PORTEFÓLIO
APRESENTAÇÃO
Ao captar instantes únicos, na música, concertos, moda ou ao comunicar a realidade e os seus acontecimentos, a fotografia cria um discurso visual único. Da dimensão criativa e autoral à indústria, às redes sociais, a fotografia transmite emoções, narrativas e ajuda a compreender a complexidade do mundo.
O Curso de Fotografia, com a duração de 3 anos, com 180 créditos, confere o grau de Bachelor Degree, reconhecido a nível europeu.
Ao longo do Curso, no exterior ou em estúdio, nas áreas de moda, fotojornalismo, vídeo ou publicidade, o aluno aprende e aplica técnicas fotográficas (em formato analógico e digital), experimenta com iluminação modelar e aprende métodos de impressão convencionais e alternativos.
O aluno explora conceitos técnicos e estéticos, aplicando formas de captura e de expressão singulares em projetos individuais e colaborativos e descobre uma linguagem própria e original autoral ou aplicada à indústria.
METODOLOGIA
O ensino da Escola assenta no método de projeto (PBL- project-based learning), em turmas pequenas de 16 alunos, num ensino de proximidade. O aluno aprende ao procurar respostas a desafios reais, muitas vezes em trabalho de equipa, procurando o seu desenvolvimento criativo, crítico e pessoal.
PROFESSORES
O corpo docente é constituído por profissionais em atividade e é promovida uma constante participação em workshops, conferências e visitas de estudo, de forma a fomentar o conhecimento e contacto com contextos reais de trabalho.
PLANO CURRICULAR
Com História da Fotografia, o aluno terá oportunidade de embarcar num estudo reflexivo sobre como “escrever” e “ler” imagens fotográficas. Neste contexto, o estudo da cultura fotográfica abrange os momentos mais marcantes da sua história, desde o seu nascimento oficial – em 1839 –até à contemporaneidade, não esquecendo a sua pré-história e os princípios científicos que a viram nascer, e que continuam a potenciar o seu desenvolvimento tecnológico.
Ao encarar a fotografia como imagem do real, os alunos serão convidados a pensá-la na relação com o seu contexto social e a desenvolver um corpo de trabalho que dê conta dos mecanismos técnicos e teóricos próprios de um trabalho de cariz documental. Esta unidade visa alargar o conhecimento dos alunos sobre o fotojornalismo, a fotografia documental e as suas características históricas, técnicas e éticas, relacionando-as com objetivos pessoais e possibilidades de carreira nesta área.
Esta unidade introduz os alunos às técnicas fotográficas básicas, permitindo que desenvolvam competências na utilização de diferentes equipamentos, no exterior e em estúdio. Aqui, os alunos terão oportunidade de contactar com diferentes materiais e resultados, de modo a serem capazes de tomar decisões autónomas aquando da escolha de equipamento e parametrização da câmara, passando pela captura da imagem até ao resultado final.
O aluno terá oportunidade de conhecer, experimentar e executar alguns processos de impressão de relevância na história na fotografia, bem como na prática contemporânea, produzindo provas em processos como a cianotipia, o colódio húmido ou o papel salgado, entre outros. A partir destas experiências, o aluno poderá aplicar essas mesmas técnicas aos seus trabalhos, com diferentes enquadramentos e finalidades.
Os alunos tomarão contacto com diferentes técnicas de iluminação – em ambiente de estúdio e exterior –, aprendendo a manusear equipamentos e a modelar a luz. Com esta aprendizagem pretende-se que os alunos sejam capazes de planear sessões fotográficas, respondendo às necessidades de diversos clientes e produzindo resultados que demonstrem domínio técnico e criativo.
Esta unidade introduz o pensamento crítico sobre as diferentes profissões na área da fotografia. Pretende-se conhecer e analisar a indústria e as suas necessidades, realizando exercícios práticos e criativos de fotografia aplicada à captura, edição e pós-produção em ambiente digital. A disciplina incide de forma geral no fluxo de trabalho e em particular na pós-produção e nos programas a si inerentes.
Este Laboratório procura unificar conexões entre os elementos da comunidade. É um ponto de encontro e de troca de experiências, um espaço dedicado à criatividade onde se exploram e desenvolvem práticas de cruzamentos disciplinares, dentro e fora do espaço escolar. A comunicação é a chave principal deste processo. O laboratório procura identificar e mobilizar tendências, experimentar novas formas de pensar e conceptualizar, facilitar sinergias entre alunos. Este é um laboratório que se apresenta como uma ferramenta de aprendizagem.
