No javascript ETIC | Curso Produção de Moda Produção de Moda – ETIC

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    Produção de Moda

    CURSOS ANUAIS

    Duração: 280h

    Datas: Outubro a julho

    Horário: 2.ª, 4.ª e 6.ª / 14H–18H

    Participantes: Máximo de 18 alunos

    Idioma: Português

    Formato: Aulas presenciais e projetuais

    CANDIDATURA

    Apresentação

    A moda, das grandes marcas de couture e do luxo às mais acessíveis, é uma expressão de individualidade e dos tempos colectivos. A produção materializa e executa ideias, visões e tendências.

    O Curso de Produção de Moda prepara o aluno através de uma metodologia learn by doing para ser um produtor de moda, o profissional responsável por criar e organizar estratégias visuais adequadas à promoção de marcas de moda. O Curso ensina a comunicação visual de ideias, conceitos e produtos de moda, on e offline, a identificar tendências, a desenvolver planos e estratégias on e offline, a produzir conteúdos, a coordenar equipas. No final, o aluno realiza uma uma sessão fotográfica do seu projeto, em articulação com os alunos de Design de Moda, Styling de Moda e Fotografia, o que lhe permite construir portfolio.

    O ensino é lecionado em proximidade, em turmas pequenas, por professores e profissionais experientes da área e realizados em parceria com clientes do mercado da Moda Nacional — e em interacção com intervenientes da indústria — fotógrafos, videógrafos, cabeleireiros, maquilhadores, showrooms e agências de modelos.

    Plano Curricular

    MÓDULO 1 | MERCADO DE MODA

    Ao longo desta unidade vais compreender as principais dinâmicas do mercado de moda. Serás introduzido ao marketing de moda e vais perceber a forma como as marcas agilizam estratégicas on e offline para chegar aos seus consumidores.

    CONTEÚDOS

    • História e tendências do mercado da moda
    • Introdução ao marketing de moda; O consumidor e os mercados da moda
    • Branding de moda e storytelling
    • Meios de comunicação visual: físicos, digitais e “figitais”
    • Técnicas de comunicação e de apresentação
    MÓDULO 2 | PROJETO STILL LIFE

    No projeto Still Life vais produzir fotografias de produto, direcionadas para as necessidades comunicativas de um cliente.

    CONTEÚDOS

    • Tipos de Still Life: Comercial vs conceptual
    • Técnicas de pesquisa; Moodboard e Storyboard
    • Desenvolvimento de conceitos visuais
    • Marcas, imprensa e showrooms
    • Gabinetes de imprensa [visita de estudo]
    • Briefing de cliente: Análise, pesquisa e apresentação
    • Set Design (design de cenários)
    • Sessão fotográfica
    • Seleção e apresentação de resultados
    MÓDULO 3 | PROJETO COMERCIAL

    Nesta unidade vais aprender a produzir imagens de moda de caráter comercial. Vais aprender a dirigir modelos e fotógrafos de forma a obter os resultados idealizados.

    CONTEÚDOS

    • Produção de catálogos, lookbooks e peças publicitárias
    • Briefing: Análise, pesquisa e apresentação
    • Press releases e Press kits
    • Modelos e agências
    • Modelos editoriais vs modelos comerciais; Como fazer um casting
    • Coordenação de intervenientes (fotógrafos, videógrafos e modelos)
    • Direção de Maquilhagem e Cabelos
    • Sessão fotográfica; Seleção e apresentação dos resultados
    MÓDULO 4 | PROJETO EDITORIAL DE MODA

    Neste projeto vais agilizar a produção de um Editorial para revistas de Moda, gerindo todos os recursos e intervenientes no processo.

    CONTEÚDOS

    • Editoriais de Moda e Revistas de Moda; Editorial comercial vs conceptual
    • Fotógrafos e stylists nacionais e internacionais
    • Briefing de cliente: Análise, pesquisa e apresentação;
    • Definição e coordenação de conteúdos e colaboradores
    • Pré-produção; Shopping, inventariação e devoluções
    • Linguagem fotográfica, sets e iluminação
    • Sessão fotográfica; Seleção e apresentação dos resultados
    MÓDULO 5 | PROJETO VÍDEO DE MODA

    Neste projeto vais produzir conteúdos em vídeo para revistas de Moda online, gerindo todos os recursos e intervenientes no processo.

    CONTEÚDOS

    • O vídeo de moda
    • Briefing de cliente: Análise, pesquisa e apresentação
    • Desenvolvimento de briefing; Definição e coordenação de conteúdos e colaboradores
    • Pré-produção [repêrage, materiais e custos]
    • Shopping, inventariação e devoluções
    • Filmagem; Seleção e apresentação dos resultados ao cliente
    MÓDULO 6 | PROJETO EVENTO DE MODA

    Neste projeto irás organizar um Evento de Moda, gerindo todos os recursos e intervenientes no processo.

