APRESENTAÇÃO
Os media digitais permitem a rápida difusão e implementação de ideias, pelo que é importante compreender a prática do design como disciplina potenciadora de novos discursos e significados. O design é uma essencial ferramenta de reflexão e resolução.
O Curso de Design Gráfico, Comunicação e Multimédia, com a duração de 3 anos, com 180 créditos, confere o grau de Bachelor Degree, reconhecido a nível europeu.
Ao longo do Curso, o aluno desenvolve o seu perfil criativo e cria o seu portfólio pessoal, que lhe permite apresentar-se junto do mercado de trabalho a nível internacional. Com uma forte componente criativa, o Curso propõe desafios à definição de uma linguagem autoral própria, seja em projetos de cariz cultural, social ou comercial, relacionando a prática tradicional com novos formatos e mecanismos de comunicação.
O aluno tem contacto com o contexto profissional atual, desenvolvendo projetos de comunicação integrados para eventos ou organizações e construindo estratégias inovadoras na configuração do seu perfil profissional
METODOLOGIA
O ensino da Escola assenta no método de projeto (PBL- project-based learning), em turmas pequenas de 16 alunos, num ensino de proximidade. O aluno aprende ao procurar respostas a desafios reais, muitas vezes em trabalho de equipa, procurando o seu desenvolvimento criativo, crítico e pessoal.
PROFESSORES
O corpo docente é constituído por profissionais em atividade e é promovida uma constante participação em workshops, conferências e visitas de estudo, de forma a fomentar o conhecimento e contacto com contextos reais de trabalho.
PLANO CURRICULAR
Esta unidade proporciona aos alunos um domínio abrangente das tecnologias relevantes para a prática do design. O objetivo é capacitar os alunos com habilidades práticas na utilização dos softwares de edição de imagem, desenho vetorial e design editorial, além de apresentar perspetivas sobre as últimas tendências e inovações tecnológicas no campo do design.
As habilidades criativas e as aptidões técnicas que sustentam a prática do Design são a chave para desenhar uma forte abordagem pessoal, desenvolvimento de ideias e execução de projeto. Nesta unidade pretende-se estabelecer as bases para o futuro desenvolvimento da prática individual. O aluno irá explorar conceitos, materiais e processos através da experimentação, adquirir conhecimento e compreensão das questões centrais sobre as finalidades e os processos do Design.
A capacidade de comunicar visualmente é uma habilidade fundamental para todos os campos especializados nas indústrias criativas. Nesta unidade desenvolvem-se as competências necessárias para comunicar ideias através de aplicações especializadas, tendo em mente um cliente ou uma finalidade.
Nesta unidade pretende-se estimular a compreensão dos fatores sociais, culturais, históricos e comerciais que servem de base a toda a teoria e prática das artes visuais e são transversais ao espectro de temas da especialidade. O aluno será incentivado a gerar e desenvolver ideias, ao mesmo tempo que se familiarizará com a metodologia subjacente aos processos criativos.
Desenvolver a compreensão e as competências do aluno relativamente à tipografia e sua aplicação em trabalhos impressos e digitais são os temas desta unidade, ao longo da qual se explora a aplicação da prática tipográfica em diversos formatos e se estudam tecnologias e processos tipográficos em contextos específicos.
O desenvolvimento de novas tecnologias e a manipulação digital alterou a forma como processamos as imagens. A prática fotográfica foi evoluindo ao longo da história, no entanto permanecem constantes técnicas e processos para sustentar a criação de significados visuais. Nesta Unidade o aluno irá desenvolver competências em técnicas fotográficas que passam pelo correto uso dos mecanismos da máquina, seleção das objetivas, medição da luz (natural e artificial) e aquisição de noções de enquadramento e composição fotográfica.
Nesta unidade o aluno deverá identificar áreas de desenvolvimento profissional, aprender a gerir o tempo de reflexão, planeamento e desenvolvimento do projeto. Deverá ser capaz de identificar tendências e indústrias criativas especializadas.
Este Laboratório procura unificar conexões entre os elementos da comunidade. É um ponto de encontro e de troca de experiências, um espaço dedicado à criatividade onde se exploram e desenvolvem práticas de cruzamentos disciplinares, dentro e fora do espaço escolar. A comunicação é a chave principal deste processo. O laboratório procura identificar e mobilizar tendências, experimentar novas formas de pensar e conceptualizar, facilitar sinergias entre alunos. Este é um laboratório que se apresenta como uma ferramenta de aprendizagem.
