Diário de Bordo #7
Depois de 3 meses, este diário será o último diário que irei entregar aqui na Lituânia. A minha experiência ERASMUS+ foi uma experiência com algumas dificuldades, mas mesmo depois de tudo, eu considero-a uma experiência positiva, cheia de coisas novas que me irei recordar para o meu futuro. Mas antes de acabar, vou falar da minha experiência nestas últimas 2 semanas.
Como de costume, o trabalho tem sido aquilo que me tem gasto mais tempo nestas últimas duas semanas. Como referido anteriormente, tenho andado a ajudar os estagiários novos com a produção de animações para o TikTok da empresa. Por mais que não tenha muita experiência com ensinar coisas a outras pessoas, penso que está a correr bem, e acho que eles conseguiram entregar as suas animações com um certo nível de qualidade, especialmente considerando que é a primeira vez deles em alguns casos.
Para além disso, concluí ontem um dos meus últimos projetos neste estágio. E sim, concluí um projeto num sábado. O projeto em que eu estava a trabalhar era uma animação interativa de um mapa para um museu em Merkine, uma região da Lituânia. Infelizmente, devido a vários problemas, desde a projeção do mapa á construção da maquete, era necessário um tempo extra para que tudo estivesse apresentável antes da inauguração (que é hoje, dia 15). Logo, eles pediram-me para tentar ajudá-los. Felizmente recebi algumas coisas pelo meu trabalho extra. Não só tenho a Segunda Feira livre esta semana, como também é possível que eu saia mais cedo nos outros dias. E considerando que eu tenho que me começar a preparar para voltar para Portugal, ter uns dias extra para me preparar é bom. Também tive a oportunidade de explorar uma nova zona da Lituânia, e provar mais alguma comida local. Por mais que não adore comida lituana, foi bom ter mais experiências como esta.
Para além disso, eu e o resto do grupo tentamos ter tempo para fazer coisas em grupo. Na terça-feira nós aproveitámos e fomos patinar no gelo numa feira local. Tinha mais gente do que o normal, mas continuou a ser uma experiência positiva, por mais que tenhamos andado a ficar sem experiências novas para fazer durante os fins de semana. A nossa relação enquanto grupo tem continuado positiva, mesmo com todas as diferenças de personalidades e gostos. Mesmo depois deste tempo todos, ainda sinto alguma dificuldade em encaixar com o resto do grupo, mas sinto que eles ainda me aceitam e ainda me incluem em algumas atividades.
Mas mesmo depois disto tudo, eu adorei ficar por aqui na Lituânia. Eu irei falar mais dos meus pensamentos finais sobre o projeto ERASMUS+ quando voltar para Portugal e tiver de escrever o relatório final, mas por agora considero isto uma experiência positiva, cheia de memórias para contar.
Diário de Bordo #6
Ao longo do tempo, com cada relatório entregue, estamos cada vez mais perto do final do programa ERASMUS+. A jornada tem sido incrível, mas ainda não acabou, e essas três semanas serão aproveitadas no máximo possível.
No trabalho as coisas continuam parecidas. Nas últimas semanas tenho recebido cada vez mais trabalho, sendo que agora estou a gerir três projetos ao mesmo tempo. Dois deles são projetos para museus, ambos sendo experiências interativas, mas o outro é diferente. Sendo que o meu estágio não está longe de acabar, a conversa do que fazer quando eu me for embora começou a surgir. A solução arranjada pela empresa foi arranjar novos estagiários para eu ensinar como fazer as coisas que eu estou a fazer neste momento, para que esses estagiários possam continuar a fazer os vídeos para o tiktok. Por mais que eu ache estúpido ter um estagiário a gerir outros estagiários, ao menos os novos estagiários parecem ser boas pessoas.
