Apresentação
A indústria musical tem sido alvo de grandes mudanças. O músico é hoje cada vez mais autor, compositor, produtor e gestor da sua própria carreira.
O Curso de Produção Musical permite uma experiência completa do mundo da produção musical, através de todos os passos práticos, técnicos e artísticos do processo, desde a criação da música até a sua finalização e marketing. Desenvolvem-se processos criativos organizados, exercita-se a capacidade de identificar e resolver problemas e trabalha-se em equipa, através de uma orientação profissional e artística.
Num ensino lecionado em proximidade, com professores experientes e com convidados da indústria, o aluno aprende e desenvolve técnicas de gravação, songwriting, produção, manipulação de áudio, mistura, masterização e marketing.
Plano Curricular
- Distinguir as diversas capacidades e funcionalidades de um estúdio de som;
- Distinguir o formato analógico do digital;
- Identificar e diferenciar os principais equipamentos e materiais utilizados no estúdio de som;
- Identificar as principais técnicas de captação de uma fonte sonora (voz, guitarras, baixo e outros instrumentos);
- Identificar os diversos tipos de microfones e suas características;
- Captar de forma correcta uma fonte sonora (voz, guitarras, baixo e outros instrumentos);
- Songwriting e Pré-Produção
- Teoria musical;
- Técnicas de songwriting e Songwriting camp;
- Know-How alargado e avançado acerca da programação MIDI;
- Técnicas avançadas de gravação/produção de vozes: leads, harmonias, dobras, adlibs, etc.;
- Aprofundar conceitos e processos relacionados com todos os parâmetros da produção musical;
- Aprofundar conceitos e processos relacionados com todos os parâmetros da produção vocal;
- Análise de problemas e técnicas de limpeza e restauro de sinal;
- Desenvolver competências em termos de mistura de música e masterização;
- Aprofundar conhecimentos acerca das normas standard de masterização para distribuição digital;.
- Compreender na íntegra o funcionamento da indústria musical e quais os papéis de cada interveniente/sector inserido neste mercado;
- Ter capacidade analítica em relação ao mercado e tendências;
- Ter a capacidade de planear estrategicamente e definir objetivos para os seus projetos;
- Estar apto para fazer networking, gerir contactos e clientes e desenvolver relações com os mesmos;
- Ter a capacidade para compreender e discutir contratos na indústria musical;
- Estar apto para desenvolver orçamentos, organizar-se contabilisticamente e saber como funciona uma atividade;
- Ser capaz de distribuir música autonomamente de forma independente, registar obras e compreender direitos de autor, copyright, publishing, sincronização, vendas e streaming;
- Estar apto para gerir projetos e comunicá-los em plataformas de social media, tais como o facebook, instagram, twitter, tik tok, youtube e google business;
- Compreender a importância do livestream e new media;
- Ter a capacidade de comunicar para imprensa, media e clientes através de newsletters, press releases, e imagem desenvolvendo estratégias e trabalhando ferramentas de assessoria de imprensa, relações públicas e gestão de new media.
- Ser capaz de construir um plano de marketing do seu projeto desenvolvendo os 4p’s: produto, preço, distribuição e comunicação;
- Ser capaz de criar um plano de comunicação para promoção de carreira;
Laboratório de Inovação e Criatividade.
- Criação e desenvolvimento de um projeto multidisciplinar.
- Trabalho em equipa constituída por alunos de várias áreas de especialidade ou de diferentes cursos.
- Criação de conceitos, conteúdos e produtos com potencial de mercado e que considerem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pelas Nações Unidas para este milénio.
- Desenvolvimento de estratégias e processos inovadores tendo em conta a sustentabilidade ambiental e social, e as potencialidades da economia circular.
- Potenciar a ação local pensando em problemáticas globais, com consciência da importância da participação de cada pessoa no Mundo.
- Continuação da preparação para contextos reais de desenvolvimento e implementação de projetos.
- Apresentação à comunidade escolar, profissional e cultural.
Certificação
DIPLOMA ETIC
A ETIC é uma entidade formadora certificada pela DGERT, que lhe atribui um reconhecimento global para realizar formação e que é concedida por áreas de educação e formação. Este curso está inserido na modalidade Outra Formação Profissional (OFP).
Os registos das ações de formação são efetuados em SIGO, destinando-se a certificar a conclusão com aproveitamento da ação de formação para alunos com residência em Portugal (Portaria nº474/2007).
RESPONSÁVEL DO CURSO
Ricardo Ferreira
Em 2005 foi co-fundador da Blim Records onde trabalhou e potenciou inúmeros artistas. Ao longo da sua carreira produziu para artistas como Aurea, D’ZRT, Bárbara Tinoco, Nena, entre tantos outros, assumindo-se não só como produtor, guitarrista, mas em alguns deles também como compositor e diretor musical. Recentemente foi um dos criadores, juntamente com Rui Ribeiro, do sound branding dos prémios PLAY – Prémios da Música Portuguesa.
Ao longo destes mais de 20 anos de carreira, enquanto produtor musical, contabiliza mais de 500 mil discos vendidos, 20 discos de Platina e 5 de Ouro e 200 milhões visualizações.
Desde 2016 que Ricardo Ferreira faz parte da direção da AMAEI – Associação de Músicos Artistas e Editoras Independentes, que promove os interesses dos produtores fonográficos (editoras) independentes em Portugal e dos artistas autoeditados.
