APRESENTAÇÃO
Concept Art and Visual Storytelling for Visual Development, Comics, Animation, and Videogames.
Todos os tipos de meios de comunicação modernos que consumimos requerem uma ideia, um conceito, um visual chave, para desencadear a criatividade que irá alimentar os videojogos, filmes, animações e livros de banda desenhada que adoramos e dos quais queremos fazer parte. Este é um curso concebido para o artista que ambiciona um futuro na indústria do entretenimento.
Começando pelo básico, cada aluno aprenderá competências 2D e 3D, para poder desenvolver as personagens, os ambientes e as narrativas que são os blocos de construção destas produções criativas. Desde projetos detidos por criadores a produções de estúdio, terá as competências necessárias para fazer parte desta indústria como artista profissional.
METODOLOGIA
O ensino da Escola assenta no método de projeto (PBL- project-based learning), em turmas pequenas de 18 alunos, num ensino de proximidade. O aluno aprende ao procurar respostas a desafios reais, muitas vezes em trabalho de equipa, procurando o seu desenvolvimento criativo, crítico e pessoal.
PROFESSORES
O corpo docente é constituído por profissionais em atividade e é promovida uma constante participação em workshops, conferências e visitas de estudo, de forma a fomentar o conhecimento e contacto com contextos reais de trabalho.
PLANO CURRICULAR
Quer esteja a trabalhar no próximo grande jogo de vídeo, filme, personagem original, animação ou banda desenhada, o processo criativo deve ser fiável e consistente. Utilizando métodos de ideação, iteração e execução, aprenderá a partir de uma ideia simples a criar uma personagem totalmente desenvolvida e cativante que respira e vive num mundo credível.
Ser capaz não só de produzir uma imagem, mas também de contar uma história que ressoe com o seu cliente ou público é uma competência essencial que irá moldar a sua voz artística e a qualidade do trabalho artístico que cria. Para atingir este objetivo, serão ensinados os fundamentos da criação e composição de imagens.
Nesta unidade, aprenderá as competências artísticas mais fundamentais com que qualquer artista se deve sentir confortável: a figura humana e a sua construção, bem como as noções básicas de perspetiva para compreender o mundo que nos rodeia e como traduzi-lo de 3D para 2D.
Aulas de lifedrawing com modelos, usando vários meios e compreendendo como desconstruir a forma humana é uma obrigação para qualquer futuro artista que queira ser relevante na indústria artística e de entretenimento de hoje.
Esta unidade tem como objetivo ajudá-lo a adquirir os conhecimentos necessários para perceber a cor e a luz através da pintura. Utilizando meios digitais, ser-lhe-á pedido para pintar e compreender os materiais e a forma como a luz interage com os objetos que nos rodeiam, enquanto desenvolve a sua voz artística interior.
Utilizando o Blender, aprenderá as noções básicas de modelação, texturização e iluminação para ajudar os seus projetos de design concetual a atingir o nível de renderização e detalhe esperado e aplicado aos fluxos de trabalho de pipeline profissionais.
Compreender a história da pré-produção e do desenvolvimento de um filme, de um videojogo ou de um produto dará aos alunos a oportunidade de aprenderem sobre as escolhas de design, a linguagem da forma, a síntese e a tomada de decisões artísticas que distinguem o conteúdo genérico da obra de arte inspirada.
Os alunos aprenderão a abordar a indústria com os seus trabalhos artísticos e projetos, de uma forma estruturada, profissional e confiante.
Nesta unidade, ser-lhe-á pedido que desenvolva um projeto pessoal que não só responda a um briefing, mas que também promova a sua identidade artística e as suas competências fundamentais de resolução de problemas para lhe dar um conjunto de peças de arte que serão apresentadas no seu portefólio.
Este Laboratório procura unificar conexões entre os elementos da comunidade. É um ponto de encontro e de troca de experiências, um espaço dedicado à criatividade onde se exploram e desenvolvem práticas de cruzamentos disciplinares, dentro e fora do espaço escolar. A comunicação é a chave principal deste processo. O laboratório procura identificar e mobilizar tendências, experimentar novas formas de pensar e conceptualizar, facilitar sinergias entre alunos. Este é um laboratório que se apresenta como uma ferramenta de aprendizagem.
Para desenvolver ainda mais as suas soluções de design, aprenderá a ligar personagens a culturas, culturas a objetos e tradições a locais, conseguindo construir um mundo credível e um contexto relevante para as suas histórias e decisões narrativas.
Nesta unidade aprenderá sobre a ligação dos elementos que compõem uma história. Como criar um enredo, interagir com o público e chegar a uma conclusão, seja numa única imagem ou numa forma sequencial.
Os alunos serão convidados a aprofundar a marcação e interpretação da figura, forma e espaço. Síntese, linguagem da forma e decisões de design aplicadas a elementos do mundo real que alimentarão a sua voz artística e projetos futuros.
Nesta unidade, vamos explorar a noção de estilo, o que significa para nós e se mostra os pontos fortes e valores fundamentais. Utilizaremos técnicas avançadas de pintura e manipulação de imagem para alcançar um processo que seja eficaz e único para si.
