Apresentação
A Moda é irreverente, provocatória e criativa, exigindo visionários que consigam gerar novidade.
O Curso de Styling de Moda ensina o aluno a criar looks para sessões fotográficas para artistas, marcas e coleções de moda. Prepara-o para trabalhar como Stylist de Moda, um autêntico “intérprete” de Moda que ajuda revistas, designers e artistas a contar visualmente as suas histórias através da criação de “looks” distintos.
Ao longo do Curso e através de uma metodologia learn by doing, o aluno exectuta projectos, a partir de briefings criativos, coordena uma equipa, estuda as principais referências históricas e contemporâneas na imagem de moda, ficando apto a pesquisar, planear e executar trabalhos de Styling de Moda para diversos contextos — online e offline, comercial e editorial — materializados em fotografias, vídeos e eventos de Moda.
O ensino é lecionado em proximidade, em turmas pequenas, por professores e profissionais experientes da área e realizados em parceria com clientes do mercado da Moda Nacional —e em interacção com intervenientes da indústria — fotógrafos, videógrafos, cabeleireiros, maquilhadores, showrooms e agências de modelos.
Programa Curricular
Ao longo desta unidade vais compreender a forma como os diversos mecanismos da Moda impactam a ação de um stylist de moda. Irás conhecer os principais fenómenos e linguagens da moda, assim como, os principais intervenientes da sua história.
CONTEÚDOS
- Teoria da moda
- História da Moda
- Ciclo da Moda e Segmentos de Mercado
- Tendências de Moda e Coolhunting
- Dicionário da Moda: tipologias de peças, materiais e cor
- Estética fotográfica: principais fotógrafos, modelos, stylists e marcas
No projeto Still Life vais idealizar e produzir fotografias criativas de produto para um cliente.
CONTEÚDOS
- Tipos de Still Life: Comercial vs conceptual
- O processo criativo; Técnicas de pesquisa; Moodboard e Storyboard
- Desenvolvimento de conceitos visuais
- Marcas, imprensa e showrooms
- Gabinetes de imprensa [visita de estudo]
- Briefing de cliente: Análise, pesquisa e apresentação
- Set design: design de cenários
- Linguagem fotográfica, sets e iluminação
- Sessão fotográfica; Seleção e apresentação dos resultados
Nesta unidade vais aprender a desenvolver o Styling para imagens de moda comerciais. Vais aprender a realizar operações simples de maquilhagem e a dirigir modelos e fotógrafos de forma a obter os resultados idealizados.
CONTEÚDOS
- Catálogo, Lookbook e Peças publicitárias
- Briefing: Análise, pesquisa e apresentação
- Modelos e agências
- Modelos editoriais vs modelos comerciais; Como fazer um casting
- Coordenação de intervenientes (fotógrafos, videógrafos e modelos)
- Introdução à Maquilhagem e Cabelos
- Sessão fotográfica; Seleção e apresentação dos resultados
Neste projeto vais desenvolver o Styling para um Editorial de Moda em parceria com uma revista de Moda, explorando tendências e conceitos visuais contemporâneos.
CONTEÚDOS
- Editoriais de Moda e Revistas de Moda; Editorial comercial VS conceptual
- Fontes de inspiração; Fotógrafos nacionais e internacionais
- Desenvolvimento de conceitos visuais; Moodboards e trendboards
- Briefing de cliente: Análise, pesquisa e apresentação
- Direção criativa: briefing, pré-produção, implementação e avaliação
- Shopping, inventariação e devoluções
- Direção de maquilhagem
- Prop design: design de adereços
- Sessão fotográfica
Neste projeto vais desenvolver o Styling para conteúdos em vídeo para revistas de Moda online, aptos a captar um conceito visual.
CONTEÚDOS
- O vídeo de moda
- Fontes de inspiração
- Desenvolvimento de conceitos visuais; Moodboards e trendboards
- Briefing de cliente: Análise, pesquisa e apresentação
- Direção criativa: briefing, pré-produção, implementação e avaliação
- Shopping, inventariação e devoluções
- Filmagem
No projeto Artist Development vais aprender a colocar o potencial criativo e comunicativo do Styling ao serviço de um artista, compreendendo de que forma a sua atitude e a sua identidade podem ser elevadas pela Moda.
CONTEÚDOS
- O Styling na indústria do entretenimento
- Corpo, cores e estilo
- Briefing de cliente: Análise, pesquisa e apresentação
- Shopping, inventariação e devoluções
- Acompanhamento do evento ou da captação de imagem
Neste projeto irás desenvolver o Styling para um Evento de Moda, de acordo com o tipo de peças e a tipologia de evento a trabalhar.
