Filme de aluna de cinema em competição internacional
Hipocampo de Diana Matias, aluna do curso Higher National de Cinema e Televisão está a competir com filmes das universidades nacionais, do Brasil e da Galiza, ao Prémio Primeirolhar dos Encontros de Cinema de Viana, que irá decorrer online pela primeira vez ao fim de 20 anos, de 16 a 20 de novembro. O filme concorre na categoria Documentário e será exibido no dia 16 novembro.
Além de estudar, Diana tem estado desde setembro a trabalhar na equipa da Universidade Europeia como operadora de câmara em conteúdos e cursos online. Sobre esta nova experiência, diz: “é um estilo diferente, mas vai ser benéfico para a vertente técnica. No entanto, vou continuar os meus projetos pessoais para não deixar a criatividade abrandar.”
HIPOCAMPO
Sinopse:
Sr. Manuel, viseense de gema, adota um quotidiano rural nos subúrbios da Grande Lisboa, relembrando os seus tempos de juventude.
EQUIPA:
Diana Matias: Realização, Produção, Câmara e Edição.
João Tavares: Câmara e Edição.
Bernardo Ramos: Som e Banda Sonora.
Gabriela Schumaker: Assistente de Realização e Fotografia de Cena.
Primeirolhar é a secção competitiva com o objetivo de promover o documentarismo e premiar o melhor documentário realizado por alunos de escolas de cinema, de audiovisuais ou comunicação, e por participantes em cursos de documentarismo promovidos por outras entidades de Portugal, da Galiza, do Brasil e dos outros países de língua portuguesa.
Faz parte do Júri Oficial: Luís Lima (investigador e professor, Portugal) Sandra Nunes (investigadora e professora, Brasil) e Andrea Zapata-Girau (realizadora, Galiza) e Júri Cineclubes: Graça Lobo (Faro), Rita Duarte (Santarém) e Suso Precedo Barbeito (Ourense).
O Cartaz do filme foi desenvolvido por David Matoso e Joana Carvalho, alunos de Graphic Design (Top Up Year).