APRESENTAÇÃO
Styling é a arte de transformar a moda em narrativa visual, onde cada look conta uma história e cada imagem reflete uma intenção criativa. O stylist, como maestro dessa transformação, é o responsável por traduzir conceitos, tendências e emoções em visuais que conectam e inspiram em, por exemplo, revistas, passadeiras vermelhas e desfiles de moda.
O Curso de Styling e Imagem de Moda oferece uma formação sólida e atual, focada no desenvolvimento da criatividade e dos conhecimentos práticos dos futuros profissionais da área. O curso prepara os alunos para atuar em diversos contextos da moda, incluindo o styling comercial, editorial e audiovisual, explorando o impacto que as imagens de moda têm na comunicação de produtos, marcas, designers e artistas.
É utilizado um método de ensino learn by doing, que incentiva a realização de projetos práticos, realizados em parceria com clientes do mercado da moda nacional ou em interação com colegas e outros intervenientes da área, tais como designers de moda, fotógrafos, maquilhadores, showrooms e agências de modelos, permitindo aos alunos criarem, ao longo do percurso, um portfólio que garanta que estejam prontos para enfrentar os desafios da indústria da moda.
O ensino é lecionado de forma próxima, em turmas pequenas, por professores e profissionais experientes da área, oferecendo aos alunos uma oportunidade única de se desenvolverem em diversas vertentes do styling, preparando-os para se tornarem profissionais completos, prontos para atuar nos distintos contextos do mercado da moda.
METODOLOGIA
O ensino da Escola assenta no método de projeto (PBL- project-based learning), em turmas pequenas de 18 alunos, num ensino de proximidade. O aluno aprende ao procurar respostas a desafios reais, muitas vezes em trabalho de equipa, procurando o seu desenvolvimento criativo, crítico e pessoal.
PROFESSORES
O corpo docente é constituído por profissionais em atividade e é promovida uma constante participação em workshops, conferências e visitas de estudo, de forma a fomentar o conhecimento e contacto com contextos reais de trabalho.
Plano Curricular
Esta unidade centra-se na compreensão da moda enquanto fenómeno cultural. Exploram-se as principais teorias, processos e concei-tos no âmbito da moda, através do seu enquadramento histórico, social e cultural no séc. XX e XXI.
Esta unidade foca-se na maquilhagem e cabelos como ferramenta na construção de narrativas visuais impactantes e coerentes em imagens de moda. Muito mais do que apenas estética, estas áreas são um meio de expressão criativa que reforça a mensagem dos diversos agentes da indústria.
Nesta unidade explora-se a forma de interpretar e produzir imagens, assim como o seu papel na indústria da moda. A comunicação visual é, historicamente, um dos pilares deste setor, tornando-se essencial o domínio da sua linguagem e prática, assim como uma consciência e compreensão do seu impacto na igualdade, diversidade e inclusão sociocultural.
Nesta unidade, os estudantes irão explorar o processo de coolhunting e a identificação de tendências de moda, analisando como fatores culturais, sociais e tecnológicos influenciam o mercado. Serão abordadas as fontes de inspiração, como subculturas e redes sociais, e o ciclo das tendências, desde sua identificação até a sua adoção comercial.
Nesta unidade, explora-se a imagem como uma ferramenta comercial essencial na moda. Para o profissional de styling, é fundamental dominar a criação de imagens claras e objetivas, seja através de fotografias de produto (still life) ou fotografias com modelo, como em lookbooks e catálogos.
Nesta unidade, explora-se a capacidade narrativa da imagem em moda. Os editoriais de moda assumem-se como uma forma de comunicação visual, com a capacidade de questionar limites socioculturais e de humanizar produtos e marcas, ancorando-as a histórias, temas e conceitos. São uma forma de materializar tendências, mas também de exercitar a irreverência e a visão autoral.
Este Laboratório procura unificar conexões entre os elementos da comunidade. É um ponto de encontro e de troca de experiências, um espaço dedicado à criatividade onde se exploram e desenvolvem práticas de cruzamentos disciplinares, dentro e fora do espaço escolar. A comunicação é a chave principal deste processo. O laboratório procura identificar e mobilizar tendências, experimentar novas formas de pensar e conceptualizar, facilitar sinergias entre alunos. Este é um laboratório que se apresenta como uma ferramenta de aprendizagem.
Nesta unidade, os estudantes irão explorar o styling no contexto dos meios audiovisuais — cinema, televisão e publicidade —, aprendendo a criar visuais que se alinhem com a narrativa e direção de arte de uma produção. A unidade destaca a importância do styling na construção da estética de personagens e na comunicação de mensagens visuais em diferentes formatos audiovisuais.
Nesta unidade, os estudantes terão a oportunidade de desenvolver um projeto experimental, onde será explorada a direção de arte no universo do styling. O foco estará na construção de uma narrativa visual que não apenas se alinhe com a mensagem desejada, mas que também desperte uma forte conexão emocional e artística.
A unidade foca na criação e desenvolvimento de uma imagem pessoal (consultoria de imagem) ou artística (artist development) coerente, alinhada com os objetivos do cliente. Serão discutidas estratégias para elevar o estilo, comunicação visual e presença pública dos clientes, reforçando a sua identidade e unicidade.
Na unidade, é explorado o papel do evento no contexto da moda, com destaque para o styling e a produção como ferramentas fundamentais para traduzir contextos culturais e tendências sociais em narrativas visuais impactantes.
A unidade familiariza o aluno com processo de transição para o mercado de trabalho. Abordam-se estratégias de autopromoção, de autoavaliação e de definição de objetivos de carreira.
