No javascript ETIC | Curso Produção e Criação Musical Produção e Criação Musical – ETIC

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    Produção e Criação Musical

    BACHELOR DEGREES

    DURAÇÃO: 3 ANOS

    DATAS: Outubro a Julho

    HORÁRIO: 2ª a 6ª / 9H-13H

    PARTICIPANTES: Máximo de 16 alunos

    IDIOMA: Português/Inglês

    FORMATO: Aulas presenciais e projetuais.

    Diploma: Solent University - Music Production

    Mais info

    APRESENTAÇÃO

    BACHELOR DEGREE

    A indústria musical passa por enormes mudanças. O músico é hoje cada vez mais autor, compositor, produtor e gestor da sua própria carreira.

    O Curso de Produção e Criação Musical, com a duração de 3 anos, com 180 créditos, confere o grau de Bachelor Degree, reconhecido a nível europeu.

    Ao longo do Curso, o aluno desenvolve capacidades de escrita e composição e conhecimentos técnicos da performance ou da produção. No estúdio, o aluno convive com o analógico e o digital, utiliza vários softwares de gravação, descobre a edição, o equilíbrio da mistura e o processo da masterizaçao.

    Com a prática, aperfeiçoa a sua personalidade estética e artística, aprende a saber ouvir e a encontrar a sua própria voz, e explora a melhor maneira de tornar-se professional da indústria, como autor, compositor, produtor, manager. Durante o Curso tem acesso a estúdios de gravaçao/produção e salas de pós- produção áudio e masterização.

    METODOLOGIA

    O ensino da Escola assenta no método de projeto (PBL- project-based learning), em turmas pequenas de 16 alunos, num ensino de proximidade. O aluno aprende ao procurar respostas a desafios reais, muitas vezes em trabalho de equipa, procurando o seu desenvolvimento criativo, crítico e pessoal.

    PROFESSORES

    O corpo docente é constituído por profissionais em atividade e é promovida uma constante participação em workshops, conferências e visitas de estudo, de forma a fomentar o conhecimento e contacto com contextos reais de trabalho.

    PLANO CURRICULAR

    1º ANO
    A INDÚSTRIA MUSICAL

    Esta unidade aborda a indústria musical como uma indústria em eterno movimento, com uma variedade de áreas que se vão sobrepondo às que existiam anteriormente e interagindo com as novas. É necessário, neste contexto dinâmico e ligado através da tecnologia, compreender a sua complexidade para potenciar oportunidades que poderão coroar com êxito a atividade escolhida.

    DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

    A paisagem da indústria musical alterou-se drasticamente nos últimos anos, tendo a tecnologia influenciado o modo como se produz música e se usufrui dela, o que constitui um enorme desafio para músicos, compositores, autores e produtores, assim como para as editoras. Esta unidade permite conhecer a originalidade da proposta individual do aluno e os seus pontos fortes, que a farão ser distinta.

    INTRODUÇÃO À PRODUÇÃO MUSICAL

    A tecnologia é hoje omnipresente na produção de música contemporânea e uma ferramenta padrão da indústria da música e do entretenimento. Os desenvolvimentos tecnológicos modificaram significativamente a prática de gravação, edição e mixagem de som nos últimos anos, e são o foco desta unidade.

    ESCRITA DE CANÇÕES

    Hoje em dia a escrita de canções requer mais do que nunca um conjunto versátil de valências e conhecimentos sócio culturais. Individualmente, ou como parte de um projeto colaborativo, o processo de escrita nesta unidade envolve uma variedade de conceitos e ferramentas cuja prática será desenvolvida ao longo das aulas.
    O objetivo é familiarizar o aluno com o(s) processo(s) de composição de modo a criar as suas próprias canções e a gerar o seu portfolio pessoal, seja como compositor individual seja como parte de uma equipa colaborativa.

    MARKETING E PROMOÇÃO PARA ARTISTAS

    A versatilidade é hoje em dia extremamente importante para quem quiser desenvolver esta atividade, organizando o seu portfolio e comunicando a sua carreira com as ferramentas de promoção e marketing adequadas. É importante que o músico adquira conhecimentos anteriormente confinados às editoras e aos managers. Estes são os temas desta unidade.

