No javascript ETIC | Curso Técnico de Som Técnico de Som – ETIC

Pedir informações

    Técnico de Som

    CURSOS ANUAIS

    Duração: 250 horas

    Datas: Outubro a julho

    Horário: 3.ª e 5.ª / 19H–22H

    Participantes: Máximo de 18 alunos

    Idioma: Português

    Formato: Aulas presenciais e projetuais

    CANDIDATURA

    Apresentação

    O Som e a Música fazem parte do nosso quotidiano, permeando e complementando as rotinas e os dias. Para isso, são essenciais a mestria e o ouvido de um Técnico de Som em qualquer trabalho de estúdio, televisão, cinema, rádio e som ao vivo ou diferido.

    O Curso de Técnico de Som foi criado para quem procura uma formação inicial nesta área, ou o desenvolvimento de conhecimentos previamente adquiridos, num horário pós-laboral com um programa curricular que equilibra a teoria e a prática, promovendo o desenvolvimento das capacidades técnicas, criativas e colaborativas do aluno.

    O ensino é lecionado em proximidade, em turmas pequenas, por professores e profissionais experientes.

    Plano Curricular

    MÓDULO 1 | TÉCNICAS DE SOM (INTRODUÇÃO)

    Para atuar na área do som, é essencial dominar um conjunto de conhecimentos fundamentais, desde a terminologia técnica ao funcionamento e tipologia dos equipamentos. Neste módulo introdutório, os formandos terão contacto com esses conceitos essenciais, garantindo uma base sólida para a comunicação eficaz ao longo do curso e para a prática profissional.

    Serão abordados temas como:

    • Princípios de som e acústica
    • Tipificação de sinais áudio e seu encaminhamento
    • Microfonia
    • Mesas de mistura
    MÓDULO 2 | Pro Tools: Edição, Processamento, Mistura e Masterização

    O Pro Tools é o software de referência na indústria do áudio digital. Neste módulo, será explorado em profundidade, permitindo aos formandos desenvolver competências essenciais para gravação, edição, mistura e masterização de som.

    Além de uma abordagem técnica ao software, os conceitos aprendidos serão aplicáveis a outros equipamentos e plataformas, como mesas digitais em contexto de música ao vivo.

    A aprendizagem será estruturada em três etapas fundamentais:

    1. Edição e processamento – eliminação de ruídos e correção de imprecisões
    2. Mistura – equilíbrio e integração dos elementos sonoros numa composição coesa
    3. Masterização – finalização e otimização do áudio para garantir qualidade profissional
    MÓDULO 2 | Edição, Processamento, Mistura e Masterização

    Vamos aprender as técnicas e procedimentos das várias fases pelas quais um trabalho de áudio tem de passar.
    Primeiro, a edição e o processamento, que nos permitem eliminar todos os ruídos indesejados e afinar eventuais imprecisões.
    Depois a mistura, que torna a gravação num todo formado por todos os elementos constituintes.
    A masterização é o último processo que dará a característica sonora final ao trabalho de forma a que possa competir no mercado com produtos do mesmo género.

    MÓDULO 3 | Som ao Vivo Ⅰ

    O som ao vivo é um dos pilares da indústria da música e do espetáculo. Este módulo introduz os formandos às ferramentas e técnicas essenciais para a sonorização de eventos ao vivo.

    Serão explorados temas como:

    • Mesas de mistura digitais e analógicas
    • Sistemas de reforço sonoro e os seus principais componentes
    • Monitorização e configuração de sistemas de retorno
    MÓDULO 4 | Captação e Gravação em Estúdio

    Uma captação de som de qualidade é a base de qualquer boa produção áudio. Neste módulo, os formandos aprenderão a gravar diferentes fontes sonoras – voz, guitarras, pianos, bateria, entre outras – utilizando os microfones mais adequados para cada situação.

    Serão abordadas técnicas fundamentais de microfonia e posicionamento, garantindo gravações com qualidade e fidelidade sonora.

    MÓDULO 5 | Pós-produção Áudio para Vídeo e Cinema

    A pós-produção áudio desempenha um papel crucial na narrativa audiovisual. Neste módulo, os alunos adquirirão conhecimentos teóricos e práticos sobre os processos e formatos utilizados na sonorização de vídeo e cinema.