Esta unidade tem como objetivo desenvolver a compreensão dos alunos sobre narrativas visuais, em concreto o fotolivro. Através da experimentação prática, os alunos trabalharão a narrativa pictórica. Espera-se que os alunos aprendam a reconhecer as estratégias discursivas do fotógrafo e o modo como estas influenciam a experiência do observador.
Adquiridas as competências básicas, os alunos realizarão um projeto individual, exercitando as ferramentas necessárias para desenvolverem a sua prática pessoal de forma independente. A capacidade de definir e realizar um projeto é extremamente valiosa nas indústrias criativas. Ao longo desta unidade os alunos aprenderão a reconhecer os obstáculos e a ultrapassar as dificuldades que vão surgindo nas diferentes etapas que marcam o desenvolvimento de um projeto individual.
Esta unidade trata de técnicas de captação, pós-produção e edição em vídeo. Visa desenvolver as competências dos alunos no planeamento, preparação, captação e edição de breves vídeos sobre um tema sugerido. A disciplina faz ainda uma contextualização do vídeo e do cinema, com análise de trabalhos de diferentes autores.
Aborda-se a Fotografia aplicada à moda: o aluno deve compreender as influências contextuais e conseguir apresentar e definir uma estratégia criativa para uma sessão fotográfica de moda, devendo conseguir concretizá-la. No que respeita à Fotografia aplicada à publicidade, o aluno irá adquirir as competências necessárias para criar uma campanha publicitária com um contexto sólido e um grande impacto visual.
O objetivo é preparar os estudantes para a dinâmica de projeto das indústrias criativas, fomentar o trabalho em equipa, promover a interdisciplinaridade, estimular o sentido de responsabilidade, o cumprimento de objetivos e ainda desenvolver competências de apresentação e promoção pessoais. Desta forma, aproxima-se o ambiente escolar à realidade do mundo de trabalho e às suas exigências.
Nesta disciplina desenvolve-se uma abordagem individual da prática artística através de processos alternativos analógicos. Os trabalhos nascem de processos de criação e impressão lentos, recorrendo a diversas técnicas: antotipia, cianotipia, luminogramas, papel salgado, colódio, goma dicromatada, entre outros processos, tentando que a experiência conduza a criação.
O aluno será convidado a explorar outras disciplinas artísticas e os diferentes modos como as mesmas se relacionam com a prática fotográfica. O percurso explorado poderá ir desde a arte efémera à pintura, passando pela performance, instalação, desenho e escultura.
O objetivo desta unidade é proporcionar o contacto com os recursos humanos e técnicos necessários para a boa prática profissional. Abordam-se novas tecnologias e promoção de portefólio, bem como estratégias de marketing e aperfeiçoamento da carreira.
O aluno irá desenvolver um projeto autoral fotográfico, sendo-lhe facultadas as ferramentas necessárias para elaborar um plano que contemple os recursos humanos e técnicos necessários para a sua boa concretização, de acordo com um tema dado. De realçar a relação intrínseca desta disciplina com as Masterclasses que contarão com a participação de vários convidados: fotógrafos, artistas visuais e especialistas em diversas áreas da fotografia. Cada autor/profissional partilhará com o público o seu processo de trabalho e a sua prática artística.
Os nossos cursos partilham conteúdos e propõem desafios com uma visão internacional. Preparamos e apoiamos os nossos alunos pensando nas melhores práticas, independentemente das geografias ou nacionalidades. Também por esta razão saber inglês é um instrumento fundamental para destruir muros: ter acesso a mais referências, conhecer mais contextos profissionais e desenvolver o seu portfolio em linha com o que se faz de melhor, sem fronteiras.
O 3.º ano do curso de Fotografia encontra-se em aprovação para ser realizado na ETIC, em Lisboa.
Atualmente, o aluno pode fazer este 3.º ano numa das universidades parceiras da ETIC ou na Solent University.
This 3rd year is under approval to be undertaken at ETIC, in Lisbon.
Nowadays, the student can apply to the 3rd year at one of the british universities, partners of ETIC, or at Solent University.
CERTIFICAÇÃO
Bachelor Degree
2 anos + 1 ano* = 180 Créditos
No final do segundo ano do curso, o aluno obtém uma certificação profissional Higher National, atribuída pela PEARSON BTEC, nível 5 com 120 créditos.
O 3.º ano do curso de Fotografia encontra-se em aprovação para ser realizado na ETIC, em Lisboa.
Atualmente o aluno pode fazer este 3.º na Solent University ou em qualquer outra universidade que reconheça os 120 créditos obtidos.
Pode saber mais sobre os tipo de certificação internacional consulte aqui.
EQUIPA PEDAGÓGICA
FÁBIO CUNHA
Coordenador
FÁBIO CUNHA
Arquiteto pela Universidade do Porto (FAUP), obteve o Mestrado em Fotografia no Centro Internacional de Fotografia e Cinema – Madrid (EFTI).
