No javascript ETIC | José Santos José Santos – ETIC

Pedir informações

    José Santos

    ERASMUS+ | THE END

    Chegada e Primeiras Impressões
    A minha experiência começou com uma viagem de avião tranquila, marcando a minha primeira vez a voar. Cheguei a Vilnius por volta das 23 horas e a cidade estava menos fria do que eu esperava. A casa onde fiquei era pequena, mas adequada para mim e para o meu colega. No dia seguinte, houve uma reunião com a coordenadora e outros estudantes da ETIC. Conheci o estúdio onde ia estagiar e fui bem recebido. Nos dias seguintes, comecei a aprender sobre o trabalho no estúdio e as tarefas que iria realizar.
    À primeira vista, achei a cidade bonita e sossegada, apesar de ter vida e reparei que as ruas estavam muito limpas.

    Adaptação e Rotina
    Durante as primeiras semanas, ambientei-me ao local de trabalho, conseguindo realizar todas as tarefas sozinho, rapidamente. A experiência foi enriquecedora, tanto a nível profissional quanto pessoal. Aproveitei o meu tempo livre para explorar a cidade, descobrindo todos os cantos de Vilnius.

    Desenvolvimento Pessoal e Profissional
    Foi necessário desenvolver competências pessoais pelo facto de partilhar casa com um colega de Erasmus. Dividir tarefas como cozinhar, limpar a casa, ir às compras passou ser inteiramente responsabilidade nossa. O facto de partilhar uma casa sem quartos com alguém que não conhecia antes também foi um desafio, mas depois das primeiras semanas já nos tínhamos ambientado à situação.

    Estagiei no Freakin Studio, em Vilnius. O estúdio situa-se na LRT (Estação de Rádio e Televisão Nacional da Lituânia), contudo, o estúdio realiza um trabalho independente e privado. Chegam ao estúdio numerosos e variados projetos, muitos do estrangeiro, que passam por música EDM, publicidade e outros. Aprendi muito sobre mistura e masterização de música e sobre como funciona um estúdio profissional, desenvolver ética de trabalho, como ser o mais eficaz possível num cenário tão profissional como aquele, com clientes a enviar música pré-misturada ou pré-masterizada todos os dias. Ao longo do estágio e, com autorização do coordenador, quando tinha tempo livre no estúdio, aproveitava para trabalhar em projetos pessoais para Portugal e, com o tempo, já conseguia conciliar minimamente as duas coisas.

    Exploração Cultural e Social
    Estava ansioso para provar a gastronomia lituana. Apesar de nem tudo ser para o meu paladar, gostei muito de descobrir os sabores do país. Os que mais ficaram comigo foram os Kibinai, um pastel recheado com uma mistura de carnes ou cogumelos; a sopa de cogumelos lituana servida num pão; Kepta Duona, um pão frito com alho; ou, inesperadamente, a cerveja Vilkmergės e o Miau de banana, um batido de leite.
    Os lituanos aproveitam bem os dias quentes para atividades ao ar livre, é comum ver-se os espaços verdes cheios de pessoas. O rio Neris serpenteia pela cidade como se desse vida a tudo o que o rodeia. Vilnius surpreendeu-me por conseguir conjugar tão bem a natureza com a sua parte urbana. Adorei passear pelas florestas e parques de Vilnius. O Vingis Park foi o meu preferido para relaxar enquanto fazia um piquenique a olhar para os patos no rio.
    Visitei todos os monumentos de Vilnius que estão até hoje muito bem tratados e resistem sem problema ao passar dos anos.
    Visitei Kaunas para assistir a um jogo de basquetebol entre Žalgiris e Rytas, ficando impressionado com a energia do evento. Aproveitei a visita para conhecer a cidade, que me pareceu muito moderna, e visitar o Museu do Diabo, uma experiência que achei interessante. Também explorei o Green Lake, apreciando a natureza e encontrando uma cobra pelo caminho.
    Užupis é um bairro em Vilnius, criado após a queda da URSS, por um grupo de habitantes artistas. Designa-se um território independente, com bandeira, moeda, presidente, exército (com 12 homens) e uma constituição, que prega o direito de ser quem se é. O nome significa “do outro lado do rio”, referindo-se ao rio Vilnia, que deu o nome a Vilnius. O bairro transborda criatividade, sempre com a presença de muitos artistas, galerias de arte, workshops e cafés. Visitei várias vezes este bairro porque me sentia sempre muito bem.

