Apresentação
A indústria de videojogos movimenta biliões de dólares e milhares de profissionais em todo mundo. Este curso abre portas a uma carreira internacional. A construção de um bom portefólio é essencial para entrar na indústria dos videojogos a nível nacional e internacional. No curso vais criar e promover os teus próprios projetos na área artística em Videojogos e Animação Digital.
O curso promove a participação dos alunos em game jams, workshops e conferências para ampliar conhecimentos e gerar contactos com especialistas. Oferece competências que permitem trabalhar em qualquer local, para qualquer parte.
METODOLOGIA
O ensino da Escola assenta no método de projeto (PBL- project-based learning), em turmas pequenas de 16 alunos, num ensino de proximidade. O aluno aprende ao procurar respostas a desafios reais, muitas vezes em trabalho de equipa, procurando o seu desenvolvimento criativo, crítico e pessoal.
PROFESSORES
O corpo docente é constituído por profissionais em atividade e é promovida uma constante participação em workshops, conferências e visitas de estudo, de forma a fomentar o conhecimento e contacto com contextos reais de trabalho.
Plano Curricular
Através da exploração de precedentes históricos e funcionamento da indústria, onde se abordam e se experimentam elementos icónicos dos videojogos.
As indústrias criativas deixaram de ser ilhas e estão cada vez mais interligadas. Aquilo que foi feito no passado, tem influência nos dias de hoje e explorar contextos históricos ajudam a perceber a atualidade dos videojogos.
O mercado de trabalho procura os melhores criadores e trabalhadores, mas também aqueles que têm uma postura profissional. Nesta unidade, conhecem as ferramentas, postura e abordagem que a indústria espera de vocês.
Um videojogo tem muito mais profundidade do que podemos ver à primeira vista. Existe muito mais por detrás dos conceitos e mecânicas que dão vida a um videojogo e nesta unidade aprendem a dar olhar para além do básico.
Como um dos pilares do curso, a animação é essencial para dar vida a um videojogo. Desde os princípios da animação até aos conceitos de movimento, esta é a unidade que ajuda a perceber melhor como aplicar e melhorar estas técnicas.
Este Laboratório procura unificar conexões entre os elementos da comunidade. É um ponto de encontro e de troca de experiências, um espaço dedicado à criatividade onde se exploram e desenvolvem práticas de cruzamentos disciplinares, dentro e fora do espaço escolar. A comunicação é a chave principal deste processo. O laboratório procura identificar e mobilizar tendências, experimentar novas formas de pensar e conceptualizar, facilitar sinergias entre alunos. Este é um laboratório que se apresenta como uma ferramenta de aprendizagem.
Uma ideia só tem expressão quando materializada e a importância da arte conceptual vive com a passagem para o papel, ou qualquer suporte que permita dar vida à ideia.
Em Modelação 3D o aluno vai poder conhecer e melhorar as suas capacidades de perspetiva, espaço e criação de modelos em 3D. Com acesso a ferramentas que permitem criar, construir e modelar praticamente todo o tipo de ideias.
Resulta na criação de um projeto individual onde os conceitos apreendidos ao longo do primeiro ano, são postos à prova. Com o apoio do professor, o aluno terá de criar o seu projeto e perceber como este vive dentro da indústria.
Um jogo é composto por mecânicas e conceitos, mas mesmo sem palavras, um jogo conta uma história. Seja através dos cenários, personagens ou ambiente, a narrativa está presente num videojogo e esta é a unidade que ajuda a perceber como podem aplicar esta arte.
Um videojogo é uma soma de várias partes e por muito desenvolvido que esteja em várias áreas, é preciso que o seu conteúdo faça sentido de explorar. Level Design é onde a lógica dos cenários e mecânicas são aprofundadas com técnicas e ferramentas reais.
Os nossos cursos partilham conteúdos e propõem desafios com uma visão internacional. Preparamos e apoiamos os nossos alunos pensando nas melhores práticas, independentemente das geografias ou nacionalidades. Também por esta razão saber inglês é um instrumento fundamental para destruir muros: ter acesso a mais referências, conhecer mais contextos profissionais e desenvolver o seu portfolio em linha com o que se faz de melhor, sem fronteiras.
