No javascript ETIC | Curso Design de Moda Design de Moda – ETIC

Pedir informações

    Design de Moda

    BACHELOR DEGREES

    DURAÇÃO: 2 anos +1

    DATAS: Outubro a Julho

    HORÁRIO: 2ª a 6ª / 9H-13H

    PARTICIPANTES: Máximo de 16 alunos

    Máximo de 16 alunos DIOMA: Português/Inglês

    FORMATO: Aulas presenciais e projetuais.

    Diploma: Solent University - Fashion Design

    CANDIDATURA

    PORTEFÓLIO

    APRESENTAÇÃO

    A moda é uma expressão cultural, um discurso social, politico, que combina escolhas, criatividade e preocupações éticas. A indústria está em grande transformação – no design, na comunicação, nos formatos de apresentação e na sua sustentabilidade.

    O Curso de Design de Moda, com a duração de 3 anos, com 180 créditos, confere o grau de Bachelor Degree, reconhecido a nível europeu.

    Ao longo do Curso, o aluno explora tendências, estuda vestuário e acessórios, experimenta  têxteis e materiais, desenha, constrói e comunica coleções, desenvolve a sua criatividade usando as metodologias do design. O aluno aprende noções de marketing para promover as suas criações bem como conceitos de branding necessários para desenvolver a sua própria marca.

    METODOLOGIA

    O ensino da Escola assenta no método de projeto (PBL- project-based learning), em turmas pequenas de 16 alunos, num ensino de proximidade. O aluno aprende ao procurar respostas a desafios reais, muitas vezes em trabalho de equipa, procurando o seu desenvolvimento criativo, crítico e pessoal.

    PROFESSORES 

    O corpo docente é constituído por profissionais em atividade e é promovida uma constante participação em workshops, conferências e visitas de estudo, de forma a fomentar o conhecimento e contacto com contextos reais de trabalho.

    PLANO CURRICULAR

    1º ANO: CONCEPT & DEVELOPMENT + CREATIVE PROJECT
    CULTURA DE MODA

    Esta Unidade centra-se na compreensão das referências históricas e culturais dos fenómenos da Moda, cruzando aprendizagens essenciais na área da cultura de moda, marketing e semiótica. Faz-se o enquadramento histórico, social e cultural do séc. XX, e a sua relação com o mundo da Moda.

    DESIGN DE MODA 

    A Unidade faz a introdução ao campo de trabalho do design de moda, desenvolvendo competências base de pesquisa e desenvolvimento de peças de vestuário.

    TÊXTEIS

    A Unidade centra-se na iniciação aos têxteis em várias vertentes, explorando conhecimentos essenciais em várias matérias, fibras, tecidos, propriedades e comportamentos. É feita uma abordagem multidisciplinar da superfície têxtil, através da introdução a práticas de manipulação dos materiais, tais como técnicas de estampagem e bordado.

    ATELIER DE MODELAGEM E CONFEÇÃO I E II

    As Unidades trabalham a criação de moldes para peças de vestuário, recorrendo a técnicas e equipamentos profissionais, apresentando os processos de confeção para realização de vestuário.

    MARKETING DE MODA

    A Unidade centra-se no estudo do mercado e consumidor, dotando o aluno de conhecimentos sobre os mesmos e como desenvolver estratégias de promoção de venda/compra de produtos de moda.

    DESIGN ASSISTIDO POR COMPUTADOR 

    A produção de conteúdos digitais no âmbito do Design de Moda é o tema desta Unidade, abordando-se as ferramentas para apresentação e comunicação e produção de narrativas visuais para projetos de moda no contexto digital.

    DESIGN DE ACESSÓRIOS 

    A análise do papel dos acessórios no vasto negócio da moda é o tema desta Unidade durante a qual o aluno toma conhecimento das ferramentas práticas e teóricas que permitem estruturar, conceber e desenvolver projetos nesta área.

    PROJETO DE DESIGN DE MODA 

    Nesta Unidade, o aluno executa um projeto individual que promove a aplicação de práticas criativas em resposta a um tema importante, cruzando referências e disciplinas, numa prática da Moda completa e contemporânea. Cruzam-se conhecimentos de tendências, processos e sustentabilidade.

    ETIC LAB 

    Este Laboratório procura unificar conexões entre os elementos da comunidade. É um ponto de encontro e de troca de experiências, um espaço dedicado à criatividade onde se exploram e desenvolvem práticas de cruzamentos disciplinares, dentro e fora do espaço escolar. A comunicação é a chave principal deste processo. O laboratório procura identificar e mobilizar tendências, experimentar novas formas de pensar e conceptualizar, facilitar sinergias entre alunos. Este é um laboratório que se apresenta como uma ferramenta de aprendizagem.

    2º ANO: PERSONAL PROFESSIONAL DEVELOPMENT + PROFESSIONAL PROJECT
    PROJETO COLABORATIVO 

    Esta Unidade contempla o desenvolvimento de um projeto na área da moda com enfoque na prática de colaboração. Através do trabalho de equipa, em que todos assumem papéis distintos e coordenados, a Unidade fomenta o envolvimento da comunidade exterior e de projetos profissionais no âmbito da escola. São passadas informações essenciais sobre gestão de processos e equipa, onde cada um aprende a conhecer as suas capacidades individuais.

