No javascript ETIC | Beatriz Rações vive experiência inesquecível na Academia Roger Hatchuel, em Cannes Beatriz Rações vive experiência inesquecível na Academia Roger Hatchuel, em Cannes – ETIC

Pedir informações

    Beatriz Rações vive experiência inesquecível na Academia Roger Hatchuel, em Cannes

    Depois de ter sido selecionada para integrar a prestigiada Academia Roger Hatchuel, no Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions, Beatriz Rações — ex-aluna da EPI e atual estudante de Graphic Design na ETIC — regressou a Portugal  de coração cheio e com uma nova perspetiva sobre o mundo criativo.

    A sua entrada na Academia foi tudo menos fácil. Após uma candidatura sem sucesso em 2022, Beatriz Rações decidiu insistir e acabou por ser premiada pelo seu talento e motivação. Foi-lhe assim atribuído um “Golden Ticket” por um júri internacional. Este foi o início de uma viagem inesquecível até Cannes.

    Agora, após a intensa aventura no sul de França, a aluna da ETIC relata o que viveu com entusiasmo e emoção:

    “Ainda estou a tentar processar tudo o que aconteceu na Roger Hatchuel Student Academy, em Cannes… Foi tudo ao mesmo tempo: incrível, assustador, divertido, intenso, emocionante, inspirador e ter sempre medo de perder algo (FOMO) — tantos sentimentos que vão ficar para sempre.”

    Durante os dias que passou em Cannes, Beatriz participou em talks, workshops, cerimónias, eventos e muito networking: “Estava sempre de um lado para o outro: entre a Academy, o Palais, as cerimónias de prémios e os eventos à noite (o bar Martinez e o happy hour eram os pontos altos do networking — encontravas toda a gente por lá!). Mas apesar do cansaço, não podia estar cansada, era impossível, porque queria fazer tudo.”

    Entre os momentos mais memoráveis da experiência estiveram as sessões com grandes nomes da indústria, como Donna Murphy (Havas Group), David Shing (aka Shingy), e a equipa da LEGO, cuja presença foi uma feliz surpresa para a nossa aluna. O improvável encontro de dois minutos com Jessica Walsh foi outro dos momentos inesperados, com Beatriz Rações a classificá-lo como “surreal”, muito pela breve conversa ter incidido sobre pastéis de nata.

    A semana no sul de França ficou também marcada pela resposta ao desafio da Movember. Durante mais de 50 horas, Beatriz e a sua equipa trabalharam numa proposta criativa e ousada: “O nosso grupo propôs ‘MousTouch’, uma campanha que continua o legado do icónico bigode, mas com uma reviravolta: incentiva os homens a verificarem-se a si próprios ao tocarem-se. Toda a gente se riu e foi positivo, apesar de não termos ganho.”

    No regresso a Portugal e depois de uma grande experiência, Beatriz Rações definiu um caminho a seguir:

    “Volto com novas ideias, uma fome de criar e uma certeza: quero usar o design para dizer coisas importantes, com honestidade e com impacto.”

    Para a ETIC, que promove uma educação prática e inovadora no setor criativo, é um orgulho ver uma aluna representar a escola com tanto talento e dedicação num dos maiores palcos do mundo. Num dos últimos apontamentos do seu testemunho, Beatriz Rações agradeceu a tamanha oportunidade que lhe foi proporcionada: “Obrigada à ETIC por acreditarem em mim e à Young Lions PT por tornarem tudo isto possível. Levo Cannes comigo e todos os que fizeram parte desta incrível viagem.”

    Everything Is Now.
    Learn. Do. Create.
    BEGIN HERE Get Everywhere.
    Dare To Try.