O objetivo é preparar os estudantes para a dinâmica de projeto das indústrias criativas, fomentar o trabalho em equipa, promover a interdisciplinaridade, estimular o sentido de responsabilidade, o cumprimento de objetivos e ainda desenvolver competências de apresentação e promoção pessoais. Desta forma, aproxima-se o ambiente escolar à realidade do mundo de trabalho e às suas exigências.
Passar a ideia para o papel é só uma parte daquilo que é a Arte Conceptual. Existe uma infinidade de técnicas e abordagens a aprender que dão uma profundidade e validade a esta arte que faz a diferença no resultado final.
Modelação 3D Avançada é a evolução das técnicas e conceitos adquiridos no primeiro ano. Aqui alargam o conhecimento, exploram novas técnicas e melhoram a capacidade de criar e modelar em plataformas 3D.
Existem vários tipos de animação e várias formas de chegar ao mesmo objetivo, no entanto, existe um caminho a percorrer para fazer com que a animação seja um resultado melhor e muito além do que frames seguidas. É aqui que aprendem estes passos.
A indústria dos videojogos e as criativas no geral são mercados que necessitam de ser abordados de uma perspetiva profissional e global. Esta é a unidade que apresenta os videojogos como um todo e como o conhecimento da indústria ajuda a moldar o resultado final.
Corresponde ao projeto final. Em conjunto com outros colegas, será necessário juntar esforços e aprendizagem tida ao longo do ano para realizar um projeto final jogável com os vários conceitos e conhecimento.
You will evaluate the industry skills requirements for your future career plan and identify gaps in your knowledge that
you really want to fill. List all the things you still want to try before you graduate be they technical (e.g. rigging) or
creative (e.g. creating assets in the anime style), and then design a project to allow you to achieve these things.
This unit is front-loaded and will take most of your attention for the first few weeks of your final year. The decisions you make in this unit will inform everything else you do in your final year and ensure your Final Major Project ticks all the boxes you need it to.
The Professional Engagement module has been designed to develop three key areas that are vital for professional success.
The three areas are: graduate skills and employability; professionalism; career and personal development.
This unit is a chance to press all the buttons you haven’t pressed yet and develop industry level skills in the areas you need for your future career. The things you learn in this unit will directly inform your Final Major Project (FMP) so that you know when you start it that you can hit the ground running and spend more time in production and less in making mistakes.
You will also do any previz and concept work you need for your FMP.
Although practically based, this unit will encourage you to engage with the theories of art and their relation to CGI/VFX and challenge you to connect your practical and theoretical understanding of art with your practice in CGI/VFX. Within this unit you will also make preparatory material for your final major project such as concept art and story boards.
This module is designed to provide you with the opportunity to conduct a self-managed project of significant scale and complexity to support your Honours award. This project will form the main part of your portfolio for future employability or further study.
Show just how good you can be at your subject when you get the chance to devote significant ntime and effort to it. It is the culmination of all you have learned and could be your last chance (for a while at least) to channel your main energies to your own project.
Students applying for the 3rd year must have completed 120 credits/level 5 and a B2 English level certificate.
CERTIFICAÇÃO
Bachelor Degree
2 anos + 1 ano* = 180 Créditos
No final do segundo ano do curso, o aluno obtém uma certificação profissional Higher National, atribuída pela PEARSON BTEC, nível 5 com 120 créditos.
A Solent University certifica o 3.º ano e atribui 60 créditos, conferindo assim a certificação de Bachelor Degree.
A certificação obtida no final dos 3 anos é de nível 6, com 180 créditos.
*Para ser admitido no 3º ano, o aluno terá de ter o nível 5 – 120 créditos, bem como o nível B2 de inglês.
Pode saber mais sobre os tipo de certificação internacional consulte aqui
Equipa Pedagógica
DANIEL SILVESTRE
RICARDO TOUREIRO
Coordenador 3º ano e Tutor
RICARDO TOUREIRO
Designer, Artista e Programador.
Licenciado em Design Industrial pelo IADE. Especializado em visualizações de produto e criação de espaços virtuais. O seu trabalho em desenvolvimento de videojogos tem uma forte componente experimental e assume o papel de designer, artista e programador.
