No javascript ETIC | Curso Concept Art Concept Art – ETIC

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    Concept Art

    CURSOS ANUAIS

    Duração: 330 horas

    Datas: Outubro a Julho

    Horário: 2ª, 4ª e 6ª / 19H-23H

    Participantes: Máximo de 16 alunos

    Idioma: Português

    Formato: Aulas presenciais e projetuais.

    Mais info

    Apresentação

    A Concept Art conta histórias, cria universos gráficos e narrativos, expressa ideias e conceitos que se aplicam em Cinema e Animação, Videojogos, Banda Desenhada, Publicidade e Marketing, desde o início da pré-produção até ao produto final.

    O Curso de Concept Art da Escola ensina, através do Desenho, da Pintura digital e do 3D, a desenvolver a capacidade de criação comunicação visual. Os vários exercícios e propostas de projetos práticos, com ferramentas virtuais e tradicionais, permitem ao aluno desenvolver cultura e linguagem visual versátil, organizar um fluxo de trabalho coerente e desenvolver a autonomia.

    Em turmas pequenas e num ensino lecionado em proximidade, acompanhado por professores e profissionais experientes, o aluno cria trabalho conceptual – figuras, objetos e ambientes – que serve de base ao desenvolvimento de projetos gráficos e audiovisuais em todas as fases de produção.

    Plano Curricular

    MÓDULO 1 // DESENHO E COMUNICAÇÃO VISUAL
    • Introdução à comunicação visual e à construção básica do Desenho (linha, mancha, valores e texturas); Exercícios de experimentação técnica e material.
    • Composição visual – construção de imagem, estrutura, equilíbrio, narrativa e storytelling.
    • Estudo de ambientes e perspetiva: adquirir noções básicas de perspetiva e de espacialidade; caracterização e tratamento de espaços através de valores, cromatismo, luz e técnicas materiais.
    • Estudo da figura humana: exercícios de desenho rápido de observação a partir de modelo; compreensão e estudo da anatomia e da personalidade do corpo humano.
    • Síntese gráfica e estilização; seleção dos elementos característicos e definidores de carácter.
    MÓDULO 2 // PINTURA E TÉCNICAS DIGITAIS
    • Introdução às ferramentas e técnicas de manipulação e criação digital; exploração das possibilidades e diversas vertentes digitais.
    • Bases e ferramentas do Photoshop: brushes, layers, texturas e volumes.
    • Construção de imagens através de colagens (Photobash), manipulação digital e composições híbridas.
    • Pintura e Desenho digital: aplicação da manualidade do desenho ao suporte digital; expressão e tradução das técnicas analógicas ao contexto digital.
    • Exercícios de desenho, pintura e composição gráfica em mesas gráficas (tablets Wacom).
    MÓDULO 3 // CONSTRUÇÃO 3D
    • Construção de figuras tridimensionais a partir de model sheets e referências bidimensionais: transformação do 2D para 3D.
    • Renderização tridimensional da Imagem através de softwares 3D (Maya, Zbrush); Modelação 3D.
    • Aplicar mapas de textura 2D a modelos 3D.
    • Criação de mapas de UVs; aplicação e simulação de sombras e efeitos de luz.
    • Posicionamento e enquadramentos de plano; pontos de vista de câmara/observador.
    MÓDULO 4 // CONCEPT ART
    • Storytelling e ideação; interpretação de narrativas e criação de identidade visual e propriedade intelectual.
    • Metodologias de organização de referências e de material de trabalho; pesquisa e moodboard.
    • Introdução às técnicas de thumbnailing e iteração como processo de desenvolvimento.
    • Desenvolvimento de personagens, adereços (props) e ambientes.
    • Métodos de integração de game assets na pipeline de produção.
    MÓDULO 5 // OFICINA DE PORTEFÓLIO
    • Entendimento da indústria e saídas profissionais.
    • Elaboração e acompanhamento do projeto final.
    • Preparação de portefólio profissional: review e acompanhamento dos trabalhos do aluno.
    MÓDULO 6 // PROJETO MULTIDISCIPLINAR ETIC_IDEIA

    Laboratório de Inovação e Criatividade.

    • Criação e desenvolvimento de um projeto multidisciplinar.
    • Trabalho em equipa constituída por alunos de várias áreas de especialidade ou de diferentes cursos.
    • Criação de conceitos, conteúdos e produtos com potencial de mercado e que considerem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pelas Nações Unidas para este milénio.
    • Desenvolvimento de estratégias e processos inovadores tendo em conta a sustentabilidade ambiental e social, e as potencialidades da economia circular.
    • Potenciar a ação local pensando em problemáticas globais, com consciência da importância da participação de cada pessoa no Mundo.
    • Continuação da preparação para contextos reais de desenvolvimento e implementação de projetos.
    • Apresentação à comunidade escolar, profissional e cultural.

