No javascript ETIC | Curso Animação 3D & CGI Animação 3D & CGI – ETIC

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    Animação 3D & CGI

    BACHELOR DEGREES

    DURAÇÃO: 3 anos

    DATAS: Outubro a julho

    HORÁRIO: 2ª a 6ª / 14H-18H

    PARTICIPANTES: Máximo de 16 alunos

    IDIOMA: Português/Inglês

    FORMATO: Aulas presenciais e projetuais.

    Diploma: Solent University - Digital & Game Art

    Mais info

    apresentação

    O processo de animação 3D e CGI (Computer-generated Imagery) pertence a uma das indústrias com maior crescimento em todo o mundo, com presença em blockbusters de cinema e jogos triplo- A, assim como produtos educativos e pré-escolares.

    A difusão de conteúdos visuais tornou-se parte integrante do nosso dia-a-dia, e com os avanços tecnológicos e digitais, a solicitação de produção de animação para diferentes plataformas e meios faz com que seja uma área prolífera em várias frentes.

    As técnicas de aprendizagem em animação 3d serão aplicadas em projetos que se assemelham ao mercado real com metodologias e práticas standard da indústria. Este objetivo implica desenvolver o conhecimento de softwares de criação gráfica e de desenho; modelação e animação 3D; edição e pós-produção de vídeo; experimentação com motion graphics, e com estúdio de televisão multicâmara preparado para exercícios de motion capture e chroma-key.

    METODOLOGIA

    O ensino da Escola assenta no método de projeto (PBL- project-based learning), em turmas pequenas de 16 alunos, num ensino de proximidade. O aluno aprende ao procurar respostas a desafios reais, muitas vezes em trabalho de equipa, procurando o seu desenvolvimento criativo, crítico e pessoal.

    PROFESSORES

    O corpo docente é constituído por profissionais em atividade e é promovida uma constante participação em workshops, conferências e visitas de estudo, de forma a fomentar o conhecimento e contacto com contextos reais de trabalho.

    PLANO CURRICULAR

    1. º ANO: CONCEPT & DEVELOPMENT + CREATIVE PROJECT
    PRÁTICA DE ARTE DIGITAIS I

    Uma unidade de pré-produção com foco no desenvolvimento gráfico. O aluno aprenderá várias abordagens para dar vida às suas ideias, desenvolvendo storyboards, concept boards, matte paintings e styleframes.

    MODELAÇÃO 3D

    Nesta unidade o aluno aprenderá os fundamentos da modelação 3D. Será introduzido à modelação de objetos e personagens dentro do contexto de animação. Aplicará as melhores práticas da indústria em topologia 3d, uv mapping e texturização.

    FUNDAMENTOS DE ANIMAÇÃO 3D

    Uma das unidades centrais do curso. O aluno começará por desenvolver as primeiras competências técnicas para produzir animações dentro de um ambiente digital, pondo em prática numa primeira fase, os 12 princípios de animação.

    HISTÓRIA DAS ARTES VISUAIS 

    Nesta unidade estuda-se a história da arte e design com foco na animação e no cinema, os seus contextos sociais e tecnológicos. São trabalhadas as bases de uma cultura visual lata que irá permitir aos alunos identificar contextos históricos, e assim compreender o momento da produção atual em que se situam como criadores.

    FOTOGRAFIA 

    Esta unidade dará o aluno a oportunidade de aprender e explorar técnicas de fotografia que serão essenciais na composição de um “shot” em visual effects e animação. Ver o mundo através da perspetiva de fotografia, aprender a interpretar a luz, as suas formas e intensidades, assim como composição de imagem, ajudará o artista a transpor para “CG” este conhecimento e a direcionar o espectador para o que é importante no “shot” que está em produção.

    ETIC LAB

    Este Laboratório procura unificar conexões entre os elementos da comunidade. É um ponto de encontro e de troca de experiências, um espaço dedicado à criatividade onde se exploram e desenvolvem práticas de cruzamentos disciplinares, dentro e fora do espaço escolar. A comunicação é a chave principal deste processo. O laboratório procura identificar e mobilizar tendências, experimentar novas formas de pensar e conceptualizar, facilitar sinergias entre alunos. Este é um laboratório que se apresenta como uma ferramenta de aprendizagem.

     

    ILUMINAÇÃO E RENDER

    O aluno aprenderá a importância de “pintar com luz”. Esta unidade aplicará conceitos de fotografia ao CGI e será apresentada ao processo de composição, entregando imagens digitais de alta qualidade.

     

    DESENVOLVIMENTO DE PROJETO INDIVIDUAL: PORTFOLIO

    Nesta unidade será criado um projeto de animação do princípio ao fim. Serão aplicadas as técnicas aprendidas nas demais unidades e postas em prática as fases principais do processo criativo e de produção, desde a investigação, ideia, storyboard, animatic, animação e rendering, num projeto da autoria de cada aluno, com o objetivo de criar material para o seu showreel.

    2.º ANO: PERSONAL PROFESSIONAL DEVELOPMENT + PROFESSIONAL PROJECT
    PRÁTICA DE ARTE DIGITAIS II 

    As personagens são o centro de muitas histórias, e nesta unidade o aluno aprenderá a criar um design apelativo de personagens para filmes e animação.