SOFIA MATEUS
IVAN BARROSO
Professor
IVAN BARROSO
Historiador e cronista de videojogos
Autor e cronista especializado em videojogos no Jornal Público. Ex-Game Designer na CAB Games (EUA) e XS Gamerz (EUA), Project Manager do jogo “Out of Line” (PlayStation 4® e PC).
JOÃO CANELO
TIAGO LOBO PIMENTEL
ALEXANDRE BARBOSA
CLÁUDIO FERRO
LUCAS VENTURA
MATILDE ALBUQUERQUE
BEATRIZ AVELINO
SAÍDAS PROFISSIONAIS
- Animador 2d
- Animador 3d
- Concept art artist
- Character Designer
- Ilustrador
- Motion designer
- Editor de video
- Environment Artist
ERASMUS+ E ESTÁGIOS EMPRESAS
No final do curso e, mediante o seu desempenho, o aluno pode candidatar-se a um estágio internacional através do Programa Erasmus+.
Pode igualmente candidatar-se a um estágio em empresas através do Departamento de Integração Profissional (estagios@etic.pt).
FESTIVAIS, PARCERIAS E PRÉMIOS
Festival ATLAS, Rock In Rio, Cool Jazz, Prémios Playstation, DOC Lisboa, Iberanime, Lisboa Games Week, Festival Monstra, entre outros.
EQUIPAMENTOS
- Salas equipadas com 16 postos de trabalho individuais em ambiente PC.
- Programas utilizados: Adobe Photoshop, Adobe Illustrator, Adobe After Effects, Adobe Indesign, Autodesk Maya, Unreal Engine, Spine, Trello.
- Discord, Microsoft Office 365.
- Estúdios de Som e Fotografia.
CANDIDATURA
Requisitos:
∙ 12.º ano de escolaridade;
∙ Carta de motivação com razões pelas quais se candidata;
∙ Apresentação de portefólio ou showreel – deverá ser apresentado físico ou digitalmente no momento da entrevista;
∙ Conhecimentos da língua inglesa;
∙ Entrevista;
∙ Todos os candidatos terão de realizar um exercício criativo após a entrevista.
O que devo fazer para iniciar a minha candidatura?
∙ Preencher o formulário na página do curso em que estou interessado (botão CANDIDATURA)
Quais os passos seguintes?
Irá receber um email de confirmação com informação sobre :
∙ Marcação de entrevista
∙ Visita à escola (opcional)
Convidamos a conhecer o ambiente criativo e próximo que se vive na Escola, através de visita acompanhada aos estúdios, ateliers e salas de formação.
Candidaturas de janeiro a setembro.
CONDIÇÕES DE PAGAMENTO
Existem vários programas de financiamento à formação em diversas instituições bancárias: Caixa Geral de Depósitos, Santander, Banco CTT, BPI, entre outros.
CONDIÇÕES GERAIS
A abertura de cada curso/turma/horário está condicionada a um número mínimo de inscrições. A inscrição no horário pretendido é limitada ao número de vagas disponíveis.
O ensino é presencial e projetual. O programa do curso inclui aulas sem professor para desenvolvimento de exercícios autónomos e práticas projetuais. O trabalho autónomo ou projetual é importante para o progresso do aluno nas suas aprendizagens.Os professores podem solicitar o desenvolvimento de trabalhos fora do horário estabelecido para as aulas.
Eventualmente podem ser marcadas aulas fora do horário estabelecido, por exemplo para responder a projetos que exigem essa flexibilidade, para atender a necessidades de equipamento específicas dos projetos, para resposta a exercícios feitos em contexto real com parceiros, ou por qualquer outro motivo que apoie a melhor consecução do programa.
As aulas técnicas específicas e/ou workshops podem ocorrer aos sábados.
A duração de cada aula pode variar em função da sua natureza teórica ou prática.
A turma pode ser dividida em grupos para melhor aprendizagem e intensificação do desenvolvimento de projetos e matérias.
O programa curricular e o elenco de professores do curso podem ser alterados por razões de adequação pedagógica ou por motivos de força maior.
Para mais informações contacte-nos.