Apresentação
A Concept Art conta histórias, cria universos gráficos e narrativos, expressa ideias e conceitos que se aplicam em Cinema e Animação, Videojogos, Banda Desenhada, Publicidade e Marketing, desde o início da pré-produção até ao produto final.
Através do Desenho, da Pintura digital e do 3D, o curso de Concept Art ensina a desenvolver a capacidade de criação comunicação visual. Os vários exercícios e propostas de projetos práticos, com ferramentas virtuais e tradicionais, permitem ao aluno desenvolver cultura e linguagem visual versátil, organizar um fluxo de trabalho coerente e desenvolver a autonomia.
Em turmas pequenas e num ensino lecionado em proximidade, acompanhado por professores e profissionais experientes, o aluno cria trabalho conceptual – figuras, objetos e ambientes – que serve de base ao desenvolvimento de projetos gráficos e audiovisuais em todas as fases de produção.
Plano Curricular
- Introdução à comunicação visual e à construção básica do Desenho (linha, mancha, valores e texturas); Exercícios de experimentação técnica e material.
- Composição visual – construção de imagem, estrutura, equilíbrio, narrativa e storytelling.
- Estudo de ambientes e perspetiva: adquirir noções básicas de perspetiva e de espacialidade; caracterização e tratamento de espaços através de valores, cromatismo, luz e técnicas materiais.
- Estudo da figura humana: exercícios de desenho rápido de observação a partir de modelo; compreensão e estudo da anatomia e da personalidade do corpo humano.
- Síntese gráfica e estilização; seleção dos elementos característicos e definidores de carácter.
- Introdução às ferramentas e técnicas de manipulação e criação digital; exploração das possibilidades e diversas vertentes digitais.
- Bases e ferramentas do Photoshop: brushes, layers, texturas e volumes.
- Construção de imagens através de colagens (Photobash), manipulação digital e composições híbridas.
- Pintura e Desenho digital: aplicação da manualidade do desenho ao suporte digital; expressão e tradução das técnicas analógicas ao contexto digital.
- Exercícios de desenho, pintura e composição gráfica em mesas gráficas (tablets Wacom).
- Construção de figuras tridimensionais a partir de model sheets e referências bidimensionais: transformação do 2D para 3D.
- Renderização tridimensional da Imagem através de softwares 3D (Maya, Zbrush); Modelação 3D.
- Aplicar mapas de textura 2D a modelos 3D.
- Criação de mapas de UVs; aplicação e simulação de sombras e efeitos de luz.
- Posicionamento e enquadramentos de plano; pontos de vista de câmara/observador.
- Storytelling e ideação; interpretação de narrativas e criação de identidade visual e propriedade intelectual.
- Metodologias de organização de referências e de material de trabalho; pesquisa e moodboard.
- Introdução às técnicas de thumbnailing e iteração como processo de desenvolvimento.
- Desenvolvimento de personagens, adereços (props) e ambientes.
- Métodos de integração de game assets na pipeline de produção.
- Entendimento da indústria e saídas profissionais.
- Elaboração e acompanhamento do projeto final.
- Preparação de portefólio profissional: review e acompanhamento dos trabalhos do aluno.
Laboratório de Inovação e Criatividade.
- Criação e desenvolvimento de um projeto multidisciplinar.
- Trabalho em equipa constituída por alunos de várias áreas de especialidade ou de diferentes cursos.
- Criação de conceitos, conteúdos e produtos com potencial de mercado e que considerem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pelas Nações Unidas para este milénio.
- Desenvolvimento de estratégias e processos inovadores tendo em conta a sustentabilidade ambiental e social, e as potencialidades da economia circular.
- Potenciar a ação local pensando em problemáticas globais, com consciência da importância da participação de cada pessoa no Mundo.
- Continuação da preparação para contextos reais de desenvolvimento e implementação de projetos.
- Apresentação à comunidade escolar, profissional e cultural.
Certificação
DIPLOMA ETIC
A ETIC é uma entidade formadora certificada pela DGERT, que lhe atribui um reconhecimento global para realizar formação e que é concedida por áreas de educação e formação. Este curso está inserido na modalidade Outra Formação Profissional (OFP).
Os registos das ações de formação são efetuados em SIGO, destinando-se a certificar a conclusão com aproveitamento da ação de formação para alunos com residência em Portugal (Portaria nº474/2007).
EQUIPA PEDAGÓGICA
TIAGO LOBO PIMENTEL
SOFIA MATEUS
TIAGO LOBO PIMENTEL
RICARDO VENÂNCIO
Joana Simão
Bianca Milanez
BRUNO DE SOUSA
RICARDO MANSO
LUÍS MELO
SAÍDAS PROFISSIONAIS
Ilustrador/a
Artista de Videojogos
Artista de Banda Desenhada
Artista de Storyboard
Director/a de Arte
Character Designer em Cinema, Televisão e Publicidade
PROGRAMA ERASMUS+ E ESTÁGIOS EMPRESAS
No final do curso e mediante o seu desempenho, o aluno pode candidatar-se a um estágio internacional através do Programa Erasmus+.
Podem igualmente candidatar-se a um estágio em empresas, no Departamento de Integração Profissional e Erasmus+.
FESTIVAIS, PARCERIAS E PRÉMIOS
Rock In Rio, Colol Jazz, Prémios Sofia, Prémios Playstation, Festival Encontros De Viana, Festival Ccp, Iberanime, Monstra
EQUIPAMENTOS
Salas de computadores equipadas com workstation de trabalho individuais, com Mesa Gráfica.
Programas utilizados: Adobe Creative Cloud Suite, Autodesk Media & Entertainment Collection Suite, Z-BRUSH, Blender, Microsoft Office 365.
CANDIDATURA
Requisitos:
12.º Ano de Escolaridade.
Carta de motivações / razões pelas quais se candidatura e objetivos profissionais.
Apresentação de portefólio ou showreel.
O que devo fazer para iniciar a minha candidatura?
> Preencher o formulário na página do curso em que estou interessado > botão CANDIDATURA
Quais os passos seguintes?
Irá receber um email de confirmação com informação sobre :
> Marcação de entrevista
> visita à escola (opcional)
Convidamos a conhecer o ambiente criativo e próximo que se vive na Escola, através de visita acompanhada aos estúdios, ateliers e salas de formação.
Candidaturas de Maio a Setembro.
CONDIÇÕES DE PAGAMENTO
Condições Gerais
A abertura de cada curso/turma/horário está condicionada a um número mínimo de inscrições. A inscrição no horário pretendido é limitada ao número de vagas disponíveis.
O ensino é presencial e projetual. O programa do curso inclui aulas sem professor para desenvolvimento de exercícios autónomos e práticas projetuais. O trabalho autónomo ou projetual é importante para o progresso do aluno nas suas aprendizagens.Os professores podem solicitar o desenvolvimento de trabalhos fora do horário estabelecido para as aulas.
Eventualmente podem ser marcadas aulas fora do horário estabelecido, por exemplo para responder a projetos que exigem essa flexibilidade, para atender a necessidades de equipamento específicas dos projetos, para resposta a exercícios feitos em contexto real com parceiros, ou por qualquer outro motivo que apoie a melhor consecução do programa.
As aulas técnicas específicas e/ou workshops podem ocorrer aos sábados.
A duração de cada aula pode variar em função da sua natureza teórica ou prática.
A turma pode ser dividida em grupos para melhor aprendizagem e intensificação do desenvolvimento de projetos e matérias.
O programa curricular e o elenco de professores do curso podem ser alterados por razões de adequação pedagógica ou por motivos de força maior.
Para mais informações contacte-nos.