Apresentação
O web design é incontornável para a criação das melhores experiências digitais, as mais adequadas à mensagem e conteúdos.
O Curso de Web Design permite ao aluno adquirir competências nas áreas de UX/UI Design, Front End Development e Digital Strategy. O curso aborda metodologias de projeto, elaboração de conteúdo para a web, implementação de Front End (responsivo) e estratégias digitais para criar projetos completos e sólidos.
Ao longo do Curso e através de uma metodologia learn by doing, o aluno desenvolve capacidade de apresentação e defesa de projetos em um ambiente semelhante ao do mercado de trabalho atual.
O ensino é lecionado em proximidade, em turmas pequenas, por professores e profissionais de destaque na área.
Plano Curricular
- Metodologias de trabalho e processo criativo.
- Tendências e referências no universo do Web Design.
- Criação de moodboards conceptuais e gráficos.
- Tipografia para Web.
- Desenvolvimento de uma marca e sistema gráfico para habitar diferentes contextos digitais.
- Definição dos elementos que compõem o User Interface: cor, tipografia, ícones, imagens, etc..
- Software de apoio ao desenvolvimento de projetos de Web Design (Ad. XD).
- Desenvolvimento de uma landing page responsive (desktop/tablet/mobile).
- Como apresentar um projeto de Web Design.
- Apresentação do projeto desenvolvido na Unidade a um Júri convidado.
- Definição e criação de conteúdos, acesso e gestão de informação para a Web.
- Escrita, técnicas e recomendações de SEO para a Web.
- Estruturação do website, arquitetura de informação.
- User Experience, compreensão da interação do usuário com determinado produto, sistema ou serviço.
- Testes de utilizador, avaliações heurísticas, análise de resultados.
- Wireframes de baixa resolução e prototipagem.
- Wireframes de alta resolução, desenho da navegação, hierarquia visual de conteúdos.
- Criação de interfaces gráficos e aplicação de sistemas de identidade gráfica.
- Grelhas, layouts responsive e testes em diversos dispositivos (desktop/tablet/mobile).
- Otimização para Web, exportação de assets, definição das tecnologias e as API a utilizar.
- Apresentação do projeto desenvolvido na Unidade a um Júri convidado.
- Aprendizagem da linguagem HTML.
- Aprofundamento das tecnologias associadas ao HTML5, CSS3, media queries e animações.
- Introdução a frameworks e bibliotecas, jQuery, bootstrap, responsive grid e otimização para diversos tipos de dispositivos.
- JavaScript e programação orientada para objetos.
- API úteis, elementos áudio, vídeo e geolocalização.
- WordPress e WooCommerce.
- Estratégia Digital – Marketing Digital.
- Lançamento e divulgação do projeto, integração nas redes sociais.
- Implementação do projeto que foi iniciado na unidade II.
- SEO e website analysis. > Domínios, servidores e alojamento.
- Orçamentação e cálculo de estimativas.
- Portefólios, estratégias pessoais de marketing, parcerias e candidaturas.
- Apresentação do projeto desenvolvido na Unidade a um Júri convidado.
Laboratório de Inovação e Criatividade.
- Criação e desenvolvimento de um projeto multidisciplinar.
- Trabalho em equipa constituída por alunos de várias áreas de especialidade ou de diferentes cursos.
- Criação de conceitos, conteúdos e produtos com potencial de mercado e que considerem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pelas Nações Unidas para este milénio.
- Desenvolvimento de estratégias e processos inovadores tendo em conta a sustentabilidade ambiental e social, e as potencialidades da economia circular.
- Potenciar a ação local pensando em problemáticas globais, com consciência da importância da participação de cada pessoa no Mundo.
- Continuação da preparação para contextos reais de desenvolvimento e implementação de projetos.
- Apresentação à comunidade escolar, profissional e cultural.
Certificação
DIPLOMA ETIC
A ETIC é uma entidade formadora certificada pela DGERT, que lhe atribui um reconhecimento global para realizar formação e que é concedida por áreas de educação e formação. Este curso está inserido na modalidade Outra Formação Profissional (OFP).
Os registos das ações de formação são efetuados em SIGO, destinando-se a certificar a conclusão com aproveitamento da ação de formação para alunos com residência em Portugal (Portaria nº474/2007).
