Apresentação
A moda, das grandes marcas de couture e do luxo às mais acessíveis, é uma expressão de individualidade e dos tempos colectivos. A produção materializa e executa ideias, visões e tendências.
O Curso de Produção de Moda prepara o aluno através de uma metodologia learn by doing para ser um produtor de moda, o profissional responsável por criar e organizar estratégias visuais adequadas à promoção de marcas de moda. O Curso ensina a comunicação visual de ideias, conceitos e produtos de moda, on e offline, a identificar tendências, a desenvolver planos e estratégias on e offline, a produzir conteúdos, a coordenar equipas. No final, o aluno realiza uma uma sessão fotográfica do seu projeto, em articulação com os alunos de Design de Moda, Styling de Moda e Fotografia, o que lhe permite construir portfolio.
O ensino é lecionado em proximidade, em turmas pequenas, por professores e profissionais experientes da área e realizados em parceria com clientes do mercado da Moda Nacional — e em interacção com intervenientes da indústria — fotógrafos, videógrafos, cabeleireiros, maquilhadores, showrooms e agências de modelos.
Plano Curricular
Ao longo desta unidade vais compreender as principais dinâmicas do mercado de moda. Serás introduzido ao marketing de moda e vais perceber a forma como as marcas agilizam estratégicas on e offline para chegar aos seus consumidores.
CONTEÚDOS
- História e tendências do mercado da moda
- Introdução ao marketing de moda; O consumidor e os mercados da moda
- Branding de moda e storytelling
- Meios de comunicação visual: físicos, digitais e “figitais”
- Técnicas de comunicação e de apresentação
No projeto Still Life vais produzir fotografias de produto, direcionadas para as necessidades comunicativas de um cliente.
CONTEÚDOS
- Tipos de Still Life: Comercial vs conceptual
- Técnicas de pesquisa; Moodboard e Storyboard
- Desenvolvimento de conceitos visuais
- Marcas, imprensa e showrooms
- Gabinetes de imprensa [visita de estudo]
- Briefing de cliente: Análise, pesquisa e apresentação
- Set Design (design de cenários)
- Sessão fotográfica
- Seleção e apresentação de resultados
Nesta unidade vais aprender a produzir imagens de moda de caráter comercial. Vais aprender a dirigir modelos e fotógrafos de forma a obter os resultados idealizados.
CONTEÚDOS
- Produção de catálogos, lookbooks e peças publicitárias
- Briefing: Análise, pesquisa e apresentação
- Press releases e Press kits
- Modelos e agências
- Modelos editoriais vs modelos comerciais; Como fazer um casting
- Coordenação de intervenientes (fotógrafos, videógrafos e modelos)
- Direção de Maquilhagem e Cabelos
- Sessão fotográfica; Seleção e apresentação dos resultados
Neste projeto vais agilizar a produção de um Editorial para revistas de Moda, gerindo todos os recursos e intervenientes no processo.
CONTEÚDOS
- Editoriais de Moda e Revistas de Moda; Editorial comercial vs conceptual
- Fotógrafos e stylists nacionais e internacionais
- Briefing de cliente: Análise, pesquisa e apresentação;
- Definição e coordenação de conteúdos e colaboradores
- Pré-produção; Shopping, inventariação e devoluções
- Linguagem fotográfica, sets e iluminação
- Sessão fotográfica; Seleção e apresentação dos resultados
Neste projeto vais produzir conteúdos em vídeo para revistas de Moda online, gerindo todos os recursos e intervenientes no processo.
CONTEÚDOS
- O vídeo de moda
- Briefing de cliente: Análise, pesquisa e apresentação
- Desenvolvimento de briefing; Definição e coordenação de conteúdos e colaboradores
- Pré-produção [repêrage, materiais e custos]
- Shopping, inventariação e devoluções
- Filmagem; Seleção e apresentação dos resultados ao cliente
Nesta unidade vais criar um plano de comunicação para as redes sociais de um cliente, produzindo os conteúdos nele constante.
CONTEÚDOS
- Planos e campanhas de comunicação: criação, implementação e avaliação
- Estratégia digital de comunicação;
- Criação de conteúdos escritos
- Redes Sociais
- Influencer Marketing
- Criação, gestão e avaliação de projetos
- Gestão de clientes
- Desenvolvimento e implementação de briefings
- Pré-produção [repêrage, materiais e custos]
- Shopping, inventariação e devoluções
- Definição e coordenação de conteúdos e colaboradores
- Filmagens e/ou Sessão Fotográfica; Seleção e apresentação dos resultados ao cliente
Neste projeto irás organizar um Evento de Moda, gerindo todos os recursos e intervenientes no processo.
CONTEÚDOS
- Tipos de Eventos de Moda: desfiles, lançamentos comerciais e performances
- A produção de um Evento de Moda; Antes, durante e depois do evento
- Gestão de problemas e conflitos
- Briefing de cliente: Análise, pesquisa e apresentação;
- Gestão de clientes
- Pré-produção [repêrage, materiais e custos]; Set design
- Shopping, inventariação e devoluções
- Evento de Moda; Backstage
Nesta unidade vais criar as tuas ferramentas de comunicação profissional, montando um portefólio que demonstre todas as capacidades adquiridas ao longo do curso.
CONTEÚDOS
- Criação e gestão de negócio
- Angariação e gestão de clientes
- Orçamentação e apresentação de propostas a clientes
- Ferramentas de autopromoção
Certificação
DIPLOMA ETIC
A ETIC é uma entidade formadora certificada pela DGERT, que lhe atribui um reconhecimento global para realizar formação e que é concedida por áreas de educação e formação. Este curso está inserido na modalidade Outra Formação Profissional (OFP).
