APRESENTAÇÃO
A produção de conteúdos – ficção, documentário, publicidade – exige competências interdisciplinares. Os projetos do curso combinam as aptidões que são exigidas aos profissionais do audiovisual.
O crescimento da produção de conteúdos para as plataformas de streaming veio aumentar a procura de profissionais para o setor do audiovisual. A capacidade de contar uma história – storytelling – e de combinar imagens e sons, é feita através de aprendizagens nas áreas da produção, realização, escrita, iluminação, som, casting, direção de atores, pós-produção e exibição.
No curso, o aluno participa em festivais, workshops e conferências com especialistas da indústria. Tem contacto direto com profissionais da área e desenvolve estratégias inovadoras na configuração do seu perfil profissional.
Os projetos finais são estreados na Cinemateca Portuguesa, participam em competições e festivais de cinema e vídeo, nacionais e internacionais, onde são candidatos a prémios.
METODOLOGIA
O ensino da Escola assenta no método de projeto (PBL- project-based learning), em turmas pequenas de 16 alunos, num ensino de proximidade. O aluno aprende ao procurar respostas a desafios reais, muitas vezes em trabalho de equipa, procurando o seu desenvolvimento criativo, crítico e pessoal.
PROFESSORES
O corpo docente é constituído por profissionais em atividade e é promovida uma constante participação em workshops, conferências e visitas de estudo, de forma a fomentar o conhecimento e contacto com contextos reais de trabalho.
PLANO CURRICULAR
A Unidade faz o enquadramento histórico, social, psicológico, comercial e cultural das áreas criativas. O objetivo é o desenvolvimento do conhecimento, através de abordagens teóricas, em torno do conceito de criatividade enquanto gerador de economias, incluindo todos os géneros e plataformas de difusão da produção audiovisual, enquadrando-o num contexto contemporâneo nacional e internacional das artes visuais e performativas transversais no espetro das indústrias criativas.
A Unidade faz a introdução à área de imagem, procurando o desenvolvimento de competências técnicas e artísticas necessárias para operar uma câmara de filmar. Outros pontos abordados incluem o contato com diferentes tipos de equipamento de câmara e iluminação, a interpretação da luz e as funções da equipa de imagem.
A Unidade é orientada para as técnicas de realização e produção de conteúdos áudio para imagens em movimento, visando a aprendizagem de ferramentas de captação, pós-produção e mistura de áudio. O aluno aprende a aplicação de tecnologias à produção de narrativas áudio para projetos digitais de cinema e televisão.
A Unidade estuda os marcos essenciais da história da montagem conferindo ao aluno competências para edição de imagem e som, passando pela digitalização e sincronismo, até à exportação dos trabalhos para a exibição no cinema, na televisão e em plataformas digitais.
O objetivo desta Unidade é a identificação e exercício de técnicas e processos fundamentais à prática cinematográfica: escrita, realização, direção de atores, produção, câmara, iluminação, som e edição. Procura-se o desenvolvimento de aptidões especializadas nas áreas do cinema, necessárias para comunicar visual e sonoramente ideias fílmicas.
Este projeto centra-se na organização experimental de imagens e sons em movimento, utilizando as tecnologias de registo num regime de segurança, por forma a criar filmes que utilizam a linguagem cinematográfica para além de uma função meramente narrativa. Desafia a função tradicional da linguagem.
O desafio é criar um conteúdo com pendor televisivo, baseado no testemunho de um profissional da área de televisão e cinema, relacionada com o seu contexto.
A Unidade confere competências, a partir de desafios contextualizados, necessárias para a escrita, planeamento, registo e produção, em equipa, de programas baseados na prática de multicâmara para televisão com qualidade de transmissão.
Este Laboratório procura unificar conexões entre os elementos da comunidade. É um ponto de encontro e de troca de experiências, um espaço dedicado à criatividade onde se exploram e desenvolvem práticas de cruzamentos disciplinares, dentro e fora do espaço escolar. A comunicação é a chave principal deste processo. O laboratório procura identificar e mobilizar tendências, experimentar novas formas de pensar e conceptualizar, facilitar sinergias entre alunos. Este é um laboratório que se apresenta como uma ferramenta de aprendizagem.
