No javascript ETIC | Curso Produção de Eventos Produção de Eventos – ETIC

Pedir informações

    Produção de Eventos

    CURSOS ANUAIS

    Duração: 280 horas

    Datas: Outubro a julho

    Horário: 2.ª, 3.ª e 5.ª / 14H–18H

    Participantes: Máximo de 18 alunos

    Idioma: Português

    Formato: Aulas presenciais e projetuais

    CANDIDATURA

    Apresentação

    O evento é hoje um momento essencial na comunicação de Marcas, produtos, causas. Das activações às conferências são oportunidades de contacto e diálogo com o público, consumidores, sociedade.

    No Curso de Produção de Eventos o aluno aprende a criar, produzir e promover um evento,

    Desenvolvendo pensamento estratégico e criatividade.  A geração de ideias e conceitos inovadores é estimulada e sistematizada ao longo da formação, permitindo a concepção e planeamento de eventos capazes de acrescentar valor competitivo às marcas e organizações.

    O aluno aprende a gerir trabalho em equipa, a planear as diversas etapas e intervenientes de um evento, a realizar o dossier de produção e a estruturar quer o plano orçamental, quer o de marketing e comunicação

    O ensino é lecionado em proximidade, em turmas pequenas, por professores e profissionais experientes, com encontros e conversas com diversos protagonistas da indústria.

    Plano Curricular

    MÓDULO 1 | WORKSHOP DE CRIATIVIDADE

    A educação tradicional transforma crianças criativas em adultos desinspirados. Numa época em que a tecnologia trata de quase tudo o que está ligado à lógica e ao pensamento linear, e num curso de iniciação a uma atividade profissional em que os imprevistos são uma constante garantida, este módulo vem lançar desafios para reconectar a criatividade e a capacidade de gerar boas ideias para ultrapassar todo o tipo de obstáculos.

    MÓDULO 2 | PENSAMENTO ESTRATÉGICO
    • Estratégia de comunicação; enquadramento de branding; ferramentas de Comunicação.
    • Objetivos dos diferentes tipos de eventos e activações de marca; eventos internos e corporativos; lançamento de produto; patrocínios.
    • Como mapear áreas de patrocínio; como construir uma proposta.
    MÓDULO 3 | PITCHING
    • Introdução ao pitching; oratória e dicção; gestão da aparência.
    • Comunicação não-verbal; retórica; estilos de comunicação; gestão de conteúdo.
    • Valor competitivo e sustentabilidade da ideia.
    • Desenvolvimento de Projeto 1.
    MÓDULO 3 | PRODUÇÃO DE EVENTOS
    • O que é e o que se faz; dossier de produção; cadernos de encargos;
    • Guião do evento; protocolo; legislação portuguesa para eventos;
    • eventos culturais, desportivos, empresariais, corporativos, ecofriendly e woke para idealização e produção de eventos com uma abordagem socialmente consciente e comprometida em cuidar do mundo de forma sustentável e igualitária.
      Desenvolvimento de Projeto 2.
    MÓDULO 4 | GESTÃO
    • Viabilização financeira de um  evento;
    • Conceitos; ferramentas de análise; linhas estratégicas;
    • Análise de casos reais.
    MÓDULO 5 | PLANEAMENTO
    • Planeamento das etapas; diálogo inicial com clientes e criativos; interpretação da estratégia criativa; estruturação de um plano de trabalho; o dia do evento; análise e relatórios.
    MÓDULO 6 | MARKETING E COMUNICAÇÃO
    • Noções de Marketing e Comunicação; difusão da mensagem em plataformas de comunicação; planos de Comunicação integrados nos planos de Produção; estratégia de Comunicação e estratégia de Marketing.
    • Desenvolvimento de Projeto 3.
    MÓDULO 7 | WORKSHOP EVENTOS SUSTENTÁVEIS
    • Conhecer métodos eficazes para atingir metas de responsabilidade social corporativa, entre outros.
    • Criar eventos ecofriendly e woke para idealização e produção de eventos com uma abordagem socialmente consciente e comprometida em cuidar do mundo de forma sustentável e igualitária.
    MÓDULO 8 | PROJETO MULTIDISCIPLINAR ETIC_IDEIA

    Laboratório de Inovação e Criatividade.

    • Criação e desenvolvimento de um projeto multidisciplinar.
    • Trabalho em equipa constituída por alunos de várias áreas de especialidade ou de diferentes cursos.
    • Criação de conceitos, conteúdos e produtos com potencial de mercado e que considerem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pelas Nações Unidas para este milénio.
    • Desenvolvimento de estratégias e processos inovadores tendo em conta a sustentabilidade ambiental e social, e as potencialidades da economia circular.
    • Potenciar a ação local pensando em problemáticas globais, com consciência da importância da participação de cada pessoa no Mundo.
    • Continuação da preparação para contextos reais de desenvolvimento e implementação de projetos.
    • Apresentação à comunidade escolar, profissional e cultural.

