No javascript ETIC | Curso Marca, Estratégia e Criatividade Marca, Estratégia e Criatividade – ETIC

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    Marca, Estratégia e Criatividade

    CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO

    Coordenação: ANA CARDOSO / RUI FREIRE

    Duração: 120 horas

    Data: Outubro de 2025

    Horário: 3.ª e 5.ª feira / 19h–22h

    Participantes: Máximo 16 alunos

    Idioma: Português

    Formato: Aulas presenciais e projetuais

    Preço: 1.620€ (ver Condições de Pagamento)

    CANDIDATURA

    Apresentação

    Marca, Estratégia e Criatividade é um curso imersivo que te dará as ferramentas para construir marcas e campanhas relevantes e eficazes. Através de uma abordagem de Marketing e Comunicação Integrada.

    Este curso pretende transformar o teu conhecimento de marketing e comunicação em algo tangível e prático. Explora a relação audiência, media e criatividade. Experiencia o processo de planeamento estratégico, participa em workshops criativos e desenvolve um projeto final prático. Da construção da marca à execução de campanhas, aprende com profissionais da área, com casos práticos e colabora com outros alunos.

    OBJETIVOS GERAIS

    Ao final do curso, os alunos serão capazes de ter um conhecimento transversal na área de comunicação que lhes permita desenvolver e gerir um plano estratégico de comunicação e declinação tática. Como?

    • Compreendendo os conceitos e teorias fundamentais da comunicação, marketing e media
    • Aplicando conceitos de criatividade para desenvolver mensagens eficazes
    • Maximizando o impacto da media e criatividade
    • Garantindo Eficácia e Eficiência

    COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER

    Ao longo do curso, os alunos desenvolverão as seguintes competências:

    • Pensamento crítico
    • Pensamento Estratégico
    • Capacidade Criativa
    • Capacidade de análise e síntese
    • Capacidade de comunicação oral e escrita
    • Capacidade de trabalho em equipa

    MÉTODO DE ENSINO

    Project-Based: O curso está estruturado em torno da criação progressiva de um projeto final, permitindo uma aplicação imediata dos conhecimentos adquiridos em cada módulo. A utilização de um tema constante permite uma consolidação das aprendizagens.

    Real-World Based: o curso não só é lecionado por profissionais ativos na área, como tem uma apresentação constante de casos reais de diferentes indústrias.

    Workshops interativos: estes workshops substituem aprendizagens expositivas focados em skills específicos como Brainstorming, Planeamento Estratégico ou elaboração de táticas digitais.

    Guest Speakers: são incorporadas nas várias fases Masterclasses com a presença de convidados profissionais com provas dadas no meio. Uma análise constante do que funciona ou não e porquê.

    Isto permite maior visibilidade sobre o mundo real e permite networking.

    PLANO CURRICULAR

    MÓDULO 1 | Marketing e Comunicação: a evolução dos conceitos e stakeholders envolvidos
    • Conceitos Base do Marketing mais utilizados
    • Conceitos Emergentes
    • Teoria da Comunicação
    • Ecossistema de Stakeholder no mundo de uma marca. Do cliente às diferentes agências
    • Trabalho de Grupo: construção do ecossistema de stakeholders em função das necessidades de uma determinada marca
    Módulo 2 | Do negócio à Marca
    • Definição de Objetivos de Negócio, Marketing e Comunicação
    • KPIs Táticos
    • Técnicas de Alocação de Budget
    • Análise Competitiva e SWOT Analysis (Análise de Case Study)
    • Construção de Marca
    • Desenvolvimento de uma estratégia de Marca
    • Definição do desafio e de Objetivos para a Marca a trabalhar no Projeto Final
    • Definição da identidade de marca e posicionamento para a marca selecionada para o projeto final
    Módulo 3 | As Audiências e o seu Potencial
    • Conceito de Audiência
    • Tipologias de Estudos de Audiência
    • Tipos de audiências: Demográficas, Psicográficas e Comportamentais
    • Análise de Audiências
    • Definição de Target/Audiência Potencial
    • Representação de um Target e sua Persona
    • Representação do Journey de Consumidor
    • Realização de Market Research para definir Target/Audiência Potencial para a marca selecionada para o projeto final. Desenvolvimento da Persona
    Módulo 4 | O Ecossistema de Comunicação
    • Elementos que compõem um ecossistema de comunicação
    • Interligação e Interdependência
    • Representação Gráfica de um ecossistema
    • Identificar oportunidade e bloqueios
    • Validar com o Journey do Consumidor
    • Desenhar um draft do potencial Ecossistema da Marca trabalhada no projeto final
    Módulo 5 | Paid and Non-Paid Media
    • Contexto da Media em Portugal
    • Os diferentes meios e suas funções e características
    • Conceitos inerentes a cada meio/canal de comunicação
    • Como selecionar canais e alocar budget
    • Seleção de canais e definição de budget para a estratégia do projeto final
    Módulo 6 | Estratégia e Planeamento Estratégico
    • Diferença entre estratégia e planeamento estratégico
    • A importância na clareza dos Objetivos
    • Do insight à Plataforma de Comunicação
    • Declinação nos canais selecionados
    • Arquitetura de Comunicação
    • Desenvolvimento do Insight e Plataforma de Comunicação para a Marca do Projeto Final
    Módulo 7 | Do Insight à Criatividade
    • Briefing Criativo
    • O que é um Brainstorming
    • Técnicas de Brainstorming
    • Desenvolvimento de Conceitos Criativos
    • Declinação de Conceitos Criativos
    • Criatividade e Eficácia
    • Criatividade e Media
    • Brainstorming Criativo e sua Declinação para a Marca do Projeto Final
    Módulo 8 | Storytelling
    • Técnicas de Storytelling
    • Storytelling para Marcas
    • Selling Storytelling
    • Criar uma narrativa para uma marca. Desenvolvimento do storytelling para o projeto final
    Módulo 9 | Branded Content
    • Conceito de Branded Content
    • Tipos de Branded Content
    • Como desenvolver Branded Content
    • Produção e Parcerias
    • Medição de Branded Content
    • Análise de Casos
    • Criação de vários formatos/tipos de conteúdos
    Módulo 10 | Marketing de Influência
    • Conceito de Influence Marketing
    • Influenciadores e Social Media
    • Tipos de Influenciadores
    • Construção de Trends e Comunidades
    • Ferramentas e Dados
    • Análise de Casos
    • Pesquisa e seleção de influenciadores para o projeto final
    Módulo 11 | Marketing Digital
    • Conceito de Marketing Digital
    • Canais Digitais e as suas características e funções
    • Adressable e Programmatic
    • Social Media Strategy
    • Outros Canais Pagos e Não Pagos
    • Alinhamento da estratégia digital para o projeto final
    Módulo 12 | Digital Performance
    • Conceito de Performance Marketing
    • Canais Digitais de Performance e suas características
    • Métricas de Performance e Otimização
    • Melhoria de Performance de forma Orgânica
    • Ecossistema Digital e Negócio
    • Tracking de Campanhas e ferramentas Digitais de otimização e analytics
    • Cálculo de KPIs e performance de negócio
    Módulo 13 | Estratégias de Medição e Analytical Mindset
    • Tipologias de Medição
    • Plataformas de Reporting e Análise
    • Estratégias de Medição
    • Análise de Dados e Valor Acrescentado
    • Visualização de Dados
    • Criação do Plano de Medição para o Projeto Final
    Módulo 14 | Projeto Final
    • Alinhamento e execução do projeto final
    • Acompanhamento individual
    • Apresentação e Feedback dos Pares
    • Apresentação Final ao Júri