O Design Gráfico incorpora um amplo espectro de práticas, da ilustração à identidade corporativa, do packaging à interface digital. Nesta unidade pretende-se que o aluno desenvolva confiança na gestão de um projeto gráfico e compreensão quanto à forma e ao significado.
O pensamento criativo e a capacidade de gerar um fluxo livre de ideias são aptidões essenciais a artistas e designers. Esta unidade desenvolve as competências necessárias para gerar e comunicar conceitos visualmente e fornece ao aluno a oportunidade de descobrir mais-valias pessoais e informar práticas independentes. A prática criativa será desenvolvida em resposta a um projeto proposto, onde o aluno deverá aplicar o conhecimento e técnicas aprendidas noutras áreas de estudo.
Esta unidade visa fornecer aos alunos um amplo domínio das novas tecnologias na prática do design. O objetivo é capacitar os alunos com habilidades práticas na utilização de softwares de edição de vídeo, motion design, design generativo e UI & UX.
Nesta unidade o aluno deverá compreender os conceitos de marca e identidade e o seu impacto no mercado comercial. Deverá identificar a natureza social e cultural subjacente à configuração visual de marcas e produtos, desenvolvendo competências de design gráfico na sua projeção comercial.
Nesta unidade o aluno irá adquirir competências em planeamento, preparação e produção de imagens em movimento, elaborar um projeto em resposta a um briefing e usar equipamentos, processos e software da indústria.
Os nossos cursos partilham conteúdos e propõem desafios com uma visão internacional. Preparamos e apoiamos os nossos alunos pensando nas melhores práticas, independentemente das geografias ou nacionalidades. Também por esta razão saber inglês é um instrumento fundamental para destruir muros: ter acesso a mais referências, conhecer mais contextos profissionais e desenvolver o seu portfolio em linha com o que se faz de melhor, sem fronteiras.
O objetivo é preparar os estudantes para a dinâmica de projeto das indústrias criativas, fomentar o trabalho em equipa, promover a interdisciplinaridade, estimular o sentido de responsabilidade, o cumprimento de objetivos e ainda desenvolver competências de apresentação e promoção pessoais. Desta forma, aproxima-se o ambiente escolar à realidade do mundo de trabalho e às suas exigências.
Esta unidade contempla o desenvolvimento de um projeto interdisciplinar, a exploração da prática colaborativa e o envolvimento com a comunidade (indústria, organizações culturais, grupos comunitários, organizações não governamentais, entre outros). O aluno irá definir, planear e implementar um projeto segundo os procedimentos da prática do Design.
Nesta unidade faz-se o estudo e desenvolvimento de práticas de design diversificadas, nomeadamente a metodologia de projeto, a definição de abordagem criativa própria, compreensão de objetivos de comunicação e exploração da relação entre o designer, o cliente e o público-alvo.
O objetivo desta unidade é alargar o conhecimento do aluno relativamente a práticas profissionais na sua área de especialidade, relacionando-as com objetivos pessoais e oportunidades de carreira.
Esta unidade oferece uma introdução abrangente aos princípios e práticas fundamentais do design para a web. O aluno irá adquirir competências e conhecimentos na criação e gestão de websites.
O aluno explora os princípios do UI e terá domínio das linguagens HTML, CSS e Javascript.
This unit leads directly into your Final Major Project, and in order to approach your project with confidence you need to identify a concise question or topic, and then ensure that you have researched in depth the area in which that question or topic lies.
For the first part of this unit outcome, the Visual Research, you will undertake in depth research into an area or topic that you wish to focus on for your Final Major Project. The undertaking of secondary research, both visual and written into the chosen area and primary research, the exploration of visual communication methods and practices, including visual testing and experimentation will come together to inform your ideas for the Final Major Project unit.
ETIC Module Leader: Sara Orsi
Solent Module Leader: Bren Bostock
Solent Link Tutor: Chris Venables
This unit concentrates on exposing you to the professional aspects of visual communication. It is designed to include involvement in live projects and international competitions. It should be seen as an opportunity to work to professional standards and more industry-based deadlines. Evaluation and critical analysis of project briefs is an important part of the unit as are structuring, planning, timetabling, deadline management, budgeting and client relations.
