Apresentação
Os media digitais permitem a rápida difusão e implementação de ideias, pelo que é importante compreender a pratica do design como disciplina potenciadora de novos disCursos e significados. O design é uma essencial ferramenta de reflexão e resolução.
No Curso de Design Gráfico, o aluno aprende a executar projetos de comunicação visual para marcas, produtos e serviços, através de competências especializadas e ferramentas de edição de imagem, tratamento de texto e desenho vetorial.
Ao longo do Curso, desenvolve capacidades criativas e técnicas para a execução de projetos de identidade visual, campanhas de publicidade e design editorial, criando projetos reais que comunicam ideias e conceito. Tirando o melhor proveito das ferramentas de Inteligência Artificial disponíveis nos softwares Adobe, o aluno aprende a usá-las mediante uma curadoria e edição concertada com os projetos.
O ensino é lecionado em proximidade, em turmas pequenas. por professores e profissionais experientes e activos no mercado.
Plano Curricular
- Gerar e desenvolver ideias em design.
- Como desenvolver um processo criativo.
- Referências contextuais e culturais em design.
- Pensamento estratégico enquanto metodologia de projeto.
- Como apresentar um projeto/ideia.
- Aula no exterior/visita de estudo
- Apresentação do Projeto de final de Unidade.
- Análise histórica e formal da tipografia.
- Escolhas tipográficas para formatos editoriais
- Hierarquia visual aplicada.
- Estrutura e organização de página: layout e grelha.
- Especificidades dos formatos editoriais: revista e livro.
- Aprendizagem do software InDesign.
- Desenvolvimento da identidade visual de uma marca ou produto.
- Desdobramento da imagem para variados suportes gráficos e 3D.
- Desenho vetorial (formas, objetos, seleção e cor).
- Imagem digital (correção e retoques de imagem, criação de máscaras e layers, utilização de efeitos e distorção).
- Aprendizagem dos softwares Illustrator e Photoshop.
- Realização de workshop de Infografia.
- Apresentação do Projeto de final de Unidade.
- Desenvolvimento de uma campanha publicitária multimeios a partir de briefing real.
- Perceção dos diferentes tipos de campanha.
- Compreender e definir conceitos criativos adequados a um público alvo.
- Trabalhar direção de arte e copy/ texto.
- Criar peças animadas para redes sociais e/ou media.
- Aprendizagem das ferramentas de animação – de palavras, imagens e outros elementos gráficas – do software After Effects.
- Apresentação do Projeto de final de Unidade.
- Projeto auto-iniciado que reúne os conhecimentos e competências adquiridas no curso.
- Desenvolvimento e execução do projeto acompanhados por um professor.
- Aprendizagem dos sistemas de pré-impressão, impressão e acabamentos.
- Contacto com as diferentes técnicas de impressão.
- Como arte-finalizar um projeto.
- Como orçamentar e apresentar um orçamento.
- Convidado externo: ser designer freelancer
- Aula no exterior: Workshop de Serigrafia.
- Apresentação do Projeto de final de Unidade
Laboratório de Inovação e Criatividade.
- Criação e desenvolvimento de um projeto multidisciplinar.
- Trabalho em equipa constituída por alunos de várias áreas de especialidade ou de diferentes cursos.
- Criação de conceitos, conteúdos e produtos com potencial de mercado e que considerem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pelas Nações Unidas para este milénio.
- Desenvolvimento de estratégias e processos inovadores tendo em conta a sustentabilidade ambiental e social, e as potencialidades da economia circular.
- Potenciar a ação local pensando em problemáticas globais, com consciência da importância da participação de cada pessoa no Mundo.
- Continuação da preparação para contextos reais de desenvolvimento e implementação de projetos.
- Apresentação à comunidade escolar, profissional e cultural.
