Diário de Bordo #7
Estamos na última semana do estágio de 3 meses na Nieko, uma experiência incrível pela qual sou profundamente grato. Participar do programa ERASMUS+ foi uma honra, especialmente pela segunda vez, agora em nome da ETIC, mas também em 2022, quando participei enquanto aluno da EPI.
Nestes últimos dias, tenho refletido bastante sobre tudo o que estes meses me proporcionaram e como isso impactará o meu futuro. Aqui, tive acesso a oportunidades de trabalho incríveis que não esperava conquistar tão cedo na minha carreira. Criei e fortaleci relações, algumas aqui em Vilnius e outras online. Porém, talvez mais importante que tudo, cresci tanto como indivíduo quanto como profissional. Agora, mais do que nunca, tenho a certeza de que trabalhar com 3D não é apenas um sonho, mas algo em que estou bastante confiante de que terei muito sucesso.
No domingo passado, dia 8, comemorei os meus 20 anos, uma data muito especial celebrada com amigos aqui em Vilnius. Foi uma festa bastante divertida e memorável, apenas com excelente companhia. Fora isso, aproveitei boa parte do tempo sozinho, o que também foi ótimo. Aproveitei o sossego para falar com a minha família e amigos em Portugal (também fui ao ginásio yay!) No dia seguinte, no trabalho, houve mais um momento especial: um convívio descontraído com bolo e muitos “Happy Birthday’s”.
Não posso deixar de mencionar a chegada de ainda mais neve! Para muitos, isto poderá parecer algo negativo, mas eu estava desejoso para que isto acontecesse. Apesar de a neve dificultar um pouco a locomoção, especialmente para quem não tem carro, ela proporciona o acesso a atividades incríveis como snowboard e ski. Estou determinado a encaixar essas atividades nos próximos dias, porque são os últimos aqui em Vilnius.
Diário de Bordo #6
Estamos a entrar na reta final desta experiência incrível, o que me leva a refletir ainda mais sobre o peso emocional e a importância de cada momento. As atividades que tanto desejo realizar deixaram de ser adiadas, e, por isso, os dias estão cada vez mais preenchidos com viagens e programas memoráveis.
Na semana passada, a cidade de Vilnius ficou coberta de branco. A cada passo, o meu sapato afundava-se na neve, transformando o caminho para o estágio numa experiência única. Mesmo com as mãos dormentes do frio, por causa das inúmeras bolas de neve que fiz, este percurso que faço diariamente nunca foi tão agradável.
Na Nieko, o trabalho continua tão envolvente e cativante como nas primeiras semanas. Agora que o estágio se aproxima do fim, pergunto-me como será a minha relação futura com esta equipa incrível. Pessoalmente, estou bastante interessado em manter uma ligação com a equipa e os projetos. Este é um tema que gostaria de abordar numa conversa com eles nos próximos dias.
Na sexta-feira passada, parti de madrugada rumo a Riga, a capital da Letónia, acompanhado por dois colegas da ETIC e um amigo que conheci em Vilnius. Apesar de termos ficado apenas dois dias, foi o suficiente para desenvolver um carinho especial pela cidade. Nesta época natalícia, a cidade de Riga está cheia de feiras tradicionais e decorações encantadoras, que transmitem um ambiente natalício acolhedor. Além disso, visitámos o zoológico, experimentámos restaurantes, divertimo-nos num bar com karaoke, descobrimos lojas originais e vivemos momentos inesquecíveis.
Diário de Bordo #5
A cada dia, mais me apercebo da beleza da cidade de Vilnius. Quanto mais a conheço, mais me dou conta de que ainda há muito por explorar. Esta descoberta constante tem despertado em mim novas ideias e o desejo de viajar para outras cidades e talvez eventualmente países vizinhos.
No entanto, as temperaturas têm sido o principal desafio para sair de casa com disposição. Cada vez mais as temperaturas negativas ou perto dos 0ºC são frequentes. Na semana passada, vi neve pela primeira vez. Embora o frio não tenha sido suficiente para cobrir as ruas de branco, foi um momento memorável. Eu estava acompanhado pelos meus colegas de trabalho, e foi interessante observar o contraste entre o meu entusiasmo e a reação tranquila deles, já habituados a esse fenômeno.
O estágio na Nieko continua a ser uma grande fonte de entusiasmo neste período em Vilnius, e tudo está a correr muito bem. Estou envolvido num grande projeto da Supercell, que cada vez mais aumenta o meu desejo de continuar ligado à empresa depois do estágio, caso a oportunidade surja.
Nos fim-de-semanas temos aproveitado o tempo livre para explorar a cidade e redondezas, ir a restaurantes e fazer atividades com as pessoas que conhecemos cá.
No último fim de semana, eu e os meus colegas da ETIC viajamos para Trakai, uma cidade próxima de Vilnius, bastante diferente em muitos aspetos. O principal ponto de interesse foi o castelo. Passamos boa parte do dia a explorar o seu interior e a apreciar a atmosfera única do local.
Diário de Bordo #4
A época de Halloween aqui em Vilnius é bastante divertida. Vemos várias crianças mascaradas a ir e a regressar da escola, mas os mais velhos também festejam, ainda que de forma mais discreta. Muitos locais estão decorados a rigor para o evento, incluindo lojas, vivendas e escritórios de empresas.
