APRESENTAÇÃO
A moda é uma expressão cultural que reflete muito mais que tendências estéticas pessoais. É um discurso social, politico, que combina escolhas, criatividade e consciência. É um setor dinâmico, em constante transformação.
Ao longo do Curso, o aluno é preparado para trabalhar nos vários campos desta indústria, nomeadamente na gestão de design, na gestão de produção, comunicação e marketing de moda, aprendendo a tomar decisões inovadoras e assertivas, desenvolvendo seu próprio projeto ou como parte de uma equipa de gestão de marca de moda. Será capaz de identificar com grande precisão os meios para posicionar com sucesso uma marca, uma coleção ou mesmo um único produto nos mercados de moda.
METODOLOGIA
O ensino da Escola assenta no método de projeto (PBL- project-based learning), em turmas pequenas de 16 alunos, num ensino de proximidade. O aluno aprende ao procurar respostas a desafios reais, muitas vezes em trabalho de equipa, procurando o seu desenvolvimento criativo, crítico e pessoal.
PROFESSORES
O corpo docente é constituído por profissionais em atividade e é promovida uma constante participação em workshops, conferências e visitas de estudo, de forma a fomentar o conhecimento e contacto com contextos reais de trabalho.
PLANO CURRICULAR
Esta Unidade centra-se na compreensão da moda enquanto fenómeno cultural. Exploram-se as principais teorias e conceitos no âmbito da moda e da imagem de moda, através do seu enquadramento histórico, social e cultural no séc. XX.
Esta unidade foca-se na gestão de um negócio de moda. Apresentam-se formas de gestão de recursos humanos assim como estratégias de venda e de distribuição de produtos de forma física (ponto de venda) e digital (e-commerce).
Ao longo da unidade são apresentados os pilares do marketing de moda, introduzindo a noção de mercado, de consumidor e de estratégia de marca.
É também explicado o conceito de branding e a forma como as marcas de moda constroem as suas experiências diferenciadoras.
Nesta unidade apresentam-se os passos para a criação de uma estratégia de comunicação de marca, agilizando a sua concretização com recurso a ferramentas digitais de design de comunicação para moda.
Esta unidade foca-se na gestão de um negócio de moda. Apresentam-se formas de gestão de recursos humanos assim como estratégias de venda e de distribuição de produtos de forma física (ponto de venda) e digital (e-commerce).
Este Laboratório procura unificar conexões entre os elementos da comunidade. É um ponto de encontro e de troca de experiências, um espaço dedicado à criatividade onde se exploram e desenvolvem práticas de cruzamentos disciplinares, dentro e fora do espaço escolar. A comunicação é a chave principal deste processo. O laboratório procura identificar e mobilizar tendências, experimentar novas formas de pensar e conceptualizar, facilitar sinergias entre alunos. Este é um laboratório que se apresenta como uma ferramenta de aprendizagem.
Na unidade de projeto I serão aplicados na prática a construção de uma estratégia de comunicação de marca de acordo com um briefing, recorrendo a técnicas de pesquisa e ao processo criativo.
Na unidade de projeto II será explorado o processo de criação de imagens de moda: como efetuar o planeamento, produção e o acompanhamento de sessões fotográficas.
A unidade familiariza o aluno com processo de transição para o mercado de trabalho. Abordam-se estratégias de autopromoção, de autoavaliação e de definição de objetivos de carreira.
Na unidade são explorados os mecanismos de tendência e a forma como estes impactam as estratégias de inovação das marcas de moda.
São também abordadas as estratégias de marketing digital e marketing de influência.
Na unidade de comunicação de moda II são aprofundadas as estratégias de criação de imagens de moda, online e offline. Exploram-se os universos da produção e do styling de moda e da exploração artística no âmbito das imagens de moda.
Na unidade são abordados os trâmites legais e financeiros de uma marca de moda. Apresentam-se formas de gestão e de planeamento de processos e estudam-se modelos de negócio em moda. Abordam-se também estratégias logísticas e de internacionalização de negócios de moda.
Os nossos cursos partilham conteúdos e propõem desafios com uma visão internacional. Preparamos e apoiamos os nossos alunos pensando nas melhores práticas, independentemente das geografias ou nacionalidades. Também por esta razão saber inglês é um instrumento fundamental para destruir muros: ter acesso a mais referências, conhecer mais contextos profissionais e desenvolver o seu portfolio em linha com o que se faz de melhor, sem fronteiras.
