APRESENTAÇÃO
Animação – Conceito, Realização e Produção
Desde a sua origem como experiência visual, a Animação evoluiu como ferramenta poderosa de criação de conteúdos que emocionam, educam e entretêm audiências de todas as idades.
Esta multiplicidade de aplicações tem aumentado a necessidade não só de profissionais tecnicamente especializados, como de artistas realizadores com sentido crítico e contexto cultural vasto, capazes de criar obras com intenção e originalidade.
Este curso oferece uma formação especializada para produções audiovisuais, que cobre todas as etapas da conceção e produção, preparando os alunos para realizar de forma independente, assim como para integrar grandes produções comerciais como profissionais autónomos. O corpo docente integra profissionais ativos na indústria, a nível nacional e internacional, garantindo um contacto fidedigno com a indústria moderna da animação.
PLANO CURRICULAR
Introdução aos princípios básicos de animação, como timing, movimento e fluidez, através de aulas teóricas e exercícios práticos. O módulo oferece uma visão geral da história e evolução da animação como forma artística.
Este módulo central explora os fundamentos do storytelling e da narrativa visual para animação. Ao abordar cinematografia, design de personagens e estruturas narrativas, os alunos desenvolverão personagens, cenários e storyboards originais, além de aprimorar a sua cultura visual e sentido crítico.
Essencial para qualquer realizador, este módulo aborda a escrita de argumentos para animação, técnicas de escrita criativa e os diferentes padrões da indústria.
Este módulo aborda a animação 3D como ferramenta de produção, e cobre as bases dos softwares principais. Os alunos praticarão modeling e aprenderão a linguagem e conceitos associados, assegurando o conhecimento necessário para integrar produções híbridas 2D/3D.
Introdução às etapas clássicas do pipeline de projectos audiovisuais de animação, contextualizadas na sua evolução histórica e tecnológica. Este módulo cobre diferentes métodos e workflows, e o funcionamento real de uma produção para cinema ou televisão, assim como as diferentes profissões especializadas das mesmas.
Primeiro projeto de animação do curso. Oferece, logo no primeiro ano, uma experiência prática de produção em pequena escala. Os alunos aplicarão os conhecimentos adquiridos ao longo do semestre para criar uma curta-metragem finalizada, realizada individualmente ou em grupo.
Este Laboratório procura unificar conexões entre os elementos da comunidade. É um ponto de encontro e de troca de experiências, um espaço dedicado à criatividade onde se exploram e desenvolvem práticas de cruzamentos disciplinares, dentro e fora do espaço escolar. A comunicação é a chave principal deste processo. O laboratório procura identificar e mobilizar tendências, experimentar novas formas de pensar e conceptualizar, facilitar sinergias entre alunos. Este é um laboratório que se apresenta como uma ferramenta de aprendizagem.
Introdução às técnicas de pós-produção para animação, incluindo compositing (After Effects) e sonoplastia. Este módulo explora as etapas fundamentais da finalização de um projeto audiovisual, cobrindo os elementos necessários para um produto polido e pronto para distribuição.
Aprofundamento das técnicas de animação 2D, com foco em acting, lip sync, expressividade e interação.
Exploração de ferramentas criativas como moodboards e styleframes, análise de obras e experimentação visual. Os alunos irão desenvolver conceitos originais, criar bibliotecas de referência e trabalhar em elementos chave como design de personagens, colorscripts, layouts e storyboards. O módulo culmina com a criação e apresentação de um pitch original.
Projeto colaborativo de maior escala, no qual os alunos aplicarão o conhecimento acumulado para criar um filme de animação. Este módulo simula uma produção profissional, incentivando o trabalho em equipa e a gestão de processos criativos.
Preparação dos alunos para a transição para o mercado de trabalho. Este módulo curto foca-se na organização de portfólios e showreels, na apresentação profissional de projetos e no financiamento e navegação da indústria.
Os nossos cursos partilham conteúdos e propõem desafios com uma visão internacional. Preparamos e apoiamos os nossos alunos pensando nas melhores práticas, independentemente das geografias ou nacionalidades. Também por esta razão saber inglês é um instrumento fundamental para destruir muros: ter acesso a mais referências, conhecer mais contextos profissionais e desenvolver o seu portfolio em linha com o que se faz de melhor, sem fronteiras.
O objetivo é preparar os estudantes para a dinâmica de projeto das indústrias criativas, fomentar o trabalho em equipa, promover a interdisciplinaridade, estimular o sentido de responsabilidade, o cumprimento de objetivos e ainda desenvolver competências de apresentação e promoção pessoais. Desta forma, aproxima-se o ambiente escolar à realidade do mundo de trabalho e às suas exigências.
