ALUNO CRIA NOVA MOSTRA DE CINEMA
A RONCA- Mostra de Cinema de Elvas surge da vontade de mostrar os seus projetos cinematográficos à família, mas rapidamente se tornou em algo maior: promover e descentralizar o cinema português e as bandas sonoras, confessa Luís Eduardo Graça, aluno do BA Film & Television e fundador do projeto.
O que começou por ser uma necessidade de mostrar os seus filmes, passou para a vontade de promover um dia de Arte e acabou na primeira Mostra de Cinema Português em Elvas. “De repente fui construindo algo que ficou gigante e agora já nem os meus filmes vou mostrar”, desabafa entre risos.
Juntou amigos da Etic para o ajudar e apresentou a proposta à Camara Municipal de Elvas, que gostou muito da ideia e rapidamente aceitou e apoiou a iniciativa.
Partindo de um dos seus principais focos, enaltecer a música feita para cinema, e unindo-o às suas raízes – Elvas – surge o nome do festival: RONCA, também conhecido como um instrumento musical típico desta cidade alentejana.
A mostra, que decorre de 2 a 27 de março, é composta por 5 secções:
Três secções abertas a inscrição, através da plataforma FilmFreeway
– RONCA ESTUDANTE – direcionada a curtas-metragens produzidas em ambiente académico, em Portugal.
– EUROCIDADE – para projetos produzidos na região Alentejana e/ou histórias sobre a mesma.
– RONCA – onde pode concorrer qualquer género de filme que privilegie a harmonia entre a banda sonora e a narrativa do filme.
Duas secções com programação do festival:
-RONCA ESPECIAL – 3 longas-metragens que refletem os valores principais do festival: o Alentejo e a Música.
-RETROSPETIVA – 4 longas-metragens de homenagem a Vasco Santana.
O que se pode esperar mais desta RONCA? Conversa com Frederico Corado, sessão de curtas musicadas ao vivo, atuações musicais, sessões dedicadas às escolas e à universidade sénior e ainda duas masterclasses com professores que lecionam na ETIC: Pedro Senna Nunes e David Bonneville.
Equipa por detrás do projeto:
Luis Eduardo Graça, Renan Tcholakian, Alexandra Alexandre, Carolina Oliveira, Margarida Lobinho, Diogo Ferreira, João Semedo (todos parte da Comunidade ETIC) e André Ferreira.
Sabe mais aqui:
INSTAGRAM
FACEBOOK
Conhece o Programa completo: