APRESENTAÇÃO
BACHELOR DEGREE
Curso inovador e com uma abordagem prática. Técnicas de som, desenho de sistemas, técnicas de edição, mistura, masterização para cinema e videojogos, espetáculos de música e artes performativas.
É o primeiro curso em Portugal com uma abordagem prática ao design de som. Técnicas de som, desenhos de sistemas, técnicas de edição, mistura, masterização para música, cinema e videojogos, espetáculos de música e de artes performativas são algumas das matérias lecionadas.
O percurso de aprendizagem inclui ainda o estudo, isolamento e tratamento acústico de salas com recurso a software sofisticado. O método “learning by doing” junta a prática em estúdio de gravação e todo o tipo de eventos à teoria, resultando na aquisição de competências técnicas, artísticas e criativas para gravação musical, som direto, pós-produção, som ao vivo, som para cinema, televisão e home studio.
Os Professores são profissionais em atividade no mundo do trabalho. Ao longo do curso os alunos apresentam projetos perante um júri de profissionais da indústria.
PLANO CURRICULAR
Esta unidade aborda a indústria musical como uma indústria em eterno movimento, com uma variedade de áreas que se vão sobrepondo às que existiam anteriormente e interagindo com as novas. É necessário, neste contexto dinâmico e ligado através da tecnologia, compreender a sua complexidade para potenciar oportunidades que poderão coroar com êxito a atividade escolhida.
A versatilidade é hoje em dia extremamente importante para quem quiser ter uma carreira de profissional do som. Organizar o portfolio e comunicar a carreira com as ferramentas de promoção e marketing adequadas é essencial para que possamos progredir na carreira que desejamos.
A definição de planos de desenvolvimento profissional, através da investigação das competências necessárias para uma carreira na área do som, é essencial para o lançamento de uma carreira. Vamos descobrir a originalidade da proposta individual de cada aluno e os pontos fortes que a farão ser distinta.
É fácil sentirmo-nos assoberbados pela quantidade de ferramentas de gravação que temos ao nosso dispor hoje em dia. Para ajudar a guiar-nos nessa selva de equipamento, nesta unidade aprenderemos técnicas que são fundamentais aos profissionais da nossa área, assim como maneiras criativas de as usar.
As plataformas DAW (digital audio workstation) vieram revolucionar a maneira como trabalhamos o áudio. Para tirar o melhor partido delas, vamos aprender os seus fundamentos e explorar várias, para saber quais são as especificidades de cada uma.
Usamos o som para ampliar a emoção, intensificar a ação, criar atmosferas, ou reforçar atuações. Para chegarmos ao melhor resultado, vamos aprender várias técnicas de desenho de som: das mais fundamentais às mais modernas, do foley e edição de áudio ao sampling e síntese sonora.
O som e a música são partes essenciais da narrativa de cinema, vídeo, televisão e animação. Vamos aprender a combinar os dois de maneira a fortalecer o alcance das imagens e das histórias que queremos contar.
Aprender síntese sonora é saber definir o horizonte tímbrico do nosso som e conseguir criar os tons e texturas que melhor comunicam o que queremos transmitir. Nesta unidade, vamos explorar síntese subtrativa.
Este Laboratório procura unificar conexões entre os elementos da comunidade. É um ponto de encontro e de troca de experiências, um espaço dedicado à criatividade onde se exploram e desenvolvem práticas de cruzamentos disciplinares, dentro e fora do espaço escolar. A comunicação é a chave principal deste processo. O laboratório procura identificar e mobilizar tendências, experimentar novas formas de pensar e conceptualizar, facilitar sinergias entre alunos. Este é um laboratório que se apresenta como uma ferramenta de aprendizagem.
Nesta unidade, o aluno escolherá o seu próprio projeto com base num tema proposto, que permitirá explorar e examinar um assunto atual e com assinalável importância no contexto do Curso de Sound Design.