O objetivo é preparar os estudantes para a dinâmica de projeto das indústrias criativas, fomentar o trabalho em equipa, promover a interdisciplinaridade, estimular o sentido de responsabilidade, o cumprimento de objetivos e ainda desenvolver competências de apresentação e promoção pessoais. Desta forma, aproxima-se o ambiente escolar à realidade do mundo de trabalho e às suas exigências.
Na unidade de processo III é explorada a prática de direção de arte em design de moda na criação de imagens e mensagens visuais.
Na unidade de projeto IV é introduzido o evento no contexto de moda e a forma como este responde a contextos culturais e a tendências sociais. Aborda-se toda a organização de uma ação de comunicação desta índole, culminando na operacionalização do evento em si.
O 3.º ano do curso de Gestão e Comunicação de Moda encontra-se em aprovação para ser realizado na ETIC, em Lisboa.
Atualmente, o aluno pode fazer este 3.º ano numa das universidades parceiras da ETIC ou na Solent University.
This 3rd year is under approval to be undertaken at ETIC, in Lisbon.
Nowadays, the student can apply to the 3rd year at one of the british universities, partners of ETIC, or at Solent University.
CERTIFICAÇÃO
BTEC Higher National
Nível 5 – 120 créditos
No final do segundo ano do curso o aluno obtém também uma certificação profissional, Higher National, de nível 5, com 120 créditos.
Bachelor Degree*
Nivel 6 – 180 créditos
A ETIC e a Solent University atribuem a certificação académica de Bachelor Degree aos alunos que concluírem o curso de 3 anos letivos. A certificação obtida é de nível 6, com 180 créditos. O 3.º ano do curso de Gestão e Comunicação de Moda encontra-se em aprovação para ser realizado na ETIC, em Lisboa.
*em aprovação para ser realizado na ETIC, em Lisboa.
Pode saber mais sobre os tipo de certificação internacional consulte aqui.
EQUIPA PEDAGÓGICA
MARTA CORDEEIRO
LUÍS EMÍLIO
DORA NOBRE
Gestor
DORA NOBRE
Licenciada em Ciências da Comunicação com especialização de Relações Públicas, formação complementar em Marketing Político e Gestão/ Produção das Artes do Espetáculo. Há mais de 20 anos iniciou atividade na área de Produção em vários projetos culturais.
Desde 2004 que desempenha funções na ETIC que passam pela Coordenação, Gestão Pedagógica e formação nas áreas de Cinema e TV, Jornalismo, Moda e Produção de Eventos. Também coordena projetos extra-curriculares no âmbito de parcerias estratégicas para a escola, como por exemplo o Rock In Rio, MIL, entre outros.
Saber +
ANA AFONSO
Professor
ANA AFONSO
Holds a master degree in fashion design from University of Lisbon. Free-lance fashion designer and lecturer, Ana is a highly motivated and curious professional that practices and encourages collaborative and experimental work. She collaborated with Valentim Quaresma design studio. Currently working and investigating on projects related to fashion design and sustainability.
ALEXANDRA MOURA
Professor
ALEXANDRA MOURA
Born in Lisbon, Alexandra Moura graduated from IADE, specializing in Fashion Design Projects. Since April 2002, she has seasonally presented her collections for men and women at different European fashion weeks and frequently collaborates in the creation of uniforms and the development of costumes for dance, theater and cinema shows.
Throughout her career, she has been present with her creations at several international events and fashion weeks, including Baltic-Sea Hi Fashion Show in Germany, the International Design Biennale in Saint-Étienne, Belgrade Fashion Week, Bread & Butter in Barcelona, Ideal Showroom in Berlin, Tranoi Paris and White Milano, and London Fashion Week Official Showroom.
Alexandra Moura is the only Portuguese designer to be part of the publications “Young European Fashion Designers” (2007), “Atlas of Fashion Designers” (2009), “Mapa da Moda Contemporânea” (2011) and “Fashion Design Sourcebook” (2011).
In 2018 she won the Golden Globe in the category of Best Designer in Portugal and 2019 was marked by the presentation of the AW19 and SS20 collections in the official calendar of Milan Fashion Week.
In 2019, she won the Business Excellence Awards in the Brand Award category awarded by Moda Portugal and CENIT, with the line #DECENIOALEXANDRAMOURA.
She has 20 years of experience as lecturer in fashion design in several schools.
MAGDA MENDES
Professor
MAGDA MENDES
Fashion Designer, graduated from Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco (2008).