    Certificação

    DIPLOMA ETIC

    A ETIC é uma entidade formadora certificada pela DGERT, que lhe atribui um reconhecimento global para realizar formação e que é concedida por áreas de educação e formação. Este curso está inserido na modalidade Outra Formação Profissional (OFP).

    Os registos das ações de formação são efetuados em SIGO, destinando-se a certificar a conclusão com aproveitamento da ação de formação para alunos com residência em Portugal (Portaria nº474/2007).

    RESPONSÁVEL DO CURSO

    TIAGO LOBO PIMENTEL
    Concept artist, Ilustrador e Artista Plástico
    Saber +

    GESTORA PEDAGÓGICA
    Sofia Mateus

    Professores

    Tiago Lobo Pimentel
    Concept artist, Ilustrador e Artista Plástico
    Saber +

    Ricardo Venâncio
    Diretor de Arte
    Saber +

    Tiago Franco
    Diretor de Arte

    Bruno de Sousa
    Saber +

    Ricardo Manso
    Saber +

    CONVIDADOS

    Luís Melo
    Concept Artist

     

    SAÍDAS PROFISSIONAIS

    Ilustrador/a
    Artista de Videojogos
    Artista de Banda Desenhada
    Artista de Storyboard
    Director/a de Arte
    Character Designer em Cinema, Televisão e Publicidade

    PROGRAMA ERAMUS+ E ESTÁGIOS EMPRESAS

    No final do curso e mediante o seu desempenho, o aluno pode candidatar-se a um estágio internacional através do Programa Erasmus+.
    Podem igualmente candidatar-se a um estágio em empresas, no Departamento de Integração Profissional e Erasmus+.

    FESTIVAIS, PARCERIAS E PRÉMIOS

    Rock In Rio, Colol Jazz, Prémios Sofia, Prémios Playstation, Festival Encontros De Viana, Festival Ccp, Iberanime, Monstra

    EQUIPAMENTOS

    Salas de computadores equipadas com workstation de trabalho individuais, com Mesa Gráfica.
    Programas utilizados: Adobe Creative Cloud Suite, Autodesk Media & Entertainment Collection Suite, Z-BRUSH, Blender, Microsoft Office 365.

    Candidatura

    Requisitos:
    12.º Ano de Escolaridade.
    Carta de motivações / razões pelas quais se candidata e objetivos profissionais.
    Apresentação de portefólio ou showreel.

    O que devo fazer para iniciar a minha candidatura?
    > Preencher o formulário na página do curso em que estou interessado >  botão PRÉ-CANDIDATURA

    Quais os passos seguintes?
    Irá receber um email de confirmação com informação sobre :
    > Marcação de entrevista
    > visita à escola (opcional)

    Convidamos a conhecer o ambiente criativo e próximo que se vive na Escola, através de visita acompanhada aos estúdios, ateliers e salas de formação.

    Candidaturas de Maio a Setembro.

    CONDIÇÕES DE PAGAMENTO

    Condições Gerais

    A abertura de cada curso/turma/horário está condicionada a um número mínimo de inscrições. A inscrição no horário pretendido é limitada ao número de vagas disponíveis.

    O ensino é presencial e projetual. O programa do curso inclui aulas sem professor para desenvolvimento de exercícios autónomos e práticas projetuais. O trabalho autónomo ou projetual é importante para o progresso do aluno nas suas aprendizagens.Os professores podem solicitar o desenvolvimento de trabalhos fora do horário estabelecido para as aulas.

    Eventualmente podem ser marcadas aulas fora do horário estabelecido, por exemplo para responder a projetos que exigem essa flexibilidade, para atender a necessidades de equipamento específicas dos projetos, para resposta a exercícios feitos em contexto real com parceiros, ou por qualquer outro motivo que apoie a melhor consecução do programa.
    As aulas técnicas específicas e/ou workshops podem ocorrer aos sábados.
    A duração de cada aula pode variar em função da sua natureza teórica ou prática.
    A turma pode ser dividida em grupos para melhor aprendizagem e intensificação do desenvolvimento de projetos e matérias.
    O programa curricular e o elenco de professores do curso podem ser alterados por razões de adequação pedagógica ou por motivos de força maior.

    Para mais informações contacte-nos.

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