No javascript ETIC | Curso Concept Art and Visual Storytelling Concept Art and Visual Storytelling – ETIC

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    Concept Art and Visual Storytelling

    BACHELOR DEGREES

    Duração: 2 anos + 1

    Datas: Outubro a julho

    Horário: 2ª a 6ª / 14h–18h

    Participantes: Máximo 18 alunos

    Idioma: Português / Inglês

    Formato: Aulas presenciais e projetuais

    MAIS INFO

    APRESENTAÇÃO

    Concept Art and Visual Storytelling for Visual Development, Comics, Animation, and Videogames.

    Todos os tipos de meios de comunicação modernos que consumimos requerem uma ideia, um conceito, um visual chave, para desencadear a criatividade que irá alimentar os videojogos, filmes, animações e livros de banda desenhada que adoramos e dos quais queremos fazer parte. Este é um curso concebido para o artista que ambiciona um futuro na indústria do entretenimento.

    Começando pelo básico, cada aluno aprenderá competências 2D e 3D, para poder desenvolver as personagens, os ambientes e as narrativas que são os blocos de construção destas produções criativas. Desde projetos detidos por criadores a produções de estúdio, terá as competências necessárias para fazer parte desta indústria como artista profissional.

    PLANO CURRICULAR

    1.º ANO
    Fundamentos de Concept – Design de Personagens e Cenários

    Quer esteja a trabalhar no próximo grande jogo de vídeo, filme, personagem original, animação ou banda desenhada, o processo criativo deve ser fiável e consistente. Utilizando métodos de ideação, iteração e execução, aprenderá a partir de uma ideia simples a criar uma personagem totalmente desenvolvida e cativante que respira e vive num mundo credível.

    Narrativa visual – Construção e composição de imagens

    Ser capaz não só de produzir uma imagem, mas também de contar uma história que ressoe com o seu cliente ou público é uma competência essencial que irá moldar a sua voz artística e a qualidade do trabalho artístico que cria. Para atingir este objetivo, serão ensinados os fundamentos da criação e composição de imagens.

    Fundamentos do desenho – Anatomia e perspetiva

    Nesta unidade, aprenderá as competências artísticas mais fundamentais com que qualquer artista se deve sentir confortável: a figura humana e a sua construção, bem como as noções básicas de perspetiva para compreender o mundo que nos rodeia e como traduzi-lo de 3D para 2D.

    Aulas de lifedrawing com modelos, usando vários meios e compreendendo como desconstruir a forma humana é uma obrigação para qualquer futuro artista que queira ser relevante na indústria artística e de entretenimento de hoje.

    Fundamentos de pintura digital – Cor e luz

    Esta unidade tem como objetivo ajudá-lo a adquirir os conhecimentos necessários para perceber a cor e a luz através da pintura. Utilizando meios digitais, ser-lhe-á pedido para pintar e compreender os materiais e a forma como a luz interage com os objetos que nos rodeiam, enquanto desenvolve a sua voz artística interior.

    Fundamentos de 3D – Modelação e iluminação para o desenvolvimento visual

    Utilizando o Blender, aprenderá as noções básicas de modelação, texturização e iluminação para ajudar os seus projetos de design concetual a atingir o nível de renderização e detalhe esperado e aplicado aos fluxos de trabalho de pipeline profissionais.

    História de Concept Art e cultura visual

    Compreender a história da pré-produção e do desenvolvimento de um filme, de um videojogo ou de um produto dará aos alunos a oportunidade de aprenderem sobre as escolhas de design, a linguagem da forma, a síntese e a tomada de decisões artísticas que distinguem o conteúdo genérico da obra de arte inspirada.

    Práticas profissionais

    Os alunos aprenderão a abordar a indústria com os seus trabalhos artísticos e projetos, de uma forma estruturada, profissional e confiante.

    Projeto pessoal

    Nesta unidade, ser-lhe-á pedido que desenvolva um projeto pessoal que não só responda a um briefing, mas que também promova a sua identidade artística e as suas competências fundamentais de resolução de problemas para lhe dar um conjunto de peças de arte que serão apresentadas no seu portefólio.

    ETIC LAB

    Este Laboratório procura unificar conexões entre os elementos da comunidade. É um ponto de encontro e de troca de experiências, um espaço dedicado à criatividade onde se exploram e desenvolvem práticas de cruzamentos disciplinares, dentro e fora do espaço escolar. A comunicação é a chave principal deste processo. O laboratório procura identificar e mobilizar tendências, experimentar novas formas de pensar e conceptualizar, facilitar sinergias entre alunos. Este é um laboratório que se apresenta como uma ferramenta de aprendizagem.

