No javascript ETIC | Curso Concept Art Concept Art – ETIC

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    Concept Art

    CURSOS ANUAIS

    Duração: 330 horas

    Datas: Outubro a julho

    Horário: 2.ª, 4.ª e 6.ª / 19H-23H

    Participantes: Máximo de 18 alunos

    Idioma: Português

    Formato: Aulas presenciais e projetuais

    CANDIDATURA

    PORTEFÓLIO

    Apresentação

    A Concept Art conta histórias, cria universos gráficos e narrativos, expressa ideias e conceitos que se aplicam em Cinema e Animação, Videojogos, Banda Desenhada, Publicidade e Marketing, desde o início da pré-produção até ao produto final.

    Através do Desenho, da Pintura digital e do 3D, o curso de Concept Art ensina a desenvolver a capacidade de criação comunicação visual. Os vários exercícios e propostas de projetos práticos, com ferramentas virtuais e tradicionais, permitem ao aluno desenvolver cultura e linguagem visual versátil, organizar um fluxo de trabalho coerente e desenvolver a autonomia.

    Em turmas pequenas e num ensino lecionado em proximidade, acompanhado por professores e profissionais experientes, o aluno cria trabalho conceptual – figuras, objetos e ambientes – que serve de base ao desenvolvimento de projetos gráficos e audiovisuais em todas as fases de produção.

    Plano Curricular

    MÓDULO 1 | DESENHO E COMUNICAÇÃO VISUAL
    • Introdução à comunicação visual e à construção básica do Desenho (linha, mancha, valores e texturas); Exercícios de experimentação técnica e material.
    • Composição visual – construção de imagem, estrutura, equilíbrio, narrativa e storytelling.
    • Estudo de ambientes e perspetiva: adquirir noções básicas de perspetiva e de espacialidade; caracterização e tratamento de espaços através de valores, cromatismo, luz e técnicas materiais.
    • Estudo da figura humana: exercícios de desenho rápido de observação a partir de modelo; compreensão e estudo da anatomia e da personalidade do corpo humano.
    • Síntese gráfica e estilização; seleção dos elementos característicos e definidores de carácter.
    MÓDULO 2 | PINTURA E TÉCNICAS DIGITAIS
    • Introdução às ferramentas e técnicas de manipulação e criação digital; exploração das possibilidades e diversas vertentes digitais.
    • Bases e ferramentas do Photoshop: brushes, layers, texturas e volumes.
    • Construção de imagens através de colagens (Photobash), manipulação digital e composições híbridas.
    • Pintura e Desenho digital: aplicação da manualidade do desenho ao suporte digital; expressão e tradução das técnicas analógicas ao contexto digital.
    • Exercícios de desenho, pintura e composição gráfica em mesas gráficas (tablets Wacom).
    MÓDULO 3 | CONSTRUÇÃO 3D
    • Construção de figuras tridimensionais a partir de model sheets e referências bidimensionais: transformação do 2D para 3D.
    • Renderização tridimensional da Imagem através de softwares 3D (Maya, Zbrush); Modelação 3D.
    • Aplicar mapas de textura 2D a modelos 3D.
    • Criação de mapas de UVs; aplicação e simulação de sombras e efeitos de luz.
    • Posicionamento e enquadramentos de plano; pontos de vista de câmara/observador.
    MÓDULO 4 | CONCEPT ART
    • Storytelling e ideação; interpretação de narrativas e criação de identidade visual e propriedade intelectual.
    • Metodologias de organização de referências e de material de trabalho; pesquisa e moodboard.
    • Introdução às técnicas de thumbnailing e iteração como processo de desenvolvimento.
    • Desenvolvimento de personagens, adereços (props) e ambientes.
    • Métodos de integração de game assets na pipeline de produção.
    MÓDULO 5 | OFICINA DE PORTEFÓLIO
    • Entendimento da indústria e saídas profissionais.
    • Elaboração e acompanhamento do projeto final.
    • Preparação de portefólio profissional: review e acompanhamento dos trabalhos do aluno.
    MÓDULO 6 | PROJETO MULTIDISCIPLINAR ETIC_IDEIA

    Laboratório de Inovação e Criatividade.