    INTRODUÇÃO AO SOM AO VIVO

    Hoje em dia, os espetáculos ao vivo compõem uma boa parte do rendimento de um artista ou produtor. Nesta unidade, aprenderás a melhor maneira de planear, configurar e operar um sistema de som para música ao vivo, garantindo assim som sem distorção nem feedback tanto para a audiência, como para os artistas em palco.

    INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE SOM

    Há uma variedade de métodos usados por engenheiros de som para trabalhar o áudio de maneira segura, controlada e criativa. Ser um engenheiro de som envolve muito mais do que posicionar um microfone e carregar no Rec. Os músicos, produtores e engenheiros de som de música devem adquirir todas as valências necessárias para trabalhar o áudio nos seus campos respetivos, que podem ir da gravação de um disco à sonorização de um filme. A unidade aborda uma introdução a estas matérias.

    CANTO

    Seja aspirante a produtor ou autor, intérprete ou compositor, qualquer futuro profissional do meio deverá adquirir uma compreensão física detalhada do funcionamento do mecanismo vocal e das técnicas necessárias para alcançar performances da maior qualidade possível. Nesta unidade os alunos aprendem como produzir um som mais confiante e tonalmente seguro, melhorando o seu ouvido musical.
    Serão também incentivados a desenvolver a capacidade de usar certos requisitos físicos para alcançar uma boa produção vocal. No final desta unidade o aluno saberá aquecer e preparar a voz para um desempenho eficaz e seguro, dominando os mecanismos de produção vocal.

    2º ANO
    PROJETO DE PESQUISA CRIATIVA

    Nesta unidade o aluno escolherá o seu próprio projeto com base num tema proposto, que permitirá explorar e examinar um assunto atual e com assinalável importância no contexto do Curso de Produção e Criação Musical.

    MISTURA E MASTERIZAÇÃO

    A mistura de áudio é um processo muito importante na pós-produção. Numa mistura, todas as pistas gravadas são inspecionadas ao detalhe e processadas até soarem da maneira desejada e se relacionarem de modo equilibrado. O objetivo desta unidade é proporcionar ao aluno o conhecimento e a compreensão das técnicas utilizadas pelos engenheiros de som e produtores de música para combinar/misturar várias pistas e camadas de modo a valorizar o resultado final.

    TÉCNICAS DE ARRANJO PARA MÚSICA AO VIVO

    Importa maximizar o efeito de um dos componente mais fundamentais do sucesso na indústria musical atual de hoje em dia: a música ao vivo. Vamos explorar técnicas e processos envolvidos na criação de arranjos musicais para espetáculos ao vivo, para que possamos criar a melhor e mais duradoura impressão em quem nos ouve.

    COMPOSIÇÃO AVANÇADA COM TECNOLOGIA

    No campo do som e da música, a tecnologia está sempre em constante evolução. Dando seguimento à unidade de Produção Musical Avançada, nesta unidade vamo-nos tornando cada vez mais proficientes no uso das novas ferramentas que nos chegam a cada novo dia e que nos permitem chegar a excelentes novos resultados.

    PRODUÇÃO MUSICAL AVANÇADA

    Esta unidade baseia-se na aprendizagem adquirida na unidade “Introdução à Produção Musical”, lecionada no ano anterior. Os conhecimentos apreendidos anteriormente são consolidados e desenvolvidos à luz das melhores práticas da indústria atual. O uso confiante da tecnologia dentro do ambiente de produção é fundamental para a prática profissional nas Indústrias de música e entretenimento. A velocidade, a proficiência e o fluxo de trabalho, além de uma compreensão efetiva das principais técnicas e processos, são vitais para uma carreira de sucesso.

    TECNICAS DE SINTESE SONORA E AVANÇADAS

    Nas últimas duas décadas têm sido desenvolvidas opções cada vez mais diversificadas no uso de tecnologias que fornecem aos músicos digitais e designers de som uma gama desconcertante para a sua paleta sonora. Esta unidade explora o espetro dessas tecnologias, a teoria subjacente e as capacidades sonoras de cada uma delas e explica como as técnicas avançadas de processamento podem transportar um som cru para um nível superior.