    2.º ANO
    Concept Art – World Building, Vehicle and Prop Design

    Para desenvolver ainda mais as suas soluções de design, aprenderá a ligar personagens a culturas, culturas a objetos e tradições a locais, conseguindo construir um mundo credível e um contexto relevante para as suas histórias e decisões narrativas.

    Narrativa Visual – Desenvolvimento de Narrativa para Conceito e Arte Sequencial

    Nesta unidade aprenderá sobre a ligação dos elementos que compõem uma história. Como criar um enredo, interagir com o público e chegar a uma conclusão, seja numa única imagem ou numa forma sequencial.

    Desenho – Life drawing, estilo e síntese

    Os alunos serão convidados a aprofundar a marcação e interpretação da figura, forma e espaço. Síntese, linguagem da forma e decisões de design aplicadas a elementos do mundo real que alimentarão a sua voz artística e projetos futuros.

    Pintura digital – Técnicas avançadas e estilo pessoal

    Nesta unidade, vamos explorar a noção de estilo, o que significa para nós e se mostra os pontos fortes e valores fundamentais. Utilizaremos técnicas avançadas de pintura e manipulação de imagem para alcançar um processo que seja eficaz e único para si.

    3D – Sculpting

    Utilizando técnicas de sculpting, será pedido aos alunos que criem assets em 3D que serão utilizados como referência de design ou como componentes no fluxo de trabalho do seu trabalho.

    3D – Aplicação de Game Engine

    Depois de compreender como criar recursos 3D, aprenderá a integrar esses recursos nos game engine. Utilizando esta poderosa ferramenta, será capaz de criar cenários dinâmicos com iluminação, composição e poses-chave para conseguir escolhas de design de conceitos envolventes.

    Desenvolvimento de Projeto e Briefing da Indústria

    Nesta unidade, ser-lhe-á pedido que crie designs com conhecimentos aplicados combinados com feedback contextual crítico, para produzir um trabalho alinhado com um briefing que reflita o trabalho de um cliente profissional do mundo real.

    Workshop de portefólio

    É pedido que crie um portefólio com insights de especialistas da indústria e do feedback profissional dos professores e convidados para se colocar no caminho certo para os seus empreendimentos profissionais e objetivos pessoais.

    Inglês

    Os nossos cursos partilham conteúdos e propõem desafios com uma visão internacional. Preparamos e apoiamos os nossos alunos pensando nas melhores práticas, independentemente das geografias ou nacionalidades. Também por esta razão saber inglês é um instrumento fundamental para destruir muros: ter acesso a mais referências, conhecer mais contextos profissionais e desenvolver o seu portfolio em linha com o que se faz de melhor, sem fronteiras.

    ETIC IDEIA

    O objetivo é preparar os estudantes para a dinâmica de projeto das indústrias criativas, fomentar o trabalho em equipa, promover a interdisciplinaridade, estimular o sentido de responsabilidade, o cumprimento de objetivos e ainda desenvolver competências de apresentação e promoção pessoais. Desta forma, aproxima-se o ambiente escolar à realidade do mundo de trabalho e às suas exigências.

    3.º ANO
    PRODUCTION BRIEF

    You will evaluate the industry skills requirements for your future career plan and identify gaps in your knowledge that
    you really want to fill. List all the things you still want to try before you graduate be they technical (e.g. rigging) or
    creative (e.g. creating assets in the anime style), and then design a project to allow you to achieve these things.
    This unit is front-loaded and will take most of your attention for the first few weeks of your final year. The decisions you make in this unit will inform everything else you do in your final year and ensure your Final Major Project ticks all the boxes you need it to.

    PROFESSIONAL ENGAGEMENT

    The Professional Engagement module has been designed to develop three key areas that are vital for professional success.
    The three areas are: graduate skills and employability; professionalism; career and personal development.

    PRE-PRODUCTION

    This unit is a chance to press all the buttons you haven’t pressed yet and develop industry level skills in the areas you need for your future career.  The things you learn in this unit will directly inform your Final Major Project (FMP) so that you know when you start it that you can hit the ground running and spend more time in production and less in making mistakes.
    You will also do any previz and concept work you need for your FMP.

    ART FOR CGI / VFX

    Although practically based, this unit will encourage you to engage with the theories of art and their relation to CGI/VFX and challenge you to connect your practical and theoretical understanding of art with your practice in CGI/VFX. Within this unit you will also make preparatory material for your final major project such as concept art and story boards.

