No javascript ETIC | Curso Gestão e Comunicação de Moda Gestão e Comunicação de Moda – ETIC

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    Gestão e Comunicação de Moda

    BACHELOR DEGREES

    DURAÇÃO: 2 anos + 1

    DATAS: Outubro a Julho

    HORÁRIO: 2ª a 6ª / 9H–13H

    PARTICIPANTES: Máximo de 18 alunos

    IDIOMA: Português / Inglês

    FORMATO: Aulas presenciais e projetuais

    MAIS INFO

    PORTEFÓLIO

    APRESENTAÇÃO

    A moda é uma expressão cultural que reflete muito mais que tendências estéticas pessoais.  É um discurso social, politico, que combina escolhas, criatividade e consciência. É um setor dinâmico, em constante transformação.

    Ao longo do Curso, o aluno é preparado para trabalhar nos vários campos desta indústria, nomeadamente na gestão de design, na gestão de produção, comunicação e marketing de moda, aprendendo a tomar decisões inovadoras e assertivas, desenvolvendo seu próprio projeto ou como parte de uma equipa de gestão de marca de moda. Será capaz de identificar com grande precisão os meios para posicionar com sucesso uma marca, uma coleção ou mesmo um único produto nos mercados de moda.

    METODOLOGIA

    O ensino da Escola assenta no método de projeto (PBL- project-based learning), em turmas pequenas de 16 alunos, num ensino de proximidade. O aluno aprende ao procurar respostas a desafios reais, muitas vezes em trabalho de equipa, procurando o seu desenvolvimento criativo, crítico e pessoal.

    PROFESSORES

    O corpo docente é constituído por profissionais em atividade e é promovida uma constante participação em workshops, conferências e visitas de estudo, de forma a fomentar o conhecimento e contacto com contextos reais de trabalho.

    PLANO CURRICULAR

    1º ANO: CONCEPT & DEVELOPMENT + CREATIVE PROJECT
    CULTURA DA MODA

    Esta Unidade centra-se na compreensão da moda enquanto fenómeno cultural. Exploram-se as principais teorias e conceitos no âmbito da moda e da imagem de moda, através do seu enquadramento histórico, social e cultural no séc. XX.

    GESTÃO DE MARCA

    Esta unidade foca-se na gestão de um negócio de moda. Apresentam-se formas de gestão de recursos humanos assim como estratégias de venda e de distribuição de produtos de forma física (ponto de venda) e digital (e-commerce).

    MARKETING DE MODA

    Ao longo da unidade são apresentados os pilares do marketing de moda, introduzindo a noção de mercado, de consumidor e de estratégia de marca.
    É também explicado o conceito de branding e a forma como as marcas de moda constroem as suas experiências diferenciadoras.

    COMUNICAÇÃO DE MODA

    Nesta unidade apresentam-se os passos para a criação de uma estratégia de comunicação de marca, agilizando a sua concretização com recurso a ferramentas digitais de design de comunicação para moda.

    GESTÃO DE PRODUTO I

    Ao longo desta unidade explica-se como realizar uma gestão de produção e quais as principais ferramentas de comunicação com os diversos intervenientes da indústria da moda. Serão apresentados os principais processos da cadeia de produção, assim como a importância da sustentabilidade no atual panorama das marcas da moda.

    PROJETO I

    Na unidade de projeto I serão aplicados na prática a construção de uma estratégia de comunicação de marca de acordo com um briefing, recorrendo a técnicas de pesquisa e ao processo criativo.

    PROJETO II

    Na unidade de projeto II será explorado o processo de criação de imagens de moda: como efetuar o planeamento, produção e o acompanhamento de sessões fotográficas.

    ETIC LAB

    Este Laboratório procura unificar conexões entre os elementos da comunidade. É um ponto de encontro e de troca de experiências, um espaço dedicado à criatividade onde se exploram e desenvolvem práticas de cruzamentos disciplinares, dentro e fora do espaço escolar. A comunicação é a chave principal deste processo. O laboratório procura identificar e mobilizar tendências, experimentar novas formas de pensar e conceptualizar, facilitar sinergias entre alunos. Este é um laboratório que se apresenta como uma ferramenta de aprendizagem.

