APRESENTAÇÃO
O curso de Beatmaking e Produção de Hip Hop Avançado visa aprofundar conhecimentos em áreas como a produção instrumental eletrónica (Beatmaking) e técnicas de produção musical (Mistura e Masterização) em ambiente de estúdio, dentro da área do Hip-Hop.
OBJETIVOS GERAIS
Curso direcionado a quem tem conhecimentos base na área da produção musical e procura desenvolver e aplicar esses conhecimentos profissionalmente, dentro da área do Hip Hop e estilos derivados como Rap, R&B, Trap e Drill.
COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
∙ Aprofundar conhecimentos de utilização de plataformas de produção musical (Digital Audio Workstations) como Ableton Live, Logic Pro X e Avid Pro Tools;
∙ Aprofundar conhecimentos de utilização de hardware de produção musical como Akai MPC e Native Instruments Maschine;
∙ Aprofundar conhecimentos de técnicas de mistura e masterização de áudio.
PROGRAMA DE ESTÁGIOS
Os alunos ETIC podem candidatar-se a um estágio numa empresa portuguesa da área do curso através do Departamento de Integração Profissional e Erasmus+.
COORDENAÇÃO
DANIEL FREITAS
Rapper e Produtor com 20 anos de carreira e cinco álbuns editados. Fundador e Manager da editora independente Mano A Mano. Licenciado em Marketing e Publicidade pelo IADE / Especialização em Produção e Marketing Musical na Restart. Formador na ETIC desde 2017.
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PROFESSORES
DANIEL FREITAS (TNT)
Rapper, produtor e editor
BERNARDO CRUZ (MONKSMITH)
Pianista, produtor e diretor musical que conta com inúmeras colaborações com artistas tais como Dillaz, Slow J e Richie Campbel, entre outros.
JOÃO FERREIRA (BENJI PRICE)
Artista, compositor, produtor e beatmaker. É um dos fundadores da extinta “Think Music”, uma das editoras de proa das novas tendências da música urbana em Portugal, e atual membro do coletivo “Moonhouse.”
MADKUTZ
Produtor e beatmaker de nomes como NGA, Força Suprema e Estraca.
DAVID ALMEIDA (MARIA)
Produtor e beatmaker associado ao coletivo “Monster Jynx.”
EQUIPAMENTO
∙ Salas de computadores equipadas com workstation de trabalho individuais. Apple iMac com Headphones, Placa de som e Teclado MIDI;
∙ Programas utilizados: ProTools, Logic e Live;
∙ Espaços para concertos com palco, PA e estações de DJ Pionneer;
∙ Instrumentos musicais variados, entre eles: guitarras elétricas e acústicas, baixo elétrico, bateria acústica (Fender, Stratocaster, Telecaster, Jazz Bass, Yamaha);
∙ Estúdios de Som equipados com Universal Audio, Audient, Pre-amps Valvulados, sistemas AVID Pro-Tools HD, Ableton LIVE com recurso a plugins da Waves, Fab Filter e UAD;
∙ Monitores de som Genelec, M-Audio, Adam. Mesas de mistura (Midas, Allen & Heath, Behringer e Yamaha);
∙ Gravadores digitais HD Fostex, processadores (Lexicon, TLAudio, SPL, Yamaha);
∙ Microfones (Neumann, Sennheiser, AKG, DPA, Shure, Sanken, Studio Projects);
∙ Equipamentos portáteis de gravação (Sound Devices, Tascam e Roland).
PLANO CURRICULAR
∙ Conceitos avançados de Beatmaking no contexto Hip Hop;
∙ Plataformas de produção digital (Ableton Live, Logic Pro X);
∙ Hardwares de produção musical (Akai MPC; Native Instruments Maschine).
∙ Songwriting e Pré-Produção;
∙ Técnicas de songwriting e Songwriting camp.
∙ Distinguir as diversas capacidades e funcionalidades de um estúdio de som;
∙ Distinguir o formato analógico do digital;
∙ Identificar e diferenciar os principais equipamentos e materiais utilizados no estúdio de som;
∙ Identificar as principais técnicas de captação de uma fonte sonora (voz, guitarras, baixo e outros instrumentos);
∙ Identificar os diversos tipos de microfones e as suas características;
∙ Captar de forma correta uma fonte sonora (voz, guitarras, baixo e outros instrumentos);
∙ Técnicas avançadas de gravação/produção de vozes: leads, harmonias, dobras, adlibs, etc.
∙ Aprofundar conceitos e processos relacionados com todos os parâmetros da produção musical;
∙ Aprofundar conceitos e processos relacionados com todos os parâmetros da produção vocal;
∙ Desenvolver competências em termos de mistura de música e masterização;
∙ Aprofundar conhecimentos acerca das normas standard de masterização para distribuição digital.
∙ Desenvolvimento de um projeto musical de raiz, projeto esse composto, interpretado, captado, misturado e masterizado pelo aluno;
∙ O objetivo final é criar um repertório (conjunto de temas musicais) dos alunos que possa ser editado digitalmente de forma a divulgar o trabalho dos mesmos no mercado musical.
CERTIFICAÇÃO
A ETIC é uma entidade formadora certificada pela DGERT, que lhe atribui um reconhecimento global para realizar formação e que é concedida por áreas de educação e formação. Este curso está inserido na modalidade Outra Formação Profissional (OFP).
Os registos das ações de formação são efetuados em SIGO, destinando-se a certificar a conclusão com aproveitamento da ação de formação para alunos com residência em Portugal (Portaria nº474/2007).
CANDIDATURA
Requisitos:
∙ Carta de motivação (razões porque se candidata e objetivos profissionais);
∙ Apresentação de portfólio musical;
∙ Realização de questionário sobre noções intermédias de produção áudio;
∙ Entrevista.
CONDIÇÕES
Inscrição:
180€.
Opções de pagamento para residentes:
Pronto pagamento: 1.620€ (10% desconto incluído).
3 prestações: 600€.
Opções de pagamento para cidadãos sem residência fiscal em território nacional:
Pronto pagamento: 1.620€ (10% desconto incluído).
Outros descontos:
Ex-alunos (6% de desconto).
CONDIÇÕES GERAIS
Os preços e condições de pagamento podem sofrer alterações até ao início das inscrições. A abertura de cada curso/turma/horário está condicionada a um número mínimo de inscrições. A inscrição no horário pretendido é limitada ao número de vagas disponíveis.
O ensino é presencial e projetual. O programa do curso inclui aulas sem professor para desenvolvimento de exercícios autónomos e práticas projetuais. O trabalho autónomo ou projetual é importante para o progresso do aluno nas suas aprendizagens.
Os professores podem solicitar o desenvolvimento de trabalhos fora do horário estabelecido para as aulas.
Eventualmente podem ser marcadas aulas fora do horário estabelecido, por exemplo para responder a projetos que exigem essa flexibilidade, para atender a necessidades de equipamento específicas dos projetos, para resposta a exercícios feitos em contexto real com parceiros, ou por qualquer outro motivo que apoie a melhor consecução do programa.
As aulas técnicas específicas e/ou workshops podem ocorrer aos sábados.
A duração de cada aula pode variar em função da sua natureza teórica ou prática.
A turma pode ser dividida em grupos para melhor aprendizagem e intensificação do desenvolvimento de projetos e matérias.
O programa curricular e o elenco de professores do curso podem ser alterados por razões de adequação pedagógica ou por motivos de força maior.
Para mais informações contacte-nos.