She trained at trends office Promostyl and Atelier Dino Alves. Feeling the need to understand how the American retail market would work, she spent time in a showroom in New York, Agent Red International, where she learned and acquired business knowledge that she practices to this day in her professional field.
At Olhamar started accessory design, namely leather goods, belts, bags, wallets.
In Sacoor Brothers she worked in the footwear design area, adding to the collections of Men, Women and Children accessories and leather goods.
At MMI (KNOT Just for kids) she designed the brand’s accessories collection, from silver and steel jewellery design for Ladies and Children’s collections.
In search of evolution, she joined the World Academy where she obtained professional training in Advertising and Marketing.
She worked freelance as a designer for several national brands, from OLI, KMG Portugal, Mini Mana Design, Lavandaria Super Avó among others.
Currently she is at the advertising agency Joker Strategic Advisory where challenges are a constant, using the analytical and strategic thinking of communication for the most varied brands, from Samsung Galaxy, Quinta da Alorna, ARBUN, Fábricas Lusitana, LG, Home Hunting, MEO, Moche, among many others.
MARTA CORDEIRO
PATRÍCIA DE SÁ OLIVEIRA
DIOGO SOUSA
LUÍS EMÍLIO
DANIEL FONSECA
DAVID MOTTA
ANTÓNIO CUSTÓDIO
IRINA CHITAS
FILIPA TAVEIRA
DORA NOBRE
SAÍDAS PROFISSIONAIS
ERASMUS+ E ESTÁGIOS EMPRESAS
No final do curso e mediante o seu desempenho, o aluno pode candidatar-se a um estágio internacional através do Programa Erasmus+.
Podem igualmente candidatar-se a um estágio em empresas, no Departamento de Integração Profissional através do email estagios@etic.pt.
FESTIVAIS, PARCERIAS E PRÉMIOS
Rock In Rio, Colol Jazz, Prémios Sofia, Prémios Playstation, Festival Encontros De Viana, Festival Ccp, Iberanime, Monstra entre outros.
EQUIPAMENTOS
- Atelier de moda equipado com material industrial;
- Estúdios de Fotografia equipados com luz contínua e flash eletrónico;
- Estúdio de Vídeo e Multimédia, ciclorama e sistema de cenários virtuais e motion capture;
- Salas equipadas com workstation de trabalho individuais, iMac e Pc;
- Programas utilizados: Adobe Creative Cloud Suite.
CANDIDATURA
Requisitos:
12.º Ano de Escolaridade
Carta de motivação com razões pelas quais se candidata.
Apresentação de portefólio ou showreel
Conhecimentos da língua inglesa
O que devo fazer para iniciar a minha candidatura?
> Preencher o formulário na página do curso em que estou interessado > botão PRÉ-CANDIDATURA
Quais os passos seguintes?
Irá receber um email de confirmação com informação sobre :
> Marcação de entrevista
> visita à escola (opcional)
Convidamos a conhecer o ambiente criativo e próximo que se vive na Escola, através de visita acompanhada aos estúdios, ateliers e salas de formação.
Candidaturas de Maio a Setembro.
CONDIÇÕES DE PAGAMENTO
Existem vários programas de financiamento à formação em diversas instituições bancárias: Caixa Geral de Depósitos, Santander, Banco CTT, BPI, entre outros.
CONDIÇÕES GERAIS
A abertura de cada curso/turma/horário está condicionada a um número mínimo de inscrições. A inscrição no horário pretendido é limitada ao número de vagas disponíveis.
O ensino é presencial e projetual. O programa do curso inclui aulas sem professor para desenvolvimento de exercícios autónomos e práticas projetuais. O trabalho autónomo ou projetual é importante para o progresso do aluno nas suas aprendizagens.Os professores podem solicitar o desenvolvimento de trabalhos fora do horário estabelecido para as aulas.
Eventualmente podem ser marcadas aulas fora do horário estabelecido, por exemplo para responder a projetos que exigem essa flexibilidade, para atender a necessidades de equipamento específicas dos projetos, para resposta a exercícios feitos em contexto real com parceiros, ou por qualquer outro motivo que apoie a melhor consecução do programa.
As aulas técnicas específicas e/ou workshops podem ocorrer aos sábados.
A duração de cada aula pode variar em função da sua natureza teórica ou prática.
A turma pode ser dividida em grupos para melhor aprendizagem e intensificação do desenvolvimento de projetos e matérias.
O programa curricular e o elenco de professores do curso podem ser alterados por razões de adequação pedagógica ou por motivos de força maior.
Para mais informações contacte-nos.