    2º ANO: PERSONAL PROFESSIONAL DEVELOPMENT + PROFESSIONAL PROJECT
    MARKETING PESSOAL

    A unidade familiariza o aluno com processo de transição para o mercado de trabalho. Abordam-se estratégias de autopromoção, de autoavaliação e de definição de objetivos de carreira.

    MARKETING DE MODA

    Na unidade são explorados os mecanismos de tendência e a forma como estes impactam as estratégias de inovação das marcas de moda.
    São também abordadas as estratégias de marketing digital e marketing de influência.

    COMUNICAÇÃO DE MODA II

    Na unidade de comunicação de moda II são aprofundadas as estratégias de criação de imagens de moda, online e offline. Exploram-se os universos da produção e do styling de moda e da exploração artística no âmbito das imagens de moda.

    GESTÃO DE MARCA II

    Na unidade são abordados os trâmites legais e financeiros de uma marca de moda. Apresentam-se formas de gestão e de planeamento de processos e estudam-se modelos de negócio em moda. Abordam-se também estratégias logísticas e de internacionalização de negócios de moda.

    PROJETO III

    Na unidade de processo III é explorada a prática de direção de arte em design de moda na criação de imagens e mensagens visuais.

    PROJETO IV

    Na unidade de projeto IV é introduzido o evento no contexto de moda e a forma como este responde a contextos culturais e a tendências sociais. Aborda-se toda a organização de uma ação de comunicação desta índole, culminando na operacionalização do evento em si.

    ETIC IDEIA

    O objetivo é preparar os estudantes para a dinâmica de projeto das indústrias criativas, fomentar o trabalho em equipa, promover a interdisciplinaridade, estimular o sentido de responsabilidade, o cumprimento de objetivos e ainda desenvolver competências de apresentação e promoção pessoais. Desta forma, aproxima-se o ambiente escolar à realidade do mundo de trabalho e às suas exigências.

    INGLÊS

    Os nossos cursos partilham conteúdos e propõem desafios com uma visão internacional. Preparamos e apoiamos os nossos alunos pensando nas melhores práticas, independentemente das geografias ou nacionalidades. Também por esta razão saber inglês é um instrumento fundamental para destruir muros: ter acesso a mais referências, conhecer mais contextos profissionais e desenvolver o seu portfolio em linha com o que se faz de melhor, sem fronteiras.

    3º ANO*
    CONDIÇÕES DE ACESSO

    O 3.º ano do curso de Gestão e Comunicação de Moda  encontra-se em aprovação para ser realizado na ETIC, em Lisboa.
    Atualmente, o aluno pode fazer este 3.º ano numa das universidades parceiras da ETIC ou na Solent University.

    This 3rd year is under approval to be undertaken at ETIC, in Lisbon.
    Nowadays, the student can apply to the 3rd year at one of the british universities, partners of ETIC, or at Solent University.

    CERTIFICAÇÃO

    Bachelor Degree
    2 anos + 1 ano* = 180 Créditos

    No final do segundo ano do curso, o aluno obtém uma certificação profissional Higher National, atribuída pela PEARSON BTEC, nível 5 com 120 créditos.

    O 3.º ano do curso de Gestão e Comunicação de Moda encontra-se em aprovação para ser realizado na ETIC, em Lisboa.
    Atualmente o aluno pode fazer este 3.º na Solent University ou em qualquer outra universidade que reconheça os 120 créditos obtidos.

    Pode saber mais sobre os tipo de certificação internacional consulte aqui.

