PORTEFÓLIO
APRESENTAÇÃO
A moda é uma expressão cultural, um discurso social, politico, que combina escolhas, criatividade e preocupações éticas. A indústria está em grande transformação – no design, na comunicação, nos formatos de apresentação e na sua sustentabilidade.
O Curso de Design de Moda, com a duração de 3 anos, com 180 créditos, confere o grau de Bachelor Degree, reconhecido a nível europeu.
Ao longo do Curso, o aluno explora tendências, estuda vestuário e acessórios, experimenta têxteis e materiais, desenha, constrói e comunica coleções, desenvolve a sua criatividade usando as metodologias do design. O aluno aprende noções de marketing para promover as suas criações bem como conceitos de branding necessários para desenvolver a sua própria marca.
METODOLOGIA
O ensino da Escola assenta no método de projeto (PBL- project-based learning), em turmas pequenas de 16 alunos, num ensino de proximidade. O aluno aprende ao procurar respostas a desafios reais, muitas vezes em trabalho de equipa, procurando o seu desenvolvimento criativo, crítico e pessoal.
PROFESSORES
O corpo docente é constituído por profissionais em atividade e é promovida uma constante participação em workshops, conferências e visitas de estudo, de forma a fomentar o conhecimento e contacto com contextos reais de trabalho.
PLANO CURRICULAR
Esta Unidade centra-se na compreensão das referências históricas e culturais dos fenómenos da Moda, cruzando aprendizagens essenciais na área da cultura de moda, marketing e semiótica. Faz-se o enquadramento histórico, social e cultural do séc. XX, e a sua relação com o mundo da Moda.
A Unidade faz a introdução ao campo de trabalho do design de moda, desenvolvendo competências base de pesquisa e desenvolvimento de peças de vestuário.
A Unidade centra-se na iniciação aos têxteis em várias vertentes, explorando conhecimentos essenciais em várias matérias, fibras, tecidos, propriedades e comportamentos. É feita uma abordagem multidisciplinar da superfície têxtil, através da introdução a práticas de manipulação dos materiais, tais como técnicas de estampagem e bordado.
As Unidades trabalham a criação de moldes para peças de vestuário, recorrendo a técnicas e equipamentos profissionais, apresentando os processos de confeção para realização de vestuário.
A Unidade centra-se no estudo do mercado e consumidor, dotando o aluno de conhecimentos sobre os mesmos e como desenvolver estratégias de promoção de venda/compra de produtos de moda.
A produção de conteúdos digitais no âmbito do Design de Moda é o tema desta Unidade, abordando-se as ferramentas para apresentação e comunicação e produção de narrativas visuais para projetos de moda no contexto digital.
A análise do papel dos acessórios no vasto negócio da moda é o tema desta Unidade durante a qual o aluno toma conhecimento das ferramentas práticas e teóricas que permitem estruturar, conceber e desenvolver projetos nesta área.
Nesta Unidade, o aluno executa um projeto individual que promove a aplicação de práticas criativas em resposta a um tema importante, cruzando referências e disciplinas, numa prática da Moda completa e contemporânea. Cruzam-se conhecimentos de tendências, processos e sustentabilidade.
Este Laboratório procura unificar conexões entre os elementos da comunidade. É um ponto de encontro e de troca de experiências, um espaço dedicado à criatividade onde se exploram e desenvolvem práticas de cruzamentos disciplinares, dentro e fora do espaço escolar. A comunicação é a chave principal deste processo. O laboratório procura identificar e mobilizar tendências, experimentar novas formas de pensar e conceptualizar, facilitar sinergias entre alunos. Este é um laboratório que se apresenta como uma ferramenta de aprendizagem.
Esta Unidade contempla o desenvolvimento de um projeto na área da moda com enfoque na prática de colaboração. Através do trabalho de equipa, em que todos assumem papéis distintos e coordenados, a Unidade fomenta o envolvimento da comunidade exterior e de projetos profissionais no âmbito da escola. São passadas informações essenciais sobre gestão de processos e equipa, onde cada um aprende a conhecer as suas capacidades individuais.
A Unidade visa desenvolver as capacidades de construção de modelos 3D direcionados para a área do design de Moda, a produção de protótipos com recurso a técnicas e equipamentos profissionais.
Esta Unidade incide sobre o desenvolvimento do design autoral enquanto fenómeno cultural e reflexo da sociedade, antecipando novas tendências. A abordagem é conceptual.
A Unidade centra-se no conhecimento e experimentação de novos materiais têxteis. O método é a pesquisa, experimentação e produção de amostras de têxteis com diferentes técnicas. É também introduzida a projetação virtual com simulação 3D em ambiente digital.
Nesta Unidade faz-se o desenvolvimento de uma coleção de moda, procurando a obtenção de conhecimentos dos processos e etapas na conceção, desenvolvimento e produção. A abordagem é experimental.
A Unidade familiariza o aluno com processo de transição para o mercado de trabalho ou conceção de um negócio. Aborda-se a estruturação de carreira. A produção de conteúdos de promoção profissional e o Portfolio.
O objetivo é preparar os estudantes para a dinâmica de projeto das indústrias criativas, fomentar o trabalho em equipa, promover a interdisciplinaridade, estimular o sentido de responsabilidade, o cumprimento de objetivos e ainda desenvolver competências de apresentação e promoção pessoais. Desta forma, aproxima-se o ambiente escolar à realidade do mundo de trabalho e às suas exigências.
Os nossos cursos partilham conteúdos e propõem desafios com uma visão internacional. Preparamos e apoiamos os nossos alunos pensando nas melhores práticas, independentemente das geografias ou nacionalidades. Também por esta razão saber inglês é um instrumento fundamental para destruir muros: ter acesso a mais referências, conhecer mais contextos profissionais e desenvolver o seu portfolio em linha com o que se faz de melhor, sem fronteiras.
