MUSIC FOR FREEDOM abre horizontes para integração de reclusos
Mais uma etapa para este projeto Erasmus+ que promove a reintegração social dos reclusos através do Hip Hop, Rap e beatmaking.
A ETIC, representada por Susana Bronze e João Gomes, juntou-se aos parceiros italianos, belgas, austríacos, turcos, alemães e romenos em Timisoara, na Roménia, para uma semana de workshops, formação e disseminação do projeto.
A ETIC, responsável pela criação do Manual para a formação de metodologias e tecnologias de edição áudio em contexto prisional, apresentou os seus principais resultados desta aprendizagem, que envolve criação textual e poética (a base do rap), mas também a composição musical, produção de som e, consequentemente, de música. O objetivo é dar ferramentas técnicas e criativas para que o público-alvo ganhe competências através da música.
Além do trabalho de equipa entre todos os parceiros, as sessões incluíram atividades na Prisão de Timisoara com a participação de alguns reclusos que estiveram envolvidos na fase-piloto, numa experiência muito construtiva.
O projeto M4F- Music for Freedom foi apresentado pela a um público mais vasto, como a comunidade educativa dos estabelecimentos prisionais e educadores não-formais que já trabalham com jovens em risco de marginalização, condenados ou em liberdade condicional.
Com maior conhecimento e metodologias podem maximizar os seus métodos educativos.
Saber + :
Website – https://music4freedom.eu/en/
Facebook – https://www.facebook.com/m4f.eu
Instagram – https://www.instagram.com/m4f.eu