    ATELIER DE MODELAGEM E CONFEÇÃO AVANÇADO  

    A Unidade visa desenvolver as capacidades de construção de modelos 3D direcionados para a área do design de Moda, a produção de protótipos com recurso a técnicas e equipamentos profissionais.

    PROJETO INDIVIDUAL

    Esta Unidade incide sobre o desenvolvimento do design autoral enquanto fenómeno cultural e reflexo da sociedade, antecipando novas tendências. A abordagem é conceptual.

    NOVOS MATERIAIS E TECNOLOGIAS 

    A Unidade centra-se no conhecimento e experimentação de novos materiais têxteis. O método é a pesquisa, experimentação e produção de amostras de têxteis com diferentes técnicas. É também introduzida a projetação virtual com simulação 3D em ambiente digital.

    ESTUDOS DE DESIGN DE MODA AVANÇADOS 

    Nesta Unidade faz-se o desenvolvimento de uma coleção de moda, procurando a obtenção de conhecimentos dos processos e etapas na conceção, desenvolvimento e produção. A abordagem é experimental.

    DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL 

    A Unidade familiariza o aluno com processo de transição para o mercado de trabalho ou conceção de um negócio. Aborda-se a estruturação de carreira. A produção de conteúdos de promoção profissional e o Portfolio.

    ETIC IDEIA

    O objetivo é preparar os estudantes para a dinâmica de projeto das indústrias criativas, fomentar o trabalho em equipa, promover a interdisciplinaridade, estimular o sentido de responsabilidade, o cumprimento de objetivos e ainda desenvolver competências de apresentação e promoção pessoais. Desta forma, aproxima-se o ambiente escolar à realidade do mundo de trabalho e às suas exigências.

    INGLÊS

    Os nossos cursos partilham conteúdos e propõem desafios com uma visão internacional. Preparamos e apoiamos os nossos alunos pensando nas melhores práticas, independentemente das geografias ou nacionalidades. Também por esta razão saber inglês é um instrumento fundamental para destruir muros: ter acesso a mais referências, conhecer mais contextos profissionais e desenvolver o seu portfolio em linha com o que se faz de melhor, sem fronteiras.

    3º ANO*
    COLLECTION RESEARCH AND DEVELOPMENT

    This module provides an opportunity for you to research a unique concept and acts as the forerunner for the Final Major Project.
    You will undertake comprehensive research, with a focus on primary sources, on a concept of your choice. You will be able to select, edit and creatively record inspirational material in a professional manner and will explore advanced cutting during technical sessions, experimenting with new innovative techniques. The in- depth exploration of your concept will involve image collation, collage, working on the stand, sampling, sketching, fabric sourcing and manipulation, print development and ultimately the development of exciting design ideas.  Your concept should be relevant to now and demonstrate an understanding of how socio-economic, cultural and/or political factors can impact fashion.ETIC Module Leader:

    FASHION DESIGN MAJOR PROJECT

    This is when you really get to communicate your individual design identity, realize your ideas, and communicate all your strengths.
    This module directly follows the Collection Research and Development module, and you are encouraged to reflect upon the work accumulated in the research module and continue to apply new knowledge and developed skills to formulate either a) A 3- dimensional final Collection or b) A 2-dimensional in-depth design collection professionally presented.
    The emphasis is placed upon the creativity, innovation viability, newness, and industry-relevance of the final collection. Liaising with industry and sourcing suppliers are encouraged and promoted. You will gain professional skills in creating/ designing multiple garments by balancing colour, print, fabric, details, and silhouette throughout an outstanding range.

     

    FASHION DESIGN PORTFOLIO

    As a fashion designer, having a professional portfolio that showcases your individual design identity, skills and knowledge is crucial in getting a job. In this module you will create a portfolio that you can take with you into the industry, and you can continue to update and amend through your career. It should include a summation of your major project and a range of work that reflects your creativity as well as your ability to design to a commercial brief and should clearly convey research, development, and final outcomes.

    WORK BASED LEARNING

    This is your opportunity to gain real world experience and an understanding of working in the creative economy. Engaging in a professional environment will boost your confidence while providing an insight into the various job roles available to you. You will develop the skills and experiences expected to work competently within the creative industries whilst consolidating previous skills attained through the previous modules of study on your degree. As you transition from a student to a graduate working in the industry this will be an invaluable process and will help equip you for the exciting career paths ahead.

    PROFESSIONAL PRACTICE

    This module is designed to improve your employability upon graduation. In conjunction with your Portfolio, will prepare you for seeking meaningful work within the fashion industry. The fashion industry is highly competitive, and you need all the tools available to help you get a job. To help you get an interview, it’s beneficial to have a strong on-line presence where you can showcase your work to potential employers.
    Alongside the creation of a personal website showcasing your strongest design work, you will do a mini design project. This can be a live project e.g. one you instigate with a fashion company you have done work experience for, or can just be for a fashion brand you would really like to work for. Alternatively, it can be a fashion design competition that suits your design identity. The purpose of this is to create more relevant and strong design work to showcase in your website and to further your professional visual communication and design skills.