    DESENVOLVIMENTO ARTÍSTICO

    Trabalhar como artista na atual indústria da música exige uma gama diversificada de valências e conhecimentos. A adaptação ao mundo em constante mudança, guiado por diferentes tecnologias, como por exemplo os social media, coloca maior ênfase na necessidade de convivência entre o universo musical e os contextos comerciais. A diferenciação entre o “artista musical” e o “produto comercial” nunca foi tão necessária quanto hoje. Esta unidade prepara o aluno para a complexidade da indústria.

    3º ANO*
    MAJOR PROJECT

    In this module you will undertake a major research project in an area of your choosing. It may take a variety of forms and is negotiated with support and feedback from module tutors who will discuss and approve project proposals.   I

    ETIC Module Leader: Alexandre Cortez
    Solent Module Leader: Dan Pennie

    ADVANCED MUSIC PRODUCTION

    As well as advanced production techniques such as mastering, this module will examine how you can solve practical production problems and present your findings in a video or interactive format designed to train others.

    ETIC Module Leader: Eduardo Vinhas
    Solent Module Leader: Toni Diaz

    LIVE PROJECT BRIEF

    Freelance work forms the basis of much of our industry, yet many clients are reluctant to take a chance on new sound engineers or producers. This module helps you get a freelance client as a first step in building your portfolio of clients.

    ETIC Module Leader: Ricardo Ferreira
    Solent Module Leader: Toni Diaz

    SURROUND MIX

    You will experience recent and emerging technological developments including 5.1 surround sound and Dolby Atmos. The issues in mixing music and film sound will be examined and you will learn how to achieve effective mixes in these formats.

    ETIC Module Leader:
    Solent Module Leader:

    CREATIVE SOUND DESIGN

    Addressing the issues, conventions and characteristics of fiction or dramatic production through production lectures and workshops, students will further develop their technical craft skills in audio by adapting an existing ‘script’. Students are required to record and embellish their chosen medium with existing and original SF/X and incorporate ambient reinforcement as well as original music. Students will be introduced to a range of stylistic and aesthetic approaches to audio post production values in their chosen medium. Additionally, it will be expected that they critically engage with their chosen media and that their work is informed by analysis of current cultural output and theoretical ideas.

    ETIC Module Leader: José Raposo
    Solent Module Leader: Toni Diaz

    * ACCESS REQUIREMENTS

    To access the 3rd year of the course, the student must meet the following requirements:
    Level 5 – 120 credit | English level B2

    CERTIFICAÇÃO

    Bachelor Degree
    Nivel 6 – 180 créditos
    A ETIC e a Solent University atribuem a certificação académica de Bachelor Degree aos alunos que concluírem o curso de 3 anos letivos. A certificação obtida é de nível 6, com 180 créditos.

    BTEC Higher National
    Nível 5 – 120 créditos
    No final do segundo ano do curso o aluno obtém também uma certificação profissional, Higher National, de nível 5, com 120 créditos.

    Pode saber mais sobre os tipo de certificação internacional consulte aqui.

    grafico-certificacoes

    EQUIPA PEDAGÓGICA

    Coordenador 1º/2º Anos

    MIGUEL ÂNGELO

    Coordenador 3º Ano

    RAFAELA RIBA

    Tutor

    JOÃO GOMES

    Gestor

    ANDRÉ PRISTA

    Professor

    ANTÓNIO CRUZ

    Professor

    ANTÓNIO SARAIVA

    Professor

    RAFAELA RIBAS

    Professor

    ALEXANDRA CORTEZ

    Professor

    ANDRÉ PRISTA

    Professor

    JOÃO GOMES

    Professor

    MARCO BATISTA

    Professor

    MIGUEL ÂNGELO

    Professor

    FRANCISCO FARIA

    Professor

    SÉRGIO NORONHA

    Professor

    MIGUEL SERRADOR

    Professor

    SIMON WADSWORTH

    SAÍDAS PROFISSIONAIS

    • Músicos e Compositores;
    • Produtores musicais;
    • Gestores de projetos musicais.