    CONTEÚDOS

    • Tipos de Eventos de Moda: desfiles, lançamentos comerciais e performances
    • A produção de um Evento de Moda; Antes, durante e depois do evento
    • Gestão de problemas e conflitos
    • Briefing de cliente: Análise, pesquisa e apresentação;
    • Gestão de clientes
    • Pré-produção [repêrage, materiais e custos]; Set design
    • Shopping, inventariação e devoluções
    • Evento de Moda; Backstage
    MÓDULO 7 | AUTOPROMOÇÃO

    Nesta unidade vais criar as tuas ferramentas de comunicação profissional, montando um portefólio que demonstre todas as capacidades adquiridas ao longo do curso.

    CONTEÚDOS

    • Criação e gestão de negócio
    • Angariação e gestão de clientes
    • Orçamentação e apresentação de propostas a clientes
    • Ferramentas de autopromoção

    Certificação

    DIPLOMA ETIC

    A ETIC é uma entidade formadora certificada pela DGERT, que lhe atribui um reconhecimento global para realizar formação e que é concedida por áreas de educação e formação. Este curso está inserido na modalidade Outra Formação Profissional (OFP).

    Os registos das ações de formação são efetuados em SIGO, destinando-se a certificar a conclusão com aproveitamento da ação de formação para alunos com residência em Portugal (Portaria n.º 474/2010).

    Equipa Pedagógica

    Ana Afonso

    Responsável de curso / Professora

    Dora Nobre

    Gestora Pedagógica

    Antónia Rosa

    Professora

    Diana Bastos

    Professora

    João Batalha

    Professor

    Mário Príncipe

    Professor

    Marta Cordeiro

    Professora

    Patrícia de Sá Oliveira

    Professora

    SAÍDAS PROFISSIONAIS

    • Empresas de Produção de Moda (Fotografia, Vídeo e Eventos)
    • Marcas e empresas na área da Moda
    • Showrooms e Gabinetes de Imprensa
    • Jornais e Revistas de Moda
    • Escolas e centros de formação de Moda

    PROGRAMA ERASMUS+ E ESTÁGIOS EMPRESAS

    No final do curso e, mediante o seu desempenho, o aluno pode candidatar-se a um estágio internacional através do Programa Erasmus+.
    Pode igualmente candidatar-se a um estágio em empresas através do Departamento de Integração Profissional (estagios@etic.pt).

    Equipamentos

    • Sala de Make Up
    • Salas de computadores equipadas com workstation de trabalho individuais
    • Programas utilizados: Adobe Creative Cloud Suite

    Parcerias

    FREEPORT

    Lisboa Fashion Outlet

    Parq

    Revista Independente de Moda e Tendências

    Ganesh

    Showroom e Gabinete de Comunicação, Imagem e Relações-Públicas

    Companhia das Soluções

    Showroom e Agência de Assessoria de Imprensa e Relações-Públicas

    Antonia Rosa

    Atelier de Maquilhagem

    CANDIDATURA

    Requisitos:

    • 12.º Ano de Escolaridade;
    • Carta de motivações / razões pelas quais se candidatura e objetivos profissionais;
    • Apresentação de portefólio ou showreel.

    O que devo fazer para iniciar a minha candidatura?

    • Preencher o formulário na página do curso em que estou interessado (botão CANDIDATURA).

    Quais os passos seguintes?
    Irá receber um email de confirmação com informação sobre:

    • Marcação de entrevista;
    • Visita à escola (opcional).

    Convidamos a conhecer o ambiente criativo e próximo que se vive na Escola, através de visita acompanhada aos estúdios, ateliers e salas de formação.

    Candidaturas de março a setembro.

    CONDIÇÕES DE PAGAMENTO

    CONDIÇÕES GERAIS

    A abertura de cada curso/turma/horário está condicionada a um número mínimo de inscrições. A inscrição no horário pretendido é limitada ao número de vagas disponíveis.

    O ensino é presencial e projetual. O programa do curso inclui aulas sem professor para desenvolvimento de exercícios autónomos e práticas projetuais. O trabalho autónomo ou projetual é importante para o progresso do aluno nas suas aprendizagens.Os professores podem solicitar o desenvolvimento de trabalhos fora do horário estabelecido para as aulas.

    Eventualmente podem ser marcadas aulas fora do horário estabelecido, por exemplo para responder a projetos que exigem essa flexibilidade, para atender a necessidades de equipamento específicas dos projetos, para resposta a exercícios feitos em contexto real com parceiros, ou por qualquer outro motivo que apoie a melhor consecução do programa.
    As aulas técnicas específicas e/ou workshops podem ocorrer aos sábados.
    A duração de cada aula pode variar em função da sua natureza teórica ou prática.
    A turma pode ser dividida em grupos para melhor aprendizagem e intensificação do desenvolvimento de projetos e matérias.
    O programa curricular e o elenco de professores do curso podem ser alterados por razões de adequação pedagógica ou por motivos de força maior.

    Para mais informações contacte-nos.

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