Diário de Bordo #4
Nestas últimas duas semanas consegui explorar um pouco mais a Lituânia e sair da capital Vilnius.
Apesar do tempo estar em constante mudança entre sol, chuva e neve, organizámos uma viagem a uma pequena cidade, Trakai.
A Lituânia é um país que preza muito a natureza e tem um grande cuidado com ela. Trakai é conhecida pelo seu grande castelo laranja que fica no meio de diversos lagos, e uma das construções mais antigas e preservadas do país.
Fomos demasiado cedo e apanhámos temperaturas negativas, o que fez gelar os ossos.
No entanto, encontrámos estalactites na beira dos lagos, o que nas fascinou bastante.
Ainda provámos uma bebida típica feita a base de trigo.
A outra viagem foi mais distante, a Zarasai ( 3h de distância ) na fronteira com a Letónia. Um paraíso de verão com praias fluviais e pistas de salto ( só faltou o calor português ) com diversos lagos e trilhos para explorar. A ligação entre as infra estruturas e a natureza era feita em perfeita harmonia. Experimentámos também um trilho na natureza com “atividades”, como deitar numa rede, sentir o chão da natureza, explorar o que nos rodeia. Sem dúvida, uma experiência incrível.
O trabalho na Nieko anda a correr bem, de momento estou a trabalhar na criação de uma personagem e a aprender como estilizar o mundo real.
Diário de Bordo #3
Já faz um mês que estou em Vilnius e sinto-me bastante confortável com o país.
O tempo varia um pouco entre neve e sol, o que é inesperado, mas bonito de se ver.
Já nos aconteceu várias vezes acordarmos de manhã com um manto branco e de tarde já estar tudo derretido.
Em relação ao trabalho, na Nieko, está tudo a correr bem. Comecei 2 novos projetos e estou a aprender técnicas novas e como proceder no mundo do trabalho. Os trabalhos são de arte mais estilizada para um ecrâ de telemóvel.
Em termos de cultura, visitei a prisão, a universidade e o palácio presidencial, o que me fez perceber um pouco mais da história da Lituânia e a forma como lutaram para ter e manter a sua independência.
Como the Baltic Way – O momento em que os países bálticos: Lituânia, Estônia e Letónia se uniram numa corrente humana por mais de 600km, ligando as suas capitais com mais de 2 milhões de participantes.
Também assisti a 2 concertos em Lituano, um deles convidado por uma colega aqui da empresa. Apesar de não perceber a língua foi uma experiência muito interessante!
Agora já estou a planear uma viagem para a Polónia 🙂
Diário de Bordo #2
Já se passaram quase 3 semanas e começo a estar familiarizado com o país. Vilnius é uma cidade encantadora e felizmente é tudo relativamente perto, já não preciso do GPS e vou a pé para quase todos os sítios.
Na empresa comecei um projeto com uma carrinha e um vendedor de algodão doce e seguimos para uma ilustração completa de um Jogo para telemóvel. Estou a receber bom feedback e a aprender o que é o nível desejado da indústria de vídeo jogos.
Aproveitei esta oportunidade para conhecer novas pessoas de outras nacionalidades, quer num bar Mexicano no centro da cidade ou um jogo amigável de badminton.
Ainda existiu uma grande feira no centro de Vilnius com muito vendedores e artesãos. ( onde já comecei a comprar as minhas lembranças )
O tempo esta a começar a melhorar, apesar de recentemente ter nevado outra vez. E quero começar a explorar a natureza da Lituânia.
Diário de Bordo #1
O dia tão esperado chegou. Às 5 da manhã, eu e a minha colega Bea, apanhámos o voo em direção a uma nova etapa da nossa vida. Primeiro Frankfurt e depois Vilnius. Após 7h de viagem chegámos à Lituânia!
A vista do avião, à medida que nos aproximávamos para aterrar, era linda.
Para meu espanto, estava tudo coberto com uma camada de neve. Mal saímos do aeroporto, fomos a um cantinho atirar umas bolas e fazer uns bonecos de neve. Libertar a criança interior pode dizer-se.
Apanhámos um táxi e fomos para o nosso apartamento.
Após termos feito algumas compras decidimos dar uma volta pela cidade e apercebemo-nos que Vilnius está dividida entre a parte antiga, com monumentos e catedrais, e uma outra parte mais tecnológica, constituída por grandes prédios.
Esta área é dividida pelo rio Neris.
Na manhã seguinte, tivemos uma reunião com a Aisté, que nos informou de diversas atividades e de como nos movermos dentro da cidade com os transportes públicos. Que, devo dizer, são muito pontuais.
Da parte da tarde, fui à procura de um ginásio para conseguir manter a minha rotina.
Primeiro dia de trabalho na Nieko play começou as 10h. Fomos muito bem recebidos. O estúdio é muito acolhedor, a maioria das pessoas está com pantufas e temos a nossa mascote, o Loki, um husky adorável.
Deram-nos um trabalho de gerar ideias para um projeto interno.
À hora de almoço, provei uma sopa de carne muito boa mesmo 🙂
Sábado de manhã, mudámos de casa e estamos muito bem acolhidos. A casa corresponde a todas e mais algumas necessidades. Com quartos privados e zonas comum.
Da parte de tarde, fizemos amizade com um grupo de Portugueses da ETIC Algarve e fomos ao MO Museum. Uma exposição com pinturas, vídeo, fotografia, cerâmica e têxteis.
À noite, fomos fazer as grandes compras para começarmos também a levar a nossa comida para a empresa.
Domingo foi dia de descanso. De manhã fui ao ginásio que fica 10min a pé da nossa nova casa. E à tarde demos outro passeio pela cidade.
Agora estou a recuperar energias para iniciar esta nova semana com muito para fazer