    Certificação

    DIPLOMA ETIC

    A ETIC é uma entidade formadora certificada pela DGERT, que lhe atribui um reconhecimento global para realizar formação e que é concedida por áreas de educação e formação. Este curso está inserido na modalidade Outra Formação Profissional (OFP).

    Os registos das ações de formação são efetuados em SIGO, destinando-se a certificar a conclusão com aproveitamento da ação de formação para alunos com residência em Portugal (Portaria n.º 474/2010).

    EQUIPA PEDAGÓGICA

    Raquel Botelho

    Responsável de Curso / Professora

    Dora Nobre

    Gestora Pedagógica

    Alexandre Nobre

    Professor

    João Geada

    Professor

    Paulo Cuiça

    Professor

    Rita Sousa Guerreiro

    Professora

    Tiago Silva

    Professor

    SAÍDAS PROFISSIONAIS

    • Empresas de eventos, promotores de espetáculos, organização de festivais.
    • Equipas de marketing e ações especiais.
    • Agências de publicidade, agências de meios.

    PROGRAMA ERASMUS+ E ESTÁGIOS EMPRESAS

    No final do curso e, mediante o seu desempenho, o aluno pode candidatar-se a um estágio internacional através do Programa Erasmus+.
    Pode igualmente candidatar-se a um estágio em empresas através do Departamento de Integração Profissional (estagios@etic.pt).

    FESTIVAIS, PARCERIAS E PRÉMIOS

    Rock In Rio, Cool Jazz, Prémios Sofia, Prémios Playstation, Festival Encontros De Viana, Festival Ccp, Iberanime, Monstra , Doclisboa, Festival Cumplicidades, Festival Imago, MIL – Lisbon International Music Network, Festival Visa Pour L’Image, ID no Limits, InImpetus – Escola de Actores, Inshadow Festival, Mini BMW, Musicbox, Damas, Museu Bordalo Pinheiro, FICA oficina criativa, MAGO studio, Fábrica Braço de Prata, Festa da Ilustração – Setúbal, Festival A Porta, Stolen Prints, Oficina Loba, Corrente, Cowork Lisboa, Revista Gerador, Merc’Art, Ajudaris, Culture Trend Lisbon, Live Experiences

    EQUIPAMENTOS

    • Salas de computadores equipadas com workstation de trabalho individuais;
    • Programas utilizados: Adobe Creative Cloud Suite e Office 365.

    Candidatura

    Requisitos:

    • 12.º Ano de Escolaridade;
    • Carta de motivações / razões pelas quais se candidatura e objetivos profissionais;
    • Apresentação de portefólio ou showreel.

    O que devo fazer para iniciar a minha candidatura?

    • Preencher o formulário na página do curso em que estou interessado (botão CANDIDATURA).

    Quais os passos seguintes?
    Irá receber um email de confirmação com informação sobre:

    • Marcação de entrevista;
    • Visita à escola (opcional).

    Convidamos a conhecer o ambiente criativo e próximo que se vive na Escola, através de visita acompanhada aos estúdios, ateliers e salas de formação.

    Candidaturas de março a setembro.

    CONDIÇÕES DE PAGAMENTO

    CONDIÇÕES GERAIS

    A abertura de cada curso/turma/horário está condicionada a um número mínimo de inscrições. A inscrição no horário pretendido é limitada ao número de vagas disponíveis.

    O ensino é presencial e projetual. O programa do curso inclui aulas sem professor para desenvolvimento de exercícios autónomos e práticas projetuais. O trabalho autónomo ou projetual é importante para o progresso do aluno nas suas aprendizagens.Os professores podem solicitar o desenvolvimento de trabalhos fora do horário estabelecido para as aulas.

    Eventualmente podem ser marcadas aulas fora do horário estabelecido, por exemplo para responder a projetos que exigem essa flexibilidade, para atender a necessidades de equipamento específicas dos projetos, para resposta a exercícios feitos em contexto real com parceiros, ou por qualquer outro motivo que apoie a melhor consecução do programa.
    As aulas técnicas específicas e/ou workshops podem ocorrer aos sábados.
    A duração de cada aula pode variar em função da sua natureza teórica ou prática.
    A turma pode ser dividida em grupos para melhor aprendizagem e intensificação do desenvolvimento de projetos e matérias.
    O programa curricular e o elenco de professores do curso podem ser alterados por razões de adequação pedagógica ou por motivos de força maior.

    Para mais informações contacte-nos.

    Galeria

    Outros cursos

    Everything Is Now.
    Learn. Do. Create.
    BEGIN HERE Get Everywhere.
    Dare To Try.