No javascript ETIC | Camila<br>Grácio CamilaGrácio – ETIC

Pedir informações

    Camila
    Grácio

    Fotografia
    Light Studio Praha
    📍PRAGA, CHÉQUIA

    Diário de Bordo #6

    Praga, nas últimas semanas, tem estado cada vez mais bonita.
    O natal invadiu as ruas, têm imensos mercados de natal por toda a cidade. Já visitei quase todos. E, para acrescentar, nevou por aqui!!! Na zona onde estamos a viver a paisagem estava perfeita, os parques completamente brancos, parecíamos crianças a correr para a rua quando acordámos.
    Estas semanas foram de aproveitar a rotina em Praga, ainda temos duas semanas por aqui, mas a maior parte dos meus amigos que também estão a fazer Erasmus regressam às origens mais cedo que nós para o Natal. Para a semana tenho 3 jantares de despedida:(
    O estágio está mais calmo agora mas, para me dar oportunidade de desfrutar tudo o resto, acho que é perfeito assim.
    Tive a oportunidade de fotografar o evento da loja Pop Up, que a designer de moda organizou juntamente com outros artistas.
    Fui a Karlovy Vary com amigas, tínhamos visto juntas o filme “Last Holiday” de Wayne Wang, para entrar no espírito natalício e percebemos que o filme tinha sido filmado numa cidade na República Checa. Tínhamos que ir. Uma cidade rica conhecida pelas suas termas, foi cenário de vários filmes. Para o almoço fomos a um restaurante típico checo e foi a melhor comida tradicional que já experimentei até agora.
    Durante a próxima semana vou fazer a minha última viagem para aproveitar que estamos aqui tão pertinho de outros países.
    Ficava por aqui mais uns meses de certeza, não posso dizer que já tenho saudades de Portugal, mas sei que voltar no Natal vai saber bem.

    Diário de Bordo #5

    No fim de semana passado, fui a Cracóvia com os nossos vizinhos franceses.
    Foi um fim de semana intenso, uma viagem com um grupo de 9 pessoas origina sempre muitas histórias. Visitámos a cidade, experimentámos comida tradicional e aproveitámos simplesmente estar juntos.
    Fomos também a Auschwitz, não sei como descrever esta visita, foi bastante duro e intenso, mas necessário. Acho que é importante relembrar o passado para não repeti-lo.
    Durante esses dias dei por mim já a perceber um pouco de francês 🙂 não foi fácil ser a única portuguesa no grupo.
    Desde que voltei a Praga tenho estado a tentar desfrutar ao máximo da minha rotina.
    Experimentar novos restaurantes e cafés, homemade dinners com amigos e novas descobertas de bares.
    No dia 17 de novembro, celebra-se aqui em Praga o Dia da Luta pela Liberdade e Democracia, fui convidada, por uma das modelos que conheci no evento de moda, para fotografar um evento alusivo a este dia. Fico contente que tenha criado uma pequena rede de contactos aqui.
    Os mercados de natal já estão a aparecer e a cidade já está a ganhar outro encanto.
    Falta exatamente um mês para regressar a Portugal e já tenho saudades. Com os meus amigos, já estamos a planear jantares de despedida e últimas visitas a sítios que gostamos de ir 🙁
    Sinto que esta experiência, mais do que nunca, agora está em contagem decrescente e tenho de fazer com que todos os minutos valham a pena.
    Vou ter de escrever uma lista de coisas que quero fazer antes de ir embora!

    Diário de Bordo #4

    O ponto mais alto destas últimas duas semanas foi o evento da nova coleção da designer de moda com que estou a colaborar. Foi bom estar de volta a este ambiente.
    Fotografei o BTS, todo o processo de preparação do evento e durante o evento. Conheci modelos, fotógrafos e pessoas da área da moda, um bom networking e criação de contactos. No dia a seguir ao evento, também tirei fotos de produto para colocarem as peças à venda.
    Fiquei bastante feliz com o resultado deste dia e agora vou tentar usufruir dos contactos que fiz, até ao final da minha estadia aqui em Praga.
    É tão estranho pensar que tudo isto é temporário, que esta vida tem uma data de validade, que num mês e meio tudo se vai tornar apenas uma memória. Mas talvez estes contactos venham a ser úteis no futuro, quem sabe.
    A minha rotina continua parecida, cafés, jantares e almoços com amigos internacionais, passeios pela cidade e idas ao estágio, no entanto já posso acrescentar à rotina um demorado flix bus de 5 horas;)
    As viagens para os países aqui ao lado começaram. Fui a Munique visitar uma amiga.
    Uma cidade cinzenta e fria, que me deu boas memórias.
    E mais uma vez, dizem que os alemães são bastante frios e rudes, mas não tive essa opinião. Até quando fomos a um restaurante típico experimentar comida alemã, ficámos numa mesa com outras pessoas, e depois de trocarmos algumas palavras um senhor percebeu que eu nunca tinha experimentado a comida que ele tinha pedido e deu-me a experimentar do prato dele:) foi muito engraçado. No geral, ao longo dos dias houve sempre boas interações com os locais.
    A cidade está recheada de lojas e cafés bonitos.
    Munique também me deu a oportunidade de ver a exposição do fotógrafo Helmut Newton, tão interessante.
    Voltar a Praga depois do fim de semana, soube como voltar a casa.