O desenho de som para jogos e media interativo é uma das áreas em maior crescimento da indústria do entretenimento. Esta é a nossa área de estudo: como desenvolver sons para esses produtos, assim como a maneira de os implementar, usando middleware standard de indústria.
Os nossos cursos partilham conteúdos e propõem desafios com uma visão internacional. Preparamos e apoiamos os nossos alunos pensando nas melhores práticas, independentemente das geografias ou nacionalidades. Também por esta razão saber inglês é um instrumento fundamental para destruir muros: ter acesso a mais referências, conhecer mais contextos profissionais e desenvolver o seu portfolio em linha com o que se faz de melhor, sem fronteiras.
O profissional de som tem de combinar domínio técnico com um ouvido apurado. Só assim poderá garantir a reprodução de som de alta qualidade numa panóplia de situações diversas. Vamos planear e fazer o setup de dois projetos contrastantes: um de som ao vivo e outro de estúdio, colaborando com vários outros intervenientes.
A mistura de áudio é um processo muito importante na pós-produção. É nesse processo que todas as pistas gravadas são inspecionadas ao detalhe e processadas para obter um bom som e se relacionarem de maneira equilibrada. Aprenderemos as melhores técnicas para combinar/misturar várias pistas e camadas sonoras de modo a obter o melhor resultado final possível.
Esta unidade visa promover o trabalho com sistemas de som ao vivo, seja em recintos fechados ou ao ar livre. Vamos conhecer as melhores práticas e técnicas, tendo por base teorias sólidas para assegurar a melhor qualidade sonora em qualquer espetáculo ao vivo ou evento.
Cada tipo de media tem requisitos diferentes no que toca ao áudio. Filme, anúncios, programas de televisão, jogos de computador e animação têm, cada um deles, técnicas específicas de som que iremos aprender.
Há qualquer coisa de especial que acontece quando gravamos várias fontes sonoras simultaneamente – a espontaneidade da interação cria momentos especiais. Seja uma banda com vários elementos, uma conferência ou programas de televisão com vários convidados, vamos saber planear e delinear aspetos técnicos, assegurando-nos que todos os intervenientes estão confortáveis e prontos a dar o seu melhor.
O objetivo é preparar os estudantes para a dinâmica de projeto das indústrias criativas, fomentar o trabalho em equipa, promover a interdisciplinaridade, estimular o sentido de responsabilidade, o cumprimento de objetivos e ainda desenvolver competências de apresentação e promoção pessoais. Desta forma, aproxima-se o ambiente escolar à realidade do mundo de trabalho e às suas exigências.
In this module you will undertake a major research project in an area of your choosing. It may take a variety of forms and is negotiated with support and feedback from module tutors who will discuss and approve project proposals.
As well as advanced production techniques such as mastering, this module will examine how you can solve practical production problems and present your findings in a video or interactive format designed to train others.
Freelance work forms the basis of much of our industry, yet many clients are reluctant to take a chance on new sound engineers or producers. This module helps you get a freelance client as a first step in building your portfolio of clients.
You will experience recent and emerging technological developments including 5.1 surround sound and Dolby Atmos. The issues in mixing music and film sound will be examined and you will learn how to achieve effective mixes in these formats.
Addressing the issues, conventions and characteristics of fiction or dramatic production through production lectures and workshops, students will further develop their technical craft skills in audio by adapting an existing ‘script’. Students are required to record and embellish their chosen medium with existing and original SF/X and incorporate ambient reinforcement as well as original music. Students will be introduced to a range of stylistic and aesthetic approaches to audio post production values in their chosen medium. Additionally, it will be expected that they critically engage with their chosen media and that their work is informed by analysis of current cultural output and theoretical ideas.
* ACCESS REQUIREMENTS
To access the 3rd year of the course, the student must meet the following requirements:
Level 5 – 120 credit | English level B2
CERTIFICAÇÃO
Bachelor Degree
2 anos + 1 ano* = 180 Créditos
No final do segundo ano do curso, o aluno obtém uma certificação profissional Higher National, atribuída pela PEARSON BTEC, nível 5 com 120 créditos.
