Apresentação
O evento é hoje um momento essencial na comunicação de Marcas, produtos, causas. Das activações às conferências são oportunidades de contacto e diálogo com o público, consumidores, sociedade.
No Curso de Produção de Eventos o aluno aprende a criar, produzir e promover um evento,
Desenvolvendo pensamento estratégico e criatividade. A geração de ideias e conceitos inovadores é estimulada e sistematizada ao longo da formação, permitindo a concepção e planeamento de eventos capazes de acrescentar valor competitivo às marcas e organizações.
O aluno aprende a gerir trabalho em equipa, a planear as diversas etapas e intervenientes de um evento, a realizar o dossier de produção e a estruturar quer o plano orçamental, quer o de marketing e comunicação
O ensino é lecionado em proximidade, em turmas pequenas, por professores e profissionais experientes, com encontros e conversas com diversos protagonistas da indústria.
Plano Curricular
A educação tradicional transforma crianças criativas em adultos desinspirados. Numa época em que a tecnologia trata de quase tudo o que está ligado à lógica e ao pensamento linear, e num curso de iniciação a uma atividade profissional em que os imprevistos são uma constante garantida, este módulo vem lançar desafios para reconectar a criatividade e a capacidade de gerar boas ideias para ultrapassar todo o tipo de obstáculos.
- Estratégia de comunicação; enquadramento de branding; ferramentas de Comunicação.
- Objetivos dos diferentes tipos de eventos e activações de marca; eventos internos e corporativos; lançamento de produto; patrocínios.
- Como mapear áreas de patrocínio; como construir uma proposta.
- Introdução ao pitching; oratória e dicção; gestão da aparência.
- Comunicação não-verbal; retórica; estilos de comunicação; gestão de conteúdo.
- Valor competitivo e sustentabilidade da ideia.
- Desenvolvimento de Projeto 1.
- O que é e o que se faz; dossier de produção; cadernos de encargos;
- Guião do evento; protocolo; legislação portuguesa para eventos;
- eventos culturais, desportivos, empresariais, corporativos, ecofriendly e woke para idealização e produção de eventos com uma abordagem socialmente consciente e comprometida em cuidar do mundo de forma sustentável e igualitária.
Desenvolvimento de Projeto 2.
- Viabilização financeira de um evento;
- Conceitos; ferramentas de análise; linhas estratégicas;
- Análise de casos reais.
- Planeamento das etapas; diálogo inicial com clientes e criativos; interpretação da estratégia criativa; estruturação de um plano de trabalho; o dia do evento; análise e relatórios.
- Noções de Marketing e Comunicação; difusão da mensagem em plataformas de comunicação; planos de Comunicação integrados nos planos de Produção; estratégia de Comunicação e estratégia de Marketing.
- Desenvolvimento de Projeto 3.
- Conhecer métodos eficazes para atingir metas de responsabilidade social corporativa, entre outros.
- Criar eventos ecofriendly e woke para idealização e produção de eventos com uma abordagem socialmente consciente e comprometida em cuidar do mundo de forma sustentável e igualitária.
Laboratório de Inovação e Criatividade.
- Criação e desenvolvimento de um projeto multidisciplinar.
- Trabalho em equipa constituída por alunos de várias áreas de especialidade ou de diferentes cursos.
- Criação de conceitos, conteúdos e produtos com potencial de mercado e que considerem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pelas Nações Unidas para este milénio.
- Desenvolvimento de estratégias e processos inovadores tendo em conta a sustentabilidade ambiental e social, e as potencialidades da economia circular.
- Potenciar a ação local pensando em problemáticas globais, com consciência da importância da participação de cada pessoa no Mundo.
- Continuação da preparação para contextos reais de desenvolvimento e implementação de projetos.
- Apresentação à comunidade escolar, profissional e cultural.
Certificação
DIPLOMA ETIC
A ETIC é uma entidade formadora certificada pela DGERT, que lhe atribui um reconhecimento global para realizar formação e que é concedida por áreas de educação e formação. Este curso está inserido na modalidade Outra Formação Profissional (OFP).
