APRESENTAÇÃO
A moda é uma expressão cultural que reflete muito mais que tendências estéticas pessoais. É um discurso social, politico, que combina escolhas, criatividade e consciência. É um setor dinâmico, em constante transformação.
Ao longo do Curso, o aluno é preparado para trabalhar nos vários campos desta indústria, nomeadamente na gestão de design, na gestão de produção, comunicação e marketing de moda, aprendendo a tomar decisões inovadoras e assertivas, desenvolvendo seu próprio projeto ou como parte de uma equipa de gestão de marca de moda. Será capaz de identificar com grande precisão os meios para posicionar com sucesso uma marca, uma coleção ou mesmo um único produto nos mercados de moda.
METODOLOGIA
O ensino da Escola assenta no método de projeto (PBL- project-based learning), em turmas pequenas de 18 alunos, num ensino de proximidade. O aluno aprende ao procurar respostas a desafios reais, muitas vezes em trabalho de equipa, procurando o seu desenvolvimento criativo, crítico e pessoal.
PROFESSORES
O corpo docente é constituído por profissionais em atividade e é promovida uma constante participação em workshops, conferências e visitas de estudo, de forma a fomentar o conhecimento e contacto com contextos reais de trabalho.
PLANO CURRICULAR
Esta Unidade centra-se na compreensão da moda enquanto fenómeno cultural. Exploram-se as principais teorias e conceitos no âmbito da moda e da imagem de moda, através do seu enquadramento histórico, social e cultural no séc. XX.
Esta unidade foca-se na gestão de um negócio de moda. Apresentam-se formas de gestão de recursos humanos assim como estratégias de venda e de distribuição de produtos de forma física (ponto de venda) e digital (e-commerce).
Ao longo da unidade são apresentados os pilares do marketing de moda, introduzindo a noção de mercado, de consumidor e de estratégia de marca.
É também explicado o conceito de branding e a forma como as marcas de moda constroem as suas experiências diferenciadoras.
Nesta unidade apresentam-se os passos para a criação de uma estratégia de comunicação de marca, agilizando a sua concretização com recurso a ferramentas digitais de design de comunicação para moda.
Ao longo desta unidade explica-se como realizar uma gestão de produção e quais as principais ferramentas de comunicação com os diversos intervenientes da indústria da moda. Serão apresentados os principais processos da cadeia de produção, assim como a importância da sustentabilidade no atual panorama das marcas da moda.
Na unidade de projeto I serão aplicados na prática a construção de uma estratégia de comunicação de marca de acordo com um briefing, recorrendo a técnicas de pesquisa e ao processo criativo.
Na unidade de projeto II será explorado o processo de criação de imagens de moda: como efetuar o planeamento, produção e o acompanhamento de sessões fotográficas.
Este Laboratório procura unificar conexões entre os elementos da comunidade. É um ponto de encontro e de troca de experiências, um espaço dedicado à criatividade onde se exploram e desenvolvem práticas de cruzamentos disciplinares, dentro e fora do espaço escolar. A comunicação é a chave principal deste processo. O laboratório procura identificar e mobilizar tendências, experimentar novas formas de pensar e conceptualizar, facilitar sinergias entre alunos. Este é um laboratório que se apresenta como uma ferramenta de aprendizagem.
A unidade familiariza o aluno com processo de transição para o mercado de trabalho. Abordam-se estratégias de autopromoção, de autoavaliação e de definição de objetivos de carreira.
Na unidade são explorados os mecanismos de tendência e a forma como estes impactam as estratégias de inovação das marcas de moda.
São também abordadas as estratégias de marketing digital e marketing de influência.
Na unidade de comunicação de moda II são aprofundadas as estratégias de criação de imagens de moda, online e offline. Exploram-se os universos da produção e do styling de moda e da exploração artística no âmbito das imagens de moda.
Na unidade são abordados os trâmites legais e financeiros de uma marca de moda. Apresentam-se formas de gestão e de planeamento de processos e estudam-se modelos de negócio em moda. Abordam-se também estratégias logísticas e de internacionalização de negócios de moda.
Na unidade de processo III é explorada a prática de direção de arte em design de moda na criação de imagens e mensagens visuais.
Na unidade de projeto IV é introduzido o evento no contexto de moda e a forma como este responde a contextos culturais e a tendências sociais. Aborda-se toda a organização de uma ação de comunicação desta índole, culminando na operacionalização do evento em si.
