Apresentação
O curso explora a relação entre os media e a criatividade. Interliga conceitos da comunicação e marketing, utilizando casos práticos, para que os participantes possam usar a criatividade e os meios na criação de mensagens eficazes para obterem uma comunicação de alto impacto.
OBJETIVOS GERAIS
∙ Compreender os conceitos e teorias fundamentais da comunicação, marketing e media
∙ Analisar o impacto da media num plano de comunicação e de marketing
∙ Aplicar conceitos de criatividade para desenvolver mensagens eficazes
COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
∙ Capacidade de liderança, na área da comunicação, marketing, atendendo à diversidade de oferta de canais de media
∙ Estratégia de ativação da comunicação e da criatividade em peças digitais, para os media e espaços publicitários convencionais
∙ Planeamento, inovação e negociação entre os diferentes media
OUTRAS COMPETÊNCIAS A ADQUIRIR
∙ Pensamento crítico
∙ Capacidade de análise e síntese
∙ Comunicação oral e escrita
∙ Trabalho em equipa
∙ Desenvolvimento da criatividade
DESTINATÁRIOS
∙ Profissionais que procuram evoluir dentro das equipas de Marketing e Comunicação Digital em empresas, em ambiente de agência criativa ou de Marketing Digital.
∙ Jovens profissionais, freelancers ou empreendedores que queiram integrar ou evoluir na área de Marketing e Comunicação;
∙ Pessoas que estejam a dar os primeiros passos em Startups, projetos de eCommerce, agências digitais, web e publicidade online;
∙ Consultores e gestores de redes sociais.
SAÍDAS PROFISSIONAIS
∙ Departamentos de Marketing;
∙ Agências de Comunicação, Criativas e Digitais;
∙ Agências de Media;
∙ Diferentes meios de Comunicação.
COORDENAÇÃO
ANA CARDOSO
Chief Strategy Officer
Saber +
RUI FREIRE
Managing Director, INITIATIVE PORTUGAL
Chief Growth Officer, IPG MEDIA BRANDS
Saber +
GESTOR PEDAGÓGICO
ANDRÉ PRISTA
PLANO CURRICULAR
Ao explorar os alicerces da comunicação, iremos identificar os tipos e funções da media e distinguir os meios tradicionais dos digitais para saber aplicar a melhor estratégia em cada plano de comunicação.
Tópicos:
- Definição de media
- Tipos de media
- Funções da media
- Meios tradicionais versus meios digitais
- A importância da media num plano de comunicação
Formadoras: Mónica Leitão / Ana Pedro
Qual a importância de conhecer a audiência na escolha dos meios de comunicação? A compreensão dos diversos tipos de audiência maximiza o impacto da mensagem e apoia eficazmente o investimento em publicidade.
Tópicos:
- Importância da audiência
- Tipos de audiência
- A audiência na definição de uma estratégia de meios
Formador: Rui Almeida
O marketing de influência é um recurso poderoso, mas até que ponto sabemos utilizar corretamente as ferramentas para construir confiança, segmentar públicos e aumentar o “engagement” para as marcas?
Tópicos:
- Definição de marketing de influência
- Tipos de marketing de influência
- A importância do marketing de influência
- Como encontrar e trabalhar com influenciadores
- Como medir o sucesso do marketing de influência
- Exemplo de case study com marca (a designar)
Formadora: Olívia Camargo
Aprender a criar conteúdo marcante para marcas, que faça mover e despertar o interesse das pessoas, isso é “branded content”; mas não basta criar uma história memorável.. esta deve estar alinhada com os objetivos e identidade da marca.
Tópicos:
- Definição de branded content
- Tipos de branded content
- Estratégia de branded content
- Como criar branded content eficaz
- Como medir o sucesso do branded content
- Exemplo de case study com marca (a designar)
Formadora: Olívia Camargo
Abordar conceitos-chave e definir objetivos estratégicos, sem esquecer quais as táticas mais eficazes para medir o sucesso de uma campanha. O módulo de Performance Marketing trará insights valiosos através da análise de um case study de uma marca.
Tópicos:
- Definição de performance marketing
- Objetivos de performance marketing
- Estratégias de performance marketing
- Como medir o sucesso das campanhas de performance marketing
- Exemplo de case study com marca (a designar)
Formadora: Joana Novo
Ao aprofundar o conceito de “o meio é a mensagem”, compreenderemos como o meio de comunicação influencia a mensagem e como a criatividade impacta na eficácia da comunicação. O foco está na cuidadosa consideração da mensagem e da criatividade ao escolher o meio de comunicação.
- O meio é apenas o meio?