A Solent University certifica o 3.º ano e atribui 60 créditos, conferindo assim a certificação de Bachelor Degree.
A certificação obtida no final dos 3 anos é de nível 6, com 180 créditos.
*Para ser admitido no 3º ano, o aluno terá de ter o nível 5 – 120 créditos, bem como o nível B2 de inglês.
Pode saber mais sobre os tipo de certificação internacional consulte aqui.
EQUIPA PEDAGÓGICA
PAULO ABELHO
Coordenador
PAULO ABELHO
Músico, Produtor, Diretor de Som para Cinema e Realizador. Fundador e co-proprietário do Estúdio Armazém do Bairro, em Lisboa.
Formador na área de som desde 1996.
Músico: Setima Legião, cindy kat, BCN, Golpe de estado.
Produtor: Rodrigo Leão, JP Simões, Mind da gap, Diva, Danças ocultas, Bernardo Devlin, Braindead, Flux, Daweasel, Daniel Bernarde,s entre outros.
Técnico de som, com digressões em Portugal e no estrangeiro;: Rodrigo Leão, Sérgio Godinho, Rão kyao, Ludovico Enaudi, Les amazone d´Afrique, Melingo.
Diretor de Som para Cinema, responsável pela Mistura de inúmeros filmes e serie de televisão.
Vencedor dos prémios Sophia 2023 de melhor som de cinema com o Filme de João Botelho “Um filme em forma de assim”.
Fundador e co-proprietário do Estúdio Armazém do Bairro, em Lisboa.
NUNO RUA
Tutor
NUNO RUA
Técnico de Som e Pós-produtor.
Sound Designer, Técnico de Som, Diretor de Som para Cinema, Pós-Produtor e Tutor no curso Higher Nationals Sound Design For New Media Production na ETIC, desde 2014. Dirige, pós-produz e mistura trabalhos com maior foco nas áreas do Cinema e Televisão documental onde assinou as biografias de Jorge Listopad, Eduardo Prado Coelho, Joana Vasconcelos e Maria Gabriela Llansol. Colabora com artistas de diversas áreas, tais como, a exposição “Overflow” do artista Tadashi Kawamata @maat e a exposição”A Tendency to Forget” de Ângela Ferreira @museu Berardo, obra vencedora do prémio BES NOVO FOTO 2015, que atualmente faz parte do espólio do museu Tate Modern London.
ANDRÉ PRISTA
Gestor
ANDRÉ PRISTA
Produtor, Músico, Compositor, Técnico de Som.
Teve a primeira banda aos 15 anos e, aos 17 anos, o primeiro gravador de 4 pistas.
A paixão pela música e pela engenharia de som foi sempre alimentada pelas diversas oportunidades da vida quer pessoal quer profissional.
Trabalhou com nomes como Bob Katz, Brian “Big Bass” Gardner, Dennis Ward, André Matos (Angra), Rafael Bittencourt, Henning Basse, Akira Takasaki, entre outros.
www.andreprista.com
PAULO FEIJÃO
NUNO RUA
PAULO ABELHO
PEDRO SOUSA
RICARDO TOUREIRO
RUI BENTES
JOÃO ARAÚJO
RAFAELA RIBAS
SARA ESPÍRITO SANTO
JOSÉ RAPOSO
ANTÓNIO PINHEIRO DA SILVA
MIGUEL SOTTO MAYOR
FRANCISCO MARQUES
SIMON WADSWORTH
DIOGO MELO
CLÁUDIA SANTOS
MANUEL FARIA
EDUARDO VINHAS
NUNO FERNANDES
SAÍDAS PROFISSIONAIS
- Técnico de Som em estúdios profissionais de gravação, mistura, masterização, rádio e televisão.
