No javascript ETIC | Curso Produção de Moda Produção de Moda – ETIC

Pedir informações

    Produção de Moda

    CURSOS ANUAIS

    Duração: 286h

    Datas: Outubro a julho

    Horário: 2ª, 4ª e 6ª / 14H–18H

    Participantes: Máximo de 18 alunos

    Idioma: Português

    Formato: Aulas presenciais e projetuais

    MAIS INFO

    Apresentação

    A moda, das grandes marcas de couture e do luxo às mais acessíveis, é uma expressão de individualidade e dos tempos colectivos. A produção materializa e executa ideias, visões e tendências.

    O Curso de Produção de Moda prepara o aluno através de uma metodologia learn by doing para ser um produtor de moda, o profissional responsável por criar e organizar estratégias visuais adequadas à promoção de marcas de moda. O Curso ensina a comunicação visual de ideias, conceitos e produtos de moda, on e offline, a identificar tendências, a desenvolver planos e estratégias on e offline, a produzir conteúdos, a coordenar equipas. No final, o aluno realiza uma uma sessão fotográfica do seu projeto, em articulação com os alunos de Design de Moda, Styling de Moda e Fotografia, o que lhe permite construir portfolio.

    O ensino é lecionado em proximidade, em turmas pequenas, por professores e profissionais experientes da área e realizados em parceria com clientes do mercado da Moda Nacional — e em interacção com intervenientes da indústria — fotógrafos, videógrafos, cabeleireiros, maquilhadores, showrooms e agências de modelos.

    Plano Curricular

    MÓDULO 1 // MERCADO DE MODA

    Ao longo desta unidade vais compreender as principais dinâmicas do mercado de moda. Serás introduzido ao marketing de moda e vais perceber a forma como as marcas agilizam estratégicas on e offline para chegar aos seus consumidores.

    CONTEÚDOS

    • História e tendências do mercado da moda
    • Introdução ao marketing de moda; O consumidor e os mercados da moda
    • Branding de moda e storytelling
    • Meios de comunicação visual: físicos, digitais e “figitais”
    • Técnicas de comunicação e de apresentação
    MÓDULO 2 // PROJETO STILL LIFE

    No projeto Still Life vais produzir fotografias de produto, direcionadas para as necessidades comunicativas de um cliente.

    CONTEÚDOS

    • Tipos de Still Life: Comercial vs conceptual
    • Técnicas de pesquisa; Moodboard e Storyboard
    • Desenvolvimento de conceitos visuais
    • Marcas, imprensa e showrooms
    • Gabinetes de imprensa [visita de estudo]
    • Briefing de cliente: Análise, pesquisa e apresentação
    • Set Design (design de cenários)
    • Sessão fotográfica
    • Seleção e apresentação de resultados
    MÓDULO 3 // PROJETO COMERCIAL

    Nesta unidade vais aprender a produzir imagens de moda de caráter comercial. Vais aprender a dirigir modelos e fotógrafos de forma a obter os resultados idealizados.

    CONTEÚDOS

    • Produção de catálogos, lookbooks e peças publicitárias
    • Briefing: Análise, pesquisa e apresentação
    • Press releases e Press kits
    • Modelos e agências
    • Modelos editoriais vs modelos comerciais; Como fazer um casting
    • Coordenação de intervenientes (fotógrafos, videógrafos e modelos)
    • Direção de Maquilhagem e Cabelos
    • Sessão fotográfica; Seleção e apresentação dos resultados
    MÓDULO 4 // PROJETO EDITORIAL DE MODA

    Neste projeto vais agilizar a produção de um Editorial para revistas de Moda, gerindo todos os recursos e intervenientes no processo.

    CONTEÚDOS

    • Editoriais de Moda e Revistas de Moda; Editorial comercial vs conceptual
    • Fotógrafos e stylists nacionais e internacionais
    • Briefing de cliente: Análise, pesquisa e apresentação;
    • Definição e coordenação de conteúdos e colaboradores
    • Pré-produção; Shopping, inventariação e devoluções
    • Linguagem fotográfica, sets e iluminação
    • Sessão fotográfica; Seleção e apresentação dos resultados
    MÓDULO 5 // PROJETO VÍDEO DE MODA

    Neste projeto vais produzir conteúdos em vídeo para revistas de Moda online, gerindo todos os recursos e intervenientes no processo.