A Unidade destaca a análise crítica e a compreensão dos enquadramentos teóricos no âmbito da criação cinematográfica, bem como da sua interligação com a prática televisiva.
A escrita para o desenvolvimento e criação de argumentos, personagens e diálogos, com especial destaque para a prática e compreensão das estruturas narrativas é o tema desta Unidade. Estudam-se processos de escrita de um guião e promovem-se competências para a escrita de guiões com a qualidade exigida na produção de ficção: televisiva e cinematográfica.
A Unidade desenrola-se em torno das ferramentas essenciais à utilização e gestão de processos de motion graphics e efeitos associados a técnicas de grafismo, recorrendo a equipamentos profissionais, para pós-produção audiovisual com incidência na criação de genéricos para cinema e séries televisivas.
Esta Unidade confere as competências necessárias para a capacitação e a utilização das técnicas académicas de pesquisa, usadas pelos profissionais que trabalham na área de produção e investigação audiovisual. Faz-se a pesquisa e aprofundamento de temas com o objetivo de os desenvolver no universo cinematográfico e audiovisual.
Esta Unidade centra-se em torno da realização de documentários com qualidade para transmissão, desenvolvendo de competências investigativas necessárias para o trabalho na área de produção e realização do género documental: cinematográfico, televisivo e interativo.
Esta Unidade centra-se no mundo da ficção através do desenvolvimento de curtas-metragens com uma abordagem profissional, ao nível da produção, pós-produção e apresentação, bem como a obtenção de conhecimentos dos processos e etapas na conceção, desenvolvimento e produção de um filme de ficção
Unidade de projeto onde se trabalham capacidades individuais, em contexto coletivo, para se concretizar um projeto na área do cinema e televisão. O foco está no regime de colaboração através do trabalho de equipa, em que todos têm papéis distintos e coordenados, fomentando o envolvimento de elementos externos e de projetos complementares no âmbito da escola.
O objetivo é preparar os estudantes para a dinâmica de projeto das indústrias criativas, fomentar o trabalho em equipa, promover a interdisciplinaridade, estimular o sentido de responsabilidade, o cumprimento de objetivos e ainda desenvolver competências de apresentação e promoção pessoais. Desta forma, aproxima-se o ambiente escolar à realidade do mundo de trabalho e às suas exigências.
Os nossos cursos partilham conteúdos e propõem desafios com uma visão internacional. Preparamos e apoiamos os nossos alunos pensando nas melhores práticas, independentemente das geografias ou nacionalidades. Também por esta razão saber inglês é um instrumento fundamental para destruir muros: ter acesso a mais referências, conhecer mais contextos profissionais e desenvolver o seu portfolio em linha com o que se faz de melhor, sem fronteiras.
On this module you will analyse and debate social, political and cultural contemporary issues, relating them with the contribution screen has to such analysis and debate. To do so, you will learn how to critically think about concepts and approaches that characterize contemporary culture. You will be challenged to uncover how our identities shape screen culture and are shaped by it, exploring representations and impacts that some topics have in this mutual relation between our contemporary selves and the screen.
You will develop your skills and competences on research applied to these questions present in our cultural context, producing analysis of film and television case studies.
Production, distribution, exhibition and consumption of film and television in the global age is the main theme of this module. You will emerge in contemporary film and television studies, through a range of dynamic topics, debates and screenings considering some of the most important and critical issues that circulate contemporary film and television markets around the world. You will analyse and reflect about globalization and cultural centralization, in a local and global perspective. Promoting reflection and critical thinking, you will be challenged to create an original and independent line of research, considering team and collaborative work in a project for a screen festival in the global age.
This module is about yourself, specifically about your ability to recognize and reflect on the skills you have at this point of your academic life. The goal is to enable you to be capable of deciding the best ways to communicate those skills to a potential employer in the creative industries and beyond.
You will make and present a portfolio that reflects your skills and yourself, promoting your self-awareness and critical thinking approaches to your own work. Your reflections will be important in identifying strengths and weaknesses in a way that can allow you to promote a career plan and develop goals and objectives. You will also learn how to plan, research and share your portfolio looking for professional development and determination of your own career objectives.
