Workshop de Graphic Design no Museu de Etnologia

Os alunos do Top Up Year de Graphic Design visitaram o Museu de Etnologia para um Workshop em modelo de “cliente real”. Esta iniciativa foi organizada pela professora Lisa Moura que também acompanhou os alunos durante os três dias de trabalho.
No primeiro dia, antes de a turma se dividir em três grupos para esclarecimento de dúvidas, a equipa do Museu de Etnologia apresentou as diferentes salas e corredores aos alunos. Os profissionais que se encarregaram dessa visita guiada expuseram sempre as dificuldades sentidas em termos de sinalética e comunicação visual do Museu.
Depois, com o objetivo de tornar claro todo o espaço do Museu e respetiva sinalética, a professora Lisa Moura deu um briefing aos alunos de como começar um projeto deste tipo. Foram passadas diversas informações sobre as necessidades do cliente com o objetivo de os alunos poderem desenvolver propostas para a orientação espacial do Museu – o briefing transmitido teve em conta aspetos como o tipo de letra, pictograma, sistemas de cor para “wayfinding” ou mapas para orientação de visitantes.
No segundo e terceiro dias do Workshop os trabalhos ganharam forma com o talento dos alunos a sobressair nas várias propostas dirigidas à problemática apresentada inicialmente. Para que não faltasse inspiração a cada ideia, Lisa Moura foi partilhando referências de projetos que envolvem a dinâmica de design no espaço, desde trabalhos de sinalética a gráficos mais amplos como exposições da autoria de Barbara Kruger.
No final, o resultado dos trabalhos excedeu as expetativas com a turma a ficar bastante entusiasmada com toda a experiência. Alguns detalhes dos projetos desenvolvidos podem ser vistos na galeria abaixo.