    ERASMUS+ E ESTÁGIOS EMPRESAS

    No final do curso e mediante o seu desempenho, o aluno pode candidatar-se a um estágio internacional através do Programa Erasmus+.

    Podem igualmente candidatar-se a um estágio em empresas, no Departamento de Integração Profissional através do email estagios@etic.pt.

    FESTIVAIS, PARCERIAS E PRÉMIOS

    Rock In Rio, Colol Jazz, Prémios Sofia, Prémios Playstation, Festival Encontros De Viana, Festival Ccp, Iberanime, Monstra entre outros.

    EQUIPAMENTOS

    • Salas de computadores equipadas com workstation de trabalho individuais Apple iMac com Headphones, Placa de som e Teclado MIDI.
    • Programas utilizados: ProTools, Logic e Live.
    • Espaços para concertos com palco, PA e estações de DJ Pionneer. Instrumentos musicais variados, entre eles: guitarras elétricas e acústicas, baixo elétrico, bateria acústica (Fender, Stratocaster, Telecaster, Jazz Bass, Yamaha).
    • Estúdios de Som equipados com Universal Audio, Audient, Pre-amps Valvulados, sistemas AVID Pro-Tools HD, Ableton LIVE com recurso a plugins da Waves, Fab Filter e UAD. Monitores de som Genelec, M-Audio, Adam.
    • Mesas de mistura (Midas, Allen & Heath, Behringer e Yamaha). Gravadores digitais HD Fostex, processadores (Lexicon, TLAudio, SPL, Yamaha). Microfones (Neumann, Sennheiser, AKG, DPA, Shure, Sanken, Studio Projects). Equipamentos portáteis de gravação (Sound Devices, Tascam e Roland ).

    CANDIDATURA

    Requisitos:
    12.º Ano de Escolaridade
    Carta de motivação  com razões pelas quais se candidata.
    Apresentação de portefólio ou showreel
    Conhecimentos da língua inglesa

    O que devo fazer para iniciar a minha candidatura?
    > Preencher o formulário na página do curso em que estou interessado > botão PRÉ-CANDIDATURA

    Quais os passos seguintes?
    Irá receber um email de confirmação com informação sobre :
    > Marcação de entrevista
    > visita à escola (opcional)

    Convidamos a conhecer o ambiente criativo e próximo que se vive na Escola, através de visita acompanhada aos estúdios, ateliers e salas de formação.

    Candidaturas de Maio a Setembro.

    CONDIÇÕES DE PAGAMENTO

    Existem vários programas de financiamento à formação em diversas instituições bancárias: Caixa Geral de DepósitosSantanderBanco CTT,  BPI, entre outros.

     

    CONDIÇÕES GERAIS

    A abertura de cada curso/turma/horário está condicionada a um número mínimo de inscrições. A inscrição no horário pretendido é limitada ao número de vagas disponíveis.
    O ensino é presencial e projetual. O programa do curso inclui aulas sem professor para desenvolvimento de exercícios autónomos e práticas projetuais. O trabalho autónomo ou projetual é importante para o progresso do aluno nas suas aprendizagens.Os professores podem solicitar o desenvolvimento de trabalhos fora do horário estabelecido para as aulas.
    Eventualmente podem ser marcadas aulas fora do horário estabelecido, por exemplo para responder a projetos que exigem essa flexibilidade, para atender a necessidades de equipamento específicas dos projetos, para resposta a exercícios feitos em contexto real com parceiros, ou por qualquer outro motivo que apoie a melhor consecução do programa.
    As aulas técnicas específicas e/ou workshops podem ocorrer aos sábados.
    A duração de cada aula pode variar em função da sua natureza teórica ou prática.
    A turma pode ser dividida em grupos para melhor aprendizagem e intensificação do desenvolvimento de projetos e matérias.
    O programa curricular e o elenco de professores do curso podem ser alterados por razões de adequação pedagógica ou por motivos de força maior.
    Para mais informações contacte-nos.

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