Utilizando técnicas de sculpting, será pedido aos alunos que criem assets em 3D que serão utilizados como referência de design ou como componentes no fluxo de trabalho do seu trabalho.
Depois de compreender como criar recursos 3D, aprenderá a integrar esses recursos nos game engine. Utilizando esta poderosa ferramenta, será capaz de criar cenários dinâmicos com iluminação, composição e poses-chave para conseguir escolhas de design de conceitos envolventes.
Nesta unidade, ser-lhe-á pedido que crie designs com conhecimentos aplicados combinados com feedback contextual crítico, para produzir um trabalho alinhado com um briefing que reflita o trabalho de um cliente profissional do mundo real.
É pedido que crie um portefólio com insights de especialistas da indústria e do feedback profissional dos professores e convidados para se colocar no caminho certo para os seus empreendimentos profissionais e objetivos pessoais.
Os nossos cursos partilham conteúdos e propõem desafios com uma visão internacional. Preparamos e apoiamos os nossos alunos pensando nas melhores práticas, independentemente das geografias ou nacionalidades. Também por esta razão saber inglês é um instrumento fundamental para destruir muros: ter acesso a mais referências, conhecer mais contextos profissionais e desenvolver o seu portfolio em linha com o que se faz de melhor, sem fronteiras.
O objetivo é preparar os estudantes para a dinâmica de projeto das indústrias criativas, fomentar o trabalho em equipa, promover a interdisciplinaridade, estimular o sentido de responsabilidade, o cumprimento de objetivos e ainda desenvolver competências de apresentação e promoção pessoais. Desta forma, aproxima-se o ambiente escolar à realidade do mundo de trabalho e às suas exigências.
CERTIFICAÇÃO
Além da certificação nacional ETIC, no final do segundo ano, o aluno obtém uma certificação profissional atribuída pela PEARSON BTEC, nível 5, com 240 CATS*
O aluno pode prosseguir os seus estudos para um nível académico conferido pelo sistema de ensino britânico.
A ETIC não é uma instituição de ensino superior e os seus cursos não conferem grau académico reconhecido em Portugal.
*CATS: Credit Accreditation Transfer System
EQUIPA PEDAGÓGICA
Tiago Lobo Pimentel
SAÍDAS PROFISSIONAIS
- Realizador de filmes de animação
- Animador
- Artista de Storyboard
- Diretor Artístico
- Designer de Personagens
- Artista de Cenários
- Artista de Layout
- Produtor
- Artista de 3D
- Coordenador de Projeto
- Artista de Compositing
ERASMUS+ E ESTÁGIOS EMPRESAS
No final do curso e, mediante o seu desempenho, o aluno pode candidatar-se a um estágio internacional através do Programa Erasmus+.
Pode igualmente candidatar-se a um estágio em empresas através do Departamento de Integração Profissional (estagios@etic.pt).
EQUIPAMENTOS
- Salas de computadores equipadas com workstation de trabalho individuais, com Mesa Gráfica;
- Programas utilizados: Adobe Creative Cloud Suite, Autodesk Media & Entertainment Collection Suite, Z-BRUSH, Blender, Photoshop, Blender, Unreal Engine;
- Microsoft Office 365.
CANDIDATURA
Requisitos:
- Carta de motivação / Razões porque se candidata e objetivos profissionais;
- Apresentação de portfólio ou showreel;
- Entrevista.
O que devo fazer para iniciar a minha candidatura?
Preencher o formulário na página do curso em que estou interessado (botão CANDIDATURA).
Quais os passos seguintes?
Irá receber um email de confirmação com informação sobre:
- Marcação de entrevista;
- Visita à escola (opcional).
Convidamos a conhecer o ambiente criativo e próximo que se vive na Escola, através de visita acompanhada aos estúdios, ateliers e salas de formação.
Candidaturas de janeiro a setembro.
CONDIÇÕES DE PAGAMENTO
Existem vários programas de financiamento à formação em diversas instituições bancárias: Caixa Geral de Depósitos, Santander, Banco CTT, BPI, entre outros.
CONDIÇÕES GERAIS
A abertura de cada curso/turma/horário está condicionada a um número mínimo de inscrições. A inscrição no horário pretendido é limitada ao número de vagas disponíveis. O ensino é presencial e projetual. O programa do curso inclui aulas sem professor para desenvolvimento de exercícios autónomos e práticas projetuais. O trabalho autónomo ou projetual é importante para o progresso do aluno nas suas aprendizagens. Os professores podem solicitar o desenvolvimento de trabalhos fora do horário estabelecido para as aulas. Eventualmente podem ser marcadas aulas fora do horário estabelecido, por exemplo para responder a projetos que exigem essa flexibilidade, para atender a necessidades de equipamento específicas dos projetos, para resposta a exercícios feitos em contexto real com parceiros, ou por qualquer outro motivo que apoie a melhor consecução do programa. As aulas técnicas específicas e/ou workshops podem ocorrer aos sábados. A duração de cada aula pode variar em função da sua natureza teórica ou prática. A turma pode ser dividida em grupos para melhor aprendizagem e intensificação do desenvolvimento de projetos e matérias. O programa curricular e o elenco de professores do curso podem ser alterados por razões de adequação pedagógica ou por motivos de força maior. Para mais informações contacte-nos.