    CONTEÚDOS

    • O vídeo de moda
    • Briefing de cliente: Análise, pesquisa e apresentação
    • Desenvolvimento de briefing; Definição e coordenação de conteúdos e colaboradores
    • Pré-produção [repêrage, materiais e custos]
    • Shopping, inventariação e devoluções
    • Filmagem; Seleção e apresentação dos resultados ao cliente
    MÓDULO 6 // PROJETO REDES SOCIAIS

    Nesta unidade vais criar um plano de comunicação para as redes sociais de um cliente, produzindo os conteúdos nele constante.

    CONTEÚDOS

    • Planos e campanhas de comunicação: criação, implementação e avaliação
    • Estratégia digital de comunicação;
    • Criação de conteúdos escritos
    • Redes Sociais
    • Influencer Marketing
    • Criação, gestão e avaliação de projetos
    • Gestão de clientes
    • Desenvolvimento e implementação de briefings
    • Pré-produção [repêrage, materiais e custos]
    • Shopping, inventariação e devoluções
    • Definição e coordenação de conteúdos e colaboradores
    • Filmagens e/ou Sessão Fotográfica; Seleção e apresentação dos resultados ao cliente
    MÓDULO 7 // PROJETO EVENTO DE MODA

    Neste projeto irás organizar um Evento de Moda, gerindo todos os recursos e intervenientes no processo.

    CONTEÚDOS

    • Tipos de Eventos de Moda: desfiles, lançamentos comerciais e performances
    • A produção de um Evento de Moda; Antes, durante e depois do evento
    • Gestão de problemas e conflitos
    • Briefing de cliente: Análise, pesquisa e apresentação;
    • Gestão de clientes
    • Pré-produção [repêrage, materiais e custos]; Set design
    • Shopping, inventariação e devoluções
    • Evento de Moda; Backstage
    MÓDULO 8 // AUTOPROMOÇÃO

    Nesta unidade vais criar as tuas ferramentas de comunicação profissional, montando um portefólio que demonstre todas as capacidades adquiridas ao longo do curso.

    CONTEÚDOS

    • Criação e gestão de negócio
    • Angariação e gestão de clientes
    • Orçamentação e apresentação de propostas a clientes
    • Ferramentas de autopromoção

    Certificação

    DIPLOMA ETIC

    A ETIC é uma entidade formadora certificada pela DGERT, que lhe atribui um reconhecimento global para realizar formação e que é concedida por áreas de educação e formação. Este curso está inserido na modalidade Outra Formação Profissional (OFP).

    Os registos das ações de formação são efetuados em SIGO, destinando-se a certificar a conclusão com aproveitamento da ação de formação para alunos com residência em Portugal (Portaria nº474/2007).

    RESPONSÁVEL DE CURSO

    Luís Santos
    Designer, Professor e Investigador

    GESTORA PEDAGÓGICA
    Dora Nobre

    Professores

    Patrícia de Sá Oliveira
    Produtora e Diretora Criativa de Moda
    Saber +

    Marta Cordeiro
    Marketeer de Moda e Consultora
    Saber +

    Tiago Espírito Santo
    Talent and Strategy Partner
    Saber +

    Diana Bastos
    Stylist e Editora de Moda e Lifestyle
    Saber +

    Ana Afonso
    Designer de Moda, Acessórios e Adereços
    Instagram
    Saber +

    Antónia Rosa
    Make-up Artist
    Facebook
    Instagram
    Saber +

    Helena Vaz Pereira
    Hairstylist e Art Director
    Instagram
    Saber +

    Mário Príncipe
    Fashion Photographer
    Saber +

    Luís Santos
    Designer e Investigador
    Saber +

    Susana Bettencourt
    Digital Marketing Manager
    Saber +

    Diogo Sousa
    Brand Manager
    LinkedIn
    Saber +

    David Motta
    Visual Artist, Creative Director, Art director, Creative Consultant, Curator, Fashion Stylist, Fashion Producer
    Site
    Saber +

    SAÍDAS PROFISSIONAIS

    Empresas de Produção de Moda (Fotografia, Vídeo e Eventos)
    Marcas e empresas na área da Moda
    Showrooms e Gabinetes de Imprensa
    Jornais e Revistas de Moda
    Escolas e centros de formação de Moda

    PROGRAMA ERASMUS+ E ESTÁGIOS EMPRESAS

    No final do curso e mediante o seu desempenho, o aluno pode candidatar-se a um estágio internacional através do Programa Erasmus+.
    Podem igualmente candidatar-se a um estágio em empresas, no Departamento de Integração Profissional e Erasmus+.