O objetivo é preparar os estudantes para a dinâmica de projeto das indústrias criativas, fomentar o trabalho em equipa, promover a interdisciplinaridade, estimular o sentido de responsabilidade, o cumprimento de objetivos e ainda desenvolver competências de apresentação e promoção pessoais. Desta forma, aproxima-se o ambiente escolar à realidade do mundo de trabalho e às suas exigências.
Os nossos cursos partilham conteúdos e propõem desafios com uma visão internacional. Preparamos e apoiamos os nossos alunos pensando nas melhores práticas, independentemente das geografias ou nacionalidades. Também por esta razão saber inglês é um instrumento fundamental para destruir muros: ter acesso a mais referências, conhecer mais contextos profissionais e desenvolver o seu portfolio em linha com o que se faz de melhor, sem fronteiras.
CERTIFICAÇÃO
No final do segundo ano, o aluno obtém uma certificação profissional atribuída pela PEARSON BTEC, nível 5 do sistema de ensino britânico, com 240 CATS*. O aluno pode prosseguir os seus estudos para um nível académico (3.º ano).
A certificação obtida na ETIC é atribuída pelo sistema de ensino britânico, não sendo a ETIC uma instituição de ensino superior.
*CATS: Credit Accreditation Transfer System
![]()
EQUIPA PEDAGÓGICA
MARTA CORDEIRO
LUÍS EMÍLIO
DORA NOBRE
Gestor
DORA NOBRE
Licenciada em Ciências da Comunicação com especialização de Relações Públicas, formação complementar em Marketing Político e Gestão/ Produção das Artes do Espetáculo. Há mais de 20 anos iniciou atividade na área de Produção em vários projetos culturais.
Desde 2004 que desempenha funções na ETIC que passam pela Coordenação, Gestão Pedagógica e formação nas áreas de Cinema e TV, Jornalismo, Moda e Produção de Eventos. Também coordena projetos extra-curriculares no âmbito de parcerias estratégicas para a escola, como por exemplo o Rock In Rio, MIL, entre outros.
Saber +
RENATO LUIZ
MARTA CORDEIRO
PATRÍCIA DE SÁ OLIVEIRA
LUÍS EMÍLIO
ALINE MACEDO
ANTÓNIO CUSTÓDIO
IRINA CHITAS
FILIPA TAVEIRA
RUI CATALÃO
PEDRO VIEIRA
MARTIM VILLA-NOVA
MÁRIO PRÍNCIPE
JESSICA CARDOSO
SAÍDAS PROFISSIONAIS
- Gestão de produção
- Gestão de produto
- Gestão de marketing
- Gestão de design
- Criação e gestão de marca
- Comunicação e Publicidade
- Relações públicas
ERASMUS+ E ESTÁGIOS
No final do programa, e mediante o desempenho académico, os alunos podem candidatar-se a:
- um estágio internacional através do Programa Erasmus+;
- um estágio nacional ou internacional ou a oportunidades de emprego em empresas parceiras do setor.
As candidaturas são realizadas através do Departamento de Integração Profissional (estagios@etic.pt).
A ETIC disponibiliza ainda uma plataforma digital para divulgação de ofertas de estágio e oportunidades de emprego provenientes de empresas parceiras.
EQUIPAMENTOS
- Atelier de moda equipado com material industrial;
- Estúdios de Fotografia equipados com luz contínua e flash eletrónico;
- Estúdio de Vídeo e Multimédia, ciclorama e sistema de cenários virtuais e motion capture;
- Salas equipadas com workstation de trabalho individuais, iMac e Pc;
- Programas utilizados: Adobe Creative Cloud Suite.
CANDIDATURA
O programa é ministrado em inglês. Nível de inglês recomendado à entrada: B1*
Requisitos
– Submissão de uma carta de motivação, indicando as razões da candidatura e os objetivos profissionais;
– Submissão de portefólio ou showreel;
– Participação numa entrevista.
Como iniciar a candidatura?
– Preencher o formulário clicando no botão CANDIDATURA;
– Receberá um e-mail com opções de datas para a entrevista.
*De acordo com os níveis do CEFR Levels. (Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas). Caso pretenda realizar um teste online gratuito, clique em English Test
CONDIÇÕES DE PAGAMENTO

Existem vários programas de financiamento à formação em diversas instituições bancárias: Caixa Geral de Depósitos, Santander, Banco CTT, BPI, entre outros.