é algo que vou guardar com carinho.
    Vou ter saudades, Vilnius foi uma cidade que apanhou-me de surpresa, uma surpresa agradável! Estou a torcer para que, no final do estágio, surja uma proposta para continuar a trabalhar para a empresa.

Explorar Kaunas
    Recentemente, tive a oportunidade de visitar a cidade de Kaunas. É incrivelmente bonita e repleta de história. Infelizmente, o mau tempo não permitiu que eu explorasse muito, mas ainda assim, consegui absorver a atmosfera e admirar a arquitetura local.
    Além disso, tive sorte em encontrar novamente a feira de artesanato que esteve em Vilnius. Comprei alguns souvenirs para levar de volta para os amigos e familiares.

Preparando o Adeus
    À medida que as semanas finais se aproximam, estou a preparar para comprar mais souvenirs e finalizar os projetos do estágio. No entanto, a verdade é que já sinto saudades de Portugal.
    Afinal, não há lugar como o a nossa casa não é? 😉

Diário de Bordo #5

Nas últimas duas semanas, tive a sorte de desfrutar de momentos incríveis dentro e fora de Vilnius. Aqui estão os destaques:
    Visitas de Família e Namorada:
    Durante este período, tive a oportunidade de passar tempo com a minha família e a minha namorada.
    Foram dias cheios de risadas, histórias compartilhadas e conexões profundas.
    A presença deles tornou tudo ainda mais especial.
    Explorar Vilnius:
    Decidimos explorar a cidade de maneira mais detalhada. Passeámos pelas ruas estreitas do centro histórico, maravilhando-nos com a arquitetura medieval e as igrejas impressionantes.
    Também visitámos a República Independente de Užupis, um bairro boêmio conhecido por sua atmosfera artística e as suas peculiaridades.
    Museu das Ocupações e Freedom Fighters:
    Visitámos o Museu das Ocupações e Freedom Fighters, que homenageia os heróis que lutaram pela independência da Lituânia. As exposições detalhadas e os artefatos históricos nos lembraram da importância da liberdade e da coragem daqueles que vieram antes de nós.
    Explorando as Feiras Locais:
    Passemos pela cidade, explorando as feiras locais. Os mercados ofereciam artesanato e uma atmosfera animada. Foi uma ótima maneira de conhecer a cultura local e interagir com os moradores.
    Progresso no Trabalho:
    No âmbito profissional, as coisas estão a correr bem. A equipa tem aprovado o trabalho que estou a produzir para o jogo. É gratificante ver o progresso e contribuir para algo maior.
    Viagem a Trakai:
    Durante a semana com a minha família, consegui uma folga adicional para sair de Vilnius e visitar Trakai.
    Lá, explorámos o castelo histórico à beira do lago Galvė e tivemos a oportunidade de saborear as melhores kibinai do país. Os pastéis recheados são uma iguaria tradicional da região e definitivamente não decepcionaram.
    Contagem Regressiva:
    Com dois meses já passados, agora resta apenas um mês. O tempo voou, mas as memórias e experiências ficarão para sempre.

Diário de Bordo #4

Progresso da Meta:
    Estamos atualmente a meio do período de estágio, com apenas um mês e meio restante para a sua conclusão. O tempo parece ter voado desde o início.
    Atividades no Estúdio:
    Esta semana foi tipicamente ocupada, mas também extremamente informativa. A pessoa responsável por mim no estúdio dedicou tempo para me ensinar sobre processos e técnicas de trabalho.
    Sinto que o meu trabalho está a ser valorizado, pois fui designado como o artista conceptual principal para um projeto do estúdio. Normalmente, o estúdio trabalha com clientes e terceiriza dois projetos internos. No entanto, estou encarregado da arte conceptual de um terceiro projeto que ainda não foi anunciado. Devido a acordos de confidencialidade, não posso fornecer mais detalhes sobre o projeto.
    Orgulho e Realização:
    Assumir essa responsabilidade deixa-me muito orgulhoso e realizado. É uma oportunidade incrível para demonstrar as minhas habilidades e contribuir significativamente para o sucesso do projeto.
    Condições Meteorológicas:
    O tempo está a melhorar consideravelmente, embora tenha havido uma queda recente na temperatura. Por outro lado, os jardins de sakuras já começaram a florescer. Com o céu limpo e o sol a brilhar, é um ótimo momento para passear e apreciar a beleza dos jardins. Além das atividades no estúdio, esta semana também iniciei caminhadas e corridas devido ao clima mais quente. Aproveitei o sol e o céu limpo para explorar os arredores. Na próxima semana, terei a visita da minha família, e estou ansioso para passar tempo com eles e mostrar-lhes os jardins de sakuras em plena floração.
    Estou a guardar algumas visitas especiais para fazer com eles durante a sua estadia.
    Conclusão:
    No geral, esta semana foi produtiva e promissora, e estou entusiasmado com as oportunidades que estão por vir.
    Continuarei a dedicar-me ao meu trabalho e a aproveitar cada momento.

