MODA E SUSTENTABILIDADE
O mês de fevereiro foi o mês da Moda na nossa Escola, a ETIC.
Cada ano, a cada dia, os nossos alunos surpreendem-nos com a sua criatividade, com o seu compromisso na sua aprendizagem e com a preocupação na forma como olham o mundo e o planeta em que vivemos.
Entre as várias iniciativas, “The Mannequin Project” exibe várias peças das quais destacamos o projeto “love to Selfcause”. O conceito deste trabalho inspira-se nos demónios em que o consumo chegou. E explica que a indústria da moda é a segunda mais poluente do mundo, responsável, por 8% do dióxido de carbono na atmosfera.
Neste sentido, referimos um artigo um da revista Forbes, sobre O estado da sustentabilidade na indústria da moda (e o que isso significa para as marcas):
“A indústria da moda é conhecida pela sua capacidade de implementar tendências que têm o poder de moldar a sociedade e afetar os hábitos de compra dos consumidores em geral. Mas o que às vezes é esquecido é o impacto que os consumidores têm na indústria.
A verdade é que a indústria é amplamente ditada pela procura do consumidor, e cada vez mais há uma preocupação do consumidor, por práticas sustentáveis.
Numa pesquisa realizada pela McKinsey durante o início da pandemia de Covid-19, “67 % [dos entrevistados] consideram o uso de materiais sustentáveis um importante fator de compra, e 63% consideram a promoção da sustentabilidade de uma marca da mesma forma. Deste modo, os consumidores podem pressionar a indústria da moda a considerar o seu impacto no meio ambiente e na preservação do planeta.”
A Escola é o local onde todas as causas merecem ter lugar. Felizes com a preocupação que vemos nos nossos alunos, que sonham um dia fazer parte desta indústria e que, com esta instalação, nos alertam para um consumismo muitas vezes desmedido e sem preocupação para a sustentabilidade do nosso planeta.