No javascript ETIC | Curso Styling de Moda Styling de Moda – ETIC

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    Styling de Moda

    CURSOS ANUAIS

    Duração: 286 horas

    Datas: Outubro a julho

    Horário: 2ª, 4ª e 6ª / 9H–13H

    Participantes: Máximo de 18 alunos

    Idioma: Português

    Formato: Aulas presenciais e projetuais

    MAIS INFO

    Apresentação

    A Moda é irreverente, provocatória e criativa, exigindo visionários que consigam gerar novidade.

    O Curso de Styling de Moda ensina o aluno a criar looks para sessões fotográficas para artistas, marcas e coleções de moda.  Prepara-o para trabalhar como Stylist de Moda, um autêntico “intérprete” de Moda que ajuda revistas, designers e artistas a contar visualmente as suas histórias através da criação de “looks” distintos.

    Ao longo do Curso e através de uma metodologia learn by doing, o aluno exectuta projectos, a partir de briefings criativos, coordena uma equipa, estuda as principais referências históricas e contemporâneas na imagem de moda, ficando apto a pesquisar, planear e executar trabalhos de Styling de Moda para diversos contextos — online e offline, comercial e editorial — materializados em fotografias, vídeos e eventos de Moda.

    No final, o aluno realiza uma uma sessão fotográfica do seu projeto, em articulação com os alunos de Design de Moda, Produção de Moda e Fotografia, o que lhe permite construir portfolio.

    O ensino é lecionado em proximidade, em turmas pequenas, por professores e profissionais experientes da área e realizados em parceria com clientes do mercado da Moda Nacional —e em interacção com intervenientes da indústria — fotógrafos, videógrafos, cabeleireiros, maquilhadores, showrooms e agências de modelos.

    Para veres o portefólio de trabalhos realizados pelos nossos alunos, consulta @MODAETIC

    Programa Curricular

    MÓDULO 1 // PRINCÍPIOS DO STYLING DE MODA

    Ao longo desta unidade vais compreender a forma como os diversos mecanismos da Moda impactam a ação de um stylist de moda. Irás conhecer os principais fenómenos e linguagens da moda, assim como, os principais intervenientes da sua história.

    CONTEÚDOS

    • Teoria da moda
    • História da Moda
    • Ciclo da Moda e Segmentos de Mercado
    • Tendências de Moda e Coolhunting
    • Dicionário da Moda: tipologias de peças, materiais e cor
    • Estética fotográfica: principais fotógrafos, modelos, stylists e marcas
    MÓDULO 2 // PROJETO STILL LIFE (FOTOGRAFIA DE PRODUTO)

    No projeto Still Life vais idealizar e produzir fotografias criativas de produto para um cliente.

    CONTEÚDOS

    • Tipos de Still Life: Comercial vs conceptual
    • O processo criativo; Técnicas de pesquisa; Moodboard e Storyboard
    • Desenvolvimento de conceitos visuais
    • Marcas, imprensa e showrooms
    • Gabinetes de imprensa [visita de estudo]
    • Briefing de cliente: Análise, pesquisa e apresentação
    • Set design: design de cenários
    • Linguagem fotográfica, sets e iluminação
    • Sessão fotográfica; Seleção e apresentação dos resultados
    MÓDULO 3 // PROJETO COMERCIAL

    Nesta unidade vais aprender a desenvolver o Styling para imagens de moda comerciais. Vais aprender a realizar operações simples de maquilhagem e a dirigir modelos e fotógrafos de forma a obter os resultados idealizados.

    CONTEÚDOS

    • Catálogo, Lookbook e Peças publicitárias
    • Briefing: Análise, pesquisa e apresentação
    • Modelos e agências
    • Modelos editoriais vs modelos comerciais; Como fazer um casting
    • Coordenação de intervenientes (fotógrafos, videógrafos e modelos)
    • Introdução à Maquilhagem e Cabelos
    • Sessão fotográfica; Seleção e apresentação dos resultados
    MÓDULO 4 // PROJETO EDITORIAL DE MODA

    Neste projeto vais desenvolver o Styling para um Editorial de Moda em parceria com uma revista de Moda, explorando tendências e conceitos visuais contemporâneos.

