ETIC em destaque no MDOC’25!

A ETIC marcou presença no MDOC’25 – Festival Internacional de Documentário de Melgaço com duas equipas de alunos e o envolvimento direto de um dos grandes nomes do cinema português: Pedro Sena Nunes, também professor e coordenador na ETIC, foi o tutor das residências artísticas Plano Frontal. O MDOC “pretende promover e divulgar o cinema etnográfico e social” e é um dos festivais de verão mais interessantes e singulares da atualidade.
No que toca à presença de talentos ETIC no festival, pela primeira vez uma equipa de finalistas do curso de Film and Television foi selecionada para integrar a Residência Cinematográfica Plano Frontal. André Lino (Realização), Mariana Macedo (Direção de Fotografia e Operadora de Câmara) e Leandro Silva (Direção de Som) produziram e filmaram em Melgaço ao lado das outras equipas selecionadas vindas do Brasil, da Eslováquia e da Universidade da Beira Interior. Esta seleção demonstra mais uma vez que a ETIC é uma das grandes escolas de cinema do país!
O MDOC’25 foi também palco da estreia do filme “PO-19-51”, realizado por Duarte Rodrigues, Afonso Machado e Bernardo Agostinho, ex-alunos ETIC. Este documentário foi realizado na residência artística Plano Frontal no ano de 2024 e conta a história de “três pessoas que partilham a mesma paixão (…) Graças a esta paixão, todos os anos reúnem-se em Melgaço pessoas com o mesmo amor e a mesma vontade de deixar memórias e de ver algo antigo ganhar vida.”
No ano de 2022, a residência cinematográfica Plano Frontal contou com a participação de uma equipa dos cursos anuais da ETIC: Cátia Alpedrinha (Realização), António Freitas (Câmara e Iluminação) e Francisco Pinheiro (Pós-Produção e Som) foram os selecionados.