    Diário de Bordo #3

    Um mês. Já passou um mês desde que chegámos. Passou tão rápido, entre cafés, saídas à noite, jantares, passeios por novos cantos da cidade, lojas em segunda mão e idas ao estágio.
    Estou a dar o meu máximo para tentar conhecer todos os que cruzam o meu caminho.
    Sei que são as pessoas que fazem a experiência.
    As conversas começam sempre numa troca de ideias sobre os nossos países e as suas diferenças.
    E sempre que digo que vivo em Lisboa, a reação que recebo é demasiado positiva, mesmo!
    Não consigo contar a quantidade de pessoas que disse “uau”. Toda a gente adora Portugal. Dizem que sou uma sortuda. O que muitas vezes me deixa a pensar, e a pôr a minha vida em perspetiva, sou mesmo uma sortuda.
    Às vezes, é preciso sair da bolha para dar valor ao que temos. Sempre que estamos nesta troca de ideias culturais e eu estou a falar da comida, rotina ou de hábitos que temos por aí, fico feliz.
    No entanto, estou a adorar Praga, por isso não posso dizer que já tenho saudades de Portugal (talvez só um bocadinho).
    Tanto adoro falar do nosso país como adoro ouvir sobre o que os outros têm para contar sobre o deles, já aprendi imenso desde que cheguei! E mais importante, agora tenho casa pela Europa toda;)
    Esta semana, eu e a Joana fizemos uma parceria (ela no Styling e eu na Fotografia) para relembrar os tempos na ETIC e organizámos uma sessão. Convidei duas raparigas que conheci por aqui para serem modelos:)
    E para a semana vou fotografar o evento da nova coleção da Designer de Moda com que estou a estagiar , estou com boas expectativas!

    Diário de Bordo #2

    Um dos pontos mais altos destas duas semanas foi, sem dúvida, ter ido ver o concerto dos OneRepublic aqui em Praga.
    A duas horas do concerto ofereceram-me o bilhete e impulsivamente aceitei. Desde aí, os OneRepublic têm sido a soundtrack dos meus dias.
    Lembro-me de estar naquela arena e decidir que a música “I Lived” ia ser o meu lema durante estes 3 meses, clichê talvez, mas quero tentar aproveitar ao máximo o que esta experiência tem para oferecer.
    Graças ao meu  estágio, ofereceram-me também um passe para o DesignBlok, um grande festival de Design espalhado pela cidade, consegui ter acesso a exposições de fotografia, moda, produto… super interessante.
    Sinto que estou a percorrer os cafés todos de Praga, já tenho uma lista, não há nada melhor que passar uma tarde com um cappuccino, seja a trabalhar ou a pôr a conversa em dia.
    Posso adicionar à minha rotina os cafés, os passeios pelo parque aqui ao lado de casa, os jantares com amigos internacionais e as sextas à noite com os vizinhos.
    A cidade está a ficar cada vez mais bonita, cheia de memórias.
    Hoje fomos a uma cidade, não muito longe daqui, passar o dia, chamada Český Krumlov, tinha paisagens muito ricas.
    Já estamos a planear possíveis viagens a sítios aqui à volta:) mas continuo super entusiasmada para ver o que Praga me vai continuar a oferecer!

    Diário de Bordo #1

    Uma cidade cheia de vida, beleza e história – esta foi a minha primeira impressão.
    Dizem que os habitantes locais podem ser um pouco frios e não muito simpáticos, mas até agora não posso concordar.
    Ainda me estou a adaptar, mas no geral já estou bastante confortável. Tão confortável que o elétrico 17, as idas ao supermercado, a casa dos nossos vizinhos e a vista da minha janela já fazem parte da rotina.
    Somos vizinhos de um grupo de franceses que estão no mesmo programa de estágio, já nos juntámos para experimentar a noite de Praga! Com o tempo que vou passar com eles, acho que vou aprender um pouco de francês também 🙂
    A língua e a moeda daqui são bastante diferentes e por isso alguns momentos ainda são um desafio, como ir ao supermercado, por exemplo.
    Praga está cheia de estudantes em Erasmus e já conheci alguns! Ir a eventos para estudantes internacionais está a ser uma ótima forma de integração.
    No estágio, para já, a experiência tem sido positiva, estou com boas expectativas.
    Em poucos dias, já criei imensas memórias, estou curiosa para descobrir o que me espera  – e tudo o que vou continuar a acrescentar à minha rotina!

     

    Everything Is Now.
    Learn. Do. Create.
    BEGIN HERE Get Everywhere.
    Dare To Try.