APRESENTAÇÃO
Animação – Conceito, Realização e Produção
Desde a sua origem como experiência visual, a Animação evoluiu como ferramenta poderosa de criação de conteúdos que emocionam, educam e entretêm audiências de todas as idades.
Esta multiplicidade de aplicações tem aumentado a necessidade não só de profissionais tecnicamente especializados, como de artistas realizadores com sentido crítico e contexto cultural vasto, capazes de criar obras com intenção e originalidade.
Este curso oferece uma formação especializada para produções audiovisuais, que cobre todas as etapas da conceção e produção, preparando os alunos para realizar de forma independente, assim como para integrar grandes produções comerciais como profissionais autónomos. O corpo docente integra profissionais ativos na indústria, a nível nacional e internacional, garantindo um contacto fidedigno com a indústria moderna da animação.
METODOLOGIA
O ensino da Escola assenta no método de projeto (PBL- project-based learning), em turmas pequenas de 18 alunos, num ensino de proximidade. O aluno aprende ao procurar respostas a desafios reais, muitas vezes em trabalho de equipa, procurando o seu desenvolvimento criativo, crítico e pessoal.
PROFESSORES
O corpo docente é constituído por profissionais em atividade e é promovida uma constante participação em workshops, conferências e visitas de estudo, de forma a fomentar o conhecimento e contacto com contextos reais de trabalho.
PLANO CURRICULAR
Introdução aos princípios básicos de animação, como timing, movimento e fluidez, através de aulas teóricas e exercícios práticos. O módulo oferece uma visão geral da história e evolução da animação como forma artística.
Este módulo central explora os fundamentos do storytelling e da narrativa visual para animação. Ao abordar cinematografia, design de personagens e estruturas narrativas, os alunos desenvolverão personagens, cenários e storyboards originais, além de aprimorar a sua cultura visual e sentido crítico.
Essencial para qualquer realizador, este módulo aborda a escrita de argumentos para animação, técnicas de escrita criativa e os diferentes padrões da indústria.
Este módulo aborda a animação 3D como ferramenta de produção, e cobre as bases dos softwares principais. Os alunos praticarão modeling e aprenderão a linguagem e conceitos associados, assegurando o conhecimento necessário para integrar produções híbridas 2D/3D.
Introdução às etapas clássicas do pipeline de projectos audiovisuais de animação, contextualizadas na sua evolução histórica e tecnológica. Este módulo cobre diferentes métodos e workflows, e o funcionamento real de uma produção para cinema ou televisão, assim como as diferentes profissões especializadas das mesmas.
Primeiro projeto de animação do curso. Oferece, logo no primeiro ano, uma experiência prática de produção em pequena escala. Os alunos aplicarão os conhecimentos adquiridos ao longo do semestre para criar uma curta-metragem finalizada, realizada individualmente ou em grupo.
Este Laboratório procura unificar conexões entre os elementos da comunidade. É um ponto de encontro e de troca de experiências, um espaço dedicado à criatividade onde se exploram e desenvolvem práticas de cruzamentos disciplinares, dentro e fora do espaço escolar. A comunicação é a chave principal deste processo. O laboratório procura identificar e mobilizar tendências, experimentar novas formas de pensar e conceptualizar, facilitar sinergias entre alunos. Este é um laboratório que se apresenta como uma ferramenta de aprendizagem.
Os nossos cursos partilham conteúdos e propõem desafios com uma visão internacional. Preparamos e apoiamos os nossos alunos pensando nas melhores práticas, independentemente das geografias ou nacionalidades. Também por esta razão saber inglês é um instrumento fundamental para destruir muros: ter acesso a mais referências, conhecer mais contextos profissionais e desenvolver o seu portfolio em linha com o que se faz de melhor, sem fronteiras.
Introdução às técnicas de pós-produção para animação, incluindo compositing (After Effects) e sonoplastia. Este módulo explora as etapas fundamentais da finalização de um projeto audiovisual, cobrindo os elementos necessários para um produto polido e pronto para distribuição.
Aprofundamento das técnicas de animação 2D, com foco em acting, lip sync, expressividade e interação.
