Apresentação
A Concept Art conta histórias, cria universos gráficos e narrativos, expressa ideias e conceitos que se aplicam em Cinema e Animação, Videojogos, Banda Desenhada, Publicidade e Marketing, desde o início da pré-produção até ao produto final.
Através do Desenho, da Pintura digital e do 3D, o curso de Concept Art ensina a desenvolver a capacidade de criação comunicação visual. Os vários exercícios e propostas de projetos práticos, com ferramentas virtuais e tradicionais, permitem ao aluno desenvolver cultura e linguagem visual versátil, organizar um fluxo de trabalho coerente e desenvolver a autonomia.
Em turmas pequenas e num ensino lecionado em proximidade, acompanhado por professores e profissionais experientes, o aluno cria trabalho conceptual – figuras, objetos e ambientes – que serve de base ao desenvolvimento de projetos gráficos e audiovisuais em todas as fases de produção.
Plano Curricular
- Introdução à comunicação visual e à construção básica do Desenho (linha, mancha, valores e texturas); Exercícios de experimentação técnica e material.
- Composição visual – construção de imagem, estrutura, equilíbrio, narrativa e storytelling.
- Estudo de ambientes e perspetiva: adquirir noções básicas de perspetiva e de espacialidade; caracterização e tratamento de espaços através de valores, cromatismo, luz e técnicas materiais.
- Estudo da figura humana: exercícios de desenho rápido de observação a partir de modelo; compreensão e estudo da anatomia e da personalidade do corpo humano.
- Síntese gráfica e estilização; seleção dos elementos característicos e definidores de carácter.
- Introdução às ferramentas e técnicas de manipulação e criação digital; exploração das possibilidades e diversas vertentes digitais.
- Bases e ferramentas do Photoshop: brushes, layers, texturas e volumes.
- Construção de imagens através de colagens (Photobash), manipulação digital e composições híbridas.
- Pintura e Desenho digital: aplicação da manualidade do desenho ao suporte digital; expressão e tradução das técnicas analógicas ao contexto digital.
- Exercícios de desenho, pintura e composição gráfica em mesas gráficas (tablets Wacom).
- Construção de figuras tridimensionais a partir de model sheets e referências bidimensionais: transformação do 2D para 3D.
- Renderização tridimensional da Imagem através de softwares 3D (Maya, Zbrush); Modelação 3D.
- Aplicar mapas de textura 2D a modelos 3D.
- Criação de mapas de UVs; aplicação e simulação de sombras e efeitos de luz.
- Posicionamento e enquadramentos de plano; pontos de vista de câmara/observador.
- Storytelling e ideação; interpretação de narrativas e criação de identidade visual e propriedade intelectual.
- Metodologias de organização de referências e de material de trabalho; pesquisa e moodboard.
- Introdução às técnicas de thumbnailing e iteração como processo de desenvolvimento.
- Desenvolvimento de personagens, adereços (props) e ambientes.
- Métodos de integração de game assets na pipeline de produção.
- Entendimento da indústria e saídas profissionais.
- Elaboração e acompanhamento do projeto final.
- Preparação de portefólio profissional: review e acompanhamento dos trabalhos do aluno.
Laboratório de Inovação e Criatividade.
- Criação e desenvolvimento de um projeto multidisciplinar.
- Trabalho em equipa constituída por alunos de várias áreas de especialidade ou de diferentes cursos.
- Criação de conceitos, conteúdos e produtos com potencial de mercado e que considerem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pelas Nações Unidas para este milénio.
- Desenvolvimento de estratégias e processos inovadores tendo em conta a sustentabilidade ambiental e social, e as potencialidades da economia circular.
- Potenciar a ação local pensando em problemáticas globais, com consciência da importância da participação de cada pessoa no Mundo.
- Continuação da preparação para contextos reais de desenvolvimento e implementação de projetos.
- Apresentação à comunidade escolar, profissional e cultural.
