Diário de Bordo #4
Estas últimas 2 semanas, fora da rotina do trabalho, foram muito focadas em explorar zonas fora de Vílnius
Visitei Trakai com o Francisco e foi, literalmente, o dia mais frio desde que estamos cá – 2 graus e sensações térmicas de -11 às 9 da manhã- as condições perfeitas para testar a nossa resiliência.
Fizemos o percurso completo ao redor da ilha e visitámos o Castelo. Por recomendação, fomos a um restaurante da zona onde comemos pratos típicos e finalmente provei a a bebida cultural “Gira” feita por fermentação.
Zarasai é o nome da outra cidade que visitei, uma cidade nos arredores da Lituânia, relativamente perto da fronteira com a Estónia.
Um espaço com o qual fiquei honestamente maravilhada, tudo preparado para bungalows, pistas de mergulho, circuito de insufláveis, completamente espectacular para um verão incrível!
Eu e o Francisco fizemos uma caminha numa das trail tracks que, de forma super interativa e divertida, te encoraja com vários placares que vão aparecendo ao longo do tempo a abraçar uma árvore, andar com os pés na terra e deitar numa cama de rede.
No geral Zarasai deixou uma grande marca, e é um sitio ao qual eu quero voltar, para repetir a experiência!
O apreço que a Lituânia tem pela natureza é genuinamente algo de inspirador!
Diário de Bordo #3
Passou um mês de Eramus e encontramo-nos a 1/3 da finalização desta aventura.
Nestas ultimas duas semanas a minha rotina não tem tido uma grande variação.
Com o trabalho de estúdio a ser bem encaminhado, com aprovação e acompanhamento dos meus supervisores, o que me deixa satisfeita por contribuir para o estúdio.
Num dos dias fomos jogar Bowling no centro comercial ozas com colegas da Etic Algarve para celebrar o aniversário de uma das colegas.
Para conhecer a cidade e a cultura fizemos uma visita guiada pela Universidade de Vilnius, aprendemos sobre a história e a origem da cidade, as salas bastante interessantes a nível artístico, o que me leva a comparar as similaridades com harry Potter, sendo este, possivelmente, um ponto de inspiração para o IP.
O Palácio presidencial foi outro ponto que visitei juntamente com o meu colega Francisco, acompanhados pela história e como são os procedimentos para receber o presidente e tudo o que envolve protocolos.
No trabalho, fomos convidados para ver um Concerto num espaço underground, onde ouvimos a banda de uma colega tocar música punk rock. Eu, particularmente, adorei, porque acompanho em Portugal a cultura e foi engraçado ver as diferenças culturais!
Diário de Bordo #2
Duas semanas em Vilnius.
A minha adaptação tem sido espectacular
Em termos de trabalho, a experiência está a ser interessante, com projetos giros e atrativos.
Tivermos o Užgavėnės no dia 4 de Março, dia de celebração do solstício de inverno, o que será a nossa interpretação do carnaval. Foi o momento de afastar o inverno através de uma celebração cultural, à roda de uma grande fogueira, a cantar e a dançar para afastar o inverno com máscaras folclóricas. Um momento bastante especial e marcante para mim, e efetivamente resultou, nos dias seguintes tivemos céus limpos com sol.
Estive na feira Kaziuko mugė a desfrutar das artes folclóricas, produtos locais e música tradicional. Muito maior do que eu antecipava, alarga-se por imensas ruas da cidade, e o contraste entre uma cidade calma com festividades cria um caos que eu acho super engraçado e vejo como os locais dão valor a sua cultura.
Também fomos a eventos organizados por pessoas locais.
Eu e o Francisco estivemos este último domingo no museu das ilusões, extremamente divertido! Rimos nos imenso com as várias peças interativas! E foi uma forma super relaxante de passar umas horas de domingo!
Diário de Bordo #1
No primeiro dia, após apresentações com o novo colega e companheiro de viagem para os nossos próximos 3 meses, embarcámos para a nossa aventura. Partimos de Lisboa para Frankfurt às 5 da manhã, num voo que durou 3 horas de forma descontraída, no qual dormi a viagem inteira. Em Frankfurt apanhámos voo para Vilnius, fazendo outras 2 horas de sesta.
Após 5 horas de voo, chegámos super descansados e super entusiasmados.
Para nossa surpresa apanhamos neves num momento oportuno, visto não ser algo comum por esta altura do ano, segundo os locais. Não desperdiçando a oportunidade, fomos divertir-nos nos momentos que tínhamos, visto ser algo raro para os nossos olhos portugueses e fizemos bonecos de neve e guerras de neve.
Num sítio bem localizado, assentámos na nossa residência temporária por três noites antes de explorarmos um pouco a cidade, e notámos uma certa divergência entre a nova e a antiga parte da cidade, enquanto caminhámos ao longo do rio.
No segundo dia , tivemos uma reunião com a nossa tutora, a Aistė, onde recebemos várias informações sobre a cidade e sobre várias opções gastronómicas, turísticas e recebemos várias informações práticas para os nossos dias por cá.
O resto do dia foi feito para explorar a cidade, alguns restaurantes locais e organizações com base na informação da reunião.
O nosso primeiro dia de estágio, o ponto principal desta aventura toda, fui bem acolhida pela empresa.
O local de trabalho é a Nieko, uma empresa de videojogos VR.
O ambiente do estúdio é descontraído, com a presença da mascote da empresa Loki, um husky super adorável e o espaço oferece a escolha de andar de pantufas na hora de trabalho.
Sábado foi feito para assentar na nossa residência permanente. Estamos num T2 com espaço, bem localizado e a 10 minutos da empresa, o que se torna uma grande vantagem para nós em termos de gestão de tempo. O espaço é super agradável e corresponde a todas nossas necessidades em termos domésticos.
Seguidamente, fizemos uma exploração ao MO museu com outro grupo de Erasmus, que por coincidência são pessoas da ETIC do Algarve. O que tornou maior o senso de comunidade e conectividade.
Domingo, sendo dia descanso, ficámos um pouco por casa, saindo da parte da tarde para passear.
Também fizemos o nosso rally pessoal de donuts para “participar” do Spurgu Festivalis, um festival de donuts que os locais fazem por esta altura do ano.