Agir na ETIC: a consistência e o ecletismo de duas décadas de muito sucesso

O primeiro dia de trabalho de Agir na Telepizza não correu bem. Tanto que foi também o último. Predestinado para a música, o cantor, compositor e produtor português começou a compor muito cedo na adolescência, mas esperou longos anos até lançar cá para fora músicas e álbums. Eclético e sempre consistente no seu trabalho artístico, Agir é hoje um dos grandes nomes da música urbana portuguesa e esteve na ETIC para uma Masterclass que fechou o ciclo de convidados – músicos e produtores – dos Cursos Anuais de Produção Musical.
A sala que recebeu Agir para uma Masterclass mediada por Ricardo Farinha compôs-se rapidamente de uma Comunidade ETIC sempre pronta a aprender. Com a sessão a começar numa abordagem ao início de carreira do cantor, foi nesse momento que Agir mencionou a Telepizza como uma das experiências onde não teve o mínimo sucesso. Contrariamente a essa carreira de curtíssima duração, no mundo da música o artista começou a destacar-se e não mais parou, sempre consistente na sua tarefa criativa, elevando o seu percurso a duas décadas de carreira de muito sucesso junto do público português. Em relação a essa consistência, o músico foi contundente: “A partir do momento em que se lança o primeiro som já não se pode deixar a bola cair”.
Além do percurso recheado de diferentes sonoridades e registos (pop digital, cantares acústicos ou R&B, para mencionar alguns dos estilos em que já se aventurou), Agir também falou do tema que mais tem entusiasmado os alunos presentes nas diversas sessões onde participaram os vários convidados deste ciclo: a produção musical. Os aspetos técnicos da criação musical foram tema fortemente debatido. O cantor chegou mesmo a abrir o programa FL Studio e a mostrar uma das colaborações com SleepyThePrince que está prestes a sair. Depois de acabado o tema, a Comunidade ETIC elogiou o que tinha ouvido e embarcou em questões sobre especificidades da produção. Sempre recetivo, Agir foi respondendo a cada dúvida que surgia, elucidando quem tinha à frente. Após momento onde a Masterclass discorreu num diálogo entre artista e alunos, o músico decidiu mostrar o inédito live dessa mesma canção. Apareceram no ecrã da televisão Agir e SleepyThePrince numa autêntica melodia de química artística.
Acabada a Masterclass com Agir encerrou-se também este ciclo de artistas que visitou a Comunidade ETIC sempre com a cumplicidade da partilha e dos conselhos para suceder numa área bastante exigente.