    PRODUÇÃO PARA CINEMA E ANIMAÇÃO

    A unidade ensinará por dentro a gestão de projetos de animação e qual a melhor forma para apresentar ideias ao cliente final. O aluno aprenderá a importância da gestão de projeto passando por todas as etapas da fase de produção.

    NARRATIVA 

    Compreender os ingredientes e as estruturas que fazem uma boa história é uma capacidade essencial nesta área. Nesta unidade os alunos vão trabalhar as suas capacidades de criação e análise de narrativas, dentro das diversas áreas de produção de conteúdos para os media.

    FUNDAMENTOS DE RIGGING 

    Nesta unidade será feita uma introdução ao processo de rigging para que o aluno possa animar diferentes tipos de objetos e personagens. Irá aprender conceitos como forward kinematics (FK) and inverse kinematics (IK) entre outros.

    MODELAÇÃO 3D AVANÇADO 

    Aquisição de competências em representação do movimento, caracterização, comportamento e animação de personagens em 3D. Competências técnicas e específicas em desenvolvimento de conhecimentos anatómicos e comportamentos da modelação 3D.

    INGLÊS 

    Os nossos cursos partilham conteúdos e propõem desafios com uma visão internacional. Preparamos e apoiamos os nossos alunos pensando nas melhores práticas, independentemente das geografias ou nacionalidades. Também por esta razão saber inglês é um instrumento fundamental para destruir muros: ter acesso a mais referências, conhecer mais contextos profissionais e desenvolver o seu portfolio em linha com o que se faz de melhor, sem fronteiras.

    ETIC IDEIA 

    O objetivo é preparar os estudantes para a dinâmica de projeto das indústrias criativas, fomentar o trabalho em equipa, promover a interdisciplinaridade, estimular o sentido de responsabilidade, o cumprimento de objetivos e ainda desenvolver competências de apresentação e promoção pessoais. Desta forma, aproxima-se o ambiente escolar à realidade do mundo de trabalho e às suas exigências.

    ANIMAÇÃO DE PERSONAGENS 

    Começando pelo blocking e passando até à fase de animação spline, o aluno aprenderá a maneira profissional de entregar um shot de animação polido e com os standards da indústria

    COMPOSITING PARA ANIMAÇÃO 3D

    O aluno aprenderá como aplicar técnicas avançadas de composição em animação 3d e produzir efeitos visuais num shot em CG.

    ESTUDOS FÍLMICOS 

    Nesta unidade o aluno aprenderá os conceitos práticos de edição de filme e a relevância histórica e teórica dos efeitos visuais na história do cinema.

    PROJETO PROFISSIONAL 

    Nesta unidade será desenvolvido um projeto de animação em grupo. Cada aluno irá experimentar ter um papel especializado, de acordo com as necessidades do projeto e perfil do grupo de trabalho, numa simulação de trabalho em estúdio profissional.

    3º ANO*
    PRODUCTION BRIEF

    You will evaluate the industry skills requirements for your future career plan and identify gaps in your knowledge that
    you really want to fill. List all the things you still want to try before you graduate be they technical (e.g. rigging) or
    creative (e.g. creating assets in the anime style), and then design a project to allow you to achieve these things.
    This unit is front-loaded and will take most of your attention for the first few weeks of your final year. The decisions you make in this unit will inform everything else you do in your final year and ensure your Final Major Project ticks all the boxes you need it to.

    PROFESSIONAL ENGAGEMENT

    The Professional Engagement module has been designed to develop three key areas that are vital for professional success.
    The three areas are: graduate skills and employability; professionalism; career and personal development.

    PRE-PRODUCTION

    This unit is a chance to press all the buttons you haven’t pressed yet and develop industry level skills in the areas you need for your future career.  The things you learn in this unit will directly inform your Final Major Project (FMP) so that you know when you start it that you can hit the ground running and spend more time in production and less in making mistakes.
    You will also do any previz and concept work you need for your FMP.

    ART FOR GCI/ VFX

    Although practically based, this unit will encourage you to engage with the theories of art and their relation to CGI/VFX and challenge you to connect your practical and theoretical understanding of art with your practice in CGI/VFX. Within this unit you will also make preparatory material for your final major project such as concept art and story boards.

    MAJOR PROJECT

    This module is designed to provide you with the opportunity to conduct a self-managed project of significant scale and complexity to support your Honours award. This project will form the main part of your portfolio for future employability or further study.
    Show just how good you can be at your subject when you get the chance to devote significant ntime and effort to it.  It is the culmination of all you have learned and could be your last chance (for a while at least) to channel your main energies to your own project

    * ADMISSION REQUIREMENTS

    Students applying for the 3rd year must have completed 120 credits/level 5 and a B2 English level certificate.

    CERTIFICAÇÃO

    Bachelor Degree
    Nivel 6 – 180 créditos
    A ETIC e a Solent University atribuem a certificação académica de Bachelor Degree aos alunos que concluírem o curso de 3 anos letivos. A certificação obtida é de nível 6, com 180 créditos.