CONTEÚDOS
- Tipos de Eventos de Moda: desfiles, lançamentos comerciais e performances
- O Styling para um Evento de Moda; Antes, durante e depois do evento
- Briefing de cliente: Análise, pesquisa e apresentação
- Shopping, inventariação e devoluções
- Prop design: design de adereços
- Evento de Moda; Backstage
Nesta unidade vais criar as tuas ferramentas de comunicação profissional, montando um portefólio que demonstre todas as capacidades adquiridas ao longo do curso.
CONTEÚDOS
- Criação e gestão de negócio
- Angariação e gestão de clientes
- Apresentação e orçamentação de propostas a clientes
- Ferramentas de autopromoção
Certificação
DIPLOMA ETIC
A ETIC é uma entidade formadora certificada pela DGERT, que lhe atribui um reconhecimento global para realizar formação e que é concedida por áreas de educação e formação. Este curso está inserido na modalidade Outra Formação Profissional (OFP).
Os registos das ações de formação são efetuados em SIGO, destinando-se a certificar a conclusão com aproveitamento da ação de formação para alunos com residência em Portugal (Portaria nº474/2007).
Equipa Pedagógica
Responsável de curso e Professora
Gestora Pedagógica
Professora
Professora
Professora
Professora
Professor
Professor
SAÍDAS PROFISSIONAIS
- Empresas de Styling e de Produção de Moda (Fotografia, Vídeo e Eventos)
- Showrooms e Gabinetes de Imprensa
- Jornais e revistas de moda
- Gabinetes de tendências de moda
- Guarda-roupa
- Departamentos de comunicação de marcas de moda
- Escolas e centros de formação de Moda
PROGRAMA ERASMUS+ E ESTÁGIOS EMPRESAS
No final do curso e, mediante o seu desempenho, o aluno pode candidatar-se a um estágio internacional através do Programa Erasmus+.
Pode igualmente candidatar-se a um estágio em empresas através do Departamento de Integração Profissional (estagios@etic.pt).
PARCERIAS
Lisboa Fashion Outlet
Revista Independente de Moda e Tendências
Showroom e Gabinete de Comunicação, Imagem e Relações-Públicas
Showroom e Agência de Assessoria de Imprensa e Relações-Públicas
Loja de marcas de luxo
Loja de marcas de luxo
Atelier de Maquilhagem
EQUIPAMENTOS
- Sala de Make Up
- Salas de computadores equipadas com workstation de trabalho individuais. Programas utilizados: Adobe Creative Cloud Suite
CANDIDATURA
Requisitos:
- 12.º Ano de Escolaridade;
- Carta de motivações / razões pelas quais se candidatura e objetivos profissionais;
- Apresentação de portefólio ou showreel.
O que devo fazer para iniciar a minha candidatura?
- Preencher o formulário na página do curso em que estou interessado (botão CANDIDATURA).
Quais os passos seguintes?
Irá receber um email de confirmação com informação sobre :
- Marcação de entrevista;
- Visita à escola (opcional).
Convidamos a conhecer o ambiente criativo e próximo que se vive na Escola, através de visita acompanhada aos estúdios, ateliers e salas de formação.
Candidaturas de março a setembro.
CONDIÇÕES DE PAGAMENTO
CONDIÇÕES GERAIS
A abertura de cada curso/turma/horário está condicionada a um número mínimo de inscrições. A inscrição no horário pretendido é limitada ao número de vagas disponíveis.
O ensino é presencial e projetual. O programa do curso inclui aulas sem professor para desenvolvimento de exercícios autónomos e práticas projetuais. O trabalho autónomo ou projetual é importante para o progresso do aluno nas suas aprendizagens.Os professores podem solicitar o desenvolvimento de trabalhos fora do horário estabelecido para as aulas.
Eventualmente podem ser marcadas aulas fora do horário estabelecido, por exemplo para responder a projetos que exigem essa flexibilidade, para atender a necessidades de equipamento específicas dos projetos, para resposta a exercícios feitos em contexto real com parceiros, ou por qualquer outro motivo que apoie a melhor consecução do programa.
As aulas técnicas específicas e/ou workshops podem ocorrer aos sábados.
A duração de cada aula pode variar em função da sua natureza teórica ou prática.
A turma pode ser dividida em grupos para melhor aprendizagem e intensificação do desenvolvimento de projetos e matérias.
O programa curricular e o elenco de professores do curso podem ser alterados por razões de adequação pedagógica ou por motivos de força maior.
Para mais informações contacte-nos.