Trabalha como fotógrafo freelance para clientes como: Esporão, Bureau, We The Knot, Double (O) Studio, Trienal de Arquitectura, Le Monde Diplomatique (versão francesa), Galerias Municipais, Silva Designers, Ilhas Estúdio, entre outros.
É artista visual. Foi-lhe atribuído o DocField Dummy Award – Fundació Banc Sabadell, para publicar o fotolivro “ZONA – An Investigation Report”. Em 2019 recebeu o “Parallel Award” pela exposição “Urgent Arts of Living”. O seu trabalho faz parte de coleções públicas e privadas.
ANA CARIA PEREIRA
SOFIA MATEUS
ALEXANDRE MAGALHÃES
FÁBIO CUNHA
ANA CARIA PEREIRA
PETKO ANGELOV
JOSÉ FABIÃO
JOSÉ SOUDO
MARTA SIMÕES
PAULA LOURENÇO
PAULINA VALENTE PIMENTEL
PAULO PETRONILHO
MÁRIO PRÍNCIPE
TIAGO CASANOVA
David Vintém
SOFIA MATEUS
SAÍDAS PROFISSIONAIS
- Fotógrafo de publicidade, moda, documental, eventos.
- Editor de Imagem e impressor de fotografia.
- Fotógrafo em agências de publicidade, comunicação e media, jornais, revistas, produtoras e plataformas digitais.
ERASMUS+ E ESTÁGIOS EMPRESAS
No final do curso e mediante o seu desempenho, o aluno pode candidatar-se a um estágio internacional através do Programa Erasmus+.
Podem igualmente candidatar-se a um estágio em empresas, no Departamento de Integração Profissional através do email estagios@etic.pt.
FESTIVAIS, PARCERIAS E PRÉMIOS
Rock In Rio, Colol Jazz, Prémios Sofia, Prémios Playstation, Festival Encontros De Viana, Festival Ccp, Iberanime, Monstra entre outros.
EQUIPAMENTOS
- Estúdios de Fotografia equipados com luz contínua e flash eletrónico;
- Máquinas DSLR e analógicas. Equipamento de médio e grande formato;
- Laboratório Analógico e Digital;
- Equipamento de impressão e digitalização em grande formato;
- Estúdio de Vídeo e Multimédia, ciclorama e sistema de cenários virtuais e motion capture;
- Salas equipadas com workstation de trabalho individuais, iMac e Pc.
CANDIDATURA
Requisitos:
12.º Ano de Escolaridade
Carta de motivação com razões pelas quais se candidata.
Apresentação de portfólio ou Showreel
Conhecimentos da língua inglesa
O que devo fazer para iniciar a minha candidatura?
> Preencher o formulário na página do curso em que estou interessado > botão CANDIDATURA
Quais os passos seguintes?
Irá receber um email de confirmação com informação sobre:
> Marcação de entrevista
> Visita à escola (opcional)
Convidamos a conhecer o ambiente criativo e próximo que se vive na Escola, através de visita acompanhada aos estúdios, ateliers e salas de formação.
Candidaturas de Maio a Setembro.
CONDIÇÕES DE PAGAMENTO
Existem vários programas de financiamento à formação em diversas instituições bancárias: Caixa Geral de Depósitos, Santander, Banco CTT, BPI, entre outros.
CONDIÇÕES GERAIS
A abertura de cada curso/turma/horário está condicionada a um número mínimo de inscrições. A inscrição no horário pretendido é limitada ao número de vagas disponíveis.
O ensino é presencial e projetual. O programa do curso inclui aulas sem professor para desenvolvimento de exercícios autónomos e práticas projetuais. O trabalho autónomo ou projetual é importante para o progresso do aluno nas suas aprendizagens.Os professores podem solicitar o desenvolvimento de trabalhos fora do horário estabelecido para as aulas.
Eventualmente podem ser marcadas aulas fora do horário estabelecido, por exemplo para responder a projetos que exigem essa flexibilidade, para atender a necessidades de equipamento específicas dos projetos, para resposta a exercícios feitos em contexto real com parceiros, ou por qualquer outro motivo que apoie a melhor consecução do programa.
As aulas técnicas específicas e/ou workshops podem ocorrer aos sábados.
A duração de cada aula pode variar em função da sua natureza teórica ou prática.
A turma pode ser dividida em grupos para melhor aprendizagem e intensificação do desenvolvimento de projetos e matérias.
O programa curricular e o elenco de professores do curso podem ser alterados por razões de adequação pedagógica ou por motivos de força maior.
Para mais informações contacte-nos.