Diário de Bordo #3

Experiência de estúdio:
    Nas últimas duas semanas, a minha rotina não foi particularmente especial mas sim focada no trabalho no estúdio e no descanso pessoal. Na primeira semana, concentrei-me principalmente no trabalho criativo no estúdio.
    Felizmente, tenho recebido aprovação constante dos meus superiores, o que me deixa satisfeito por estar a contribuir efetivamente para uma empresa de videojogos.
    Atividade Física:
    A segunda semana foi mais emocionante, pois fui convidado pelos meus colegas do estúdio para participar em treinos semanais de Muay Thai! Mais especificamente, estamos a praticar Muay Chaiya.
    Foi interessante descobrir que partilhamos o mesmo gosto por este desporto durante uma conversa no estúdio.
    Ontem tive a minha primeira aula de treino com eles, e foi uma experiência refrescante e diferente do que estou habituado!
    Além disso, fiquei contente ao perceber que a temperatura aqui está a subir! Entre todos os obstáculos, o frio tem sido o mais desafiante, mas agora parece que o calor está a chegar.
    Culinária lituana:
    Tive a oportunidade de experimentar alguns pratos interessantes: Panquecas de batata recheadas com carne e sour cream; uma combinação deliciosa de sabores e texturas; Borsch: Uma sopa de beterraba rica e vibrante, com um toque ácido e Kvass, uma bebida tradicional feita a partir de pão fermentado, com um sabor único e refrescante.
    Conclusão:
    Assim se passaram estas duas semanas.
    Uma combinação de trabalho criativo, atividade física e experiências culinárias que tornam cada dia único e gratificante.

Diário de Bordo #2

Duas Semanas em Vilnius
    Nas últimas duas semanas, a minha adaptação em Vilnius tem sido uma experiência gratificante.
    No Fim-de-semana, explorei uma feira cultural vibrante no coração da cidade. As ruas estavam repletas de bancas coloridas, cada uma oferecia algo único. Desde artigos artesanais até delícias culinárias, a variedade era impressionante. Mas o que realmente me surpreendeu foi encontrar uma banca de um português que vendia figos e azeite. Aproveitei para degustar pratos tradicionais e adquiri uma pequena
    moeda feita por um ferreiro, uma pequena lembrança deste evento especial.
    Integração no Trabalho
    No âmbito profissional, as coisas também estão a correr muito bem. Os meus colegas de trabalho têm sido acolhedores e colaborativos. Sinto-me à vontade no estúdio e estou satisfeito com a recepção positiva do trabalho que estou a produzir. A integração foi mais suave do que eu esperava.
    Uma Tarde no Centro Comercial Akropolis
    Decidi aproveitar uma tarde de lazer e fui ao centro comercial Akropolis. O objetivo era assistir ao filme Dune.
    Para minha surpresa, as salas de cinema eram incrivelmente confortáveis, proporcionando uma experiência cinematográfica de alto nível. Fiquei impressionado com o padrão de qualidade e conforto comparado às de Portugal!
    Visita à Universidade de Vilnius
    Durante nossa estadia em Vilnius, tivemos a oportunidade de fazer uma visita guiada à Universidade de Vilnius, uma das instituições de ensino mais antigas e prestigiadas do país.
    Realço os seguintes detalhes desta experiência:
    Impressões Iniciais:
    Ao chegarmos à universidade, fomos recebidos por uma guia que deu inicio à visita!. Os corredores históricos pelos quais passei têm uma aura de sabedoria e tradição, tal como a arte presente nas salas que visitámos!
    Decoração Artística:
    A decoração da universidade é simplesmente deslumbrante. Pinturas e elementos artísticos adornam os corredores e salas de aula.
    Cada obra de arte conta uma história, muitas delas criadas por professores e figuras importantes da história da universidade.
    Breve, mas enriquecedora:
    Embora tenha sido uma visita breve, conseguimos absorver a atmosfera acadêmica e a riqueza cultural que permeia cada canto da universidade.
    Conclusão
    Em resumo, estas duas semanas foram uma combinação de aventuras culturais, integração profissional e momentos de lazer. Estou ansioso para explorar mais a cidade e continuar a minha jornada em Vilnius.