    FESTIVAIS, PARCERIAS E PRÉMIOS

    Rock In Rio, Cooll Jazz, Prémios Sofia, Prémios Playstation, Festival Encontros De Viana, Festival Ccp, Iberanime, Monstra , Doclisboa, Festival CumplicidadeS, Festival Imago, MIL – Lisbon International Music Network, Festival Visa Pour L’Image, ID no Limits, InImpetus – Escola de Actores, Inshadow Festival, Mini BMW, Musicbox, Damas, Museu Bordalo Pinheiro, FICA oficina criativa, MAGO studio, Fábrica Braço de Prata, Festa da Ilustração – Setúbal, Festival A Porta, Stolen Prints, Oficina Loba, Corrente, Cowork Lisboa, Revista Gerador, Merc’Art, Ajudaris, Culture Trend Lisbon, Live Experiences, FreePort, Parq, Maison Flair,  Ganesh, Companhia das Soluções, Antónia Rosa

    Equipamentos

    Sala de Make Up.
    Salas de computadores equipadas com workstation de trabalho individuais.
    Programas utilizados: Adobe Creative Cloud Suite.

    Parcerias

    FREEPORT
    Lisboa Fashion Outlet
    Instagram
    Saber +

    PARQ
    Revista Independente de Moda e Tendências
    Instagram
    Saber +

    MAISON FLAIR
    Showroom e Agência de Assessoria de Imprensa e Relações-Públicas
    Facebook
    Saber +

    GANESH
    Showroom e Gabinete de Comunicação, Imagem e Relações-Públicas
    Facebook
    Instagram
    Saber +

    COMPANHIA DAS SOLUÇÕES
    Showroom e Agência de Assessoria de Imprensa e Relações-Públicas
    Instagram
    Saber +

    ANTÓNIA ROSA
    Atelier de Maquilhagem
    Saber +

    CANDIDATURA

    Requisitos:
    12.º Ano de Escolaridade.
    Carta de motivações / razões pelas quais se candidatura e objetivos profissionais.
    Apresentação de portefólio ou showreel.

    O que devo fazer para iniciar a minha candidatura?
    > Preencher o formulário na página do curso em que estou interessado > botão CANDIDATURA

    Quais os passos seguintes?
    Irá receber um email de confirmação com informação sobre :
    > Marcação de entrevista
    > visita à escola (opcional)
    Convidamos a conhecer o ambiente criativo e próximo que se vive na Escola, através de visita acompanhada aos estúdios, ateliers e salas de formação.
    Candidaturas de Maio a Setembro.

    CONDIÇÕES DE PAGAMENTO

    CONDIÇÕES GERAIS

    A abertura de cada curso/turma/horário está condicionada a um número mínimo de inscrições. A inscrição no horário pretendido é limitada ao número de vagas disponíveis.

    O ensino é presencial e projetual. O programa do curso inclui aulas sem professor para desenvolvimento de exercícios autónomos e práticas projetuais. O trabalho autónomo ou projetual é importante para o progresso do aluno nas suas aprendizagens.Os professores podem solicitar o desenvolvimento de trabalhos fora do horário estabelecido para as aulas.

    Eventualmente podem ser marcadas aulas fora do horário estabelecido, por exemplo para responder a projetos que exigem essa flexibilidade, para atender a necessidades de equipamento específicas dos projetos, para resposta a exercícios feitos em contexto real com parceiros, ou por qualquer outro motivo que apoie a melhor consecução do programa.
    As aulas técnicas específicas e/ou workshops podem ocorrer aos sábados.
    A duração de cada aula pode variar em função da sua natureza teórica ou prática.
    A turma pode ser dividida em grupos para melhor aprendizagem e intensificação do desenvolvimento de projetos e matérias.
    O programa curricular e o elenco de professores do curso podem ser alterados por razões de adequação pedagógica ou por motivos de força maior.

    Para mais informações contacte-nos.

    Galeria

    Outros cursos

    Everything Is Now.
    Learn. Do. Create.
    BEGIN HERE Get Everywhere.
    Dare To Try.