Em termos pessoais as coisas têm andado um pouco diferentes. Recentemente tenho embarcado em algumas aventuras sozinho. Na semana passada eu fui visitar o Palácio Presidencial, apenas indo com a companhia de um grupo de franceses que têm contacto com a Aistė. Por mais que não tenha conseguido tirar muitas fotografias para mostrar, a experiência foi boa. E esta semana passei a sexta e o sábado sozinho, já que o resto do grupo foi a Riga. Eu então aproveitei para ir visitar o Panorama, um centro comercial aqui perto ao qual eu nunca tinha ido, e entender como é viver numa casa sozinho. O centro comercial é bastante grande, e acho que valeu a pena ir visitá-lo.
Por mais que eu tenha andado a visitar mais sítios sem o resto do grupo, a nossa relação continua boa. Desde o início que nos damos bem, e mesmo que sejamos pessoas bastante diferentes, conseguimos arranjar coisas para fazer em conjunto. Seja sairmos para ir patinar no gelo, ou ficar em casa a ver uma série ou um filme, conseguimos sempre arranjar uma maneira de socializar juntos.
Em geral, a experiência na Lituânia tem sido bastante diferente. E mesmo com as suas complicações, eu estou orgulhoso de ter tido a honra de poder fazer parte deste grande projeto.
Diário de Bordo #5
Com mais duas semanas passadas desde o último relatório, novas experiências aparecem que me levam a conhecer novas pessoas e a fazer coisas que não costumo fazer em casa.
No trabalho, estou atualmente encarregado de fazer animações curtas para o tiktok da Ilape, um dos negócios que a minha empresa tem. A primeira animação lançada foi considerada um sucesso, portanto o departamento quer lançar mais todas as semanas. Por mais que seja muito trabalho, e que algumas vezes seja frustrante, estou a aprender coisas novas e a treinar as minhas capacidades, o que eu acho importante. Entretanto com a finalização da ultima animação, fiquei encarregado de um outro trabalho mais complicado e que está fora das minhas capacidades, o que é frustrante, mas estou a adaptar-me bem.
A vida pessoal tem andado mais calma, mas com várias atividades para nos mantermos todos ocupados e a divertir-nos.
Na sexta passada fomos visitar um parque de trampolins, que era algo que eu não visitava há anos. A experiência foi nostálgica e divertida. O tempo tem andado a piorar lentamente, sendo que até nevou esta semana, mas estamos a tentar fazer o melhor para nos divertirmos. No domingo (17/11), fomos visitar o castelo, adicionando mais um ponto turístico á nossa estadia.
Em geral, a experiência aqui no Erasmus+ continua a ser algo positivo para mim.
Mesmo que possa ter as suas frustrações, eu continuo a gostar do que estou a fazer, e a fazer memórias que nunca me esquecerei.
Diário de Bordo #4
Passaram mais 2 semanas desde o último relatório. Cada semana que passa está cheia de novas experiências que nunca tinha passado antes. No entanto nem todas as experiências são boas, mas o importante é saber lidar com esses problemas para se ter a melhor experiência possível.
Tive alguns azares durante estas duas semanas. Desde a minha mochila a deixar de fechar até a perca do carregador do meu telemóvel.
No entanto, volto a reforçar que não se pode ter uma atitude negativa mesmo nas piores alturas. Em vez de passar o tempo a desesperar, eu fiz o meu melhor para resolver os problemas que me surgiram á frente, e acabou por correr bem. Agora tenho uma mochila nova e os azares que aconteceram já passaram.
Em termos de trabalho, eu comecei a trabalhar num novo projeto. Esse projeto incluía eu fazer motion tracking e motion capture, o que era algo que eu nunca tinha aprendido a fazer. O chato desse projeto é que ninguém na empresa sabia fazer isso, portanto uma boa parte da aprendizagem teve de ser feito sozinho. Foi frustrante, e passei praticamente estas 2 semanas só a trabalhar nisso. No fundo eu não consegui acabar o projeto que eles queriam, que era um vídeo especial de Halloween, devido a alguns problemas técnicos e a falta de experiência no tipo de trabalho. Felizmente ninguém ficou chateado, e aprendi uma coisa nova que poderá ser útil no meu futuro, e isso deixa-me orgulhoso.