Certificação
DIPLOMA ETIC
A ETIC é uma entidade formadora certificada pela DGERT, que lhe atribui um reconhecimento global para realizar formação e que é concedida por áreas de educação e formação. Este curso está inserido na modalidade Outra Formação Profissional (OFP).
Os registos das ações de formação são efetuados em SIGO, destinando-se a certificar a conclusão com aproveitamento da ação de formação para alunos com residência em Portugal (Portaria nº474/2007).
EQUIPA PEDAGÓGICA
TIAGO LOBO PIMENTEL
SOFIA MATEUS
TIAGO LOBO PIMENTEL
RICARDO VENÂNCIO
Joana Simão
Bianca Milanez
BRUNO DE SOUSA
RICARDO MANSO
LUÍS MELO
SAÍDAS PROFISSIONAIS
- Ilustrador/a;
- Artista de Videojogos;
- Artista de Banda Desenhada;
- Artista de Storyboard;
- Director/a de Arte;
- Character Designer em Cinema, Televisão e Publicidade.
PROGRAMA ERASMUS+ E ESTÁGIOS EMPRESAS
No final do curso e, mediante o seu desempenho, o aluno pode candidatar-se a um estágio internacional através do Programa Erasmus+.
Pode igualmente candidatar-se a um estágio em empresas através do Departamento de Integração Profissional (estagios@etic.pt).
FESTIVAIS, PARCERIAS E PRÉMIOS
Rock In Rio, Colol Jazz, Prémios Sofia, Prémios Playstation, Festival Encontros De Viana, Festival Ccp, Iberanime, Monstra
EQUIPAMENTOS
- Salas de computadores equipadas com workstation de trabalho individuais, com Mesa Gráfica;
- Programas utilizados: Adobe Creative Cloud Suite, Autodesk Media & Entertainment Collection Suite, Z-BRUSH, Blender, Microsoft Office 365.
CANDIDATURA
Requisitos:
- 12.º Ano de Escolaridade;
- Carta de motivações / razões pelas quais se candidatura e objetivos profissionais;
- Apresentação de portefólio ou showreel.
O que devo fazer para iniciar a minha candidatura?
- Preencher o formulário na página do curso em que estou interessado (botão CANDIDATURA).
Quais os passos seguintes?
Irá receber um email de confirmação com informação sobre :
- Marcação de entrevista;
- Visita à escola (opcional).
Convidamos a conhecer o ambiente criativo e próximo que se vive na Escola, através de visita acompanhada aos estúdios, ateliers e salas de formação.
Candidaturas de março a setembro.
CONDIÇÕES DE PAGAMENTO
Condições Gerais
A abertura de cada curso/turma/horário está condicionada a um número mínimo de inscrições. A inscrição no horário pretendido é limitada ao número de vagas disponíveis.
O ensino é presencial e projetual. O programa do curso inclui aulas sem professor para desenvolvimento de exercícios autónomos e práticas projetuais. O trabalho autónomo ou projetual é importante para o progresso do aluno nas suas aprendizagens.Os professores podem solicitar o desenvolvimento de trabalhos fora do horário estabelecido para as aulas.
Eventualmente podem ser marcadas aulas fora do horário estabelecido, por exemplo para responder a projetos que exigem essa flexibilidade, para atender a necessidades de equipamento específicas dos projetos, para resposta a exercícios feitos em contexto real com parceiros, ou por qualquer outro motivo que apoie a melhor consecução do programa.
As aulas técnicas específicas e/ou workshops podem ocorrer aos sábados.
A duração de cada aula pode variar em função da sua natureza teórica ou prática.
A turma pode ser dividida em grupos para melhor aprendizagem e intensificação do desenvolvimento de projetos e matérias.
O programa curricular e o elenco de professores do curso podem ser alterados por razões de adequação pedagógica ou por motivos de força maior.
Para mais informações contacte-nos.