Na noite de Halloween, eu e o meu colega Tiago juntámo-nos a um grupo de portugueses, estudantes Erasmus, que nos convidaram para festejar a ocasião com eles. Foi um momento inesquecível e uma noite bem passada. Agora que os conhecemos, com certeza vamos encontrar-nos mais vezes com eles e com os amigos que nos vão apresentar.
No fim-de-semana anterior, fomos experimentar a cozinha lituana como deve ser. Gostei e estava bom! Para quem não é muito fã de batata, pode não ser a melhor opção, mas eu tive uma ótima refeição e dou feedback positivo à comida.
Na Nieko, o estágio continua a correr otimamente. Cumpro com sucesso as tarefas que me são atribuídas e sinto que estou a contribuir bem para a equipa.
Continuo bastante motivado para enfrentar o frio todas as manhãs a caminho do estágio!
Diário de Bordo #3
Neste dia faz 1 mês desde que cheguei a Vilnius. É bom pensar que, em apenas 1 mês, já vivi tanto, e melhor ainda é saber que há muito mais por fazer. Conhecemos uns jovens portugueses na rua que também estão em Erasmus, e eles adicionaram-nos a um grupo de WhatsApp com mais alunos a estudar em Vilnius. Tenho esperança de que deste grupo surjam vários planos interessantes e amizades por criar.
Estou a gostar imenso de trabalhar na Nieko, a empresa onde fui colocado. Para além dos trabalhos e dos projetos nos quais estou inserido, aprecio cada vez mais as pessoas. Regularmente, temos conversas sobre a cultura de cada um; com várias nacionalidades presentes, essas conversas costumam ser muito interessantes e são um bom momento para relaxar. Além disso, nos dias de semana, eu e o Tiago continuamos a ir religiosamente ao ginásio, sem intenção de parar.
A dinâmica em casa, com os 3 colegas da ETIC, tem sido bastante boa e saudável. Cada um tem os seus horários, mas continuamos a partilhar momentos e conversas juntos à hora das refeições, seja a jogar cartas ou a ver séries.
No fim de semana passado, demos uma volta por Vilnius com a intenção de visitar alguns locais turísticos. Foi especialmente memorável porque o dia estava muito bonito, quente, e ótimo para passear.
Cada vez mais se sente o frio, já comecei as usar os meus casacos mais pesados. Mais do que uma vez saí de casa para o estágio, com 0°C na rua.
Diário de Bordo #2
Estas primeiras duas semanas foram repletas de novidades e descobertas.
A localização excelente da casa permite explorar muito sem precisar de andar grandes distâncias, embora o faça de qualquer maneira.
Desde o início, estava entusiasmado com o estágio e cheio de expectativas, que até agora têm sido superadas. Já posso dizer com orgulho que trabalhar na Nieko é uma experiência gratificante. A empresa tem um ambiente fantástico, com pessoas simpáticas e projetos com alto nível de qualidade. Um dos grandes fatores de motivação para mim são os clientes para quem trabalhamos, incluindo grandes nomes do mercado de videojogos como a “Supercell”. No primeiro dia, fui imediatamente integrado numa equipa que trabalha num projeto de grande escala, embora não possa entrar em detalhes devido ao contrato de confidencialidade (NDA) que assinei.
Durante a semana, o meu foco é o estágio, ir ao ginásio e ao chegar a casa, preparo tudo para o dia seguinte e procuro descansar bem.
Quando o fim de semana chega, estou livre para aproveitar. Eu e os meus três colegas da ETIC juntamos ideias sobre os lugares que queremos visitar e as atividades que desejamos fazer, como jogar bowling, snooker ou patinar no gelo.
Ainda não tive a oportunidade de visitar muitos dos pontos turísticos mais conhecidos de Vilnius, o que não lamento graças às alternativas que tenho escolhido, mas está nos planos. A exceção foi a Universidade de Vilnius, onde fizemos uma visita guiada. Além de apreciar a sua beleza, foi uma experiência divertida, graças à boa companhia.
Tenho vivido momentos incríveis com os meus colegas e os novos amigos que fiz por cá, e estou ansioso por criar muitos mais.
Diário de Bordo #1
Adeus, Portugal. Despeço-me da minha casa, família e amigos, para acordar em Vilnius, Lituânia.
Na verdade, antes disso, o voo fez escala em Paris e deu tempo para subir a Torre Eiffel, passear um pouco pela cidade e conhecer melhor os colegas com quem irei partilhar casa nos próximos 3 meses.
Foi um primeiro dia cheio e intenso, que começou às 05h40 em Portugal a caminho de Paris e a meio da tarde com destino a Vilnius, onde só chegámos às 22h. Andar de avião não é habitual para mim, foi uma experiência muito agradável estar acima do nível das nuvens, e ver o sol a nascer e pousar no horizonte.
Desde que chegámos, procurámos várias atividades e locais para visitar, não só relacionados aos meus interesses pessoais, mas também do grupo. Por exemplo, eu e o meu colega Tiago fomos conhecer um bom ginásio aqui ao pé do nosso estágio e planeamos ir lá regularmente.
Escrevo este texto na véspera do meu primeiro dia de estágio. Estou muito entusiasmado e com grandes expectativas para tudo o que daí virá.