APRESENTAÇÃO
A indústria musical passa por enormes mudanças. O músico é hoje cada vez mais autor, compositor, produtor e gestor da sua própria carreira.
O Curso de Produção e Criação Musical, com a duração de 3 anos, com 180 créditos, confere o grau de Bachelor Degree, reconhecido a nível europeu.
Ao longo do Curso, o aluno desenvolve capacidades de escrita e composição e conhecimentos técnicos da performance ou da produção. No estúdio, o aluno convive com o analógico e o digital, utiliza vários softwares de gravação, descobre a edição, o equilíbrio da mistura e o processo da masterizaçao.
Com a prática, aperfeiçoa a sua personalidade estética e artística, aprende a saber ouvir e a encontrar a sua própria voz, e explora a melhor maneira de tornar-se professional da indústria, como autor, compositor, produtor, manager. Durante o Curso tem acesso a estúdios de gravaçao/produção e salas de pós- produção áudio e masterização.
METODOLOGIA
O ensino da Escola assenta no método de projeto (PBL- project-based learning), em turmas pequenas de 16 alunos, num ensino de proximidade. O aluno aprende ao procurar respostas a desafios reais, muitas vezes em trabalho de equipa, procurando o seu desenvolvimento criativo, crítico e pessoal.
PROFESSORES
O corpo docente é constituído por profissionais em atividade e é promovida uma constante participação em workshops, conferências e visitas de estudo, de forma a fomentar o conhecimento e contacto com contextos reais de trabalho.
PLANO CURRICULAR
A teoria musical é uma ferramenta essencial para a criação musical.
Compreender os princípios, as técnicas básicas e a terminologia subjacentes à composição e escrita de música vai permitir que comuniquemos mais facilmente as nossas ideias a outros músicos com quem trabalhemos e aos próprios ouvintes.
Nesta unidade os alunos descobrirão os princípios básicos segundo os quais a música contemporânea é construída. Colocarão a teoria em prática, adquirindo competências composicionais em diferentes géneros musicais, ilustrando e demonstrar esses conceitos no teclado ou num outro instrumento.
No final da unidade os alunos reconhecerão melodias, ritmos e elementos harmónicos, compreendendo o seu funcionamento estrutural.
Esta unidade aborda a indústria musical como uma indústria em eterno movimento, com uma variedade de áreas que se vão sobrepondo às que existiam anteriormente e interagindo com as novas. É necessário, neste contexto dinâmico e ligado através da tecnologia, compreender a sua complexidade para potenciar oportunidades que poderão coroar com êxito a atividade escolhida.
A paisagem da indústria musical alterou-se drasticamente nos últimos anos, tendo a tecnologia influenciado o modo como se produz música e se usufrui dela, o que constitui um enorme desafio para músicos, compositores, autores e produtores, assim como para as editoras. Esta unidade permite conhecer a originalidade da proposta individual do aluno e os seus pontos fortes, que a farão ser distinta.
A tecnologia é hoje omnipresente na produção de música contemporânea e uma ferramenta padrão da indústria da música e do entretenimento. Os desenvolvimentos tecnológicos modificaram significativamente a prática de gravação, edição e mixagem de som nos últimos anos, e são o foco desta unidade.
Hoje em dia a escrita de canções requer mais do que nunca um conjunto versátil de valências e conhecimentos sócio culturais. Individualmente, ou como parte de um projeto colaborativo, o processo de escrita nesta unidade envolve uma variedade de conceitos e ferramentas cuja prática será desenvolvida ao longo das aulas.
O objetivo é familiarizar o aluno com o(s) processo(s) de composição de modo a criar as suas próprias canções e a gerar o seu portfolio pessoal, seja como compositor individual seja como parte de uma equipa colaborativa.
A versatilidade é hoje em dia extremamente importante para quem quiser desenvolver esta atividade, organizando o seu portfolio e comunicando a sua carreira com as ferramentas de promoção e marketing adequadas. É importante que o músico adquira conhecimentos anteriormente confinados às editoras e aos managers. Estes são os temas desta unidade.