Os registos das ações de formação são efetuados em SIGO, destinando-se a certificar a conclusão com aproveitamento da ação de formação para alunos com residência em Portugal (Portaria n.º 474/2010).
EQUIPA PEDAGÓGICA
Responsável de Curso / Professora
Gestora Pedagógica
Professor
Professor
Professor
Professora
Professor
SAÍDAS PROFISSIONAIS
- Empresas de eventos, promotores de espetáculos, organização de festivais.
- Equipas de marketing e ações especiais.
- Agências de publicidade, agências de meios.
PROGRAMA ERASMUS+ E ESTÁGIOS EMPRESAS
No final do curso e, mediante o seu desempenho, o aluno pode candidatar-se a um estágio internacional através do Programa Erasmus+.
Pode igualmente candidatar-se a um estágio em empresas através do Departamento de Integração Profissional (estagios@etic.pt).
FESTIVAIS, PARCERIAS E PRÉMIOS
Rock In Rio, Cool Jazz, Prémios Sofia, Prémios Playstation, Festival Encontros De Viana, Festival Ccp, Iberanime, Monstra , Doclisboa, Festival Cumplicidades, Festival Imago, MIL – Lisbon International Music Network, Festival Visa Pour L’Image, ID no Limits, InImpetus – Escola de Actores, Inshadow Festival, Mini BMW, Musicbox, Damas, Museu Bordalo Pinheiro, FICA oficina criativa, MAGO studio, Fábrica Braço de Prata, Festa da Ilustração – Setúbal, Festival A Porta, Stolen Prints, Oficina Loba, Corrente, Cowork Lisboa, Revista Gerador, Merc’Art, Ajudaris, Culture Trend Lisbon, Live Experiences
EQUIPAMENTOS
- Salas de computadores equipadas com workstation de trabalho individuais;
- Programas utilizados: Adobe Creative Cloud Suite e Office 365.
Candidatura
Requisitos:
- 12.º Ano de Escolaridade;
- Carta de motivações / razões pelas quais se candidatura e objetivos profissionais;
- Apresentação de portefólio ou showreel.
O que devo fazer para iniciar a minha candidatura?
- Preencher o formulário na página do curso em que estou interessado (botão CANDIDATURA).
Quais os passos seguintes?
Irá receber um email de confirmação com informação sobre:
- Marcação de entrevista;
- Visita à escola (opcional).
Convidamos a conhecer o ambiente criativo e próximo que se vive na Escola, através de visita acompanhada aos estúdios, ateliers e salas de formação.
Candidaturas de março a setembro.
CONDIÇÕES DE PAGAMENTO
CONDIÇÕES GERAIS
A abertura de cada curso/turma/horário está condicionada a um número mínimo de inscrições. A inscrição no horário pretendido é limitada ao número de vagas disponíveis.
O ensino é presencial e projetual. O programa do curso inclui aulas sem professor para desenvolvimento de exercícios autónomos e práticas projetuais. O trabalho autónomo ou projetual é importante para o progresso do aluno nas suas aprendizagens.Os professores podem solicitar o desenvolvimento de trabalhos fora do horário estabelecido para as aulas.
Eventualmente podem ser marcadas aulas fora do horário estabelecido, por exemplo para responder a projetos que exigem essa flexibilidade, para atender a necessidades de equipamento específicas dos projetos, para resposta a exercícios feitos em contexto real com parceiros, ou por qualquer outro motivo que apoie a melhor consecução do programa.
As aulas técnicas específicas e/ou workshops podem ocorrer aos sábados.
A duração de cada aula pode variar em função da sua natureza teórica ou prática.
A turma pode ser dividida em grupos para melhor aprendizagem e intensificação do desenvolvimento de projetos e matérias.
O programa curricular e o elenco de professores do curso podem ser alterados por razões de adequação pedagógica ou por motivos de força maior.
Para mais informações contacte-nos.