- A importância da mensagem.
- O impacto da mensagem na media.
Formador: Ricardo Beleza
Desde a definição até ao processo de desenvolvimento, iremos revelar o mundo da estratégia de meios. Que fatores devemos explorar? Como medir o sucesso? Abordaremos case studies e as melhores práticas de mercado.
Tópicos:
- Definição de estratégia de meios
- Processo de desenvolvimento de estratégia de meios
- Fatores a considerar na estratégia de meios
- Estratégias de meios
- Como medir o sucesso da estratégia de meios
- Exemplo de case study com marca (a designar)
Formadora: Madalena Magalhães
Que significado tem “a medição” e quais os diferentes tipos e ferramentas disponíveis? Destacaremos a importância da medição e iremos saber escolher as métricas adequadas para uma avaliação precisa.
Tópicos
- Definição de medição
- Tipos de medição
- Ferramentas de medição
- A importância da medição
- Como escolher as métricas de medição corretas
Formador: Rui Almeida
Os participantes deverão ser capazes de aplicar conhecimentos e competências adquiridos ao longo do curso para desenvolver e apresentar um projeto final de media, relevante e de alta qualidade.
- Desenvolver uma visão clara do projeto
- Aplicar estratégias de desenvolvimento
- Superar desafios no desenvolvimento do projeto
- Receber e aplicar feedback construtivo
- Refinar o projeto para a apresentação final
Formadora: Ana Rita Cardoso
PROFESSORES
Strategy Director Iniciative
MADALENA MAGALHÃES
Strategy Director Iniciative
Desde cedo que percebeu que o Marketing e a Publicidade eram a sua paixão.
Licenciou-se em Marketing e Publicidade na Escola Superior de Comunicação Social e desde ai que a media faz parte do seu dia-a-dia. Na agência de meios Wavemaker passou pelas áreas de Consumer Insight, Digital, tendo feito uma digital academy nos headquarters da WM em Londres, e de onde voltou com a certeza que a sua grande paixão é a área de estratégia, à qual se juntou posteriormente.
Acredita que o que faz a diferença nesta era da “busca pela atenção” é perceber as pessoas e o que as move, descobrindo verdadeiros insights que quando ativados através da sinergia entre inovação, criatividade e media, criam uma relação poderosíssima entre as marcas e os seus consumidores, que mais tarde se refletirá no seu negócio.
Ao longo dos ultimos 13 anos consolidou a sua experiência em diversos setores:
Retalho (Pingo Doce), FMCG (Unilever, Super Bock Group, Sumol+Compal, Sogrape, Henkel, Delta, Grupo Calzedonia), Farmacêutico (Bayer, Pfizer), Energético (EDP) e Telecomunicações (Vodafone).
É atualmente a Diretora de Estratégia da agência de meios Initiative.
Head of Strategy da Mediabrands Content Studio e da Kinesso
OLÍVIA CAMARGO
Head of Strategy da Mediabrands Content Studio e da Kinesso
Olivia Camargo Carneiro ocupa atualmente o cargo de Head de Estratégia em duas agências do grupo Mediabrands: Kinesso e MBCS, em Lisboa. Ela é membro do Clube de Criatividade de Portugal e do Clube de Criação Brasil, além de atuar como jurada nos prêmios Effie Brasil e Effie Europa.
Especializada em insights baseados em dados, a sua expertise está em preencher a lacuna entre o departamento criativo e a estratégia para gerar ideias inovadoras. Ao longo de uma carreira com mais de 20 anos, Olivia colaborou de perto com clientes globais de renome, como Unilever, Mastercard, Petrobras e Samsung.
Antes de ingressar na indústria publicitária, deixou a sua marca no mundo da produção de media e conteúdo, liderando com sucesso produções de vídeo para a MTV Brasil e atuando como colaboradora-chave na equipe de produção musical do Saxsofunny (São Paulo), o que lhe rendeu três prêmios Cannes Lions em diferentes categorias.
Digital Media Services Director
JOANA NOVO
Digital Media Services Director
Joana Novo é licenciada em Gestão pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto, e foi na Adclick, Impacting Group que deu em 2012 os primeiros passos no Marketing Digital.
Em 2015 mudou-se para Lisboa para integrar o Grupo Havas onde teve a oportunidade de se especializar em performance marketing com um grande anunciante no mercado nacional, a Cofidis.
Em 2017 abraçou um novo desafio na IPG Mediabrands enquanto responsável pela gestão campanhas de performance do cliente TAP, a operar para 26 mercados a nível internacional.