This module is the starting point of your Final Major Project. Here you will produce the research base that will support the development of your Final Major Project. You will develop your research skills at the same time you will be challenged to arouse critical and analytical thinking that will turn theoretical concepts and investigation into a practical instrument to develop your project.
You will learn how to conduct research and research methodologies to widen your knowledge and understanding of your chosen subject for the Final Major Project. With the outcomes of this research, through the critical analysis of a wide range of sources, you will determine your own perspective to apply in Final Major Project work.
From the outcomes of Final Major Project Research, in this unit you will create your final project. It can be a written or a production-based project (dissertation, script, fiction, documentary, television pilot). This will be the culmination of your journey in the top up year, and should reflect your knowledge, understanding and skills around film and tv from the last three years. This project is a demonstration of critical, creative and professional skills by exploring and deepening the subject of your research, turning it on a practical and technical work, according to film and tv professional practices. You will undertake this project to aim the same goals (such as pitch, publication or production) you can find in the industry.
Students applying for the 3rd year must have completed 120 credits/level 5 and a B2 English level certificate.
CERTIFICAÇÃO
Bachelor Degree
2 anos + 1 ano* = 180 Créditos
No final do segundo ano do curso, o aluno obtém uma certificação profissional Higher National, atribuída pela PEARSON BTEC, nível 5 com 120 créditos.
A Solent University certifica o 3.º ano e atribui 60 créditos, conferindo assim a certificação de Bachelor Degree.
A certificação obtida no final dos 3 anos é de nível 6, com 180 créditos.
*Para ser admitido no 3º ano, o aluno terá de ter o nível 5 – 120 créditos, bem como o nível B2 de inglês.
Pode saber mais sobre os tipo de certificação internacional consulte aqui
Equipa Pedagógica
PEDRO SENNA NUNES
Coordenador
PEDRO SENNA NUNES
Realizador, Produtor, Programador Cultural, Professor e Investigador do GECAPA na área de imagem e som. Estudou Cinema, Escrita, Fotografia, Vídeo e Teatro em escolas nacionais e europeias. Realizou filmes experimentais, publicitários, ficcionais e documentais. Foi Coordenador e Diretor Criativo da ETIC. É codirector artístico da Vo’Arte e co-programa os Festivais InShadow, InArt, InMotion e os Encontros Cinema Viana, e é colaborador do Festival Filmes do Homem. É cofundador da Companhia de Teatro Meridional e consultor e coordenador de diversos projetos pedagógicos e culturais internacionais. É cofundador do projeto inclusivo “Geração Soma”. Premiado pelo seu trabalho foto-cinematográfico experimental e documental. É doutorando no curso de Artes Performativas e Imagem em Movimento, na Universidade de Lisboa.
ALEXANDRE AFONSO
Tutor
ALEXANDRE AFONSO
Com formação em Realização, trabalha na área técnica da ETIC desde 2009. Sólida experiência profissional em vídeo e fotografia para variados eventos nacionais e internacionais, como Rock in Rio, Festival Territórios e ZEMOS98 para fanzines.
Colabora na área de espetáculos (concertos e teatro).
DORA NOBRE
Gestor
DORA NOBRE
Licenciada em Ciências da Comunicação com especialização de Relações Públicas, formação complementar em Marketing Político e Gestão/ Produção das Artes do Espetáculo. Há mais de 20 anos iniciou atividade na área de Produção em vários projetos culturais.
Desde 2004 que desempenha funções na ETIC que passam pela Coordenação, Gestão Pedagógica e formação nas áreas de Cinema e TV, Jornalismo, Moda e Produção de Eventos. Também coordena projetos extra-curriculares no âmbito de parcerias estratégicas para a escola, como por exemplo o Rock In Rio, MIL, entre outros.