Os nossos cursos partilham conteúdos e propõem desafios com uma visão internacional. Preparamos e apoiamos os nossos alunos pensando nas melhores práticas, independentemente das geografias ou nacionalidades. Também por esta razão saber inglês é um instrumento fundamental para destruir muros: ter acesso a mais referências, conhecer mais contextos profissionais e desenvolver o seu portfolio em linha com o que se faz de melhor, sem fronteiras.
O objetivo é preparar os estudantes para a dinâmica de projeto das indústrias criativas, fomentar o trabalho em equipa, promover a interdisciplinaridade, estimular o sentido de responsabilidade, o cumprimento de objetivos e ainda desenvolver competências de apresentação e promoção pessoais. Desta forma, aproxima-se o ambiente escolar à realidade do mundo de trabalho e às suas exigências.
CERTIFICAÇÃO
Além da certificação nacional ETIC, no final do segundo ano, o aluno obtém uma certificação profissional atribuída pela PEARSON BTEC, nível 5, com 240 CATS*
O aluno pode prosseguir os seus estudos para um nível académico conferido pelo sistema de ensino britânico.
A ETIC não é uma instituição de ensino superior e os seus cursos não conferem grau académico reconhecido em Portugal.
*CATS: Credit Accreditation Transfer System
EQUIPA PEDAGÓGICA
LUÍS SANTOS
Coordenador
LUÍS SANTOS
Criativo multidisciplinar, docente, investigador e profissional nas áreas do design gráfico e do design de moda, com especialização em comunicação visual e digital. Com Doutoramento em Design pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, aplica a metodologia de projeto na sua ação enquanto designer e consultor de comunicação, procurando incorporar ao espírito metódico e crítico uma abordagem criativa e espontânea.
ANA AFONSO
Tutora
ANA AFONSO
Com uma carreira que permeia diferentes campos criativos, Ana Afonso atua nas áreas do design de moda, acessórios e adereços, tendo já colaborado com inúmeros designers e profissionais das áreas criativas e das artes do espetáculo. Com Mestrado em De-sign de Moda pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, tem uma postura dinâmica e empática perante os desa-fios que abraça, procurando humanizar os processos e as práticas.
Ana Afonso
Luís Santos
ANTÓNIA ROSA
JOÃO BATALHA
JOÃO TELMO
MÓNICA LAFAYETTE
PATRÍCIA DE SÁ OLIVEIRA
SÉRGIO ONZE
SÉRGIO SANTOS
SAÍDAS PROFISSIONAIS
Na área da moda, o aluno fica apto a atuar em:
- Empresas de Styling e de Produção de Moda (Fotografia, Vídeo e Eventos);
- Showrooms e Gabinetes de Imprensa;
- Jornais e revistas de moda;
- Gabinetes de tendências de moda;
- Guarda-roupa (cinema, teatro, televisão e publicidade);
- Departamentos de comunicação de marcas de moda;
- Escolas e centros de formação de Moda.
ERASMUS+ E ESTÁGIOS EMPRESAS
No final do curso e, mediante o seu desempenho, o aluno pode candidatar-se a um estágio internacional através do Programa Erasmus+.
Pode igualmente candidatar-se a um estágio em empresas através do Departamento de Integração Profissional (estagios@etic.pt).
EQUIPAMENTOS
- Atelier de moda equipado com material industrial;
- Estúdios de Fotografia equipados com luz contínua e flash eletrónico;
- Estúdio de Vídeo e Multimédia, ciclorama e sistema de cenários virtuais e motion capture;
- Salas equipadas com workstation de trabalho individuais, iMac e PC;
- Programas utilizados: Adobe Creative Cloud Suite.
CANDIDATURA
Requisitos:
- Carta de motivação / Razões porque se candidata e objetivos profissionais;
- Apresentação de portfólio ou showreel;
- Entrevista.
O que devo fazer para iniciar a minha candidatura?
Preencher o formulário na página do curso em que estou interessado (botão CANDIDATURA).
Quais os passos seguintes?
Irá receber um email de confirmação com informação sobre:
- Marcação de entrevista;
- Visita à escola (opcional).
Convidamos a conhecer o ambiente criativo e próximo que se vive na Escola, através de visita acompanhada aos estúdios, ateliers e salas de formação.
Candidaturas de janeiro a setembro.
CONDIÇÕES DE PAGAMENTO
Existem vários programas de financiamento à formação em diversas instituições bancárias: Caixa Geral de Depósitos, Santander, Banco CTT, BPI, entre outros.
CONDIÇÕES GERAIS
A abertura de cada curso/turma/horário está condicionada a um número mínimo de inscrições. A inscrição no horário pretendido é limitada ao número de vagas disponíveis. O ensino é presencial e projetual. O programa do curso inclui aulas sem professor para desenvolvimento de exercícios autónomos e práticas projetuais. O trabalho autónomo ou projetual é importante para o progresso do aluno nas suas aprendizagens. Os professores podem solicitar o desenvolvimento de trabalhos fora do horário estabelecido para as aulas. Eventualmente podem ser marcadas aulas fora do horário estabelecido, por exemplo para responder a projetos que exigem essa flexibilidade, para atender a necessidades de equipamento específicas dos projetos, para resposta a exercícios feitos em contexto real com parceiros, ou por qualquer outro motivo que apoie a melhor consecução do programa.
As aulas técnicas específicas e/ou workshops podem ocorrer aos sábados. A duração de cada aula pode variar em função da sua natureza teórica ou prática. A turma pode ser dividida em grupos para melhor aprendizagem e intensificação do desenvolvimento de projetos e matérias. O programa curricular e o elenco de professores do curso podem ser alterados por razões de adequação pedagógica ou por motivos de força maior. Para mais informações contacte-nos.