    CONTEÚDOS

    • Editoriais de Moda e Revistas de Moda; Editorial comercial VS conceptual
    • Fontes de inspiração; Fotógrafos nacionais e internacionais
    • Desenvolvimento de conceitos visuais; Moodboards e trendboards
    • Briefing de cliente: Análise, pesquisa e apresentação
    • Direção criativa: briefing, pré-produção, implementação e avaliação
    • Shopping, inventariação e devoluções
    • Direção de maquilhagem
    • Prop design: design de adereços
    • Sessão fotográfica
    MÓDULO 5 // PROJETO VÍDEO DE MODA

    Neste projeto vais desenvolver o Styling para conteúdos em vídeo para revistas de Moda online, aptos a captar um conceito visual.

    CONTEÚDOS

    • O vídeo de moda
    • Fontes de inspiração
    • Desenvolvimento de conceitos visuais; Moodboards e trendboards
    • Briefing de cliente: Análise, pesquisa e apresentação
    • Direção criativa: briefing, pré-produção, implementação e avaliação
    • Shopping, inventariação e devoluções
    • Filmagem
    MÓDULO 6 // PROJETO ARTIST DEVELOPMENT

    No projeto Artist Development vais aprender a colocar o potencial criativo e comunicativo do Styling ao serviço de um artista, compreendendo de que forma a sua atitude e a sua identidade podem ser elevadas pela Moda.

    CONTEÚDOS

    • O Styling na indústria do entretenimento
    • Corpo, cores e estilo
    • Briefing de cliente: Análise, pesquisa e apresentação
    • Shopping, inventariação e devoluções
    • Acompanhamento do evento ou da captação de imagem
    MÓDULO 7 // PROJETO REDES SOCIAIS

    Nesta unidade vais desenvolver o Styling para um conjunto de publicações para as redes sociais de um cliente, respeitando as especificidades deste tipo de meio de comunicação.

    CONTEÚDOS

    • O Styling para redes sociais
    • Storytelling
    • Influencer Marketing
    • Briefing de cliente: Análise, pesquisa e apresentação
    • Shopping, inventariação e devoluções
    • Filmagens e/ou Sessão Fotográfica
    MÓDULO 8 // PROJETO EVENTO DE MODA

    Neste projeto irás desenvolver o Styling para um Evento de Moda, de acordo com o tipo de peças e a tipologia de evento a trabalhar.

    CONTEÚDOS

    • Tipos de Eventos de Moda: desfiles, lançamentos comerciais e performances
    • O Styling para um Evento de Moda; Antes, durante e depois do evento
    • Briefing de cliente: Análise, pesquisa e apresentação
    • Shopping, inventariação e devoluções
    • Prop design: design de adereços
    • Evento de Moda; Backstage
    MÓDULO 9 // AUTOPROMOÇÃO

    Nesta unidade vais criar as tuas ferramentas de comunicação profissional, montando um portefólio que demonstre todas as capacidades adquiridas ao longo do curso.

    CONTEÚDOS

    • Criação e gestão de negócio
    • Angariação e gestão de clientes
    • Apresentação e orçamentação de propostas a clientes
    • Ferramentas de autopromoção

    Certificação

    DIPLOMA ETIC

    A ETIC é uma entidade formadora certificada pela DGERT, que lhe atribui um reconhecimento global para realizar formação e que é concedida por áreas de educação e formação. Este curso está inserido na modalidade Outra Formação Profissional (OFP).

    Os registos das ações de formação são efetuados em SIGO, destinando-se a certificar a conclusão com aproveitamento da ação de formação para alunos com residência em Portugal (Portaria nº474/2007).

    RESPONSÁVEL DE CURSO

    Luís Santos 
    Designer, Professor e Investigador.
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    GESTORA PEDAGÓGICA
    Dora Nobre

    Professores

    Mónica Lafayette
    Stylist e Artist Developer
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    Diana Bastos
    Stylist e Editora de Moda e Lifestyle
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    Patrícia de Sá Oliveira
    Produtora e Diretora Criativa de Moda
    Saber +

