Apresentação
A moda, das grandes marcas de couture e do luxo às mais acessíveis, é uma expressão de individualidade e dos tempos colectivos. A produção materializa e executa ideias, visões e tendências.
O Curso de Produção de Moda prepara o aluno através de uma metodologia learn by doing para ser um produtor de moda, o profissional responsável por criar e organizar estratégias visuais adequadas à promoção de marcas de moda. O Curso ensina a comunicação visual de ideias, conceitos e produtos de moda, on e offline, a identificar tendências, a desenvolver planos e estratégias on e offline, a produzir conteúdos, a coordenar equipas. No final, o aluno realiza uma uma sessão fotográfica do seu projeto, em articulação com os alunos de Design de Moda, Styling de Moda e Fotografia, o que lhe permite construir portfolio.
O ensino é lecionado em proximidade, em turmas pequenas, por professores e profissionais experientes da área e realizados em parceria com clientes do mercado da Moda Nacional — e em interacção com intervenientes da indústria — fotógrafos, videógrafos, cabeleireiros, maquilhadores, showrooms e agências de modelos.
Plano Curricular
Ao longo desta unidade vais compreender as principais dinâmicas do mercado de moda. Serás introduzido ao marketing de moda e vais perceber a forma como as marcas agilizam estratégicas on e offline para chegar aos seus consumidores.
CONTEÚDOS
- História e tendências do mercado da moda
- Introdução ao marketing de moda; O consumidor e os mercados da moda
- Branding de moda e storytelling
- Meios de comunicação visual: físicos, digitais e “figitais”
- Técnicas de comunicação e de apresentação
No projeto Still Life vais produzir fotografias de produto, direcionadas para as necessidades comunicativas de um cliente.
CONTEÚDOS
- Tipos de Still Life: Comercial vs conceptual
- Técnicas de pesquisa; Moodboard e Storyboard
- Desenvolvimento de conceitos visuais
- Marcas, imprensa e showrooms
- Gabinetes de imprensa [visita de estudo]
- Briefing de cliente: Análise, pesquisa e apresentação
- Set Design (design de cenários)
- Sessão fotográfica
- Seleção e apresentação de resultados
Nesta unidade vais aprender a produzir imagens de moda de caráter comercial. Vais aprender a dirigir modelos e fotógrafos de forma a obter os resultados idealizados.
CONTEÚDOS
- Produção de catálogos, lookbooks e peças publicitárias
- Briefing: Análise, pesquisa e apresentação
- Press releases e Press kits
- Modelos e agências
- Modelos editoriais vs modelos comerciais; Como fazer um casting
- Coordenação de intervenientes (fotógrafos, videógrafos e modelos)
- Direção de Maquilhagem e Cabelos
- Sessão fotográfica; Seleção e apresentação dos resultados
Neste projeto vais agilizar a produção de um Editorial para revistas de Moda, gerindo todos os recursos e intervenientes no processo.
CONTEÚDOS
- Editoriais de Moda e Revistas de Moda; Editorial comercial vs conceptual
- Fotógrafos e stylists nacionais e internacionais
- Briefing de cliente: Análise, pesquisa e apresentação;
- Definição e coordenação de conteúdos e colaboradores
- Pré-produção; Shopping, inventariação e devoluções
- Linguagem fotográfica, sets e iluminação
- Sessão fotográfica; Seleção e apresentação dos resultados
Neste projeto vais produzir conteúdos em vídeo para revistas de Moda online, gerindo todos os recursos e intervenientes no processo.
CONTEÚDOS
- O vídeo de moda
- Briefing de cliente: Análise, pesquisa e apresentação
- Desenvolvimento de briefing; Definição e coordenação de conteúdos e colaboradores
- Pré-produção [repêrage, materiais e custos]
- Shopping, inventariação e devoluções
- Filmagem; Seleção e apresentação dos resultados ao cliente
Neste projeto irás organizar um Evento de Moda, gerindo todos os recursos e intervenientes no processo.