Em relação à vida pessoal, tem sido também bastante boa. Os últimos dias têm sido mais calmos, especialmente por causa de um aviso de mau tempo aqui na zona, que nos impediu de sair no feriado e durante o fim de semana. Mas mesmo com isso, continuamos a dar-nos todos bem. Na semana passada aproveitámos para visitar um parque local, e apreciar a beleza natural da zona, e quase todas as semanas, nós saímos para jogar snooker.
Em suma, estas duas semanas foram mais complicadas do que as anteriores para mim.
No entanto, a moral da história é nunca deixares que a falta de animo ou o azar que te esteja a acontecer te suba à cabeça, e tentes continuar a viver a tua vida e arranjar soluções práticas para os problemas em que te encontras.
Diário de Bordo #3
Hoje marca oficialmente o primeiro mês na Lituânia, um momento que passou bastante depressa, mas que ao mesmo tempo contém tantos momentos diferentes. A experiência por aqui continua a ser bastante positiva, com nenhum drama grande a acontecer desde a última vez que escrevi o diário.
Estas últimas duas semanas passaram a correr.
No trabalho os dias têm-se tornado mais banais. Ao contrário das últimas semanas, em que eu estava a fazer um trabalho novo todos os dias, nestas últimas semanas eu tenho andado a trabalhar num modelo 3D para a empresa usar. Por mais que o meu conhecimento de 3D não seja tão grande em comparação às capacidades de alguns colegas da minha turma, eu estou bastante orgulhoso do modelo em que estou a trabalhar, e não tenho encontrado muitos problemas, e nenhum desses problemas é grave.
Para além disso, tenho andado a tentar inscrever-me num ginásio para experimentar, já que nunca fui a um ginásio. No entanto, tenho tido alguns problemas com as aplicações do banco, o que tem tornado a inscrição muito mais difícil. Felizmente, ainda tenho acesso ao meu cartão e consigo pagar pelas compras e outras atividades pelo MBWay, mas ainda não desisti completamente da ideia de me inscrever num ginásio.
A vida em casa tem andado bastante normal. Infelizmente é um bocado complicado estarmos todos juntos durante a semana devido a diferenças de horários (penso que por dia eu, o Alexandre e o Tiago estamos juntos por um total de 3 horas). Mas mesmo com estas diferenças de horários durante os dias de semana, temos nos dado todos bem, e tentamos aproveitar os fins de semana para fazer atividades em conjunto.
Por mais que este fim de semana seja mais lento, o fim de semana passado foi cheio de atividades. No sábado, íamos comer num restaurante típico sugerido pela Aistė, a nossa parceira da Lituânia. No entanto, descobrimos que os restaurantes são muito pedidos, e á 1 da tarde já estavam cheios. Acabamos por comer no Hesburger, que não é exatamente comida típica. Depois disso fomos todos passear e finalmente visitar as 3 Cruzes e o Castelo no topo da montanha. Realmente dois locais muito bonitos, que me fizeram apaixonar ainda mais por esta cidade.
Em geral, este primeiro mês na Lituânia foi cheio de atividades e de novas experiências para mim e para este grupo.
E realmente estou a ficar cada vez mais feliz com o facto de ter tido a oportunidade de ter esta experiência.
Diário de Bordo #2
O dia de hoje marca a segunda semana desde que chegámos à Lituânia para começar o programa ERASMUS+.
Para além disso, oficialmente começámos os nossos estágios nas empresas, estágio esse com diversas pessoas peculiares, mas acolhedoras.
A empresa que eu estou a estagiar chama-se Multimediamark, e desde o início que eu fui bem acolhido pelo chefe e pelo supervisor. O escritório não era algo que eu estava à espera. Vários fatos inteiros de raposas pendurados num canto, desenhos feitos por crianças e outras coisas que me deixaram a rir no primeiro dia que cheguei à empresa. Cada uma das 4 pessoas que trabalham no escritório são diferentes, com as suas personalidades e maneiras de estar que trazem o seu próprio acolhimento à situação.
