No javascript ETIC | Curso Styling e Imagem de Moda Styling e Imagem de Moda – ETIC

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    Styling e Imagem de Moda

    BACHELOR DEGREES

    Duração: 2 anos + 1

    Datas: Outubro a julho

    Horário: 2ª a 6ª / 14H–18H

    Participantes: Máximo de 18 alunos

    Idioma: Português / Inglês

    Formato: Aulas presenciais e projetuais

    MAIS INFO

    APRESENTAÇÃO

    Styling é a arte de transformar a moda em narrativa visual, onde cada look conta uma história e cada imagem reflete uma intenção criativa. O stylist, como maestro dessa transformação, é o responsável por traduzir conceitos, tendências e emoções em visuais que conectam e inspiram em, por exemplo, revistas, passadeiras vermelhas e desfiles de moda.

    O Curso de Styling e Imagem de Moda oferece uma formação sólida e atual, focada no desenvolvimento da criatividade e dos conhecimentos práticos dos futuros profissionais da área. O curso prepara os alunos para atuar em diversos contextos da moda, incluindo o styling comercial, editorial e audiovisual, explorando o impacto que as imagens de moda têm na comunicação de produtos, marcas, designers e artistas.

    É utilizado um método de ensino learn by doing, que incentiva a realização de projetos práticos, realizados em parceria com clientes do mercado da moda nacional ou em interação com colegas e outros intervenientes da área, tais como designers de moda, fotógrafos, maquilhadores, showrooms e agências de modelos, permitindo aos alunos criarem, ao longo do percurso, um portfólio que garanta que estejam prontos para enfrentar os desafios da indústria da moda.

    O ensino é lecionado de forma próxima, em turmas pequenas, por professores e profissionais experientes da área, oferecendo aos alunos uma oportunidade única de se desenvolverem em diversas vertentes do styling, preparando-os para se tornarem profissionais completos, prontos para atuar nos distintos contextos do mercado da moda.

    Plano Curricular

    1.º ANO
    CULTURA DE MODA

    Esta unidade centra-se na compreensão da moda enquanto fenómeno cultural. Exploram-se as principais teorias, processos e concei-tos no âmbito da moda, através do seu enquadramento histórico, social e cultural no séc. XX e XXI.

    MAKEUP E HAIR STYLING

    Esta unidade foca-se na maquilhagem e cabelos como ferramenta na construção de narrativas visuais impactantes e coerentes em imagens de moda. Muito mais do que apenas estética, estas áreas são um meio de expressão criativa que reforça a mensagem dos diversos agentes da indústria.

    IMAGEM DE MODA

    Nesta unidade explora-se a forma de interpretar e produzir imagens, assim como o seu papel na indústria da moda. A comunicação visual é, historicamente, um dos pilares deste setor, tornando-se essencial o domínio da sua linguagem e prática, assim como uma consciência e compreensão do seu impacto na igualdade, diversidade e inclusão sociocultural.

    TENDÊNCIAS DE MODA

    Nesta unidade, os estudantes irão explorar o processo de coolhunting e a identificação de tendências de moda, analisando como fatores culturais, sociais e tecnológicos influenciam o mercado. Serão abordadas as fontes de inspiração, como subculturas e redes sociais, e o ciclo das tendências, desde sua identificação até a sua adoção comercial.

    STYLING COMERCIAL

    Nesta unidade, explora-se a imagem como uma ferramenta comercial essencial na moda. Para o profissional de styling, é fundamental dominar a criação de imagens claras e objetivas, seja através de fotografias de produto (still life) ou fotografias com modelo, como em lookbooks e catálogos.

    STYLING EDITORIAL

    Nesta unidade, explora-se a capacidade narrativa da imagem em moda. Os editoriais de moda assumem-se como uma forma de comunicação visual, com a capacidade de questionar limites socioculturais e de humanizar produtos e marcas, ancorando-as a histórias, temas e conceitos. São uma forma de materializar tendências, mas também de exercitar a irreverência e a visão autoral.