    Reflexões e Despedida
    A experiência no estúdio permitiu-me entender melhor o funcionamento de um estúdio profissional. A minha principal responsabilidade era poupar tempo organizando projetos e preparando exports finais, tarefas que demoravam algum tempo. À medida que os meses passavam, sentia-me cada vez mais ligado a Vilnius, a adaptação à cultura local foi muito facilitada pelo facto de muitos falarem inglês fluentemente. A experiência Erasmus deixou-me com uma impressão duradoura e uma saudade antecipada do ambiente acolhedor e vibrante da Lituânia.

    Conclusão
    Fiquei muito feliz por ter tido esta experiência. A área da música é muito competitiva e o facto de ter tido uma experiência de trabalho tão enriquecedora e ainda por cima numa cultura diferente, tornou-me mais completo a ambos os níveis, profissional e pessoal.

    Ouve aqui o Projeto Final do José:

     

    Diário de Bordo #7

    A experiência do meu programa Erasmus em Vilnius está a chegar ao fim e já começo a sentir saudades desta cidade. Adorei todos os momentos que aqui passei, tanto no ambiente profissional quanto nas relações pessoais que construí aqui.
    Estagiar no estúdio onde fui colocado foi uma das melhores partes da minha estadia em Vilnius. Tive a oportunidade de trabalhar em projetos interessantes, o que me proporcionou um grande crescimento profissional. A equipe do estúdio foi extremamente acolhedora e colaborativa, tornando a experiência ainda mais enriquecedora.
    Adorei as pessoas que conheci em Vilnius. Os lituanos, embora mais reservados que os portugueses, são muito simpáticos e acolhedores. Durante essas semanas, fiz bons amigos e estabeleci contatos valiosos que certamente me serão úteis no futuro. A troca cultural foi muito rica, permitindo-me aprender mais sobre os costumes e tradições locais.
    No último fim de semana, eu e os meus três colegas da ETIC decidimos organizar um jantar para comemorar a experiência e despedirmo-nos de Vilnius da melhor forma, a comer. Como a Diana é vegetariana, escolhemos esse tema para o nosso jantar.
    Estou ansioso para levar várias recordações e souvenirs de Vilnius para Portugal apesar do limite de peso da minha bagagem de avião ser um problema. Ainda assim, quero levar um pedaço desta cidade maravilhosa que tanto me encantou.

    Diário de Bordo #6

    O trabalho que precisei de fazer durante estes meses no local onde estou a estagiar fez-me entender melhor como funciona um estúdio profissional. A maioria dos trabalhos que nos chegam aqui são de mistura e masterização de música. O pouco tempo que aqui passei não chegou para ter muita responsabilidade então a minha função principal foi poupar tempo. Os clientes enviam as músicas ainda por misturar ou masterizar, eu crio e organizo os projetos e todos os exports finais necessários. Parece pouca coisa mas chega a demorar horas.
    Vilnius é uma cidade que conjuga muito bem a parte urbana com a natureza. No caminho para o Ozas, um centro comercial, cruzei-me com um lago com muita vida, patos, cisnes, pássaros e a primavera deixou tudo muito verde e bonito. Há alguns dias descobri também o parque Vingis onde estão sempre pessoas a fazer caminhadas e a passear os cães.
    Experimentei um restaurante de comida georgiana muito bom chamado Ugruzina, nunca tinha comido um kebab desta forma e adorei.
    O meu tempo em Vilnius ainda não chegou ao fim e eu já estou com saudades deste sitio. Foi muito fácil para mim ambientar-me a esta cultura, mesmo com a barreira linguística a comunicação nunca foi difícil porque quase todas as pessoas são fluentes em inglês.