O 3.º ano do curso encontra-se em aprovação para ser realizado na ETIC, em Lisboa. Atualmente, o aluno pode fazer este 3.º ano numa das universidades parceiras da ETIC ou na Solent University.
This 3rd year is under approval to be undertaken at ETIC, in Lisbon. Nowadays, the student can apply to the 3rd year at one of the british universities, partners of ETIC, or at Solent University.
CERTIFICAÇÃO
Bachelor Degree
2 anos + 1 ano* = 180 Créditos
No final do segundo ano do curso, o aluno obtém uma certificação profissional Higher National, atribuída pela PEARSON BTEC, nível 5 com 120 créditos.
A Solent University certifica o 3.º ano e atribui 60 créditos, conferindo assim a certificação de Bachelor Degree.
A certificação obtida no final dos 3 anos é de nível 6, com 180 créditos.
*Para ser admitido no 3º ano, o aluno terá de ter o nível 5 – 120 créditos, bem como o nível B2 de inglês.
Pode saber mais sobre os tipo de certificação internacional consulte aqui.
COORDENAÇÃO
ANA MONIZ
Realizadora
Trabalha como freelancer na produção de séries televisivas e publicidades, tendo colaborado com empresas como HBO, Prime e AMC.
Formada pela escola Gobelins, em Paris, o seu filme de tese SUNDOWN ganhou vários prémios em festivais internacionais. Desde 2023, tem retornado como professora convidada.
A sua especialização é em storytelling e narrativa visual, áreas nas quais tem desenvolvido palestras e cursos intensivos.
SAÍDAS PROFISSIONAIS
- Realizador de filmes de animação
- Animador
- Artista de Storyboard
- Director Artístico
- Designer de Personagens
- Artista de Cenários
- Artista de Layout
- Produtor
- Artista de 3D
- Coordenador de Projecto
- Artista de Compositing
ERASMUS+ E ESTÁGIOS EM EMPRESAS
No final do curso e mediante o seu desempenho, o aluno pode candidatar-se a um estágio internacional através do Programa Erasmus+.
Podem igualmente candidatar-se a um estágio em empresas, no Departamento de Integração Profissional através do email estagios@etic.pt.
EQUIPAMENTOS
- Tablets gráficas: idealmente wacom one 13”, já adquiridas pela escola;
- Adobe Creative Suite (Photoshop, After Effects);
- TvPaint: software de animação 2D; standard da indústria; fazem parcerias com escolas: https://tvpaint.com/en/education – necessário contacto antecipado (3 meses máx. resposta). Não existe subscrição, é vitalício. Existem alternativas gratuitas, mas bastante inferiores a nível de qualidade
- Blender – Software 3D (gratuito) ou Autodesk Maya (versão de estudantes é gratuita).
CANDIDATURA
Requisitos:
- Carta de motivação / Razões porque se candidata e objetivos profissionais;
- Apresentação de portfólio ou showreel;
- Entrevista.
O que devo fazer para iniciar a minha candidatura?
- Preencher o formulário na página do curso em que estou interessado (botão CANDIDATURA).
Quais os passos seguintes?
Irá receber um email de confirmação com informação sobre:
- Marcação de entrevista;
- Visita à escola (opcional).
Convidamos a conhecer o ambiente criativo e próximo que se vive na Escola, através de visita acompanhada aos estúdios, ateliers e salas de formação.
Candidaturas de janeiro a setembro.
CONDIÇÕES DE PAGAMENTO
Existem vários programas de financiamento à formação em diversas instituições bancárias: Caixa Geral de Depósitos, Santander, Banco CTT, BPI, entre outros.
CONDIÇÕES GERAIS
A abertura de cada curso/turma/horário está condicionada a um número mínimo de inscrições. A inscrição no horário pretendido é limitada ao número de vagas disponíveis. O ensino é presencial e projetual. O programa do curso inclui aulas sem professor para desenvolvimento de exercícios autónomos e práticas projetuais. O trabalho autónomo ou projetual é importante para o progresso do aluno nas suas aprendizagens. Os professores podem solicitar o desenvolvimento de trabalhos fora do horário estabelecido para as aulas. Eventualmente podem ser marcadas aulas fora do horário estabelecido, por exemplo para responder a projetos que exigem essa flexibilidade, para atender a necessidades de equipamento específicas dos projetos, para resposta a exercícios feitos em contexto real com parceiros, ou por qualquer outro motivo que apoie a melhor consecução do programa. As aulas técnicas específicas e/ou workshops podem ocorrer aos sábados. A duração de cada aula pode variar em função da sua natureza teórica ou prática. A turma pode ser dividida em grupos para melhor aprendizagem e intensificação do desenvolvimento de projetos e matérias. O programa curricular e o elenco de professores do curso podem ser alterados por razões de adequação pedagógica ou por motivos de força maior. Para mais informações contacte-nos.