Apresentação
Os media digitais permitem a rápida difusão e implementação de ideias, pelo que é importante compreender a pratica do design como disciplina potenciadora de novos disCursos e significados. O design é uma essencial ferramenta de reflexão e resolução.
No Curso de Design Gráfico, o aluno aprende a executar projetos de comunicação visual para marcas, produtos e serviços, através de competências especializadas e ferramentas de edição de imagem, tratamento de texto e desenho vetorial.
Ao longo do Curso, desenvolve capacidades criativas e técnicas para a execução de projetos de identidade visual, campanhas de publicidade e design editorial, criando projetos reais que comunicam ideias e conceito. Tirando o melhor proveito das ferramentas de Inteligência Artificial disponíveis nos softwares Adobe, o aluno aprende a usá-las mediante uma curadoria e edição concertada com os projetos.
O ensino é lecionado em proximidade, em turmas pequenas. por professores e profissionais experientes e activos no mercado.
Programa Curricular
- Gerar e desenvolver ideias em design.
- Como desenvolver um processo criativo.
- Referências contextuais e culturais em design.
- Pensamento estratégico enquanto metodologia de projeto.
- Como apresentar um projeto/ideia.
- Aula no exterior/visita de estudo
- Apresentação do Projeto de final de Unidade.
- Análise histórica e formal da tipografia.
- Escolhas tipográficas para formatos editoriais
- Hierarquia visual aplicada.
- Estrutura e organização de página: layout e grelha.
- Especificidades dos formatos editoriais: revista e livro.
- Aprendizagem do software InDesign.
- Desenvolvimento da identidade visual de uma marca ou produto.
- Desdobramento da imagem para variados suportes gráficos e 3D.
- Desenho vetorial (formas, objetos, seleção e cor).
- Imagem digital (correção e retoques de imagem, criação de máscaras e layers, utilização de efeitos e distorção).
- Aprendizagem dos softwares Illustrator e Photoshop.
- Realização de workshop de Infografia.
- Apresentação do Projeto de final de Unidade.
- Desenvolvimento de uma campanha publicitária multimeios a partir de briefing real.
- Perceção dos diferentes tipos de campanha.
- Compreender e definir conceitos criativos adequados a um público alvo.
- Trabalhar direção de arte e copy/ texto.
- Criar peças animadas para redes sociais e/ou media.
- Aprendizagem das ferramentas de animação – de palavras, imagens e outros elementos gráficas – do software After Effects.
- Apresentação do Projeto de final de Unidade.
- Projeto auto-iniciado que reúne os conhecimentos e competências adquiridas no curso.
- Desenvolvimento e execução do projeto acompanhados por um professor.
- Aprendizagem dos sistemas de pré-impressão, impressão e acabamentos.
- Contacto com as diferentes técnicas de impressão.
- Como arte-finalizar um projeto.
- Como orçamentar e apresentar um orçamento.
- Convidado externo: ser designer freelancer
- Aula no exterior: Workshop de Serigrafia.
- Apresentação do Projeto de final de Unidade
Laboratório de Inovação e Criatividade.
- Criação e desenvolvimento de um projeto multidisciplinar.
- Trabalho em equipa constituída por alunos de várias áreas de especialidade ou de diferentes cursos.
- Criação de conceitos, conteúdos e produtos com potencial de mercado e que considerem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pelas Nações Unidas para este milénio.
- Desenvolvimento de estratégias e processos inovadores tendo em conta a sustentabilidade ambiental e social, e as potencialidades da economia circular.
- Potenciar a ação local pensando em problemáticas globais, com consciência da importância da participação de cada pessoa no Mundo.
- Continuação da preparação para contextos reais de desenvolvimento e implementação de projetos.
- Apresentação à comunidade escolar, profissional e cultural.
Certificação
DIPLOMA ETIC
A ETIC é uma entidade formadora certificada pela DGERT, que lhe atribui um reconhecimento global para realizar formação e que é concedida por áreas de educação e formação. Este curso está inserido na modalidade Outra Formação Profissional (OFP).
