No javascript ETIC | Curso Styling de Moda Styling de Moda – ETIC

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    Styling de Moda

    CURSOS ANUAIS

    Duração: 286 horas

    Datas: Outubro a julho

    Horário: 2ª, 4ª e 6ª / 9H–13H

    Participantes: Máximo de 18 alunos

    Idioma: Português

    Formato: Aulas presenciais e projetuais

    MAIS INFO

    Apresentação

    A Moda é irreverente, provocatória e criativa, exigindo visionários que consigam gerar novidade.

    O Curso de Styling de Moda ensina o aluno a criar looks para sessões fotográficas para artistas, marcas e coleções de moda.  Prepara-o para trabalhar como Stylist de Moda, um autêntico “intérprete” de Moda que ajuda revistas, designers e artistas a contar visualmente as suas histórias através da criação de “looks” distintos.

    Ao longo do Curso e através de uma metodologia learn by doing, o aluno exectuta projectos, a partir de briefings criativos, coordena uma equipa, estuda as principais referências históricas e contemporâneas na imagem de moda, ficando apto a pesquisar, planear e executar trabalhos de Styling de Moda para diversos contextos — online e offline, comercial e editorial — materializados em fotografias, vídeos e eventos de Moda.

    O ensino é lecionado em proximidade, em turmas pequenas, por professores e profissionais experientes da área e realizados em parceria com clientes do mercado da Moda Nacional —e em interacção com intervenientes da indústria — fotógrafos, videógrafos, cabeleireiros, maquilhadores, showrooms e agências de modelos.

    Programa Curricular

    MÓDULO 1 // PRINCÍPIOS DO STYLING DE MODA

    Ao longo desta unidade vais compreender a forma como os diversos mecanismos da Moda impactam a ação de um stylist de moda. Irás conhecer os principais fenómenos e linguagens da moda, assim como, os principais intervenientes da sua história.

    CONTEÚDOS

    • Teoria da moda
    • História da Moda
    • Ciclo da Moda e Segmentos de Mercado
    • Tendências de Moda e Coolhunting
    • Dicionário da Moda: tipologias de peças, materiais e cor
    • Estética fotográfica: principais fotógrafos, modelos, stylists e marcas
    MÓDULO 2 // PROJETO STILL LIFE (FOTOGRAFIA DE PRODUTO)

    No projeto Still Life vais idealizar e produzir fotografias criativas de produto para um cliente.

    CONTEÚDOS

    • Tipos de Still Life: Comercial vs conceptual
    • O processo criativo; Técnicas de pesquisa; Moodboard e Storyboard
    • Desenvolvimento de conceitos visuais
    • Marcas, imprensa e showrooms
    • Gabinetes de imprensa [visita de estudo]
    • Briefing de cliente: Análise, pesquisa e apresentação
    • Set design: design de cenários
    • Linguagem fotográfica, sets e iluminação
    • Sessão fotográfica; Seleção e apresentação dos resultados
    MÓDULO 3 // PROJETO COMERCIAL

    Nesta unidade vais aprender a desenvolver o Styling para imagens de moda comerciais. Vais aprender a realizar operações simples de maquilhagem e a dirigir modelos e fotógrafos de forma a obter os resultados idealizados.

    CONTEÚDOS

    • Catálogo, Lookbook e Peças publicitárias
    • Briefing: Análise, pesquisa e apresentação
    • Modelos e agências
    • Modelos editoriais vs modelos comerciais; Como fazer um casting
    • Coordenação de intervenientes (fotógrafos, videógrafos e modelos)
    • Introdução à Maquilhagem e Cabelos
    • Sessão fotográfica; Seleção e apresentação dos resultados
    MÓDULO 4 // PROJETO EDITORIAL DE MODA

    Neste projeto vais desenvolver o Styling para um Editorial de Moda em parceria com uma revista de Moda, explorando tendências e conceitos visuais contemporâneos.