Os registos das ações de formação são efetuados em SIGO, destinando-se a certificar a conclusão com aproveitamento da ação de formação para alunos com residência em Portugal (Portaria nº474/2007).
Professores
Patrícia de Sá Oliveira
Produtora e Diretora Criativa de Moda
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Marta Cordeiro
Marketeer de Moda e Consultora
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Tiago Espírito Santo
Talent and Strategy Partner
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Diana Bastos
Stylist e Editora de Moda e Lifestyle
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Ana Afonso
Designer de Moda, Acessórios e Adereços
Instagram
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Antónia Rosa
Make-up Artist
Facebook
Instagram
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Helena Vaz Pereira
Hairstylist e Art Director
Instagram
Saber +
Mário Príncipe
Fashion Photographer
Saber +
Luís Santos
Designer e Investigador
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Susana Bettencourt
Digital Marketing Manager
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Diogo Sousa
Brand Manager
LinkedIn
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David Motta
Visual Artist, Creative Director, Art director, Creative Consultant, Curator, Fashion Stylist, Fashion Producer
Site
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SAÍDAS PROFISSIONAIS
Empresas de Produção de Moda (Fotografia, Vídeo e Eventos)
Marcas e empresas na área da Moda
Showrooms e Gabinetes de Imprensa
Jornais e Revistas de Moda
Escolas e centros de formação de Moda
PROGRAMA ERASMUS+ E ESTÁGIOS EMPRESAS
No final do curso e mediante o seu desempenho, o aluno pode candidatar-se a um estágio internacional através do Programa Erasmus+.
Podem igualmente candidatar-se a um estágio em empresas, no Departamento de Integração Profissional e Erasmus+.
FESTIVAIS, PARCERIAS E PRÉMIOS
Rock In Rio, Cooll Jazz, Prémios Sofia, Prémios Playstation, Festival Encontros De Viana, Festival Ccp, Iberanime, Monstra , Doclisboa, Festival CumplicidadeS, Festival Imago, MIL – Lisbon International Music Network, Festival Visa Pour L’Image, ID no Limits, InImpetus – Escola de Actores, Inshadow Festival, Mini BMW, Musicbox, Damas, Museu Bordalo Pinheiro, FICA oficina criativa, MAGO studio, Fábrica Braço de Prata, Festa da Ilustração – Setúbal, Festival A Porta, Stolen Prints, Oficina Loba, Corrente, Cowork Lisboa, Revista Gerador, Merc’Art, Ajudaris, Culture Trend Lisbon, Live Experiences, FreePort, Parq, Maison Flair, Ganesh, Companhia das Soluções, Antónia Rosa
Equipamentos
Sala de Make Up.
Salas de computadores equipadas com workstation de trabalho individuais.
Programas utilizados: Adobe Creative Cloud Suite.
Parcerias
FREEPORT
Lisboa Fashion Outlet
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PARQ
Revista Independente de Moda e Tendências
Instagram
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MAISON FLAIR
Showroom e Agência de Assessoria de Imprensa e Relações-Públicas
Facebook
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GANESH
Showroom e Gabinete de Comunicação, Imagem e Relações-Públicas
Facebook
Instagram
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COMPANHIA DAS SOLUÇÕES
Showroom e Agência de Assessoria de Imprensa e Relações-Públicas
Instagram
Saber +
ANTÓNIA ROSA
Atelier de Maquilhagem
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CANDIDATURA
Requisitos:
12.º Ano de Escolaridade.
Carta de motivações / razões pelas quais se candidatura e objetivos profissionais.
Apresentação de portefólio ou showreel.
O que devo fazer para iniciar a minha candidatura?
> Preencher o formulário na página do curso em que estou interessado > botão CANDIDATURA
Quais os passos seguintes?
Irá receber um email de confirmação com informação sobre :
> Marcação de entrevista
> visita à escola (opcional)
Convidamos a conhecer o ambiente criativo e próximo que se vive na Escola, através de visita acompanhada aos estúdios, ateliers e salas de formação.
Candidaturas de Maio a Setembro.
CONDIÇÕES DE PAGAMENTO
CONDIÇÕES GERAIS
A abertura de cada curso/turma/horário está condicionada a um número mínimo de inscrições. A inscrição no horário pretendido é limitada ao número de vagas disponíveis.
O ensino é presencial e projetual. O programa do curso inclui aulas sem professor para desenvolvimento de exercícios autónomos e práticas projetuais. O trabalho autónomo ou projetual é importante para o progresso do aluno nas suas aprendizagens.Os professores podem solicitar o desenvolvimento de trabalhos fora do horário estabelecido para as aulas.
Eventualmente podem ser marcadas aulas fora do horário estabelecido, por exemplo para responder a projetos que exigem essa flexibilidade, para atender a necessidades de equipamento específicas dos projetos, para resposta a exercícios feitos em contexto real com parceiros, ou por qualquer outro motivo que apoie a melhor consecução do programa.
As aulas técnicas específicas e/ou workshops podem ocorrer aos sábados.
A duração de cada aula pode variar em função da sua natureza teórica ou prática.
A turma pode ser dividida em grupos para melhor aprendizagem e intensificação do desenvolvimento de projetos e matérias.
O programa curricular e o elenco de professores do curso podem ser alterados por razões de adequação pedagógica ou por motivos de força maior.
Para mais informações contacte-nos.