No javascript ETIC | Curso Beatmaking e Produção de Hip Hop Avançado Beatmaking e Produção de Hip Hop Avançado – ETIC

Pedir informações

    Beatmaking e Produção de Hip Hop Avançado

    CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO

    Coordenação: DANIEL FREITAS

    Duração: 120 horas

    Data: Março de 2025

    Horário: 3.ª e 5.ª feira / 19h – 23h

    Participantes: Máximo 16 alunos

    Idiomas: Português e Inglês

    Formato: Aulas presenciais e projetuais

    CANDIDATURA

    APRESENTAÇÃO

    O curso de Beatmaking e Produção de Hip Hop Avançado visa aprofundar conhecimentos em áreas como a produção instrumental eletrónica (Beatmaking) e técnicas de produção musical (Mistura e Masterização) em ambiente de estúdio, dentro da área do Hip-Hop.

    OBJETIVOS GERAIS
    Curso direcionado a quem tem conhecimentos base na área da produção musical e procura desenvolver e aplicar esses conhecimentos profissionalmente, dentro da área do Hip Hop e estilos derivados como Rap, R&B, Trap e Drill.

    COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
    ∙ Aprofundar conhecimentos de utilização de plataformas de produção musical (Digital Audio Workstations) como Ableton Live, Logic Pro X e Avid Pro Tools;
    ∙ Aprofundar conhecimentos de utilização de hardware de produção musical como Akai MPC e Native Instruments Maschine;
    ∙ Aprofundar conhecimentos de técnicas de mistura e masterização de áudio.

    PROGRAMA DE ESTÁGIOS
    Os alunos ETIC podem candidatar-se a um estágio numa empresa portuguesa da área do curso através do Departamento de Integração Profissional e Erasmus+.

    COORDENAÇÃO
    DANIEL FREITAS
    Rapper e Produtor com 20 anos de carreira e cinco álbuns editados. Fundador e Manager da editora independente Mano A Mano. Licenciado em Marketing e Publicidade pelo IADE / Especialização em Produção e Marketing Musical na Restart. Formador na ETIC desde 2017.
    Saber +

    PROFESSORES
    DANIEL FREITAS (TNT)
    Rapper, produtor e editor

    BERNARDO CRUZ (MONKSMITH)
    Pianista, produtor e diretor musical que conta com inúmeras colaborações com artistas tais como Dillaz, Slow J e Richie Campbel, entre outros.

    JOÃO FERREIRA (BENJI PRICE)
    Artista, compositor, produtor e beatmaker. É um dos fundadores da extinta “Think Music”, uma das editoras de proa das novas tendências da música urbana em Portugal, e atual membro do coletivo “Moonhouse.”

    MADKUTZ
    Produtor e beatmaker de nomes como NGA, Força Suprema e Estraca.

    DAVID ALMEIDA (MARIA)
    Produtor e beatmaker associado ao coletivo “Monster Jynx.”

    EQUIPAMENTO
    ∙ Salas de computadores equipadas com workstation de trabalho individuais. Apple iMac com Headphones, Placa de som e Teclado MIDI;
    ∙ Programas utilizados: ProTools, Logic e Live;
    ∙ Espaços para concertos com palco, PA e estações de DJ Pionneer;
    ∙ Instrumentos musicais variados, entre eles: guitarras elétricas e acústicas, baixo elétrico, bateria acústica (Fender, Stratocaster, Telecaster, Jazz Bass, Yamaha);
    ∙ Estúdios de Som equipados com Universal Audio, Audient, Pre-amps Valvulados, sistemas AVID Pro-Tools HD, Ableton LIVE com recurso a plugins da Waves, Fab Filter e UAD;
    ∙ Monitores de som Genelec, M-Audio, Adam. Mesas de mistura (Midas, Allen & Heath, Behringer e Yamaha);
    ∙ Gravadores digitais HD Fostex, processadores (Lexicon, TLAudio, SPL, Yamaha);
    ∙ Microfones (Neumann, Sennheiser, AKG, DPA, Shure, Sanken, Studio Projects);
    ∙ Equipamentos portáteis de gravação (Sound Devices, Tascam e Roland).

    PLANO CURRICULAR

    MÓDULO 1 // BEATMAKING

    ∙ Conceitos avançados de Beatmaking no contexto Hip Hop;
    ∙ Plataformas de produção digital (Ableton Live, Logic Pro X);
    Hardwares de produção musical (Akai MPC; Native Instruments Maschine).