    CONTEÚDOS

    • Editoriais de Moda e Revistas de Moda; Editorial comercial VS conceptual
    • Fontes de inspiração; Fotógrafos nacionais e internacionais
    • Desenvolvimento de conceitos visuais; Moodboards e trendboards
    • Briefing de cliente: Análise, pesquisa e apresentação
    • Direção criativa: briefing, pré-produção, implementação e avaliação
    • Shopping, inventariação e devoluções
    • Direção de maquilhagem
    • Prop design: design de adereços
    • Sessão fotográfica
    MÓDULO 5 // PROJETO VÍDEO DE MODA

    Neste projeto vais desenvolver o Styling para conteúdos em vídeo para revistas de Moda online, aptos a captar um conceito visual.

    CONTEÚDOS

    • O vídeo de moda
    • Fontes de inspiração
    • Desenvolvimento de conceitos visuais; Moodboards e trendboards
    • Briefing de cliente: Análise, pesquisa e apresentação
    • Direção criativa: briefing, pré-produção, implementação e avaliação
    • Shopping, inventariação e devoluções
    • Filmagem
    MÓDULO 6 // PROJETO ARTIST DEVELOPMENT

    No projeto Artist Development vais aprender a colocar o potencial criativo e comunicativo do Styling ao serviço de um artista, compreendendo de que forma a sua atitude e a sua identidade podem ser elevadas pela Moda.

    CONTEÚDOS

    • O Styling na indústria do entretenimento
    • Corpo, cores e estilo
    • Briefing de cliente: Análise, pesquisa e apresentação
    • Shopping, inventariação e devoluções
    • Acompanhamento do evento ou da captação de imagem
    MÓDULO 7 // PROJETO REDES SOCIAIS

    Nesta unidade vais desenvolver o Styling para um conjunto de publicações para as redes sociais de um cliente, respeitando as especificidades deste tipo de meio de comunicação.

    CONTEÚDOS

    • O Styling para redes sociais
    • Storytelling
    • Influencer Marketing
    • Briefing de cliente: Análise, pesquisa e apresentação
    • Shopping, inventariação e devoluções
    • Filmagens e/ou Sessão Fotográfica
    MÓDULO 8 // PROJETO EVENTO DE MODA

    Neste projeto irás desenvolver o Styling para um Evento de Moda, de acordo com o tipo de peças e a tipologia de evento a trabalhar.

    CONTEÚDOS

    • Tipos de Eventos de Moda: desfiles, lançamentos comerciais e performances
    • O Styling para um Evento de Moda; Antes, durante e depois do evento
    • Briefing de cliente: Análise, pesquisa e apresentação
    • Shopping, inventariação e devoluções
    • Prop design: design de adereços
    • Evento de Moda; Backstage
    MÓDULO 9 // AUTOPROMOÇÃO

    Nesta unidade vais criar as tuas ferramentas de comunicação profissional, montando um portefólio que demonstre todas as capacidades adquiridas ao longo do curso.

    CONTEÚDOS

    • Criação e gestão de negócio
    • Angariação e gestão de clientes
    • Apresentação e orçamentação de propostas a clientes
    • Ferramentas de autopromoção

    Certificação

    DIPLOMA ETIC

    A ETIC é uma entidade formadora certificada pela DGERT, que lhe atribui um reconhecimento global para realizar formação e que é concedida por áreas de educação e formação. Este curso está inserido na modalidade Outra Formação Profissional (OFP).

    Os registos das ações de formação são efetuados em SIGO, destinando-se a certificar a conclusão com aproveitamento da ação de formação para alunos com residência em Portugal (Portaria nº474/2007).

    RESPONSÁVEL DE CURSO

    Luís Santos 
    Designer, Professor e Investigador.
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    GESTORA PEDAGÓGICA
    Dora Nobre

    Professores

    Mónica Lafayette
    Stylist e Artist Developer
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    Diana Bastos
    Stylist e Editora de Moda e Lifestyle
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    Patrícia de Sá Oliveira
    Produtora e Diretora Criativa de Moda
    Saber +

    Tiago Espírito Santo
    Talent and Strategy Partner
    Saber +

    Ana Afonso
    Designer de Moda, Acessórios e Adereços
    Instagram
    Saber +

    Antónia Rosa
    Make-up Artist
    Facebook
    Instagram
    Saber +

    Helena Vaz Pereira
    Hairstylist e Art Director
    Instagram
    Saber +

    Mário Príncipe
    Fashion Photographer
    Saber +

    Luís Santos
    Designer e Investigador
    Saber +

    David Motta
    Visual Artist, Creative Director, Art director, Creative Consultant, Curator, Fashion Stylist, Fashion Producer
    Site
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    SAÍDAS PROFISSIONAIS