    ETIC LAB

    Este Laboratório procura unificar conexões entre os elementos da comunidade. É um ponto de encontro e de troca de experiências, um espaço dedicado à criatividade onde se exploram e desenvolvem práticas de cruzamentos disciplinares, dentro e fora do espaço escolar. A comunicação é a chave principal deste processo. O laboratório procura identificar e mobilizar tendências, experimentar novas formas de pensar e conceptualizar, facilitar sinergias entre alunos. Este é um laboratório que se apresenta como uma ferramenta de aprendizagem.

    2.º ANO
    STYLING AUDIOVISUAL

    Nesta unidade, os estudantes irão explorar o styling no contexto dos meios audiovisuais — cinema, televisão e publicidade —, aprendendo a criar visuais que se alinhem com a narrativa e direção de arte de uma produção. A unidade destaca a importância do styling na construção da estética de personagens e na comunicação de mensagens visuais em diferentes formatos audiovisuais.

    DIREÇÃO DE ARTE

    Nesta unidade, os estudantes terão a oportunidade de desenvolver um projeto experimental, onde será explorada a direção de arte no universo do styling. O foco estará na construção de uma narrativa visual que não apenas se alinhe com a mensagem desejada, mas que também desperte uma forte conexão emocional e artística.

    DIREÇÃO DE ARTE

    Nesta unidade, os estudantes terão a oportunidade de desenvolver um projeto autoral, onde será explorada a direção de arte no universo do styling. O foco estará na construção de uma narrativa visual que não apenas se alinhe com a mensagem desejada, mas que também desperte uma forte conexão emocional e artística.

    GESTÃO DE IMAGEM

    A unidade foca na criação e desenvolvimento de uma imagem pessoal (consultoria de imagem) ou artística (artist development) coerente, alinhada com os objetivos do cliente. Serão discutidas estratégias para elevar o estilo, comunicação visual e presença pública dos clientes, reforçando a sua identidade e unicidade.

    EVENTO DE MODA

    Na unidade, é explorado o papel do evento no contexto da moda, com destaque para o styling e a produção como ferramentas fundamentais para traduzir contextos culturais e tendências sociais em narrativas visuais impactantes.

    PORTEFÓLIO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

    A unidade familiariza o aluno com processo de transição para o mercado de trabalho. Abordam-se estratégias de autopromoção, de autoavaliação e de definição de objetivos de carreira.

    INGLÊS

    Os nossos cursos partilham conteúdos e propõem desafios com uma visão internacional. Preparamos e apoiamos os nossos alunos pensando nas melhores práticas, independentemente das geografias ou nacionalidades. Também por esta razão saber inglês é um instrumento fundamental para destruir muros: ter acesso a mais referências, conhecer mais contextos profissionais e desenvolver o seu portfolio em linha com o que se faz de melhor, sem fronteiras.

    ETIC IDEIA

    O objetivo é preparar os estudantes para a dinâmica de projeto das indústrias criativas, fomentar o trabalho em equipa, promover a interdisciplinaridade, estimular o sentido de responsabilidade, o cumprimento de objetivos e ainda desenvolver competências de apresentação e promoção pessoais. Desta forma, aproxima-se o ambiente escolar à realidade do mundo de trabalho e às suas exigências.

    3.º ANO
    CONDIÇÕES DE ACESSO

    O 3.º ano do curso de Styling e Imagem de Moda encontra-se em aprovação para ser realizado na ETIC, em Lisboa. Atualmente, o aluno pode fazer este 3.º ano numa das universidades parceiras da ETIC ou na Solent University.

    This 3rd year is under approval to be undertaken at ETIC, in Lisbon. Nowadays, the student can apply to the 3rd year at one of the british universities, partners of ETIC, or at Solent University.

    CERTIFICAÇÃO

    Bachelor Degree
    2 anos + 1 ano* = 180 Créditos

    No final do segundo ano do curso, o aluno obtém uma certificação profissional Higher National, atribuída pela PEARSON BTEC, nível 5 com 120 créditos.

    A Solent University certifica o 3.º ano e atribui 60 créditos, conferindo assim a certificação de Bachelor Degree. A certificação obtida no final dos 3 anos é de nível 6, com 180 créditos.