Ao seu portfolio de clientes acumulam-se outros anunciantes como Galp, Bankintercard Consumer Finance, Ok! Seguros, entre outros, o que lhe permitiu um grande envolvimento em equipas multidisciplinares performance- driven, desenvolvendo uma visão estratégia integrada e de grande proximidade com o negócio dos clientes.
Atualmente assume o cargo de Digital Media Services director, gerindo toda a equipa operacional de planeamento e compra de media digital nas suas diversas áreas e canais.
A inquietude de se diferenciar e de fazer sempre mais e melhor, é o que a diferencia no dia-a-dia profissional.
Creative Director MediaBrands Content Studio
RICARDO BELEZA
Creative Director MediaBrands Content Studio
Ricardo Beleza, diretor criativo da Mediabrands Content Studio, conta com mais de 13 anos de experiência em Publicidade. Deixou a sua impressão digital em marcas como BMW, McDonald’s, Sonae Sierra, Ok Seguros, Eleven/DAZN e Galp.
Destacou-se na construção de campanhas para marcas de renome, algumas delas premiadas, em diferentes meios, como TV, rádio, imprensa e digital, além de conduzir esforços de redesign e design para sistemas de identidade de marca. Atualmente, lidera uma equipa multidisciplinar composta por criativos, designers, developers e copywriters, desde a conceção até à implementação de histórias envolventes, sendo responsável pela gestão do processo criativo.
Insights & Marketing Sciences Director at IPG Mediabrands Portugal
RUI ALMEIDA
Insights & Marketing Sciences Director at IPG Mediabrands Portugal
Rui Almeida é um profissional de marketing e media com uma impressionante carreira de 30 anos de experiência, marcando presença em diversas áreas do setor. Com passagens por agências criativas e agências de meios, Rui consolidou uma vasta expertise nas áreas de marketing research e marketing intelligence. Além disso, a sua contribuição para o maior retalhista português, onde desempenhou funções como responsável de estudos de mercado, evidencia a sua capacidade de análise profunda e compreensão abrangente do panorama empresarial.
Para além do seu sucesso no mundo corporativo, Rui Almeida dedica-se também à formação na área, tendo sendo professor convidado na Porto Business School e participa frequentemente como orador em conferências.
CERTIFICAÇÃO
A ETIC é uma entidade formadora certificada pela DGERT, que lhe atribui um reconhecimento global para realizar formação e que é concedida por áreas de educação e formação. Este curso está inserido na modalidade Outra Formação Profissional (OFP).
Os registos das ações de formação são efetuados em SIGO, destinando-se a certificar a conclusão com aproveitamento da ação de formação para alunos com residência em Portugal (Portaria nº474/2007).
CANDIDATURA
Como iniciar a minha candidatura?
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Irá receber um email de confirmação com o passo seguinte.
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CONDIÇÕES
Inscrição:
180€.
Opções de pagamento para residentes:
Pronto pagamento: 1.620€ (10% desconto incluído).
3 prestações: 600€.
Pode beneficiar ainda de 750€ de desconto, através do Cheque Formação + Digital, no âmbito do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR)
Informações e candidatura >> AQUI
Opções de pagamento para cidadãos sem residência fiscal em território nacional:
Pronto pagamento: 1.620€ (10% desconto incluído ).
Outros descontos:
Ex-alunos.
Parcerias.
CONDIÇÕES GERAIS
Os preços e condições de pagamento podem sofrer alterações até ao início das inscrições. A abertura de cada curso/turma/horário está condicionada a um número mínimo de inscrições. A inscrição no horário pretendido é limitada ao número de vagas disponíveis.
O ensino é presencial e projetual. O programa do curso inclui aulas sem professor para desenvolvimento de exercícios autónomos e práticas projetuais. O trabalho autónomo ou projetual é importante para o progresso do aluno nas suas aprendizagens.
Os professores podem solicitar o desenvolvimento de trabalhos fora do horário estabelecido para as aulas.
Eventualmente podem ser marcadas aulas fora do horário estabelecido, por exemplo para responder a projetos que exigem essa flexibilidade, para atender a necessidades de equipamento específicas dos projetos, para resposta a exercícios feitos em contexto real com parceiros, ou por qualquer outro motivo que apoie a melhor consecução do programa.
As aulas técnicas específicas e/ou workshops podem ocorrer aos sábados.
A duração de cada aula pode variar em função da sua natureza teórica ou prática.
A turma pode ser dividida em grupos para melhor aprendizagem e intensificação do desenvolvimento de projetos e matérias.
O programa curricular e o elenco de professores do curso podem ser alterados por razões de adequação pedagógica ou por motivos de força maior.
Para mais informações contacte-nos.