    • Criação e desenvolvimento de um projeto multidisciplinar.
    • Trabalho em equipa constituída por alunos de várias áreas de especialidade ou de diferentes cursos.
    • Criação de conceitos, conteúdos e produtos com potencial de mercado e que considerem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pelas Nações Unidas para este milénio.
    • Desenvolvimento de estratégias e processos inovadores tendo em conta a sustentabilidade ambiental e social, e as potencialidades da economia circular.
    • Potenciar a ação local pensando em problemáticas globais, com consciência da importância da participação de cada pessoa no Mundo.
    • Continuação da preparação para contextos reais de desenvolvimento e implementação de projetos.
    • Apresentação à comunidade escolar, profissional e cultural.

    Certificação

    DIPLOMA ETIC

    A ETIC é uma entidade formadora certificada pela DGERT, que lhe atribui um reconhecimento global para realizar formação e que é concedida por áreas de educação e formação. Este curso está inserido na modalidade Outra Formação Profissional (OFP).

    Os registos das ações de formação são efetuados em SIGO, destinando-se a certificar a conclusão com aproveitamento da ação de formação para alunos com residência em Portugal (Portaria n.º 474/2010).

    EQUIPA PEDAGÓGICA

    Tiago Lobo Pimentel

    Responsável de Curso / Professor

    Sofia Mateus

    Gestora Pedagógica

    Ricardo Venâncio

    Professor

    Joana Simão

    Professora

    Bianca Milanez

    Professora

    Bruno de Sousa

    Professor

    Ricardo Manso

    Professor

    Luís Melo

    Professor

    SAÍDAS PROFISSIONAIS

    • Ilustrador/a;
    • Artista de Videojogos;
    • Artista de Banda Desenhada;
    • Artista de Storyboard;
    • Director/a de Arte;
    • Character Designer em Cinema, Televisão e Publicidade.

    PROGRAMA ERASMUS+ E ESTÁGIOS EMPRESAS

    No final do curso e, mediante o seu desempenho, o aluno pode candidatar-se a um estágio internacional através do Programa Erasmus+.

    Pode igualmente candidatar-se a um estágio em empresas através do Departamento de Integração Profissional (estagios@etic.pt).

    FESTIVAIS, PARCERIAS E PRÉMIOS

    Rock In Rio, Cool Jazz, Prémios Sofia, Prémios Playstation, Festival Encontros De Viana, Festival Ccp, Iberanime, Monstra

    EQUIPAMENTOS

    • Salas de computadores equipadas com workstation de trabalho individuais, com Mesa Gráfica;
    • Programas utilizados: Adobe Creative Cloud Suite, Autodesk Media & Entertainment Collection Suite, Z-BRUSH, Blender, Microsoft Office 365.

    CANDIDATURA

    Requisitos:

    • 12.º Ano de Escolaridade;
    • Carta de motivações / razões pelas quais se candidatura e objetivos profissionais;
    • Apresentação de portefólio ou showreel.

    O que devo fazer para iniciar a minha candidatura?

    • Preencher o formulário na página do curso em que estou interessado (botão CANDIDATURA).

    Quais os passos seguintes?
    Irá receber um email de confirmação com informação sobre :

    • Marcação de entrevista;
    • Visita à escola (opcional).

    Convidamos a conhecer o ambiente criativo e próximo que se vive na Escola, através de visita acompanhada aos estúdios, ateliers e salas de formação.

    Candidaturas de março a setembro.

    CONDIÇÕES DE PAGAMENTO

    Condições Gerais

    A abertura de cada curso/turma/horário está condicionada a um número mínimo de inscrições. A inscrição no horário pretendido é limitada ao número de vagas disponíveis.

    O ensino é presencial e projetual. O programa do curso inclui aulas sem professor para desenvolvimento de exercícios autónomos e práticas projetuais. O trabalho autónomo ou projetual é importante para o progresso do aluno nas suas aprendizagens.Os professores podem solicitar o desenvolvimento de trabalhos fora do horário estabelecido para as aulas.

    Eventualmente podem ser marcadas aulas fora do horário estabelecido, por exemplo para responder a projetos que exigem essa flexibilidade, para atender a necessidades de equipamento específicas dos projetos, para resposta a exercícios feitos em contexto real com parceiros, ou por qualquer outro motivo que apoie a melhor consecução do programa.
    As aulas técnicas específicas e/ou workshops podem ocorrer aos sábados.
    A duração de cada aula pode variar em função da sua natureza teórica ou prática.
    A turma pode ser dividida em grupos para melhor aprendizagem e intensificação do desenvolvimento de projetos e matérias.
    O programa curricular e o elenco de professores do curso podem ser alterados por razões de adequação pedagógica ou por motivos de força maior.

    Para mais informações contacte-nos.

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