    BTEC Higher National
    Nível 5 – 120 créditos
    No final do segundo ano do curso, o aluno obtém também uma certificação profissional, Higher National, de nível 5, com 120 créditos.

    Pode saber mais sobre os tipo de certificação internacional consulte aqui.

    EQUIPA PEDAGÓGICA

    Coordenador 1º/2º Anos

    CÉSAR FURTADO

    Coordenador 3º Ano e Tutor

    RICARDO TOUREIRO

    Gestora

    SOFIA MATEUS

    Professor

    TIAGO LOBO PIMENTEL

    Professor

    CLÁUDIO FERRO

    Professora

    MARINA RAMOS

    Professor

    NUNO CAROÇO

    Professor

    CÉSAR FURTADO

    Professor

    RICARDO TOUREIRO

    Professora

    VERA NOVAIS

    Professor

    BRUNO SOUSA

    Professor

    DANIEL SILVESTRE

    SAÍDAS PROFISSIONAIS

    • Estúdios de animação (cinema e séries).
    • Produtoras de cinema e publicidade.
    • Produtoras de jogos, AR e VR.
    • Pós-produtoras.
    • Canais de televisão.
    • Agências de publicidade, gabinetes de arquitetura e de visualização científica.

    ERASMUS+ E ESTÁGIOS EM EMPRESAS

    No final do curso e mediante o seu desempenho, o aluno pode candidatar-se a um estágio internacional através do Programa Erasmus+.

    Podem igualmente candidatar-se a um estágio em empresas, no Departamento de Integração Profissional através do email estagios@etic.pt.

    FESTIVAIS, PARCERIAS E PRÉMIOS

    Festival ATLAS, Rock In Rio, Cool Jazz, Prémios Playstation, DOC Lisboa, Iberanime, Lisboa Games Week, Festival Monstra, entre outros.

    EQUIPAMENTOS

    • Estúdio de Vídeo e Multimédia com ciclorama, e sistema de cenários virtuais e de Motion Capture.
    • Régie de Vídeo equipada com Câmaras Broadcast;
    • Câmaras: Sony XDCAM, NX50, Panasonic DVX-200 4K, Blackmagic cinema câmara 2.5K, Panasonic (GH4 e GH5). Diferentes lentes e estabilizadores de imagem gimbal, slider.
    • Estúdio de Fotografia.
    • Gravadores de áudio e microfones.
    • Kits de iluminação de estúdio e exterior.
    • Salas de captação áudio.
    • Salas de computadores equipadas com workstations de trabalho individuais, com headphones e mesa gráfica.
    • Programas disponíveis: Adobe Creative Cloud Suite, Davinci Resolve, Blender, Avid Media Composer, Autodesk Maya, Unreal Engine, Toon Boom Harmony, Cinema 4D, Dragonframe, Microsoft Office.

    CANDIDATURA

    Requisitos:
    12.º Ano de Escolaridade
    Carta de motivação  com razões pelas quais se candidata.
    Apresentação de portefólio ou showreel.
    Conhecimentos da língua inglesa.

    O que devo fazer para iniciar a minha candidatura?
    > Preencher o formulário na página do curso em que estou interessado > botão PRÉ-CANDIDATURA

    Quais os passos seguintes?
    Irá receber um email de confirmação com informação sobre :
    > Marcação de entrevista
    > visita à escola (opcional)

    Convidamos a conhecer o ambiente criativo e próximo que se vive na Escola, através de visita acompanhada aos estúdios, ateliers e salas de formação.

    Candidaturas de maio a setembro.

    CONDIÇÕES DE PAGAMENTO

    Existem vários programas de financiamento à formação em diversas instituições bancárias: Caixa Geral de DepósitosSantander, Banco CTTBPI, entre outros.

    CONDIÇÕES GERAIS

    A abertura de cada curso/turma/horário está condicionada a um número mínimo de inscrições. A inscrição no horário pretendido é limitada ao número de vagas disponíveis.
    O ensino é presencial e projetual. O programa do curso inclui aulas sem professor para desenvolvimento de exercícios autónomos e práticas projetuais. O trabalho autónomo ou projetual é importante para o progresso do aluno nas suas aprendizagens.Os professores podem solicitar o desenvolvimento de trabalhos fora do horário estabelecido para as aulas.
    Eventualmente podem ser marcadas aulas fora do horário estabelecido, por exemplo para responder a projetos que exigem essa flexibilidade, para atender a necessidades de equipamento específicas dos projetos, para resposta a exercícios feitos em contexto real com parceiros, ou por qualquer outro motivo que apoie a melhor consecução do programa.
    As aulas técnicas específicas e/ou workshops podem ocorrer aos sábados.
    A duração de cada aula pode variar em função da sua natureza teórica ou prática.
    A turma pode ser dividida em grupos para melhor aprendizagem e intensificação do desenvolvimento de projetos e matérias.
    O programa curricular e o elenco de professores do curso podem ser alterados por razões de adequação pedagógica ou por motivos de força maior.
    Para mais informações contacte-nos.

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