Exploração de ferramentas criativas como moodboards e styleframes, análise de obras e experimentação visual. Os alunos irão desenvolver conceitos originais, criar bibliotecas de referência e trabalhar em elementos chave como design de personagens, colorscripts, layouts e storyboards. O módulo culmina com a criação e apresentação de um pitch original.
Projeto colaborativo de maior escala, no qual os alunos aplicarão o conhecimento acumulado para criar um filme de animação. Este módulo simula uma produção profissional, incentivando o trabalho em equipa e a gestão de processos criativos.
Preparação dos alunos para a transição para o mercado de trabalho. Este módulo curto foca-se na organização de portfólios e showreels, na apresentação profissional de projetos e no financiamento e navegação da indústria.
O objetivo é preparar os estudantes para a dinâmica de projeto das indústrias criativas, fomentar o trabalho em equipa, promover a interdisciplinaridade, estimular o sentido de responsabilidade, o cumprimento de objetivos e ainda desenvolver competências de apresentação e promoção pessoais. Desta forma, aproxima-se o ambiente escolar à realidade do mundo de trabalho e às suas exigências.
CERTIFICAÇÃO
No final do segundo ano, o aluno obtém uma certificação profissional atribuída pela PEARSON BTEC, nível 5 do sistema de ensino britânico, com 240 CATS*. O aluno pode prosseguir os seus estudos para um nível académico (3.º ano).
A certificação obtida na ETIC é atribuída pelo sistema de ensino britânico, não sendo a ETIC uma instituição de ensino superior.
*CATS: Credit Accreditation Transfer System
![]()
SAÍDAS PROFISSIONAIS
- Realizador de Cinema de Animação
- Animador 2D
- Artista de Storyboard
- Diretor de Arte
- Designer de Personagens
- Artista de Desenvolvimento Visual
- Artista de Layout
- Produtor
- Artista 3D
- Coordenador de Projeto
- Compositing Artist
EQUIPA PEDAGÓGICA
ANA MONIZ
Coordenadora
ANA MONIZ
Realizadora
Ana Moniz trabalha como freelancer em séries de animação e publicidade, tendo colaborado em projetos como The Legend of Vox Machina, Pantheon e Mighty Nein, com empresas como a HBO, Prime e AMC.
Após concluir o Mestrado na Gobelins, em Paris, o seu filme de tese SUNDOWN foi distinguido com vários prémios em festivais internacionais. Desde 2023, regressou como docente convidada.
Ana é especializada em storytelling e narrativa visual, áreas nas quais tem desenvolvido aulas e cursos intensivos.
RICARDO TOUREIRO
SOFIA MATEUS
GONÇALO DIAS
Professor
GONÇALO DIAS
Gonçalo Dias é um matte painter, background artist, visual development artist e realizador, sediado em Lisboa, encontrando-se atualmente a desenvolver a sua primeira curta-metragem de animação. Estudou Belas-Artes em Lisboa, onde concluiu a licenciatura em Desenho e Arte Digital, tendo posteriormente frequentado formação em Visual Development na IDEA Academy, em Roma.
Mais tarde, viveu em Londres, onde trabalhou com a DNEG Animation e a Jellyfish Pictures em produções como Nimona (nomeado para os Óscares, 2024), Garfield, Dogman e Wolf King.
LUÍS VITAL
Professor
LUÍS VITAL
Animador e Realizador.
Luís Vital é um animador 2D português com experiência em curtas-metragens, projetos publicitários e produções independentes. É reconhecido pelo seu trabalho em Ice Merchants, de João Gonzalez, e Menina dos Olhos Ocupados, de André Carrilho, dois projetos de grande relevância artística no panorama da animação portuguesa. O seu trabalho abrange diversas técnicas, desde a animação 2D tradicional à animação cutout.
FRANCISCO VALLE
Professor
FRANCISCO VALLE
Francisco Valle é realizador de animação freelancer e ilustrador multidisciplinar. Licenciado em Animação pela FBAUL, tem desenvolvido trabalho diversificado nas áreas dos videojogos, novelas gráficas e curtas-metragens. O seu foco centra-se no desenvolvimento visual e numa abordagem integral à animação, assumindo frequentemente os papéis de concept artist, designer, animador e responsável pela pós-produção. Recentemente, realizou e animou os videoclipes Cerca e Zé, este último distinguido com prémios.