ETIC Module Leader: Ana Freitas
ETIC Invited Tutor: Ricardo Martins
Solent Module Leader: Chris Venables
Solent Link Tutor: Chris Venables
Identity Design is the cornerstone of all Graphic Design – in the sense that juxtaposition of image/typography attached to a project/subject will provide its audience with a unique visual connection through means of proximity, replication & distribution. In many ways Identity Design is Graphic Design and vice-versa. In this unit, you are asked to consider both the wider meaning of identification & how to make an individual response to the subject by selecting the type of project you prefer to identify.
ETIC Module Leader: Ana Freitas
ETIC Invited Tutor: Ricardo Martins
Solent Module Leader: Lorna Sheppard
Solent Link Tutor: Chris Venables
The Final Major Project provides an opportunity to pursue independent lines of enquiry over an extended time frame, so starting in the previous Visual Research & Proposal unit and then continuing in this unit. It is also the platform on which you can expand your visual communications skills and develop an appropriate graphic language for your selected subject and outcome. This project forms a major part of your exit portfolio, and should therefore provide a range of graphic design strategies to help display your knowledge and abilities. You will be expected to use this project as a mechanism to experiment, explore and develop an advanced visual language appropriate to your area of study, to further hone your ability to critically reflect on the outcomes of your experiments.
ETIC Module Leader: Joana Areal
Solent Module Leader: Ellie Kilburn
Solent Link Tutor: Chris Venables
On your course you have acquired a great many skills, many of which will be directly linked to your practice whilst others will be of a transferable nature, those that could be applied to a wide range of creative occupations. And so on this module you will explore your chosen industry to research and analyse opportunities where these skills could be best used to secure a position, to begin a career in the creative sector.
ETIC Module Leaders: Ana Freitas, Lisa Moura
SOLENT Module Leader: Lesley Taylor
SOLENT Link Tutor: Chris Venables
* ACCESS REQUIREMENTS
To access the 3rd year of the course, the student must meet the following requirements:
Level 5 – 120 credit | English level B2
CERTIFICAÇÃO
Bachelor Degree
Nivel 6 – 180 créditos
A ETIC e a Solent University atribuem a certificação académica de Bachelor Degree aos alunos que concluírem o curso de 3 anos letivos. A certificação obtida é de nível 6, com 180 créditos.
BTEC Higher National
Nível 5 – 120 créditos
No final do segundo ano do curso o aluno obtém também uma certificação profissional, Higher National, de nível 5, com 120 créditos.
Pode saber mais sobre os tipo de certificação internacional consulte aqui.
EQUIPA PEDAGÓGICA
JOANA AREAL
VERA NOVAIS
SOFIA MATEUS
JOANA AREAL
PAULO FREITAS
ANA FREITAS
ISABEL LUCENA
MARIANA VELOSO
MARGARIDA BORGES
MARGARIDA REGO
RICARDO MARTINS
JOSÉ MENDES
JOÃO SILVA
FÁBIO CUNHA
CLAÚDIA LANCASTER
BRUNO SOUSA
LISA MOURA
SARA ORSI
ANA TERESA ASCENSÃO
JOSÉ ALBUQUERQUE
Professor
JOSÉ ALBUQUERQUE
Somos uma dupla e um estúdio de direcção e consultoria criativa 360º. Desde 2014 que vivemos, dormimos, acordamos, comemos e trabalhamos juntos. Todos os dias pensamos, discutimos e imaginamos cinema e Teatro, inventamos interiores e desenhamos eventos, questionamos e idealizamos moda, criticamos e re-inventamos telediscos, procrastinamos, procriamos e criamos stands arranjamos problemas de comunicação e soluções para publicidade e por vezes misturamos isto tudo numa espécie de laboratório.
MARTA FERREIRA
SAÍDAS PROFISSIONAIS
- Ateliers de design e agências de publicidade;
- Departamentos de design e/ou comunicação de empresas e instituições;
- Criar e gerir o seu próprio negócio e/ou trabalhar como designer freelancer.