Os registos das ações de formação são efetuados em SIGO, destinando-se a certificar a conclusão com aproveitamento da ação de formação para alunos com residência em Portugal (Portaria nº474/2007).
EQUIPA PEDAGÓGICA
JOANA SOBRAL
Responsável de Curso
JOANA SOBRAL
Designer de Comunicação
Licenciada em Design de Comunicação (Faculdade de Belas Artes de Lisboa), Politécnico de Milão (Programa Erasmus). Fundadora do Atelier de Design Vivóeusébio. Mestre em “Design Gráfico e Projetos editoriais”.
Saber +
SOFIA MATEUS
VERA NOVAIS
JOANA SOBRAL
ANA FRANCO
ANA FREITAS
MARGARIDA BORGES
MARTA TEIXEIRA
SAÍDAS PROFISSIONAIS
Ateliers de design e agências de publicidade.
Departamentos de design e/ou comunicação de empresas e instituições.
Criação e gestão do seu próprio negócio e/ou como freelancer.
PROGRAMA ERASMUS+ E ESTÁGIOS EMPRESAS
No final do curso e mediante o seu desempenho, o aluno pode candidatar-se a um estágio internacional através do Programa Erasmus+.
Podem igualmente candidatar-se a um estágio em empresas, no Departamento de Integração Profissional e Erasmus+.
FESTIVAIS, PARCERIAS E PRÉMIOS
Rock In Rio, Colol Jazz, Prémios Sofia, Prémios Playstation, Festival Encontros De Viana, Festival Ccp, Iberanime, Monstra
Equipamentos
Salas de computadores equipadas com workstation de trabalho individuais Apple iMac.
Programas utilizados: Adobe Creative Cloud Suite.
CANDIDATURA
Requisitos:
12.º Ano de Escolaridade.
Carta de motivações / razões pelas quais se candidatura e objetivos profissionais.
Apresentação de portefólio ou showreel.
O que devo fazer para iniciar a minha candidatura?
> Preencher o formulário na página do curso em que estou interessado > botão CANDIDATURA
Quais os passos seguintes?
Irá receber um email de confirmação com informação sobre:
> Marcação de entrevista
> visita à escola (opcional)
Convidamos a conhecer o ambiente criativo e próximo que se vive na Escola, através de visita acompanhada aos estúdios, ateliers e salas de formação.
Candidaturas de Maio a Setembro.
CONDIÇÕES DE PAGAMENTO
TURMA DA TARDE: 330 HORAS
TURMA DA NOITE: 290 HORAS
Condições Gerais
A abertura de cada curso/turma/horário está condicionada a um número mínimo de inscrições. A inscrição no horário pretendido é limitada ao número de vagas disponíveis.
O ensino é presencial e projetual. O programa do curso inclui aulas sem professor para desenvolvimento de exercícios autónomos e práticas projetuais. O trabalho autónomo ou projetual é importante para o progresso do aluno nas suas aprendizagens.Os professores podem solicitar o desenvolvimento de trabalhos fora do horário estabelecido para as aulas.
Eventualmente podem ser marcadas aulas fora do horário estabelecido, por exemplo para responder a projetos que exigem essa flexibilidade, para atender a necessidades de equipamento específicas dos projetos, para resposta a exercícios feitos em contexto real com parceiros, ou por qualquer outro motivo que apoie a melhor consecução do programa.
As aulas técnicas específicas e/ou workshops podem ocorrer aos sábados.
A duração de cada aula pode variar em função da sua natureza teórica ou prática.
A turma pode ser dividida em grupos para melhor aprendizagem e intensificação do desenvolvimento de projetos e matérias.
O programa curricular e o elenco de professores do curso podem ser alterados por razões de adequação pedagógica ou por motivos de força maior.
Para mais informações contacte-nos.