    CERTIFICAÇÃO

    A ETIC é uma entidade formadora certificada pela DGERT, que lhe atribui um reconhecimento global para realizar formação e que é concedida por áreas de educação e formação. Este curso está inserido na modalidade Outra Formação Profissional (OFP).

    Os registos das ações de formação são efetuados em SIGO, destinando-se a certificar a conclusão com aproveitamento da ação de formação para alunos com residência em Portugal (Portaria n.º 474/2010).

    Equipa Pedagógica

    Ana Cardoso

    Coordenadora / Professora

    Rui Freire

    Coordenador

    Ana Paula Pedro

    Professora

    André Louraço

    Professor

    Andreia Semedo

    Professora

    Andreia Ventura

    Professora

    Helena Galhego

    Professora

    Joana Novo

    Professora

    Madalena Magalhães

    Professora

    Olívia Camargo

    Ricardo Beleza

    Professor

    Rui Almeida

    Professor

    Teresa Morgado

    Professora

    Vítor Cardoso

    Professor

    SAÍDAS PROFISSIONAIS

    • Departamentos de Marketing e Comunicação;
    • Unidades de Marketing e Comunicação Digital das empresas;
    • Startups, projetos de eCommerce;
    • Freelancers e empreendedores;
    • Agências criativas;
    • Agências de Branding;
    • Agências de Comunicação e PR;
    • Integração em agências digitais, web e publicidade online;
    • Agências de Marketing Digital;
    • Consultor e gestor de redes sociais.

    CANDIDATURA

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    > Clicar no botão CANDIDATURAS e preencher o formulário.

    Irá receber um email de confirmação com o passo seguinte.
    Caso necessite mais informação, por favor contacte-nos.

    CONDIÇÕES

    Inscrição:
    180€.

    Opções de pagamento para residentes:
    Pronto pagamento: 1.620€ (10% desconto incluído).
    3 prestações: 600€.

    Pode beneficiar ainda de 750€ de desconto, através do Cheque Formação + Digital, no âmbito do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR)
    Informações e candidatura >> AQUI


    Opções de pagamento para cidadãos sem residência fiscal em território nacional:

    Pronto pagamento: 1.620€ (10% desconto incluído ).

    Outros descontos:
    Ex-alunos.
    Parcerias.

    CONDIÇÕES GERAIS
    Os preços e condições de pagamento podem sofrer alterações até ao início das inscrições. A abertura de cada curso/turma/horário está condicionada a um número mínimo de inscrições. A inscrição no horário pretendido é limitada ao número de vagas disponíveis.
    O ensino é presencial e projetual. O programa do curso inclui aulas sem professor para desenvolvimento de exercícios autónomos e práticas projetuais. O trabalho autónomo ou projetual é importante para o progresso do aluno nas suas aprendizagens.
    Os professores podem solicitar o desenvolvimento de trabalhos fora do horário estabelecido para as aulas.
    Eventualmente podem ser marcadas aulas fora do horário estabelecido, por exemplo para responder a projetos que exigem essa flexibilidade, para atender a necessidades de equipamento específicas dos projetos, para resposta a exercícios feitos em contexto real com parceiros, ou por qualquer outro motivo que apoie a melhor consecução do programa.
    As aulas técnicas específicas e/ou workshops podem ocorrer aos sábados.
    A duração de cada aula pode variar em função da sua natureza teórica ou prática.
    A turma pode ser dividida em grupos para melhor aprendizagem e intensificação do desenvolvimento de projetos e matérias.
    O programa curricular e o elenco de professores do curso podem ser alterados por razões de adequação pedagógica ou por motivos de força maior.

    Para mais informações contacte-nos.

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