Diário de Bordo #1

Viagem de Avião:
    A viagem de avião de Portugal a Munique decorreu sem contratempos. Chegamos ao destino de forma pontual.
    Durante a viagem, desfrutamos de um almoço num restaurante de hambúrgueres.
    Após um almoço agradável em Munique, embarcámos no avião com destino a Vilnius cerca de 3 horas depois
    (Total 6 horas de voo). A viagem decorreu sem problemas, e chegamos ao nosso destino por volta das 23h. A receção
    em Vilnius foi breve e simples. Fomos de táxi (Marcado pela Aisté) para o nosso apartamento marcando o início de uma
    semana de novas experiências.

Primeira Noite em Vilnius:
    Na primeira noite, ao chegarmos, optamos por encomendar comida através do serviço prestado pela Bolt, facilitando a
    nossa adaptação ao novo ambiente.

Reunião com a Aisté sobre Vilnius:
    Na manhã seguinte, participámos numa reunião produtiva com a Aisté para discutir detalhes sobre Vilnius.
    Explorámos informações sobre opções gastronómicas, pontos turísticos e recebemos orientações úteis sobre os nossos
    locais de estágio. A Aisté proporcionou informação sobre o que fazer, onde comer e o que visitar na cidade de Vilnius.

Atividades da Semana e Estágio na Nieko:
    Ao longo da semana, dedicámos tempo a compras de mantimentos. Visitámos os supermercados Maxima e Rimi para
    adquirir os itens essenciais, garantindo que estamos bem provisionados durante a nossa estadia.
    A Nieko é o local de trabalho onde estou a estagiar, uma empresa de jogos localizada em Vilnius.
    No meu papel de concept artist, estou a desenvolver assets e conceitos para um jogo, embora, devido a um NDA
    assinado, não possa partilhar muitos detalhes.
    No estúdio, temos um ambiente descontraído, contando com a presença do nosso adorável cão, Loki, e a liberdade
    de usar pantufas durante o trabalho.

Alojamento e Experiência Pessoal:
    Estamos atualmente alojados num apartamento do tipo T0, onde a sala, a cozinha e as duas camas coexistem no mesmo
    espaço. Apesar de conseguirmos gerir a partilha de forma eficiente, percebemos que a qualidade da experiência seria
    significativamente melhorada se cada um de nós tivesse o seu próprio quarto. A importância do espaço pessoal é algo
    que valorizo profundamente, e ficámos cientes de que praticamente todos, se não todos, os nossos colegas desfrutam
    da privacidade de quartos individuais. Infelizmente, o formato T0 não satisfaz plenamente as minhas preferências quanto
    à necessidade de espaço pessoal.

Exploração de Vilnius:
    No sábado, explorei Vilnius com o meu grupo, visitando vários pontos de interesse.
    Destaco a visita à República Independente de Uzupis, uma área incrivelmente interessante com estabelecimentos dedicados
    à arte e comida. A cultura aberta e animada desta república independente deixou-nos uma impressão duradoura.

Conclusão da Primeira Semana:
    A primeira semana em Vilnius foi marcada por uma transição suave, tanto a nível profissional como pessoal.
    Estou entusiasmado com as oportunidades no meu estágio na Nieko, e a descoberta de Vilnius tem sido enriquecedora.
    Espero que as próximas semanas continuem a oferecer experiências inesquecíveis e aprendizagens.

significativos.

Everything Is Now.
    Learn. Do. Create.
    BEGIN HERE Get Everywhere.