    Serão desenvolvidas competências para:

    • Edição e sincronização de som com imagem
    • Design e manipulação sonora para storytelling
    • Mistura e masterização específicas para formatos audiovisuais
    MÓDULO 6 | Som para Broadcast

    O áudio para Broadcast abrange diversas plataformas, como rádio, televisão e podcasts. Este módulo capacita os formandos para operar em diferentes contextos da produção sonora para meios de comunicação.

    Os alunos aprenderão a:

    • Conceber projetos de som para conteúdos informativos, de entretenimento e ficção
    • Prestar assistência técnica em produções televisivas
    • Gerir circuitos de intercomunicação em ambiente de transmissão ao vivo
    • Atuar como técnico de mistura em conteúdos para TV e rádio
    MÓDULO 7 | Som ao Vivo Ⅱ (Projeto Multidisciplinar ETIC_IDEIA)

    Dando continuidade ao módulo “Som ao Vivo Ⅰ”, esta unidade foca-se na aplicação prática dos conhecimentos adquiridos. Os alunos participarão ativamente na sonorização de eventos em parceria com turmas da área da música, proporcionando uma experiência realista do trabalho no setor.

    Esta experiência prática permitirá consolidar competências técnicas e de trabalho em equipa, preparando os formandos para os desafios do mercado profissional.

    Seminário | Captação e gravação de música clássica

    Conhecer as técnicas de captação e gravação de música clássica é fundamental para um técnico de som por vários motivos:

    1. Fidelidade ao Som Original – A música clássica exige uma reprodução fiel do timbre e da dinâmica dos instrumentos, sem os processos comuns de equalização e compressão usados em outros gêneros.
    2. Uso Adequado de Microfones – Saber escolher e posicionar microfones corretamente (como técnicas de captação estéreo AB, XY, ORTF e Decca Tree) é essencial para capturar a espacialidade e a naturalidade do som da orquestra ou de pequenos conjuntos.
    3. Captação da Acústica do Ambiente – Diferente de gêneros populares, a música clássica depende muito da reverberação natural do espaço. O técnico precisa entender como o ambiente afeta o som e como posicionar microfones para aproveitar essa característica.
    4. Mistura e Pós-Produção Diferenciadas – A edição de música clássica busca preservar a interpretação dos músicos, sem cortes ou manipulações artificiais que comprometam a performance original.
    5. Conhecimento da Dinâmica e da Interpretação – A música clássica tem variações sutis de volume e expressão, e o técnico precisa respeitar essas nuances ao gravar e ao misturar.
    6. Trabalho com Grandes Formações – Gravações de orquestras, corais e conjuntos de câmara exigem conhecimento técnico para equilibrar seções instrumentais sem comprometer a clareza e a separação dos sons.
    7. Exigência Técnica e Profissionalismo – Gravar música clássica requer atenção aos mínimos detalhes e um alto nível de precisão, tornando esse conhecimento essencial para quem deseja atuar profissionalmente nessa área.

    Dominar essas técnicas permite que um técnico de som entregue gravações de alta qualidade, valorizando a autenticidade da música clássica.

    Certificação

    DIPLOMA ETIC

    A ETIC é uma entidade formadora certificada pela DGERT, que lhe atribui um reconhecimento global para realizar formação e que é concedida por áreas de educação e formação. Este curso está inserido na modalidade Outra Formação Profissional (OFP).

    Os registos das ações de formação são efetuados em SIGO, destinando-se a certificar a conclusão com aproveitamento da ação de formação para alunos com residência em Portugal (Portaria n.º 474/2010).

    Equipa Pedagógica

    Paulo Feijão

    Responsável de curso

    André Prista

    Gestor Pedagógico

    Carlos Vales (Cajó)

    Professor

    João Ganho

    Professor

    João Magalhães

    Professor

    Nuno Roque

    Professor

    Nuno Rua

    Professor

    SAÍDAS PROFISSIONAIS

    • Técnico de Som (estúdio, pós-produção áudio, masterização, espetáculos ao vivo);
    • Projetos, atividades culturais e empresas que necessitem da manipulação do áudio nas suas diferentes vertentes, musicais, radiofónicas, televisivas, cinematográficas e novos media digitais.

    PROGRAMA ERASMUS+ E ESTÁGIOS EMPRESAS

    No final do curso e, mediante o seu desempenho, o aluno pode candidatar-se a um estágio internacional através do Programa Erasmus+.
    Pode igualmente candidatar-se a um estágio em empresas através do Departamento de Integração Profissional (estagios@etic.pt).