Hoje em dia, os espetáculos ao vivo compõem uma boa parte do rendimento de um artista ou produtor. Nesta unidade, aprenderás a melhor maneira de planear, configurar e operar um sistema de som para música ao vivo, garantindo assim som sem distorção nem feedback tanto para a audiência, como para os artistas em palco.
A performance é uma das áreas mais importantes para um artista, banda ou músico. Num mercado competitivo é importante que os seus trabalhos sejam apresentados ao vivo: a queda nas vendas físicas da música gravada fez com que actualmente essas apresentações definam grande parte das receitas a alcançar, além de promoverem também as obras gravadas.
Esta unidade incentiva o aluno a investigar todos os aspetos envolvidos na preparação e “encenação” de uma apresentação ao vivo, abordando tanto as técnicas de performance como a aferição das expectativas do público, indo do planeamento de ensaios até ao cálculo dos custos comerciais do evento – como por exemplo a contratação de músicos e técnicos e o valor da comunicação e promoção necessárias.
Após a conclusão bem-sucedida desta unidade o aluno será capaz de planear, promover e executar uma apresentação de qualidade que vá de encontro às expectativas de seu público.
Há uma variedade de métodos usados por engenheiros de som para trabalhar o áudio de maneira segura, controlada e criativa. Ser um engenheiro de som envolve muito mais do que posicionar um microfone e carregar no Rec. Os músicos, produtores e engenheiros de som de música devem adquirir todas as valências necessárias para trabalhar o áudio nos seus campos respetivos, que podem ir da gravação de um disco à sonorização de um filme. A unidade aborda uma introdução a estas matérias.
Nesta unidade o aluno escolherá o seu próprio projeto com base num tema proposto, que permitirá explorar e examinar um assunto atual e com assinalável importância no contexto do Curso de Produção e Criação Musical.
A mistura de áudio é um processo muito importante na pós-produção. Numa mistura, todas as pistas gravadas são inspecionadas ao detalhe e processadas até soarem da maneira desejada e se relacionarem de modo equilibrado. O objetivo desta unidade é proporcionar ao aluno o conhecimento e a compreensão das técnicas utilizadas pelos engenheiros de som e produtores de música para combinar/misturar várias pistas e camadas de modo a valorizar o resultado final.
Os nossos cursos partilham conteúdos e propõem desafios com uma visão internacional. Preparamos e apoiamos os nossos alunos pensando nas melhores práticas, independentemente das geografias ou nacionalidades. Também por esta razão saber inglês é um instrumento fundamental para destruir muros: ter acesso a mais referências, conhecer mais contextos profissionais e desenvolver o seu portfolio em linha com o que se faz de melhor, sem fronteiras.
Esta unidade baseia-se na aprendizagem adquirida na unidade “Introdução à Produção Musical”, lecionada no ano anterior. Os conhecimentos apreendidos anteriormente são consolidados e desenvolvidos à luz das melhores práticas da indústria atual. O uso confiante da tecnologia dentro do ambiente de produção é fundamental para a prática profissional nas Indústrias de música e entretenimento. A velocidade, a proficiência e o fluxo de trabalho, além de uma compreensão efetiva das principais técnicas e processos, são vitais para uma carreira de sucesso.
Nas últimas duas décadas têm sido desenvolvidas opções cada vez mais diversificadas no uso de tecnologias que fornecem aos músicos digitais e designers de som uma gama desconcertante para a sua paleta sonora. Esta unidade explora o espetro dessas tecnologias, a teoria subjacente e as capacidades sonoras de cada uma delas e explica como as técnicas avançadas de processamento podem transportar um som cru para um nível superior.
O som ao vivo em concertos musicais (e outras atividades sonoras) envolve muito mais do que a operação do equipamento de som: a comunicação empática entre os artistas e as equipas de áudio é muito importante, assim como o background emocional que existe num concerto. Na verdade não existem técnicos de som ao vivo ‘melhores’ do que outros, apenas profissionais que são empáticos e que compreendem as necessidades complexas do artista com quem trabalham (muitas vezes não relacionadas ao áudio). E vice-versa. Cabe ao artista saber comunicar com o técnico e para isso partilhar o seu léxico profissional.
No final desta unidade os alunos serão capazes de criar listas de vias (input list) e planos de palco (stage plots) para a sua próprio atuação e demonstrar capacidades de operação em som ao vivo, frente (FOH) e monitores(monitor mix).