    Empresas de Styling e de Produção de Moda (Fotografia, Vídeo e Eventos)
    Showrooms e Gabinetes de Imprensa
    Jornais e revistas de moda
    Gabinetes de tendências de moda
    Guarda-roupa
    Departamentos de comunicação de marcas de moda
    Escolas e centros de formação de Moda

    PROGRAMA ERASMUS+ E ESTÁGIOS EMPRESAS

    No final do curso e, mediante o seu desempenho, o aluno pode candidatar-se a um estágio internacional através do Programa Erasmus+.
    Pode igualmente candidatar-se a um estágio em empresas através do Departamento de Integração Profissional (estagios@etic.pt).

    FESTIVAIS, PARCERIAS E PRÉMIOS

    Rock In Rio, Colol Jazz, Prémios Sofia, Prémios Playstation, Festival Encontros De Viana, Festival Ccp, Iberanime, Monstra , Doclisboa, Festival CumplicidadeS, Festival Imago, MIL – Lisbon International Music Network, Festival Visa Pour L’Image, ID no Limits, InImpetus – Escola de Actores, Inshadow Festival, Mini BMW, Musicbox, Damas, Museu Bordalo Pinheiro, FICA oficina criativa, MAGO studio, Fábrica Braço de Prata, Festa da Ilustração – Setúbal, Festival A Porta, Stolen Prints, Oficina Loba, Corrente, Cowork Lisboa, Revista Gerador, Merc’Art, Ajudaris, Culture Trend Lisbon, Live Experiences, FreePort, Parq, Maison Flair,  Ganesh, Companhia das Soluções, Antónia Rosa

    EQUIPAMENTOS

    • Sala de Make Up;
    • Salas de computadores equipadas com workstation de trabalho individuais. Programas utilizados: Adobe Creative Cloud Suite.

    CANDIDATURA

    Requisitos:

    • 12.º Ano de Escolaridade;
    • Carta de motivações / razões pelas quais se candidatura e objetivos profissionais;
    • Apresentação de portefólio ou showreel.

    O que devo fazer para iniciar a minha candidatura?

    • Preencher o formulário na página do curso em que estou interessado (botão CANDIDATURA).

    Quais os passos seguintes?
    Irá receber um email de confirmação com informação sobre :

    • Marcação de entrevista;
    • Visita à escola (opcional).

    Convidamos a conhecer o ambiente criativo e próximo que se vive na Escola, através de visita acompanhada aos estúdios, ateliers e salas de formação.

    Candidaturas de março a setembro.

    CONDIÇÕES DE PAGAMENTO

    CONDIÇÕES GERAIS

    A abertura de cada curso/turma/horário está condicionada a um número mínimo de inscrições. A inscrição no horário pretendido é limitada ao número de vagas disponíveis.

    O ensino é presencial e projetual. O programa do curso inclui aulas sem professor para desenvolvimento de exercícios autónomos e práticas projetuais. O trabalho autónomo ou projetual é importante para o progresso do aluno nas suas aprendizagens.Os professores podem solicitar o desenvolvimento de trabalhos fora do horário estabelecido para as aulas.

    Eventualmente podem ser marcadas aulas fora do horário estabelecido, por exemplo para responder a projetos que exigem essa flexibilidade, para atender a necessidades de equipamento específicas dos projetos, para resposta a exercícios feitos em contexto real com parceiros, ou por qualquer outro motivo que apoie a melhor consecução do programa.
    As aulas técnicas específicas e/ou workshops podem ocorrer aos sábados.
    A duração de cada aula pode variar em função da sua natureza teórica ou prática.
    A turma pode ser dividida em grupos para melhor aprendizagem e intensificação do desenvolvimento de projetos e matérias.
    O programa curricular e o elenco de professores do curso podem ser alterados por razões de adequação pedagógica ou por motivos de força maior.

    Para mais informações contacte-nos.

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