- Designer de Som especializado em captação e pós-produção para videojogos, cinema, teatro, publicidade e instalações sonoras.
- Técnico de Som para espetáculos ao vivo.
ERASMUS+ E ESTÁGIOS EMPRESAS
No final do curso e mediante o seu desempenho, o aluno pode candidatar-se a um estágio internacional através do Programa Erasmus+.
Podem igualmente candidatar-se a um estágio em empresas, no Departamento de Integração Profissional através do email estagios@etic.pt.
FESTIVAIS, PARCERIAS E PRÉMIOS
Rock In Rio, Cool Jazz, Prémios Sofia, Prémios Playstation, Festival Encontros De Viana, Festival Ccp, Iberanime, Monstra entre outros.
EQUIPAMENTOS
- Salas de computadores equipadas com workstation de trabalho individuais Apple iMac com Headphones, Placa de som e Teclado MIDI.
- Programas utilizados: ProTools, Logic e Live.
- Espaços para concertos com palco, PA e estações de DJ Pionneer. Instrumentos musicais variados, entre eles: guitarras elétricas e acústicas, baixo elétrico, bateria acústica (Fender, Stratocaster, Telecaster, Jazz Bass, Yamaha).
- Estúdios de Som equipados com Universal Audio, Audient, Pre-amps valvulados, sistemas AVID Pro-Tools HD, Ableton LIVE com recurso a plugins da Waves, Fab Filter e UAD. Monitores de som Genelec, M-Audio, Adam.
- Mesas de mistura (Midas, Allen & Heath, Behringer e Yamaha). Gravadores digitais HD Fostex, processadores (Lexicon, TLAudio, SPL, Yamaha). Microfones (Neumann, Sennheiser, AKG, DPA, Shure, Sanken, Studio Projects). Equipamentos portáteis de gravação (Sound Devices, Tascam e Roland).
CANDIDATURA
Requisitos:
12.º Ano de Escolaridade
Carta de motivação com razões pelas quais se candidata.
Conhecimentos da língua inglesa
O que devo fazer para iniciar a minha candidatura?
> Preencher o formulário na página do curso em que estou interessado > botão CANDIDATURA
Quais os passos seguintes?
Irá receber um email de confirmação com informação sobre:
> Marcação de entrevista
> Visita à escola (opcional)
Convidamos a conhecer o ambiente criativo e próximo que se vive na Escola, através de visita acompanhada aos estúdio, ateliers e salas de formação.
Candidaturas de Maio a Setembro
CONDIÇÕES DE PAGAMENTO
Existem vários programas de financiamento à formação em diversas instituições bancárias: Caixa Geral de Depósitos, Santander, Banco CTT, BPI, entre outros.
CONDIÇÕES GERAIS
A abertura de cada curso/turma/horário está condicionada a um número mínimo de inscrições. A inscrição no horário pretendido é limitada ao número de vagas disponíveis.
O ensino é presencial e projetual. O programa do curso inclui aulas sem professor para desenvolvimento de exercícios autónomos e práticas projetuais. O trabalho autónomo ou projetual é importante para o progresso do aluno nas suas aprendizagens.Os professores podem solicitar o desenvolvimento de trabalhos fora do horário estabelecido para as aulas.
Eventualmente podem ser marcadas aulas fora do horário estabelecido, por exemplo para responder a projetos que exigem essa flexibilidade, para atender a necessidades de equipamento específicas dos projetos, para resposta a exercícios feitos em contexto real com parceiros, ou por qualquer outro motivo que apoie a melhor consecução do programa.
As aulas técnicas específicas e/ou workshops podem ocorrer aos sábados.
A duração de cada aula pode variar em função da sua natureza teórica ou prática.
A turma pode ser dividida em grupos para melhor aprendizagem e intensificação do desenvolvimento de projetos e matérias.
O programa curricular e o elenco de professores do curso podem ser alterados por razões de adequação pedagógica ou por motivos de força maior.
Para mais informações contacte-nos.