GESTOR PEDAGÓGICO
André Prista
Professores
Ricardo Ferreira
Responsável de Curso, Produtor Musical, Músico, Compositor.
Saber +
André Prista
Técnico de Som, Produtor Musical, Compositor, Músico.
Ben Monteiro
Produtor Musical, Músico, Compositor
Manuel San Payo
Técnico de Som
João Camejo
Brand Manager, Label Manager e Marketing
CONVIDADOS:
Mikkel Solnado
Produtor, Músico, Autor, Compositor.
Saber +
Slow J
Artista, Produtor
Saber +
Francisco Reis
Produtor, músico.
Adrian Santos
Produtor.
Nuno Saraiva
Presidente da AMAEI, Músico.
Saber +
Ana Feijão
Vice Presidente da AMAEI, co-fundadora da 1 Level:Up.
Claudia Pascoal
Artista, Compositora.
Sassa Nascimento
Técnico de Som, Mastering.
SAÍDAS PROFISSIONAIS
- Songwriter;
- Produtor Musical e Mixer;
- Conceptualização e criação de projectos musicais;
- Promoção e marketing de música e conteúdos.
PROGRAMA ERASMUS+ E ESTÁGIOS EMPRESAS
No final do curso e, mediante o seu desempenho, o aluno pode candidatar-se a um estágio internacional através do Programa Erasmus+.
Pode igualmente candidatar-se a um estágio em empresas através do Departamento de Integração Profissional (estagios@etic.pt).
FESTIVAIS, PARCERIAS E PRÉMIOS
Rock In Rio, Colol Jazz, Prémios Sofia, Prémios Playstation, Festival Encontros De Viana, Festival Ccp, Iberanime, Monstra , Doclisboa, Festival CumplicidadeS, Festival Imago, MIL – Lisbon International Music Network, Festival Visa Pour L’Image, ID no Limits, InImpetus – Escola de Actores, Inshadow Festival, Mini BMW, Musicbox, Damas, Museu Bordalo Pinheiro, FICA oficina criativa, MAGO studio, Fábrica Braço de Prata, Festa da Ilustração – Setúbal, Festival A Porta, Stolen Prints, Oficina Loba, Corrente, Cowork Lisboa, Revista Gerador, Merc’Art, Ajudaris, Culture Trend Lisbon, Live Experiences, FreePort, Parq, Maison Flair, Ganesh, Companhia das Soluções, Antónia Rosa
Equipamentos
- Salas de computadores equipadas com workstation de trabalho individuais Apple iMac com Headphones, Placa de som e Teclado MIDI;
- Programas utilizados: ProTools, Logic e Live;
- Espaços para concertos com palco, PA e estações de DJ Pionneer;
- Instrumentos musicais variados, entre eles: guitarras elétricas e acústicas, baixo elétrico, bateria acústica (Fender, Stratocaster, Telecaster, Jazz Bass, Yamaha);
- Estúdios de Som equipados com Universal Audio, Audient, Pre-amps Valvulados, sistemas AVID Pro-Tools HD, Ableton LIVE com recurso a plugins da Waves, Fab Filter e UAD. Monitores de som Genelec, M-Audio, Adam;
- Mesas de mistura (Midas, Allen & Heath, Behringer e Yamaha);
- Gravadores digitais HD Fostex, processadores (Lexicon, TLAudio, SPL, Yamaha);
- Microfones (Neumann, Sennheiser, AKG, DPA, Shure, Sanken, Studio Projects);
- Equipamentos portáteis de gravação (Sound Devices, Tascam e Roland).
CANDIDATURA
Requisitos:
- 12.º Ano de Escolaridade;
- Carta de motivações / razões pelas quais se candidatura e objetivos profissionais;
- Apresentação de portefólio ou showreel.
O que devo fazer para iniciar a minha candidatura?
- Preencher o formulário na página do curso em que estou interessado (botão CANDIDATURA).
Quais os passos seguintes?
Irá receber um email de confirmação com informação sobre :
- Marcação de entrevista;
- Visita à escola (opcional).
Convidamos a conhecer o ambiente criativo e próximo que se vive na Escola, através de visita acompanhada aos estúdios, ateliers e salas de formação.
Candidaturas de março a setembro.
CONDIÇÕES DE PAGAMENTO
Condições Gerais
A abertura de cada curso/turma/horário está condicionada a um número mínimo de inscrições. A inscrição no horário pretendido é limitada ao número de vagas disponíveis.
O ensino é presencial e projetual. O programa do curso inclui aulas sem professor para desenvolvimento de exercícios autónomos e práticas projetuais. O trabalho autónomo ou projetual é importante para o progresso do aluno nas suas aprendizagens.Os professores podem solicitar o desenvolvimento de trabalhos fora do horário estabelecido para as aulas.
Eventualmente podem ser marcadas aulas fora do horário estabelecido, por exemplo para responder a projetos que exigem essa flexibilidade, para atender a necessidades de equipamento específicas dos projetos, para resposta a exercícios feitos em contexto real com parceiros, ou por qualquer outro motivo que apoie a melhor consecução do programa.
As aulas técnicas específicas e/ou workshops podem ocorrer aos sábados.
A duração de cada aula pode variar em função da sua natureza teórica ou prática.
A turma pode ser dividida em grupos para melhor aprendizagem e intensificação do desenvolvimento de projetos e matérias.
O programa curricular e o elenco de professores do curso podem ser alterados por razões de adequação pedagógica ou por motivos de força maior.
Para mais informações contacte-nos.