Diário de Bordo #6
Estas últimas duas semanas foram marcadas pelo intenso frio! O Natal já está à porta e o frio já entrou há muito, mas nada que não se aguente. A nível profissional, não tenho feito muito, por isso acabo por ir passear mais pela cidade e conhecer novas zonas, contudo, já me aborrece um pouco esta monotonia. Acredito que agora com a chegada do Natal tudo se torna mais caloroso e entusiasmante.
Este fim-de-semana acabei por ir visitar Viena de Áustria e ir conhecer a famosa ópera e o grande Teatro Raimundo! Foram duas experiências memoráveis, contudo ainda acho que Praga tem uma beleza maior, apesar dos grandes edifícios imperiais de Viena.
Daqui a 2 semanas, já regresso a Portugal e mal posso esperar para me deitar na minha cama, ver um bom programa de domingo à noite e uma grande Revista à portuguesa 😂!
Diário de Bordo #5
Falta um pouco mais de um mês para o regresso a Portugal e ainda bem, porque já não há muito que fazer! Ehehehe!
Nestas duas semanas que passaram, tive a oportunidade de visitar duas cidades da região da Bohemia e foi uma das melhores viagens que já fiz. Karlovy Vary foi sem dúvida a cidade que mais me inspirou e encantou.
O frio já começa a chegar em força e com eles vêm as calorosas decorações de Natal que já começam a aparecer pela cidade.
Esta semana, tive a oportunidade de receber a visita de um amigo e mostrei-lhe o que já conheci e sei sobre a história da cidade que aproveito para dizer que é forte e também inspiradora.
Em relação, ao trabalho não posso acrescentar muita coisa, mas tive outra oportunidade para assistir a uma das obras de Mozart mais conhecida e foi maravilhoso, contudo já tenho algumas saudades das nossas revistas à portuguesa!
Diário de Bordo #4
Mais duas semanas passaram e continua tudo a ser extraordinário.
A cidade todos os dias oferece algo novo para ver, sobretudo agora com a chegada do Outono e das cores amareladas e laranjas que transformam Praga e as outras cidades à sua volta em pequenas vilas de contos de fadas. Aproveitei estas duas semanas para visitar Cesky Krumlov e Karlovy Vary, a primeira património da UNESCO e a segunda conhecida pelas termas e o famoso Festival Internacional de Cinema. Cesky Krumlov foi uma das cidades mais interessantes e giras que alguma vez vi, tem uma beleza rara que me inspirou bastante. Em Karlovy Vary, aproveitei para descansar e aproveitar a natureza das pequenas cidades.
Já em Praga, aproveitei para fazer algumas tours pela cidade com guias turísticos para conhecer melhor a cidade e a história toda por detrás dos regimes ditatoriais que cá existiram
A nível de trabalho, estive presente em duas rodagens de publicidade para uma marca de comunicação e telemóveis e foi curioso ver que afinal os métodos de trabalho não são assim tão diferentes do que em Portugal.
Diário de Bordo #3
Mais duas semanas passaram e já com uma rotina criada, já me custa contar algumas novidades.
O frio já está a chegar mais em força, contudo o bom tempo e o sol ainda iluminam os meus dias. Continuo a aproveitar as minhas tardes para um passeio pela cidade, rever locais que me inspiram e absorver a aura de Praga.
Aproveitei um fim-de-semana para visitar a segunda cidade mais populosa da Chéquia, Brno; passei lá uma noite e tive dois dias inteiros para conhecer a cidade, visitar os museus e conseguir vir algo diferente. Fiquei bastante interessado nestas cidades fora da capital, são bastante diferentes em muitos aspetos, mas a cultura está lá!
A nível de trabalho, confesso que não tenho tido muito, o que me dá oportunidade para trabalhar em projetos pessoais e descobrir novos pontos da cidade, mas já tive a oportunidade de estar presente nas rodagens de uma publicidade.
Esta fim-de-semana que passou, os meus pais visitaram-me. Passei com eles algumas partes dos dias e mostrei-lhes os sítios mais giros de Praga e como ainda não tinha ido ao castelo, acabei por ir com eles.
Por fim, e um grande ponto desta semana, foi a grande oportunidade de assistir ao Ballet do Romeu e Julieta, fico sempre encantado com estas grandes produções!
Diário de Bordo #2
Já senti que estas duas semanas passaram a correr!
O Outono já começa a “atacar” Praga, o que deixa a cidade com umas cores lindas, mas já com algum frio. Fora isso, durante estes 15 dias, sinto que andei e aproveitei imenso do que Praga tem para oferecer.
Assim, muito resumidamente, já visitei os principais pontos turísticos e já explorei muitas ruas. Estou completamente apaixonado pela arquitetura e pelo cuidado que todos têm em manter a história viva e tudo bem arranjado.
Entretanto, não fosse eu um grande fascinado pelo teatro e música, fui à Ópera no Teatro Nacional… E foi a “coisa” mais linda que assisti, que no final, por ser tão grandiosa, ter sido concretizada de forma tão bela, até me vieram as lágrimas aos olhos (e eu sou uma pessoa bastante exigente!). Fui ver a conhecida obra Carmen e saí de lá tão maravilhado que já tenho mais 4 espetáculos para ir ver…
Sinto que já me estou a ambientar mais a Praga, os transportes são excelentes, os serviços também; o único problema é a língua que é um pouco complicada.
Sobre o meu trabalho, ainda não posso adiantar muito, mas durante esta última semana os meus chefes que são super acessíveis e simpáticos, deram-me acesso a todas as plataformas da marca e até a chave do escritório (que me surpreendeu imenso). Como o meu trabalho está relacionado com publicidade de televisão e grandes marcas, não posso acrescentar muitas curiosidades ao detalhe, mas, na verdade, já fiz algum trabalho de produção para dois grandes anúncios de Natal de duas marcas checas, que resultou de um trabalho bastante interessante e empolgante, porque me permitiu entrar num universo que ainda não tinha experimentado.
Diário de Bordo #1
A chegada a Praga foi fantástica!
A viagem de avião e para casa foram bastante proveitosas para criar laços com os colegas com que vou partilhar a minha vida nestes próximos três meses.
Acabámos por ir visitar algumas zonas da cidade juntos e com o outro colega de casa durante estes três dias, o que foi bastante agradável para começar a conhecer a dinâmica da cidade e das pessoas. Praga é uma excelente cidade, a nível cultural, tem uma arquitectura rica e estou desejoso para começar a trabalhar e a participar nas atividades que a cidade tem para oferecer!
Neste primeiro fim-de-semana, o tempo esteve maravilhoso, o que nos permitiu passear pelo centro histórico, vários parques e planear algumas experiências que queremos fazer durante a nossa estadia aqui.
No sábado e domingo, aproveitei para fazer um passeio matinal pela parte oeste da cidade e descobri dinâmicas da cidade bastante interessantes. De manhã, ainda está tudo meio a dormir, mas é prazeroso andar pela cidade vazia com o frio da manhã, o sol a nascer e ver os hábitos dos habitantes!