Filme “Severin”, de alunos ETIC, vence Prémio PrimeirOlhar Graça Lobo!

O documentário SEVERIN, dos estudantes ETIC Gonçalo Cabral e Ana Melo, foi o vencedor do Prémio PrimeirOlhar Graça Lobo, atribuído durante os Encontros – Festival de Cinema de Viana 2025, um evento que celebra o melhor do cinema escolar de Portugal, Brasil e Galiza.
Entre cerca de 100 filmes inscritos, apenas 21 foram selecionados para a competição oficial, com dois projetos em representação da ETIC: além de SEVERIN, também Caos da Ordem foi selecionado para o festival. As sessões contaram com mais de 30 alunos em representação de 12 equipas, e o júri foi composto por estudantes do ensino secundário e superior das áreas de Audiovisuais, Multimédia, Artes Visuais, Cinema e Tecnologias Artísticas.
SEVERIN acompanha a vida de um emigrante alemão que vive numa caravana há cinco anos. Ao refletir sobre o seu estilo de vida nómada, é confrontado com a crescente pressão dos habitantes locais para abandonar o local que já considera o seu lar. O filme destacou-se pela sua abordagem sensível e humana e conquistou o Prémio PrimeirOlhar Graça Lobo, que homenageia a cineclubista e formadora Graça Lobo, figura essencial na promoção da literacia cinematográfica em Portugal.
Já Caos da Ordem, dos estudantes ETIC Francisco Rodrigues e Mafalda Cid, também marcou presença no festival de Viana do Castelo com uma curta que retrata a dualidade de uma mesma pessoa: um jovem imigrante melancólico durante o dia e uma Drag Queen vibrante à noite que deambula por Lisboa entre ténis e saltos altos. A seleção e reconhecimento desta obra sublinham a qualidade narrativa e visual da produção, assim como todo o trabalho de equipa desenvolvido para levar a cabo o projeto.
A ligação da ETIC ao festival é também reforçada pelo envolvimento de Pedro Sena Nunes, coordenador dos cursos de Cinema e Televisão da escola e programador dos Encontros há 25 anos — uma presença contínua que tem contribuído para o diálogo entre gerações através do cinema.
Parabéns às equipas de SEVERIN e Caos da Ordem — a ETIC continua assim a afirmar-se como uma das mais influentes escolas de cinema do país.