    EQUIPA PEDAGÓGICA

    Coordenador

    MARTA CORDEIRO

    Tutor

    LUÍS EMÍLIO

    Gestor

    DORA NOBRE

    Professor

    ANA AFONSO

    Professor

    ALEXANDRA MOURA

    Professor

    MARTA CORDEIRO

    Professor

    PATRÍCIA DE SÁ OLIVEIRA

    Professor

    LUÍS EMÍLIO

    Professor

    DANIEL FONSECA

    Professor

    ANTÓNIO CUSTÓDIO

    Professor

    IRINA CHITAS

    Professor

    FILIPA TAVEIRA

    Professor

    RUI CATALÃO

    PROFESSOR

    PEDRO VIEIRA

    PROFESSOR

    DORA DIAS

    PROFESSOR

    DIANA BASTOS

    PROFESSOR

    MÁRIO PRÍNCIPE

    SAÍDAS PROFISSIONAIS

    • Gestão de produção
    • Gestão de produto
    • Gestão de marketing
    • Gestão de design
    • Criação e gestão de marca
    • Comunicação e Publicidade
    • Relações públicas

    ERASMUS+ E ESTÁGIOS EMPRESAS

    No final do curso e mediante o seu desempenho, o aluno pode candidatar-se a um estágio internacional através do Programa Erasmus+.

    Podem igualmente candidatar-se a um estágio em empresas, no Departamento de Integração Profissional através do email estagios@etic.pt.

    FESTIVAIS, PARCERIAS E PRÉMIOS

    Rock In Rio, Colol Jazz, Prémios Sofia, Prémios Playstation, Festival Encontros De Viana, Festival Ccp, Iberanime, Monstra entre outros.

    EQUIPAMENTOS

    • Atelier de moda equipado com material industrial;
    • Estúdios de Fotografia equipados com luz contínua e flash eletrónico;
    • Estúdio de Vídeo e Multimédia, ciclorama e sistema de cenários virtuais e motion capture;
    • Salas equipadas com workstation de trabalho individuais, iMac e Pc;
    • Programas utilizados: Adobe Creative Cloud Suite.

    CANDIDATURA

    Requisitos:
    ∙ 12.º Ano de Escolaridade;
    ∙ Carta de motivação com razões pelas quais se candidata;
    ∙ Apresentação de portfólio ou showreel (opcional);
    ∙ Conhecimentos da língua inglesa (opcional).

    O que devo fazer para iniciar a minha candidatura?
    ∙ Preencher o formulário na página do curso em que estou interessado (botão CANDIDATURA)

    Quais os passos seguintes?
    Irá receber um email de confirmação com informação sobre:
    ∙ Marcação de entrevista;
    ∙ Visita à escola (opcional).

    Convidamos a conhecer o ambiente criativo e próximo que se vive na Escola, através de visita acompanhada aos estúdios, ateliers e salas de formação.

    Candidaturas de janeiro a setembro.

    CONDIÇÕES DE PAGAMENTO

    Existem vários programas de financiamento à formação em diversas instituições bancárias: Caixa Geral de DepósitosSantanderBanco CTT, BPI, entre outros.

    CONDIÇÕES GERAIS

    A abertura de cada curso/turma/horário está condicionada a um número mínimo de inscrições. A inscrição no horário pretendido é limitada ao número de vagas disponíveis.
    O ensino é presencial e projetual. O programa do curso inclui aulas sem professor para desenvolvimento de exercícios autónomos e práticas projetuais. O trabalho autónomo ou projetual é importante para o progresso do aluno nas suas aprendizagens.Os professores podem solicitar o desenvolvimento de trabalhos fora do horário estabelecido para as aulas.
    Eventualmente podem ser marcadas aulas fora do horário estabelecido, por exemplo para responder a projetos que exigem essa flexibilidade, para atender a necessidades de equipamento específicas dos projetos, para resposta a exercícios feitos em contexto real com parceiros, ou por qualquer outro motivo que apoie a melhor consecução do programa.
    As aulas técnicas específicas e/ou workshops podem ocorrer aos sábados.
    A duração de cada aula pode variar em função da sua natureza teórica ou prática.
    A turma pode ser dividida em grupos para melhor aprendizagem e intensificação do desenvolvimento de projetos e matérias.
    O programa curricular e o elenco de professores do curso podem ser alterados por razões de adequação pedagógica ou por motivos de força maior.
    Para mais informações contacte-nos.

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