Zona Ⅱ: ETIC e CCP juntos na atribuição de bolsa de estudo
A ETIC volta a associar-se ao Clube da Criatividade Portugal na sexta edição do Zona Ⅱ, um programa que promove a inclusão e a diversidade no setor criativo, através da atribuição de bolsas de estudo em várias instituições de ensino.
Nesta edição, a ETIC irá premiar um dos vencedores com uma bolsa de estudo para um curso anual, reforçando o seu compromisso com o acesso à formação criativa e com a valorização de novos talentos.
O Zona Ⅱ foi criado em 2020 por iniciativa de Maria Goucha e Wil Carvalho, sócios do CCP, com o objetivo de abrir o mercado criativo a novas perspetivas, aproximando-o de pessoas provenientes de contextos periféricos ou com menos oportunidades de acesso às indústrias criativas. O programa procura fomentar a diversidade, trazer novas referências e enriquecer o setor com diferentes experiências, visões e formas de pensar.
As candidaturas estão abertas até ao dia 30 de março de 2026. Para se candidatarem, os interessados devem submeter uma carta de apresentação, explicando a sua motivação, o interesse pela área escolhida e as razões pelas quais consideram merecer a bolsa. É igualmente obrigatório o envio de um trabalho desenvolvido pelo candidato, podendo assumir o formato de texto, imagem ou som.
Podem candidatar-se pessoas de todas as idades, desde que tenham o 12.º ano de escolaridade concluído na fase de matrícula no curso atribuído. São também elegíveis alunos finalistas do ano letivo de 2025/2026.
Ao integrar novamente o Zona Ⅱ, a ETIC reafirma a sua missão de tornar a educação criativa mais acessível, diversa e representativa, contribuindo para um futuro mais inclusivo no panorama criativo nacional.