    FINAL MAJOR PROJECT

    This module is designed to provide you with the opportunity to conduct a self-managed project of significant scale and complexity to support your Honours award. This project will form the main part of your portfolio for future employability or further study.
    Show just how good you can be at your subject when you get the chance to devote significant ntime and effort to it.  It is the culmination of all you have learned and could be your last chance (for a while at least) to channel your main energies to your own project.

    *ADMISSION REQUIREMENTS

    Students applying for the 3rd year must have completed 120 credits/level 5 and a B2 English level certificate.

    CERTIFICAÇÃO

    Bachelor Degree
    2 anos + 1 ano* = 180 Créditos

    No final do segundo ano do curso, o aluno obtém uma certificação profissional Higher National, atribuída pela PEARSON BTEC, nível 5 com 120 créditos.

    A Solent University certifica o 3.º ano e atribui 60 créditos, conferindo assim a certificação de Bachelor Degree. A certificação obtida no final dos 3 anos é de nível 6, com 180 créditos.

    *Para ser admitido no 3º ano, o aluno terá de ter o nível 5 – 120 créditos, bem como o nível B2 de inglês. Pode saber mais sobre os tipo de certificação internacional consulte aqui

    EQUIPA PEDAGÓGICA

    Coordenador

    Tiago Lobo Pimentel

    SAÍDAS PROFISSIONAIS

    • Realizador de filmes de animação
    • Animador
    • Artista de Storyboard
    • Diretor Artístico
    • Designer de Personagens
    • Artista de Cenários
    • Artista de Layout
    • Produtor
    • Artista de 3D
    • Coordenador de Projeto
    • Artista de Compositing

    ERASMUS+ E ESTÁGIOS EMPRESAS

    No final do curso e mediante o seu desempenho, o aluno pode candidatar-se a um estágio internacional através do Programa Erasmus+.

    Podem igualmente candidatar-se a um estágio em empresas, no Departamento de Integração Profissional através do email estagios@etic.pt.

    EQUIPAMENTOS

    • Tablets gráficas: idealmente wacom one 13”, já adquiridas pela escola;
    • Adobe Creative Suite (Photoshop, After Effects);
    • TvPaint: software de animação 2D; standard da indústria; fazem parcerias com escolas: https://tvpaint.com/en/education – necessário contacto antecipado (3 meses máx. resposta). Não existe subscrição, é vitalício; (Existem alternativas gratuitas, mas bastante inferiores a nível de qualidade)
    • Blender – Software 3D gratuito ou Autodesk Maya (versão de estudantes é gratuita)

    CANDIDATURA

    Requisitos:

    • Carta de motivação / Razões porque se candidata e objetivos profissionais;
    • Apresentação de portfólio ou showreel;
    • Entrevista.

    O que devo fazer para iniciar a minha candidatura?
    Preencher o formulário na página do curso em que estou interessado (botão CANDIDATURA).

    Quais os passos seguintes?
    Irá receber um email de confirmação com informação sobre:

    • Marcação de entrevista;
    • Visita à escola (opcional).

    Convidamos a conhecer o ambiente criativo e próximo que se vive na Escola, através de visita acompanhada aos estúdios, ateliers e salas de formação.

    Candidaturas de janeiro a setembro.

    CONDIÇÕES DE PAGAMENTO

    Existem vários programas de financiamento à formação em diversas instituições bancárias: Caixa Geral de DepósitosSantanderBanco CTTBPI, entre outros.

    CONDIÇÕES GERAIS

    A abertura de cada curso/turma/horário está condicionada a um número mínimo de inscrições. A inscrição no horário pretendido é limitada ao número de vagas disponíveis. O ensino é presencial e projetual. O programa do curso inclui aulas sem professor para desenvolvimento de exercícios autónomos e práticas projetuais. O trabalho autónomo ou projetual é importante para o progresso do aluno nas suas aprendizagens. Os professores podem solicitar o desenvolvimento de trabalhos fora do horário estabelecido para as aulas. Eventualmente podem ser marcadas aulas fora do horário estabelecido, por exemplo para responder a projetos que exigem essa flexibilidade, para atender a necessidades de equipamento específicas dos projetos, para resposta a exercícios feitos em contexto real com parceiros, ou por qualquer outro motivo que apoie a melhor consecução do programa. As aulas técnicas específicas e/ou workshops podem ocorrer aos sábados. A duração de cada aula pode variar em função da sua natureza teórica ou prática. A turma pode ser dividida em grupos para melhor aprendizagem e intensificação do desenvolvimento de projetos e matérias. O programa curricular e o elenco de professores do curso podem ser alterados por razões de adequação pedagógica ou por motivos de força maior. Para mais informações contacte-nos.

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