Esta unidade oferece aos alunos a oportunidade para, em qualquer caminho artístico e/ou técnico, criarem um portfólio exclusivo do seu trabalho. Este portfólio funcionará como um cartão de visita para a entrada na Indústria da música. A execução do portfólio, resultante de uma pesquisa elaborada e de uma boa finalização e apresentação demonstrará as valências do aluno no início do seu percurso profissional. A unidade proporciona aos alunos a oportunidade de apresentarem o seu trabalho a um painel de profissionais da Indústria para feedback, antes da sua conclusão.
Trabalhar como artista na atual indústria da música exige uma gama diversificada de valências e conhecimentos. A adaptação ao mundo em constante mudança, guiado por diferentes tecnologias, como por exemplo os social media, coloca maior ênfase na necessidade de convivência entre o universo musical e os contextos comerciais. A diferenciação entre o “artista musical” e o “produto comercial” nunca foi tão necessária quanto hoje. Esta unidade prepara o aluno para a complexidade da indústria.
In this module you will undertake a major research project in an area of your choosing. It may take a variety of forms and is negotiated with support and feedback from module tutors who will discuss and approve project proposals. I
ETIC Module Leader: Alexandre Cortez
Solent Module Leader: Dan Pennie
As well as advanced production techniques such as mastering, this module will examine how you can solve practical production problems and present your findings in a video or interactive format designed to train others.
ETIC Module Leader: Eduardo Vinhas
Solent Module Leader: Toni Diaz
Freelance work forms the basis of much of our industry, yet many clients are reluctant to take a chance on new sound engineers or producers. This module helps you get a freelance client as a first step in building your portfolio of clients.
ETIC Module Leader: Ricardo Ferreira
Solent Module Leader: Toni Diaz
You will experience recent and emerging technological developments including 5.1 surround sound and Dolby Atmos. The issues in mixing music and film sound will be examined and you will learn how to achieve effective mixes in these formats.
ETIC Module Leader:
Solent Module Leader:
Addressing the issues, conventions and characteristics of fiction or dramatic production through production lectures and workshops, students will further develop their technical craft skills in audio by adapting an existing ‘script’. Students are required to record and embellish their chosen medium with existing and original SF/X and incorporate ambient reinforcement as well as original music. Students will be introduced to a range of stylistic and aesthetic approaches to audio post production values in their chosen medium. Additionally, it will be expected that they critically engage with their chosen media and that their work is informed by analysis of current cultural output and theoretical ideas.
ETIC Module Leader: José Raposo
Solent Module Leader: Toni Diaz
* ACCESS REQUIREMENTS
To access the 3rd year of the course, the student must meet the following requirements:
Level 5 – 120 credit | English level B2
CERTIFICAÇÃO
Bachelor Degree
2 anos + 1 ano* = 180 Créditos
No final do segundo ano do curso, o aluno obtém uma certificação profissional Higher National, atribuída pela PEARSON BTEC, nível 5 com 120 créditos.
A Solent University certifica o 3.º ano e atribui 60 créditos, conferindo assim a certificação de Bachelor Degree.
A certificação obtida no final dos 3 anos é de nível 6, com 180 créditos.
*Para ser admitido no 3º ano, o aluno terá de ter o nível 5 – 120 créditos, bem como o nível B2 de inglês.
Pode saber mais sobre os tipo de certificação internacional consulte aqui.
EQUIPA PEDAGÓGICA
RAFAELA RIBAS
MIGUEL ÂNGELO
JOÃO GOMES
ANDRÉ PRISTA
RAFAELA RIBAS
ANDRÉ PRISTA
JOÃO GOMES
MIGUEL ANGELO
FRANCISCO FARIA
SIMON WADSWORTH
SARA ESPÍRITO SANTO
BERNARDO FESCH
Professor
BERNARDO FESCH
Músico profissional, Master Degree pela Codarts (jazz performance/baixo eléctrico).
Especializado também em Produção Musical e Mixing.