    Diário de Bordo #5

    Este mês fui a Kaunas ver um jogo de basquetebol entre Žalgiris e Rytas, as duas maiores equipas da Lituânia. O ambiente foi incrível. Não estava à espera que um jogo de basquete tivesse uma energia assim, mas no final de contas aqui é esse o desporto principal.
    Apesar de não ter tido tempo para ver maior parte de Kaunas gostei imenso de como a cidade estava desenhada. Parecia que tinha sido toda contruída há muito pouco tempo.
    Ainda em Kaunas aproveitámos e fomos visitar o museu do diabo, com representações do diabo do mundo inteiro, achei muito interessante.
    Assim que a temperatura voltou a subir aproveitei para visitar o Green Lake. Um sitio rodeado de natureza, muito calmo. Foi bonito ver a primavera a florescer, haviam alguns animais e até encontrei uma cobra pelo caminho.

    Diário de Bordo #4

    Estava muito curioso para provar queijo Lituano, muitas pessoas daqui já me tinham recomendado a experimentar então decidi comprar um no Maxima, um dos supermercados da Lituânia. Não gostei de todo, é muito diferente dos queijos portugueses e totalmente fora do que estava a espera mas valeu a pena pela experiencia.
    A primavera sente-se muito em Vilnius. Assim que os dias ficaram mais quentes as pessoas aproveitaram logo para fazer outras atividades como jogar voleibol de praia nos campos no centro da cidade ou tomar banho no rio. Finalmente as árvores do campo de Sakura começaram a florescer e juntam-se centenas de pessoas a relaxar na relva.
    O estágio tem corrido muito bem e estou cada vez a aprender mais sobre mixing e mastering de musica. As pessoas com quem trabalho estão sempre dispostas a ajudar até mesmo em trabalhos para mim próprio que não envolvam nenhum cliente do estúdio.

    Diário de Bordo #3

    Está tudo a correr bem no estágio e quando tenho algum tempo sem tarefas aproveito o estúdio para trabalhar em projetos meus.
    Quando cá cheguei estava a ter muitos problemas em relação a ser produtivo em trabalhos pessoais mas já estou a ganhar melhores hábitos e a adiantar algum trabalho para Portugal.
    Visitei a universidade antiga de Vilnius, uma igreja próxima e também passei pela parte mais moderna da cidade. Nessa zona as casas são construídas ao pé de um rio e até apareceu um castor a nadar à noite.
    Conheci mais algumas pessoas lituanas e é sempre muito engraçado partilhar as diferenças entre culturas.
    Finalmente a temperatura está a subir e já se sente a primavera, foi muito estranho sair à rua e ver pessoas de manga curta mas sabe bem não andar de casaco a toda a hora.

    Diário de Bordo #2

    Já estou bastante mais ambientado com o local de estágio e consigo fazer todas as tarefas sozinho e sem problemas.
    A experiencia tem sido enriquecedora quer a nível profissional quer a nível pessoal.
    Sou uma pessoa que gosta muito de andar e tenho usado algum do meu tempo livre para fazer caminhadas pelas partes da cidade que ainda não conheço tão bem.

    Diário de Bordo #1

    A viagem de avião correu super bem, nunca tinha voado e gostei da experiencia. Eu e o meu colega chegámos á casa aqui na Lituânia por volta das 23 horas e não estava tanto frio quanto esperava. A casa é pequena mas dá perfeitamente para nós dois.
    No dia seguinte foi feita uma reunião com a coordenadora e todas as pessoas que estão cá a fazer Erasmus por parte da ETIC. Conheci o estúdio onde vou estagiar e fui bem recebido.
    Os dias seguintes serviram para perceber a maneira de trabalhar no estúdio e aprender as tarefas que vou ficar encarregado maior parte do tempo.
    No fim de semana eu e os meus outros 3 colegas da ETIC juntámo-nos e fomos visitar alguns sítios que tínhamos em mente assim como experimentar a comida local num restaurante que nos foi recomendado.

     

     

     

     

     

    Everything Is Now.
    Learn. Do. Create.
    BEGIN HERE Get Everywhere.
    Dare To Try.