ERASMUS+ E ESTÁGIOS EMPRESAS
No final do curso e mediante o seu desempenho, o aluno pode candidatar-se a um estágio internacional através do Programa Erasmus+.
Podem igualmente candidatar-se a um estágio em empresas, no Departamento de Integração Profissional através do email estagios@etic.pt.
FESTIVAIS, PARCERIAS E PRÉMIOS
PROJETOS E ALUNOS PREMIADOS
D&AD – Design & Advertising Awards | New Blood
WOOD PENCIL: Alex Palma, Iara Pinhal e Liliana Rodrigues, alunos do curso Design Gráfico, Comunicação e Multimédia e BA (Hons) Graphic Design, venceram um Wood Pencil nos D&AD New Blood Awards, com um projeto sobre os Uyghur – uma minoria muçulmana, oprimida e escravizada em Xinjuang, na China. Ver projeto AQUI.
WOOD PENCIL: Ricardo Araújo, aluno do curso Design Gráfico, Comunicação e Multimédia e BA (Hons) Graphic Design, foi premiado na categoria New Blood, que é apoiada pela BBC, adidas e Adobe e visa reconhecer os melhores projetos entre os criativos mais jovens. A ideia consiste numa aplicação que permite entrar num estado de imersão ao assistir aos episódios da BBC Earth. Ricardo Araújo chamou-lhe BBC Dimension. Ver projeto AQUI.
WOOD PENCIL: Os D&AD Awards também elegeram o trabalho da aluna Daniela Sobral (Design Gráfico, Comunicação e Multimédia e BA (Hons) Graphic Design). Teenify é um projeto de comunicação visual que responde a um briefing da marca Nike para estimular a prática do desporto entre o público adolescente feminino. Ver projeto AQUI.
EQUIPAMENTOS
- Salas equipadas com 16 postos de trabalho individuais em ambiente PC.
- Programas utilizados: Adobe Photoshop, Adobe Illustrator, Adobe After Effects, Adobe Indesign, Autodesk Maya, Unity, Spine, Trello.
- Discord, pacote Microsoft Office.
- Estúdios de Som e Fotografia.
CANDIDATURA
Requisitos:
12.º Ano de Escolaridade
Carta de motivação com razões pelas quais se candidata.
Apresentação de portefólio ou showreel
Conhecimentos da língua inglesa
O que devo fazer para iniciar a minha candidatura?
> Preencher o formulário na página do curso em que estou interessado > botão PRÉ-CANDIDATURA
Quais os passos seguintes?
Irá receber um email de confirmação com informação sobre :
> Marcação de entrevista
> visita à escola (opcional)
Convidamos a conhecer o ambiente criativo e próximo que se vive na Escola, através de visita acompanhada aos estúdios, ateliers e salas de formação.
Candidaturas de Maio a Setembro.
CONDIÇÕES DE PAGAMENTO
Existem vários programas de financiamento à formação em diversas instituições bancárias: Caixa Geral de Depósitos, Santander, Banco CTT, BPI, entre outros.
CONDIÇÕES GERAIS
A abertura de cada curso/turma/horário está condicionada a um número mínimo de inscrições. A inscrição no horário pretendido é limitada ao número de vagas disponíveis.
O ensino é presencial e projetual. O programa do curso inclui aulas sem professor para desenvolvimento de exercícios autónomos e práticas projetuais. O trabalho autónomo ou projetual é importante para o progresso do aluno nas suas aprendizagens.Os professores podem solicitar o desenvolvimento de trabalhos fora do horário estabelecido para as aulas.
Eventualmente podem ser marcadas aulas fora do horário estabelecido, por exemplo para responder a projetos que exigem essa flexibilidade, para atender a necessidades de equipamento específicas dos projetos, para resposta a exercícios feitos em contexto real com parceiros, ou por qualquer outro motivo que apoie a melhor consecução do programa.
As aulas técnicas específicas e/ou workshops podem ocorrer aos sábados.
A duração de cada aula pode variar em função da sua natureza teórica ou prática.
A turma pode ser dividida em grupos para melhor aprendizagem e intensificação do desenvolvimento de projetos e matérias.
O programa curricular e o elenco de professores do curso podem ser alterados por razões de adequação pedagógica ou por motivos de força maior.
Para mais informações contacte-nos.