Saber +
PAULO SOARES
PEDRO SOUSA
MAFALDA ROMA
CÉSAR PEDRO
BÁRBARA VALENTINA
INÊS SALES
NÉLIA CRUZ
RUI MEDEIROS
ANTÓNIO PASCOALINHO
JOÃO CUNHA
RITA JORGE
DAVID BONNEVILLE
PEDRO CABELEIRA
FRANCISCO MERINO
INÊS SHERIDAN BRAGA
SAÍDAS PROFISSIONAIS
- Produtoras de cinema, vídeo, televisão e publicidade;
- Estações de televisão, canais temáticos e televisões internas;
- Departamentos de pós-produção de imagem e som de empresas e instituições;
- Operadores de câmara, assistentes de imagem e de som;
- Assistentes de produção, realização e régie;
- Pós-produtores e montadores de vídeo;
- Anotadores e assistentes na escrita e revisão de argumentos;
- Criação e gestão de negócio próprio nas diferentes áreas do cinema e audiovisual.
ERASMUS+ E ESTÁGIOS EMPRESAS
No final do curso e mediante o seu desempenho, o aluno pode candidatar-se a um estágio internacional através do Programa Erasmus+.
Podem igualmente candidatar-se a um estágio em empresas, no Departamento de Integração Profissional através do email estagios@etic.pt.
FESTIVAIS, PARCERIAS E PRÉMIOS
Rock In Rio, Cool Jazz, DOC Lisboa, Prémios Sofia Estudante, Encontros de Cinema de Viana, entre outros.
Os projetos finais são estreados na Cinemateca Portuguesa ou em outras salas, e participam em competições e festivais de cinema e vídeo, nacionais e internacionais, onde são candidatos a prémios.
EQUIPAMENTOS
- Estúdio de Vídeo e Multimédia com ciclorama e sistema de cenários virtuais e de motion capture;
- Régie Vídeo equipada com Câmaras Broadcast;
- Salas de captação áudio e estúdios de som;
- Câmaras: Sony NEX50, Panasonic DVX-200 4K, Blackmagic cinema câmara 2.5K, Panasonic (GH4 e GH5). Diferentes lentes e estabilizadores de imagem gimbal, slider;
- Gravadores de áudio e microfones;
- Kits de iluminação de estúdio e exterior;
- Salas de computadores equipadas com workstation de trabalho individuais, com Headphones;
- Programas utilizados: Adobe Creative Cloud Suite, Davinci Resolve, Microsoft Office 365;
CANDIDATURA
Requisitos:
12.º Ano de Escolaridade
Carta de motivação com razões pelas quais se candidata.
Apresentação de portefólio ou showreel
Conhecimentos da língua inglesa
O que devo fazer para iniciar a minha candidatura?
> Preencher o formulário na página do curso em que estou interessado > botão CANDIDATURA
Quais os passos seguintes?
Irá receber um email de confirmação com informação sobre :
> Marcação de entrevista
> visita à escola (opcional)
Convidamos a conhecer o ambiente criativo e próximo que se vive na Escola, através de visita acompanhada aos estúdios, ateliers e salas de formação.
Candidaturas de Maio a Setembro.
CONDIÇÕES DE PAGAMENTO
Existem vários programas de financiamento à formação em diversas instituições bancárias: Caixa Geral de Depósitos, Santander, Banco CTT, BPI, entre outros.
CONDIÇÕES GERAIS
A abertura de cada curso/turma/horário está condicionada a um número mínimo de inscrições. A inscrição no horário pretendido é limitada ao número de vagas disponíveis.
O ensino é presencial e projetual. O programa do curso inclui aulas sem professor para desenvolvimento de exercícios autónomos e práticas projetuais. O trabalho autónomo ou projetual é importante para o progresso do aluno nas suas aprendizagens.Os professores podem solicitar o desenvolvimento de trabalhos fora do horário estabelecido para as aulas.
Eventualmente podem ser marcadas aulas fora do horário estabelecido, por exemplo para responder a projetos que exigem essa flexibilidade, para atender a necessidades de equipamento específicas dos projetos, para resposta a exercícios feitos em contexto real com parceiros, ou por qualquer outro motivo que apoie a melhor consecução do programa.
As aulas técnicas específicas e/ou workshops podem ocorrer aos sábados.
A duração de cada aula pode variar em função da sua natureza teórica ou prática.
A turma pode ser dividida em grupos para melhor aprendizagem e intensificação do desenvolvimento de projetos e matérias.
O programa curricular e o elenco de professores do curso podem ser alterados por razões de adequação pedagógica ou por motivos de força maior.
Para mais informações contacte-nos através dos nossos contactos ou plataformas digitais.