    MÓDULO 2 // COMPOSIÇÃO

    Songwriting e Pré-Produção;
    ∙ Técnicas de songwriting e Songwriting camp.

    MÓDULO 3 // ESTÚDIO E GRAVAÇÃO

    ∙ Distinguir as diversas capacidades e funcionalidades de um estúdio de som;
    ∙ Distinguir o formato analógico do digital;
    ∙ Identificar e diferenciar os principais equipamentos e materiais utilizados no estúdio de som;
    ∙ Identificar as principais técnicas de captação de uma fonte sonora (voz, guitarras, baixo e outros instrumentos);
    ∙ Identificar os diversos tipos de microfones e as suas características;
    ∙ Captar de forma correta uma fonte sonora (voz, guitarras, baixo e outros instrumentos);
    ∙ Técnicas avançadas de gravação/produção de vozes: leads, harmonias, dobras, adlibs, etc.

    MÓDULO 4 // MISTURA, MASTERIZAÇÃO E PÓS-PRODUÇÃO DE ÁUDIO

    ∙ Aprofundar conceitos e processos relacionados com todos os parâmetros da produção musical;
    ∙ Aprofundar conceitos e processos relacionados com todos os parâmetros da produção vocal;
    ∙ Desenvolver competências em termos de mistura de música e masterização;
    ∙ Aprofundar conhecimentos acerca das normas standard de masterização para distribuição digital.

    MÓDULO 5 // PROJETO FINAL

    ∙ Desenvolvimento de um projeto musical de raiz, projeto esse composto, interpretado, captado, misturado e masterizado pelo aluno;
    ∙ O objetivo final é criar um repertório (conjunto de temas musicais) dos alunos que possa ser editado digitalmente de forma a divulgar o trabalho dos mesmos no mercado musical.

    CERTIFICAÇÃO

    A ETIC é uma entidade formadora certificada pela DGERT, que lhe atribui um reconhecimento global para realizar formação e que é concedida por áreas de educação e formação. Este curso está inserido na modalidade Outra Formação Profissional (OFP).

    Os registos das ações de formação são efetuados em SIGO, destinando-se a certificar a conclusão com aproveitamento da ação de formação para alunos com residência em Portugal (Portaria nº474/2007).

    CANDIDATURA

    Requisitos:
    ∙ Carta de motivação (razões porque se candidata e objetivos profissionais);
    ∙ Apresentação de portfólio musical;
    ∙ Realização de questionário sobre noções intermédias de produção áudio;
    ∙ Entrevista.

    CONDIÇÕES

    Inscrição:
    180€.

    Opções de pagamento para residentes:
    Pronto pagamento: 1.620€ (10% desconto incluído).
    3 prestações: 600€.

    Opções de pagamento para cidadãos sem residência fiscal em território nacional:
    Pronto pagamento: 1.620€ (10% desconto incluído).

    Outros descontos:
    Ex-alunos (6% de desconto).

    CONDIÇÕES GERAIS
    Os preços e condições de pagamento podem sofrer alterações até ao início das inscrições. A abertura de cada curso/turma/horário está condicionada a um número mínimo de inscrições. A inscrição no horário pretendido é limitada ao número de vagas disponíveis.
    O ensino é presencial e projetual. O programa do curso inclui aulas sem professor para desenvolvimento de exercícios autónomos e práticas projetuais. O trabalho autónomo ou projetual é importante para o progresso do aluno nas suas aprendizagens.
    Os professores podem solicitar o desenvolvimento de trabalhos fora do horário estabelecido para as aulas.
    Eventualmente podem ser marcadas aulas fora do horário estabelecido, por exemplo para responder a projetos que exigem essa flexibilidade, para atender a necessidades de equipamento específicas dos projetos, para resposta a exercícios feitos em contexto real com parceiros, ou por qualquer outro motivo que apoie a melhor consecução do programa.
    As aulas técnicas específicas e/ou workshops podem ocorrer aos sábados.
    A duração de cada aula pode variar em função da sua natureza teórica ou prática.
    A turma pode ser dividida em grupos para melhor aprendizagem e intensificação do desenvolvimento de projetos e matérias.
    O programa curricular e o elenco de professores do curso podem ser alterados por razões de adequação pedagógica ou por motivos de força maior.

    Para mais informações contacte-nos.

    Outros cursos

    Everything Is Now.
    Learn. Do. Create.
    BEGIN HERE Get Everywhere.
    Dare To Try.