Certificação
DIPLOMA ETIC
A ETIC é uma entidade formadora certificada pela DGERT, que lhe atribui um reconhecimento global para realizar formação e que é concedida por áreas de educação e formação. Este curso está inserido na modalidade Outra Formação Profissional (OFP).
Os registos das ações de formação são efetuados em SIGO, destinando-se a certificar a conclusão com aproveitamento da ação de formação para alunos com residência em Portugal (Portaria n.º 474/2010).
EQUIPA PEDAGÓGICA
Responsável de Curso / Professora
Joana Sobral
Responsável de Curso / Professora
Designer de Comunicação
Licenciada em Design de Comunicação (Faculdade de Belas Artes de Lisboa), Politécnico de Milão (Programa Erasmus). Fundadora do Atelier de Design Vivóeusébio. Mestre em “Design Gráfico e Projetos editoriais”.
Saber +
Gestora Pedagógica
Professora
Professora
Professora
Professora
Professora
SAÍDAS PROFISSIONAIS
- Ateliers de design e agências de publicidade;
- Departamentos de design e/ou comunicação de empresas e instituições;
- Criação e gestão do seu próprio negócio e/ou como freelancer.
PROGRAMA ERASMUS+ E ESTÁGIOS EMPRESAS
No final do curso e, mediante o seu desempenho, o aluno pode candidatar-se a um estágio internacional através do Programa Erasmus+.
Pode igualmente candidatar-se a um estágio em empresas através do Departamento de Integração Profissional (estagios@etic.pt).
FESTIVAIS, PARCERIAS E PRÉMIOS
Rock In Rio, Cool Jazz, Prémios Sofia, Prémios Playstation, Festival Encontros De Viana, Festival Ccp, Iberanime, Monstra
Equipamentos
- Salas de computadores equipadas com workstation de trabalho individuais Apple iMac;
- Programas utilizados: Adobe Creative Cloud Suite.
CANDIDATURA
Requisitos:
- 12.º Ano de Escolaridade;
- Carta de motivações / razões pelas quais se candidatura e objetivos profissionais;
- Apresentação de portefólio ou showreel.
O que devo fazer para iniciar a minha candidatura?
- Preencher o formulário na página do curso em que estou interessado (botão CANDIDATURA).
Quais os passos seguintes?
Irá receber um email de confirmação com informação sobre:
- Marcação de entrevista;
- Visita à escola (opcional).
Convidamos a conhecer o ambiente criativo e próximo que se vive na Escola, através de visita acompanhada aos estúdios, ateliers e salas de formação.
Candidaturas de março a setembro.
CONDIÇÕES DE PAGAMENTO
TURMA DA TARDE: 330 HORAS
TURMA DA NOITE: 280 HORAS
Condições Gerais
A abertura de cada curso/turma/horário está condicionada a um número mínimo de inscrições. A inscrição no horário pretendido é limitada ao número de vagas disponíveis.
O ensino é presencial e projetual. O programa do curso inclui aulas sem professor para desenvolvimento de exercícios autónomos e práticas projetuais. O trabalho autónomo ou projetual é importante para o progresso do aluno nas suas aprendizagens.Os professores podem solicitar o desenvolvimento de trabalhos fora do horário estabelecido para as aulas.
Eventualmente podem ser marcadas aulas fora do horário estabelecido, por exemplo para responder a projetos que exigem essa flexibilidade, para atender a necessidades de equipamento específicas dos projetos, para resposta a exercícios feitos em contexto real com parceiros, ou por qualquer outro motivo que apoie a melhor consecução do programa.
As aulas técnicas específicas e/ou workshops podem ocorrer aos sábados.
A duração de cada aula pode variar em função da sua natureza teórica ou prática.
A turma pode ser dividida em grupos para melhor aprendizagem e intensificação do desenvolvimento de projetos e matérias.
O programa curricular e o elenco de professores do curso podem ser alterados por razões de adequação pedagógica ou por motivos de força maior.
Para mais informações contacte-nos.