     

    ADMISSION REQUIREMENTS

    Students applying for the 3rd year must have completed 120 credits/level 5 and a B2 English level certificate.

    CERTIFICAÇÃO

    Bachelor Degree
    2 anos + 1 ano* = 180 Créditos

    No final do segundo ano do curso, o aluno obtém uma certificação profissional Higher National, atribuída pela PEARSON BTEC, nível 5 com 120 créditos.

    A Solent University certifica o 3.º ano e atribui 60 créditos, conferindo assim a certificação de Bachelor Degree.
    A certificação obtida no final dos 3 anos é de nível 6, com 180 créditos.

    *Para ser admitido no 3º ano, o aluno terá de ter o nível 5 – 120 créditos, bem como o nível B2 de inglês.
    Pode saber mais sobre os tipo de certificação internacional consulte aqui.

    EQUIPA PEDAGÓGICA

    Coordenador

    BRÍGIDA RIBEIROS

    Tutor

    LUÍS SANTOS

    Gestor

    DORA NOBRE

    Professor

    ISABEL PEDRO

    Professor

    ANA AFONSO MARQUES

    Professor

    ALEXANDRA MOURA

    Professor

    LUÍS EMÍLIO

    Professor

    MAGDA MENDES

    Professor

    MARTA CORDEIRO

    SAÍDAS PROFISSIONAIS

    • Designer de Moda em atelier e na indústria;
    • Criação de marca e novos produtos;
    • Comunicação de Moda;
    • Consultor de Moda;
    • Áreas complementares: figurinismo, styling, merchandising, buyer, gestão de atelier, design de acessórios, têxteis.

    ERASMUS+ E ESTÁGIOS EMPRESAS

    No final do curso e mediante o seu desempenho, o aluno pode candidatar-se a um estágio internacional através do Programa Erasmus+.

    Podem igualmente candidatar-se a um estágio em empresas, no Departamento de Integração Profissional através  do email estagios@etic.pt.

    FESTIVAIS, PARCERIAS E PRÉMIOS

    Rock In Rio, Cool Jazz, Prémios Sofia, Prémios Playstation, Festival Encontros De Viana, Festival Ccp, Iberanime, Monstra entre outros.

    EQUIPAMENTO

    • Atelier de moda equipado com material industrial;
    • Estúdios de Fotografia equipados com luz contínua e flash eletrónico;
    • Estúdio de Vídeo e Multimédia, ciclorama e sistema de cenários virtuais e motion capture;
    • Salas equipadas com workstation de trabalho individuais, iMac e Pc;
    • Programas utilizados: Adobe Creative Cloud Suite.

    CANDIDATURA

    Requisitos:
    12.º Ano de Escolaridade
    Carta de motivação  com razões pelas quais se candidata.
    Apresentação de portefólio ou showreel
    Conhecimentos da língua inglesa

    O que devo fazer para iniciar a minha candidatura?
    > Preencher o formulário na página do curso em que estou interessado > botão CANDIDATURA

    Quais os passos seguintes?
    Irá receber um email de confirmação com informação sobre :
    > Marcação de entrevista
    > visita à escola (opcional)

    Convidamos a conhecer o ambiente criativo e próximo que se vive na Escola, através de visita acompanhada aos estúdios, ateliers e salas de formação.

    Candidaturas de Maio a Setembro.

    CONDIÇÕES DE PAGAMENTO

    Existem vários programas de financiamento à formação em diversas instituições bancárias: Caixa Geral de DepósitosSantanderBanco CTT,  BPI, entre outros.

    CONDIÇÕES GERAIS

    A abertura de cada curso/turma/horário está condicionada a um número mínimo de inscrições. A inscrição no horário pretendido é limitada ao número de vagas disponíveis.
    O ensino é presencial e projetual. O programa do curso inclui aulas sem professor para desenvolvimento de exercícios autónomos e práticas projetuais. O trabalho autónomo ou projetual é importante para o progresso do aluno nas suas aprendizagens.Os professores podem solicitar o desenvolvimento de trabalhos fora do horário estabelecido para as aulas.
    Eventualmente podem ser marcadas aulas fora do horário estabelecido, por exemplo para responder a projetos que exigem essa flexibilidade, para atender a necessidades de equipamento específicas dos projetos, para resposta a exercícios feitos em contexto real com parceiros, ou por qualquer outro motivo que apoie a melhor consecução do programa.
    As aulas técnicas específicas e/ou workshops podem ocorrer aos sábados.
    A duração de cada aula pode variar em função da sua natureza teórica ou prática.
    A turma pode ser dividida em grupos para melhor aprendizagem e intensificação do desenvolvimento de projetos e matérias.
    O programa curricular e o elenco de professores do curso podem ser alterados por razões de adequação pedagógica ou por motivos de força maior.
    Para mais informações contacte-nos.

    Outros cursos

    Everything Is Now.
    Learn. Do. Create.
    BEGIN HERE Get Everywhere.
    Dare To Try.