    *Para ser admitido no 3º ano, o aluno terá de ter o nível 5 – 120 créditos, bem como o nível B2 de inglês. Pode saber mais sobre os tipo de certificação internacional consulte aqui.

    EQUIPA PEDAGÓGICA

    Coordenador

    LUÍS SANTOS

    Tutora

    ANA AFONSO

    Professora

    Ana Afonso

    Professor

    Luís Santos

    Professora

    ANTÓNIA ROSA

    Professor

    JOÃO BATALHA

    Professor

    JOÃO TELMO

    Professora

    MÓNICA LAFAYETTE

    Professora

    PATRÍCIA DE SÁ OLIVEIRA

    Professor

    SÉRGIO ONZE

    Professor

    SÉRGIO SANTOS

    SAÍDAS PROFISSIONAIS

    Na área da moda, o aluno fica apto a atuar em:

    • Empresas de Styling e de Produção de Moda (Fotografia, Vídeo e Eventos);
    • Showrooms e Gabinetes de Imprensa;
    • Jornais e revistas de moda;
    • Gabinetes de tendências de moda;
    • Guarda-roupa (cinema, teatro, televisão e publicidade);
    • Departamentos de comunicação de marcas de moda;
    • Escolas e centros de formação de Moda.

    ERASMUS+ E ESTÁGIOS EMPRESAS

    No final do curso e mediante o seu desempenho, o aluno pode candidatar-se a um estágio internacional através do Programa Erasmus+.

    Podem igualmente candidatar-se a um estágio em empresas, no Departamento de Integração Profissional através do email estagios@etic.pt.

    EQUIPAMENTOS

    • Atelier de moda equipado com material industrial;
    • Estúdios de Fotografia equipados com luz contínua e flash eletrónico;
    • Estúdio de Vídeo e Multimédia, ciclorama e sistema de cenários virtuais e motion capture;
    • Salas equipadas com workstation de trabalho individuais, iMac e PC;
    • Programas utilizados: Adobe Creative Cloud Suite.

    CANDIDATURA

    Requisitos:

    • Carta de motivação / Razões porque se candidata e objetivos profissionais;
    • Apresentação de portfólio ou showreel;
    • Entrevista.

    O que devo fazer para iniciar a minha candidatura?
    Preencher o formulário na página do curso em que estou interessado (botão CANDIDATURA).

    Quais os passos seguintes?
    Irá receber um email de confirmação com informação sobre:

    • Marcação de entrevista;
    • Visita à escola (opcional).

    Convidamos a conhecer o ambiente criativo e próximo que se vive na Escola, através de visita acompanhada aos estúdios, ateliers e salas de formação.

    Candidaturas de janeiro a setembro.

    CONDIÇÕES DE PAGAMENTO

    Existem vários programas de financiamento à formação em diversas instituições bancárias: Caixa Geral de DepósitosSantanderBanco CTTBPI, entre outros.

    CONDIÇÕES GERAIS

    A abertura de cada curso/turma/horário está condicionada a um número mínimo de inscrições. A inscrição no horário pretendido é limitada ao número de vagas disponíveis. O ensino é presencial e projetual. O programa do curso inclui aulas sem professor para desenvolvimento de exercícios autónomos e práticas projetuais. O trabalho autónomo ou projetual é importante para o progresso do aluno nas suas aprendizagens. Os professores podem solicitar o desenvolvimento de trabalhos fora do horário estabelecido para as aulas. Eventualmente podem ser marcadas aulas fora do horário estabelecido, por exemplo para responder a projetos que exigem essa flexibilidade, para atender a necessidades de equipamento específicas dos projetos, para resposta a exercícios feitos em contexto real com parceiros, ou por qualquer outro motivo que apoie a melhor consecução do programa.

    As aulas técnicas específicas e/ou workshops podem ocorrer aos sábados. A duração de cada aula pode variar em função da sua natureza teórica ou prática. A turma pode ser dividida em grupos para melhor aprendizagem e intensificação do desenvolvimento de projetos e matérias. O programa curricular e o elenco de professores do curso podem ser alterados por razões de adequação pedagógica ou por motivos de força maior. Para mais informações contacte-nos.

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