Em termos de trabalho, houve algumas complicações na segunda semana, mas nada de grave. Houve um trabalho que me demorou mais tempo devido a algumas dificuldades com as expectativas do chefe da empresa, mas acabou por ser resolvido e consegui entregar esse trabalho a tempo.
Para além desses pequenos problemas, o resto do trabalho tem sido tranquilo. Mesmo que não esteja a trabalhar em coisas 100% da minha área, tenho andado a conseguir aplicar os meus conhecimentos para fazer o melhor trabalho possível.
Gostaria também de realçar mais uma vez que o clima é bastante amigável, tendo até um exemplo de um momento especial que aconteceu durante estas semanas. Um dos dias na semana passada, o nosso chefe trouxe pizas e todos nós almoçámos juntos, falámos sobre as nossas experiências, e convivemos.
Em geral, estou a gostar da empresa até agora.
Em termos pessoais, tenho andado a habituar-me a viver nesta casa, e já vimos bastante nestas últimas semanas.
Todos os fins de semana, nós temos saído de casa para pelo menos caminhar. No dia 26 foram os meus anos, e para celebrar, todos saímos no fim de semana e fomos a um centro comercial e passámos o dia a jogar bowling e outros jogos.
Para além disso, a Aistė marcou-nos uma visita à universidade de Vilnius na última quinta-feira. A experiência foi interessante e tenho andado a adorar todos os sítios que tenho visitado em Vilnius.
Em geral, estas duas semanas têm sido cheias de experiências novas. Mas mesmo que o frio tenha aumentado, a minha apreciação por este país está a melhorar em cada dia.
Diário de Bordo #1
Na sexta passada começámos a nossa jornada ERASMUS+. Jornada que me levou a não dormir, devido a termos de estar no Aeroporto às 3 da manhã desse dia. Por mais que eu quase me tenha enganado dentro do aeroporto, os meus colegas estavam lá para me ajudar. Com a ajuda deles, o processo dentro do aeroporto e no voo foi bastante calmo e sem stresses.
Fizemos escala em Paris, onde ficámos durante o resto do dia até às 18:00. Aproveitámos o tempo que tínhamos em Paris para visitar a Torre Eiffel, local esse que eu sempre quis ver de perto. Fomos até ao topo da torre, tirámos fotos, e comemos lá perto.
Depois, fomos no avião para a Lituânia, cansados e com sono. Foi uma boa altura para dormir um bocado e comer alguma coisa, por mais que tenha sido só uma sandes. Mas com a fome que eu tinha, até a sandes sabia bem.
Chegámos com frio, mas bem. Depois instalámo-nos e dormimos nas nossas novas camas. Poder deitar-me numa cama outra vez foi bom, e dormi como uma pedra.
No sábado, acordámos tarde, mas bem, e aproveitámos para conhecer as pessoas e os sítios, indo aos supermercados locais para podermos ter comida para o dia. As pessoas são simpáticas e sabem falar inglês, o que é sempre bom para quem não conhece muito a língua.
No domingo, com as compras já feitas, aproveitámos para tirar o dia para passear e conhecer o local. Visitámos a ponte, o rio, e outros locais na zona. e descobri que estamos bem localizados, com vários supermercados, centros comerciais, e outros bem essenciais.
Visitar estes sítios ajudou-me também a ver a beleza do local, e até me ajudou a acalmar depois de ter tido alguns problemas durante a tarde.
Em suma, por mais que a viagem tenha sido stressante, sinto que me estou a habituar bem à vida na Lituânia.
Mesmo que possa passar por alguns stresses e alguns problemas ao longo do tempo, penso que conseguirei ultrapassar e ter uma boa experiência no programa ERASMUS+.