    Tiago Espírito Santo
    Talent and Strategy Partner
    Saber +

    Ana Afonso
    Designer de Moda, Acessórios e Adereços
    Instagram
    Saber +

    Antónia Rosa
    Make-up Artist
    Facebook
    Instagram
    Saber +

    Helena Vaz Pereira
    Hairstylist e Art Director
    Instagram
    Saber +

    Mário Príncipe
    Fashion Photographer
    Saber +

    Luís Santos
    Designer e Investigador
    Saber +

    David Motta
    Visual Artist, Creative Director, Art director, Creative Consultant, Curator, Fashion Stylist, Fashion Producer
    Site
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    SAÍDAS PROFISSIONAIS

    Empresas de Styling e de Produção de Moda (Fotografia, Vídeo e Eventos)
    Showrooms e Gabinetes de Imprensa
    Jornais e revistas de moda
    Gabinetes de tendências de moda
    Guarda-roupa
    Departamentos de comunicação de marcas de moda
    Escolas e centros de formação de Moda

    PROGRAMA ERASMUS+ E ESTÁGIOS EMPRESAS

    No final do curso e mediante o seu desempenho, o aluno pode candidatar-se a um estágio internacional através do Programa Erasmus+.
    Podem igualmente candidatar-se a um estágio em empresas, no Departamento de Integração Profissional e Erasmus+.

    FESTIVAIS, PARCERIAS E PRÉMIOS

    Rock In Rio, Colol Jazz, Prémios Sofia, Prémios Playstation, Festival Encontros De Viana, Festival Ccp, Iberanime, Monstra , Doclisboa, Festival CumplicidadeS, Festival Imago, MIL – Lisbon International Music Network, Festival Visa Pour L’Image, ID no Limits, InImpetus – Escola de Actores, Inshadow Festival, Mini BMW, Musicbox, Damas, Museu Bordalo Pinheiro, FICA oficina criativa, MAGO studio, Fábrica Braço de Prata, Festa da Ilustração – Setúbal, Festival A Porta, Stolen Prints, Oficina Loba, Corrente, Cowork Lisboa, Revista Gerador, Merc’Art, Ajudaris, Culture Trend Lisbon, Live Experiences, FreePort, Parq, Maison Flair,  Ganesh, Companhia das Soluções, Antónia Rosa

    EQUIPAMENTOS

    Sala de Make Up.
    Salas de computadores equipadas com workstation de trabalho individuais. Programas utilizados: Adobe Creative Cloud Suite.

    CANDIDATURA

    Requisitos:

    12.º Ano de Escolaridade.
    Carta de motivações / razões pelas quais se candidatura e objetivos profissionais.
    Apresentação de portefólio ou showreel.

    O que devo fazer para iniciar a minha candidatura?
    > Preencher o formulário na página do curso em que estou interessado > botão CANDIDATURA

    Quais os passos seguintes?
    Irá receber um email de confirmação com informação sobre :
    > Marcação de entrevista
    > visita à escola (opcional)
    Convidamos a conhecer o ambiente criativo e próximo que se vive na Escola, através de visita acompanhada aos estúdios, ateliers e salas de formação.
    Candidaturas de Maio a Setembro.

    CONDIÇÕES DE PAGAMENTO

    CONDIÇÕES GERAIS

    A abertura de cada curso/turma/horário está condicionada a um número mínimo de inscrições. A inscrição no horário pretendido é limitada ao número de vagas disponíveis.

    O ensino é presencial e projetual. O programa do curso inclui aulas sem professor para desenvolvimento de exercícios autónomos e práticas projetuais. O trabalho autónomo ou projetual é importante para o progresso do aluno nas suas aprendizagens.Os professores podem solicitar o desenvolvimento de trabalhos fora do horário estabelecido para as aulas.

    Eventualmente podem ser marcadas aulas fora do horário estabelecido, por exemplo para responder a projetos que exigem essa flexibilidade, para atender a necessidades de equipamento específicas dos projetos, para resposta a exercícios feitos em contexto real com parceiros, ou por qualquer outro motivo que apoie a melhor consecução do programa.
    As aulas técnicas específicas e/ou workshops podem ocorrer aos sábados.
    A duração de cada aula pode variar em função da sua natureza teórica ou prática.
    A turma pode ser dividida em grupos para melhor aprendizagem e intensificação do desenvolvimento de projetos e matérias.
    O programa curricular e o elenco de professores do curso podem ser alterados por razões de adequação pedagógica ou por motivos de força maior.

    Para mais informações contacte-nos.

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