CONTEÚDOS
- Tipos de Eventos de Moda: desfiles, lançamentos comerciais e performances
- A produção de um Evento de Moda; Antes, durante e depois do evento
- Gestão de problemas e conflitos
- Briefing de cliente: Análise, pesquisa e apresentação;
- Gestão de clientes
- Pré-produção [repêrage, materiais e custos]; Set design
- Shopping, inventariação e devoluções
- Evento de Moda; Backstage
Nesta unidade vais criar as tuas ferramentas de comunicação profissional, montando um portefólio que demonstre todas as capacidades adquiridas ao longo do curso.
CONTEÚDOS
- Criação e gestão de negócio
- Angariação e gestão de clientes
- Orçamentação e apresentação de propostas a clientes
- Ferramentas de autopromoção
Certificação
DIPLOMA ETIC
A ETIC é uma entidade formadora certificada pela DGERT, que lhe atribui um reconhecimento global para realizar formação e que é concedida por áreas de educação e formação. Este curso está inserido na modalidade Outra Formação Profissional (OFP).
Os registos das ações de formação são efetuados em SIGO, destinando-se a certificar a conclusão com aproveitamento da ação de formação para alunos com residência em Portugal (Portaria nº474/2007).
Equipa Pedagógica
Responsável de curso
Gestora Pedagógica
Professora
Professora
Professora
Professora
Professora
Professor
Professor
SAÍDAS PROFISSIONAIS
- Empresas de Produção de Moda (Fotografia, Vídeo e Eventos)
- Marcas e empresas na área da Moda
- Showrooms e Gabinetes de Imprensa
- Jornais e Revistas de Moda
- Escolas e centros de formação de Moda
PROGRAMA ERASMUS+ E ESTÁGIOS EMPRESAS
No final do curso e, mediante o seu desempenho, o aluno pode candidatar-se a um estágio internacional através do Programa Erasmus+.
Pode igualmente candidatar-se a um estágio em empresas através do Departamento de Integração Profissional (estagios@etic.pt).
Equipamentos
- Sala de Make Up
- Salas de computadores equipadas com workstation de trabalho individuais
- Programas utilizados: Adobe Creative Cloud Suite
Parcerias
Lisboa Fashion Outlet
Revista Independente de Moda e Tendências
Showroom e Gabinete de Comunicação, Imagem e Relações-Públicas
Showroom e Agência de Assessoria de Imprensa e Relações-Públicas
Atelier de Maquilhagem
CANDIDATURA
Requisitos:
- 12.º Ano de Escolaridade;
- Carta de motivações / razões pelas quais se candidatura e objetivos profissionais;
- Apresentação de portefólio ou showreel.
O que devo fazer para iniciar a minha candidatura?
- Preencher o formulário na página do curso em que estou interessado (botão CANDIDATURA).
Quais os passos seguintes?
Irá receber um email de confirmação com informação sobre:
- Marcação de entrevista;
- Visita à escola (opcional).
Convidamos a conhecer o ambiente criativo e próximo que se vive na Escola, através de visita acompanhada aos estúdios, ateliers e salas de formação.
Candidaturas de março a setembro.
CONDIÇÕES DE PAGAMENTO
CONDIÇÕES GERAIS
A abertura de cada curso/turma/horário está condicionada a um número mínimo de inscrições. A inscrição no horário pretendido é limitada ao número de vagas disponíveis.
O ensino é presencial e projetual. O programa do curso inclui aulas sem professor para desenvolvimento de exercícios autónomos e práticas projetuais. O trabalho autónomo ou projetual é importante para o progresso do aluno nas suas aprendizagens.Os professores podem solicitar o desenvolvimento de trabalhos fora do horário estabelecido para as aulas.
Eventualmente podem ser marcadas aulas fora do horário estabelecido, por exemplo para responder a projetos que exigem essa flexibilidade, para atender a necessidades de equipamento específicas dos projetos, para resposta a exercícios feitos em contexto real com parceiros, ou por qualquer outro motivo que apoie a melhor consecução do programa.
As aulas técnicas específicas e/ou workshops podem ocorrer aos sábados.
A duração de cada aula pode variar em função da sua natureza teórica ou prática.
A turma pode ser dividida em grupos para melhor aprendizagem e intensificação do desenvolvimento de projetos e matérias.
O programa curricular e o elenco de professores do curso podem ser alterados por razões de adequação pedagógica ou por motivos de força maior.
Para mais informações contacte-nos.