APRESENTAÇÃO
DESIGN VERBAL – a escrita da marca por Pedro Pires
Um ato criativo pode parecer espontâneo ou natural para quem o executa desde tenra idade. Ele só será um ato artístico ou um ato de design quando informado de intenção. Do grau de consciência desse ponto de partida, define-se o grau de intenção na criação.
O início é sempre a procura da identidade primordial.
Na prática do design, e mais especificamente na criação de sistemas de identidade verbal e visual, existe sempre a questão do início.
Onde começar em cada projeto?
Na construção de identidade, é necessário adequar os nossos impulsos criativos ao que faz sentido. Esta procura do sentido não é a procura do normativo. A procura do sentido, consegue-se com imaginação e método. Criar significa elaborar as perguntas que nos obriguem a ser o mais meticulosos possível, na procura de uma verdade que possa ser partilhada com o mundo.
Este curso trata da forma como escrevemos os elementos identitários para obtermos a produção de cultura de marca, cuja perceção gere compreensão e valorização.
Porque antes de ser desenhada, uma marca escreve-se. Isso é Design Verbal.
DESTINATÁRIOS
Diretores Criativos
Designers
Redatores
Estrategas criativos
Marketeers
Gestores de marca
Gestores de projeto
Pensadores
Professores
Investigadores
CERTIFICAÇÃO
A ETIC é uma entidade formadora certificada pela DGERT, que lhe atribui um reconhecimento global para realizar formação e que é concedida por áreas de educação e formação. Este curso está inserido na modalidade Outra Formação Profissional (OFP).
Os registos das ações de formação são efetuados em SIGO, destinando-se a certificar a conclusão com aproveitamento da ação de formação para alunos com residência em Portugal (Portaria nº474/2007).
Plano Curricular
Introdução ao tema.
Como obter informação – pesquisa e entrevistas.
Guiões e entrevistas.
Procurar e organizar outra informação.
Preparar benchmark.
Tematização.
Títulos Ilustrados.
Indução estratégica.
Misturando as informações de diversas fontes.
Considerar o benchmark.
Escrever de forma criativa.
Narrativas.
Síntese.
Declarações de marca.
5 razões para…
EQUIPA PEDAGÓGICA
PEDRO PIRES
Pedro Pires é escritor criativo há 28 anos.
No seu percurso foi diretor criativo na NovoDesign, Brandia, Ativism,Ivity Brand Corp, Solid Dogma.
Fundador da Poets & Painters, foi premiado nacional e internacionalmente, além de júri regular nos principais festivais de design e publicidade.
Presidente do Clube Criatividade de Portugal entre 2013 e 2018.
Personalidade Publicitária do Ano em 2017 e Diretor Criativo do Ano em 2020.
Escreve sobre comunicação desde 2009 para a Revista Marketeer e desde 2019 para a revista Gerador.
Publicou em 2022, o livro “Os pés não têm céu” e em 2024 o livro “Cosmogonia da Identidade”.
Licenciado em Ciências da Comunicação pela Universidade Fernando Pessoa.
JÚRI EM
2002 CCP Lisboa – Press & Poster
2003 ADCE LONDRES – Design
2005 CCP Lisboa – Design
2010 ADCE Barcelona – Press & Poster
2011 CCP Lisboa – Ativação de marca
2013 Eurobest Lisboa – Design
2015 Dubai Lynx – Design
2018 White Square – Design
2018 Cannes Lions – Ativação de marca
2021 CCP LISBOA – presidente júri Design
PREMIADO EM
Cannes Lions
D&AD
ADCE
REDDOT
Graphis
European Excellence Awards
Eurobest
Clube Criativos Portugal
Meios e Publicidade
CANDIDATURA
O que devo fazer para iniciar a minha candidatura?
> Preencher o formulário na página do curso > botão CANDIDATURA
Quais os passos seguintes?
Irá receber um email de confirmação. Será realizada uma sessão de informação sobre o curso em data a indicar.
Período de Candidaturas:
12 Maio a 24 Junho.
CONDIÇÕES PAGAMENTO
500€ – 1º prestação no ato da inscrição
1000€ – 2º prestação, a liquidar até inicio do curso.
CONDIÇÕES GERAIS
A abertura de cada curso/turma/horário está condicionada a um número mínimo de inscrições. A inscrição no horário pretendido é limitada ao número de vagas disponíveis.
O ensino é presencial e projetual. O programa do curso inclui aulas sem professor para desenvolvimento de exercícios autónomos e práticas projetuais. O trabalho autónomo ou projetual é importante para o progresso do aluno nas suas aprendizagens.Os professores podem solicitar o desenvolvimento de trabalhos fora do horário estabelecido para as aulas.
Eventualmente podem ser marcadas aulas fora do horário estabelecido, por exemplo para responder a projetos que exigem essa flexibilidade, para atender a necessidades de equipamento específicas dos projetos, para resposta a exercícios feitos em contexto real com parceiros, ou por qualquer outro motivo que apoie a melhor consecução do programa.
As aulas técnicas específicas e/ou workshops podem ocorrer aos sábados.
A duração de cada aula pode variar em função da sua natureza teórica ou prática.
A turma pode ser dividida em grupos para melhor aprendizagem e intensificação do desenvolvimento de projetos e matérias.
O programa curricular e o elenco de professores do curso podem ser alterados por razões de adequação pedagógica ou por motivos de força maior.
Para mais informações contacte-nos.