DIANA DAVID
Professora
DIANA DAVID
Diana David é uma Artista Digital com experiência em todo o pipeline de produção de animação 2D e 3D. Tem um interesse particular em Animação e Personagens, sendo também especializada em áreas como modelação 3D, rigging, ilustração, storyboarding, design e práticas associadas.
Ao longo dos últimos 15 anos, trabalhou profissionalmente em Portugal, Inglaterra e Espanha como Animadora 2D/3D, Artista de Storyboard e Designer de Personagens em campanhas publicitárias, séries de animação, curtas-metragens, na primeira longa-metragem portuguesa de animação 3D, bem como em projetos de animação em VR e AR para museus, exposições e projeções imersivas a 360°.
Possui igualmente experiência como Content Artist e GUI Designer para jogos mobile (Android e iOS) e jogos de consola (Xbox e Wii U), tendo também exercido funções como docente e professora na ETIC, World Academy, IADE e no Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria).
É Doutorada em Animação em Realidade Virtual, com Distinção e Louvor, pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL); Mestre em Animação 3D por Computador pela Bournemouth University; e licenciada (BA Hons) em Arte Multimédia pela FBAUL.
É ainda a criadora e principal impulsionadora da TugaNetwork.
ERASMUS+ E ESTÁGIOS
No final do programa, e mediante o desempenho académico, os alunos podem candidatar-se a:
- um estágio internacional através do Programa Erasmus+;
- um estágio nacional/internacional ou oportunidades de emprego em contexto profissional junto de empresas parceiras.
As candidaturas são submetidas através do Departamento de Integração Profissional (estagios@etic.pt).
A ETIC disponibiliza ainda uma plataforma digital para a divulgação de ofertas de emprego e oportunidades profissionais de empresas parceiras.
EQUIPAMENTOS
A ETIC é uma escola equipada com tecnologia de última geração, ajustada às exigências específicas de cada área de estudo e da indústria:
- Tablets gráficas;
- Adobe Creative Suite;
- TvPaint;
- Blender – Software 3D ou Autodesk Maya.
CANDIDATURA
O programa é ministrado em inglês. Nível de inglês recomendado à entrada: B1*
Requisitos
– Submissão de uma carta de motivação, indicando as razões da candidatura e os objetivos profissionais;
– Submissão de portefólio ou showreel;
– Participação numa entrevista.
Como iniciar a candidatura?
– Preencher o formulário clicando no botão CANDIDATURA.
CANDIDATURA:
– Receberá um e-mail com opções de datas para a entrevista.
*De acordo com os níveis do QECR (Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas). Caso pretenda realizar um teste online gratuito, clique em English Test.
CONDIÇÕES DE PAGAMENTO

Existem vários programas de financiamento à formação em diversas instituições bancárias: Caixa Geral de Depósitos, Santander, Banco CTT, BPI, entre outros.
CONDIÇÕES GERAIS
A abertura de cada curso/turma/horário está condicionada a um número mínimo de inscrições. A inscrição no horário pretendido é limitada ao número de vagas disponíveis. O ensino é presencial e projetual. O programa do curso inclui aulas sem professor para desenvolvimento de exercícios autónomos e práticas projetuais. O trabalho autónomo ou projetual é importante para o progresso do aluno nas suas aprendizagens. Os professores podem solicitar o desenvolvimento de trabalhos fora do horário estabelecido para as aulas. Eventualmente podem ser marcadas aulas fora do horário estabelecido, por exemplo para responder a projetos que exigem essa flexibilidade, para atender a necessidades de equipamento específicas dos projetos, para resposta a exercícios feitos em contexto real com parceiros, ou por qualquer outro motivo que apoie a melhor consecução do programa. As aulas técnicas específicas e/ou workshops podem ocorrer aos sábados. A duração de cada aula pode variar em função da sua natureza teórica ou prática. A turma pode ser dividida em grupos para melhor aprendizagem e intensificação do desenvolvimento de projetos e matérias. O programa curricular e o elenco de professores do curso podem ser alterados por razões de adequação pedagógica ou por motivos de força maior. Para mais informações contacte-nos.