    FESTIVAIS, PARCERIAS E PRÉMIOS

    Rock In Rio, Colol Jazz, Prémios Sofia, Prémios Playstation, Festival Encontros De Viana, Festival Ccp, Iberanime, Monstra , Doclisboa, Festival CumplicidadeS, Festival Imago, MIL – Lisbon International Music Network, Festival Visa Pour L’Image, ID no Limits, InImpetus – Escola de Actores, Inshadow Festival, Mini BMW, Musicbox, Damas, Museu Bordalo Pinheiro, FICA oficina criativa, MAGO studio, Fábrica Braço de Prata, Festa da Ilustração – Setúbal, Festival A Porta, Stolen Prints, Oficina Loba, Corrente, Cowork Lisboa, Revista Gerador, Merc’Art, Ajudaris, Culture Trend Lisbon, Live Experiences, FreePort, Parq, Maison Flair,  Ganesh, Companhia das Soluções, Antónia Rosa

    Equipamentos

    • Salas de computadores equipadas com workstation de trabalho individuais Apple iMac com Headphones, Placa de som e Teclado MIDI;
    • Programas utilizados: Pro Tools;
    • Espaços para concertos com palco, PA e estações de DJ Pioneer. Instrumentos musicais variados, entre eles: guitarras elétricas e acústicas, baixo elétrico, bateria acústica (Fender, Stratocaster, Telecaster, Jazz Bass, Yamaha);
    • Estúdios de Som equipados com Universal Audio, Audient, Pre-amps Valvulados, sistemas AVID Pro-Tools HD, Cubase e Ableton LIVE com recurso a plugins da Waves, Fab Filter e UAD. Monitores de som Genelec, M-Audio, Adam;
    • Mesas de mistura (Midas, Allen & Heath, Behringer e Yamaha);
    • Gravadores digitais HD Fostex, processadores (Lexicon, TLAudio, SPL, Yamaha);
    • Microfones (Neumann, Sennheiser, AKG, DPA, Shure, Sanken, Studio Projects);
    • Equipamentos portáteis de gravação (Sound Devices, Tascam e Roland).

    CANDIDATURA

    Requisitos:

    • 12.º Ano de Escolaridade;
    • Carta de motivações / razões pelas quais se candidatura e objetivos profissionais;
    • Apresentação de portefólio ou showreel.

    O que devo fazer para iniciar a minha candidatura?

    • Preencher o formulário na página do curso em que estou interessado (botão CANDIDATURA).

    Quais os passos seguintes?
    Irá receber um email de confirmação com informação sobre :

    • Marcação de entrevista;
    • Visita à escola (opcional).

    Convidamos a conhecer o ambiente criativo e próximo que se vive na Escola, através de visita acompanhada aos estúdios, ateliers e salas de formação.

    Candidaturas de março a setembro.

    CONDIÇÕES DE PAGAMENTO

    CONDIÇÕES GERAIS

    A abertura de cada curso/turma/horário está condicionada a um número mínimo de inscrições. A inscrição no horário pretendido é limitada ao número de vagas disponíveis.

    O ensino é presencial e projetual. O programa do curso inclui aulas sem professor para desenvolvimento de exercícios autónomos e práticas projetuais. O trabalho autónomo ou projetual é importante para o progresso do aluno nas suas aprendizagens. Os professores podem solicitar o desenvolvimento de trabalhos fora do horário estabelecido para as aulas.

    Eventualmente podem ser marcadas aulas fora do horário estabelecido, por exemplo para responder a projetos que exigem essa flexibilidade, para atender a necessidades de equipamento específicas dos projetos, para resposta a exercícios feitos em contexto real com parceiros, ou por qualquer outro motivo que apoie a melhor consecução do programa.
    As aulas técnicas específicas e/ou workshops podem ocorrer aos sábados.
    A duração de cada aula pode variar em função da sua natureza teórica ou prática.
    A turma pode ser dividida em grupos para melhor aprendizagem e intensificação do desenvolvimento de projetos e matérias.
    O programa curricular e o elenco de professores do curso podem ser alterados por razões de adequação pedagógica ou por motivos de força maior.

    Para mais informações contacte-nos.

    Outros cursos

    Everything Is Now.
    Learn. Do. Create.
    BEGIN HERE Get Everywhere.
    Dare To Try.