EQUIPA PEDAGÓGICA
RICARDO MARTINS
Responsável de Curso
RICARDO MARTINS
desisto.pt
Fundador da plataforma e atelier de Design, Desisto. Entre vários cursos frequentou o Máster en Diseño Gráfico na Elisava, Escola Universitària de Disseny i Enginyeria de Barcelona e uma Pós-graduação em Web Design pela ESTAL, Escola Superior de Tecnologias e Artes de Lisboa.
SOFIA MATEUS
RICARDO MARTINS
JOÃO SOUSA
JOSÉ MENDES
FILIPA MARINHO
SORAIA MARTINS
RICARDO REMÉDIO
SAÍDAS PROFISSIONAIS
Visual Designer, User Interface Designer.
Interaction Designer, User Experience Designer.
Front End Developer.
Agências de Design, Multimédia e Desenvolvimento Web.
Criação de negócio próprio e/ou como freelancer.
PROGRAMA ERASMUS+ E ESTÁGIOS EMPRESAS
No final do curso e mediante o seu desempenho, o aluno pode candidatar-se a um estágio internacional através do Programa Erasmus+.
Podem igualmente candidatar-se a um estágio em empresas, no Departamento de Integração Profissional e Erasmus+.
FESTIVAIS, PARCERIAS E PRÉMIOS
Rock In Rio, Colol Jazz, Prémios Sofia, Prémios Playstation, Festival Encontros De Viana, Festival Ccp, Iberanime, Monstra , Doclisboa, Festival CumplicidadeS, Festival Imago, MIL – Lisbon International Music Network, Festival Visa Pour L’Image, ID no Limits, InImpetus – Escola de Actores, Inshadow Festival, Mini BMW, Musicbox, Damas, Museu Bordalo Pinheiro, FICA oficina criativa, MAGO studio, Fábrica Braço de Prata, Festa da Ilustração – Setúbal, Festival A Porta, Stolen Prints, Oficina Loba, Corrente, Cowork Lisboa, Revista Gerador, Merc’Art, Ajudaris, Culture Trend Lisbon, Live Experiences, FreePort, Parq, Maison Flair, Ganesh, Companhia das Soluções, Antónia Rosa
Equipamentos
Salas de computadores equipadas com workstations de trabalho individuais em ambiente MAC.
Programas utilizados: Adobe Creative Cloud Suite, Sketch, Microsoft Officer User.
CANDIDATURA
Requisitos:
12.º Ano de Escolaridade.
Carta de motivações / razões pelas quais se candidatura e objetivos profissionais.
Apresentação de portefólio ou showreel.
O que devo fazer para iniciar a minha candidatura?
> Preencher o formulário na página do curso em que estou interessado > botão CANDIDATURA
Quais os passos seguintes?
Irá receber um email de confirmação com informação sobre:
> Marcação de entrevista
> visita à escola (opcional)
Convidamos a conhecer o ambiente criativo e próximo que se vive na Escola, através de visita acompanhada aos estúdios, ateliers e salas de formação.
Candidaturas de Maio a Setembro.
CONDIÇÕES DE PAGAMENTO
CONDIÇÕES GERAIS
A abertura de cada curso/turma/horário está condicionada a um número mínimo de inscrições. A inscrição no horário pretendido é limitada ao número de vagas disponíveis.
O ensino é presencial e projetual. O programa do curso inclui aulas sem professor para desenvolvimento de exercícios autónomos e práticas projetuais. O trabalho autónomo ou projetual é importante para o progresso do aluno nas suas aprendizagens.Os professores podem solicitar o desenvolvimento de trabalhos fora do horário estabelecido para as aulas.
Eventualmente podem ser marcadas aulas fora do horário estabelecido, por exemplo para responder a projetos que exigem essa flexibilidade, para atender a necessidades de equipamento específicas dos projetos, para resposta a exercícios feitos em contexto real com parceiros, ou por qualquer outro motivo que apoie a melhor consecução do programa.
As aulas técnicas específicas e/ou workshops podem ocorrer aos sábados.
A duração de cada aula pode variar em função da sua natureza teórica ou prática.
A turma pode ser dividida em grupos para melhor aprendizagem e intensificação do desenvolvimento de projetos e matérias.
O programa curricular e o elenco de professores do curso podem ser alterados por razões de adequação pedagógica ou por motivos de força maior.
Para mais informações contacte-nos.