Saber +
INÊS MATOS
SELMA UAMUSSE
CLÁUDIA MARQUES SANTOS
PEDRO VILLAS SILVA
MÁRIO CORREIA
JOHN GONÇALVES
MANUEL FARIA
DIOGO MELO
NUNO FERNANDES
EDUARDO VINHAS
JOSÉ RAPOSO
SAÍDAS PROFISSIONAIS
- Músicos e Compositores;
- Produtores musicais;
- Gestores de projetos musicais.
ERASMUS+ E ESTÁGIOS EMPRESAS
No final do curso e mediante o seu desempenho, o aluno pode candidatar-se a um estágio internacional através do Programa Erasmus+.
Podem igualmente candidatar-se a um estágio em empresas, no Departamento de Integração Profissional através do email estagios@etic.pt.
FESTIVAIS, PARCERIAS E PRÉMIOS
Rock In Rio, Cool Jazz, Prémios Sofia, Prémios Playstation, Festival Encontros De Viana, Festival Ccp, Iberanime, Monstra entre outros.
EQUIPAMENTOS
- Salas de computadores equipadas com workstation de trabalho individuais Apple iMac com Headphones, Placa de som e Teclado MIDI.
- Programas utilizados: ProTools, Logic e Live.
- Espaços para concertos com palco, PA e estações de DJ Pionneer. Instrumentos musicais variados, entre eles: guitarras elétricas e acústicas, baixo elétrico, bateria acústica (Fender, Stratocaster, Telecaster, Jazz Bass, Yamaha).
- Estúdios de Som equipados com Universal Audio, Audient, Pre-amps Valvulados, sistemas AVID Pro-Tools HD, Ableton LIVE com recurso a plugins da Waves, Fab Filter e UAD. Monitores de som Genelec, M-Audio, Adam.
- Mesas de mistura (Midas, Allen & Heath, Behringer e Yamaha). Gravadores digitais HD Fostex, processadores (Lexicon, TLAudio, SPL, Yamaha). Microfones (Neumann, Sennheiser, AKG, DPA, Shure, Sanken, Studio Projects). Equipamentos portáteis de gravação (Sound Devices, Tascam e Roland ).
CANDIDATURA
Requisitos:
12.º Ano de Escolaridade
Carta de motivação com razões pelas quais se candidata.
Apresentação de portfólio ou showreel
Conhecimentos de língua inglesa
O que devo fazer para iniciar a minha candidatura?
> Preencher o formulário na página do curso em que estou interessado > botão CANDIDATURA
Quais os passos seguintes?
Irá receber um email de confirmação com informação sobre:
> Marcação de entrevista
> Visita à escola (opcional)
Convidamos a conhecer o ambiente criativo e próximo que se vive na Escola, através de visita acompanhada aos estrúdios, ateliers e salas de formação.
Candidaturas de Maio a Setembro.
CONDIÇÕES DE PAGAMENTO
Existem vários programas de financiamento à formação em diversas instituições bancárias: Caixa Geral de Depósitos, Santander, Banco CTT, BPI, entre outros.
CONDIÇÕES GERAIS
A abertura de cada curso/turma/horário está condicionada a um número mínimo de inscrições. A inscrição no horário pretendido é limitada ao número de vagas disponíveis.
O ensino é presencial e projetual. O programa do curso inclui aulas sem professor para desenvolvimento de exercícios autónomos e práticas projetuais. O trabalho autónomo ou projetual é importante para o progresso do aluno nas suas aprendizagens.Os professores podem solicitar o desenvolvimento de trabalhos fora do horário estabelecido para as aulas.
Eventualmente podem ser marcadas aulas fora do horário estabelecido, por exemplo para responder a projetos que exigem essa flexibilidade, para atender a necessidades de equipamento específicas dos projetos, para resposta a exercícios feitos em contexto real com parceiros, ou por qualquer outro motivo que apoie a melhor consecução do programa.
As aulas técnicas específicas e/ou workshops podem ocorrer aos sábados.
A duração de cada aula pode variar em função da sua natureza teórica ou prática.
A turma pode ser dividida em grupos para melhor aprendizagem e intensificação do desenvolvimento de projetos e matérias.
O programa curricular e o elenco de professores do curso podem ser alterados por razões de adequação pedagógica ou por motivos de força maior.
Para mais informações contacte-nos.