This module provides an opportunity for you to research a unique concept and acts as the forerunner for the Final Major Project.
You will undertake comprehensive research, with a focus on primary sources, on a concept of your choice. You will be able to select, edit and creatively record inspirational material in a professional manner and will explore advanced cutting during technical sessions, experimenting with new innovative techniques. The in- depth exploration of your concept will involve image collation, collage, working on the stand, sampling, sketching, fabric sourcing and manipulation, print development and ultimately the development of exciting design ideas. Your concept should be relevant to now and demonstrate an understanding of how socio-economic, cultural and/or political factors can impact fashion.
This is when you really get to communicate your individual design identity, realize your ideas, and communicate all your strengths.
This module directly follows the Collection Research and Development module, and you are encouraged to reflect upon the work accumulated in the research module and continue to apply new knowledge and developed skills to formulate either a) A 3- dimensional final Collection or b) A 2-dimensional in-depth design collection professionally presented.
The emphasis is placed upon the creativity, innovation viability, newness, and industry-relevance of the final collection. Liaising with industry and sourcing suppliers are encouraged and promoted. You will gain professional skills in creating/ designing multiple garments by balancing colour, print, fabric, details, and silhouette throughout an outstanding range.
As a fashion designer, having a professional portfolio that showcases your individual design identity, skills and knowledge is crucial in getting a job. In this module you will create a portfolio that you can take with you into the industry, and you can continue to update and amend through your career. It should include a summation of your major project and a range of work that reflects your creativity as well as your ability to design to a commercial brief and should clearly convey research, development, and final outcomes.
This is your opportunity to gain real world experience and an understanding of working in the creative economy. Engaging in a professional environment will boost your confidence while providing an insight into the various job roles available to you. You will develop the skills and experiences expected to work competently within the creative industries whilst consolidating previous skills attained through the previous modules of study on your degree. As you transition from a student to a graduate working in the industry this will be an invaluable process and will help equip you for the exciting career paths ahead.
This module is designed to improve your employability upon graduation. In conjunction with your Portfolio, will prepare you for seeking meaningful work within the fashion industry. The fashion industry is highly competitive, and you need all the tools available to help you get a job. To help you get an interview, it’s beneficial to have a strong on-line presence where you can showcase your work to potential employers.
Alongside the creation of a personal website showcasing your strongest design work, you will do a mini design project. This can be a live project e.g. one you instigate with a fashion company you have done work experience for, or can just be for a fashion brand you would really like to work for. Alternatively, it can be a fashion design competition that suits your design identity. The purpose of this is to create more relevant and strong design work to showcase in your website and to further your professional visual communication and design skills.
Students applying for the 3rd year must have completed 120 credits/level 5 and a B2 English level certificate.
CERTIFICAÇÃO
Bachelor Degree
2 anos + 1 ano* = 180 Créditos
No final do segundo ano do curso, o aluno obtém uma certificação profissional Higher National, atribuída pela PEARSON BTEC, nível 5 com 120 créditos.
A Solent University certifica o 3.º ano e atribui 60 créditos, conferindo assim a certificação de Bachelor Degree.
A certificação obtida no final dos 3 anos é de nível 6, com 180 créditos.
*Para ser admitido no 3º ano, o aluno terá de ter o nível 5 – 120 créditos, bem como o nível B2 de inglês.
Pode saber mais sobre os tipo de certificação internacional consulte aqui.
EQUIPA PEDAGÓGICA
BRÍGIDA RIBEIROS
Coordenador
BRÍGIDA RIBEIROS
Licenciada e mestre em Design de Moda pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa. Pós-Graduada em Design e
Marketing pela Universidade do Minho. Conta com experiência profissional internacional no gabinete Peclers Paris e nacional
diversa. Designer independente e Consultora.
LUÍS SANTOS
Tutor
LUÍS SANTOS
Criativo multidisciplinar, docente e profissional nas áreas do design gráfico e do design de moda, com especialização em comunicação visual e digital. Com formação base em Estudos Avançados em Design pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, aplica a metodologia de projeto na sua ação enquanto designer e consultor de comunicação, procurando incorporar ao espírito metódico e crítico uma abordagem criativa e espontânea.
DORA NOBRE
Gestor
DORA NOBRE
Licenciada em Ciências da Comunicação com especialização de Relações Públicas, formação complementar em Marketing Político e Gestão/ Produção das Artes do Espetáculo. Há mais de 20 anos iniciou atividade na área de Produção em vários projetos culturais.
Desde 2004 que desempenha funções na ETIC que passam pela Coordenação, Gestão Pedagógica e formação nas áreas de Cinema e TV, Jornalismo, Moda e Produção de Eventos. Também coordena projetos extra-curriculares no âmbito de parcerias estratégicas para a escola, como por exemplo o Rock In Rio, MIL, entre outros.
Saber +
ISABEL PEDRO
ANA AFONSO MARQUES
ALEXANDRA MOURA
LUÍS EMÍLIO
MAGDA MENDES
MARTA CORDEIRO
SAÍDAS PROFISSIONAIS
- Designer de Moda em atelier e na indústria;
- Criação de marca e novos produtos;
- Comunicação de Moda;
- Consultor de Moda;
- Áreas complementares: figurinismo, styling, merchandising, buyer, gestão de atelier, design de acessórios, têxteis.
ERASMUS+ E ESTÁGIOS EMPRESAS
No final do curso e, mediante o seu desempenho, o aluno pode candidatar-se a um estágio internacional através do Programa Erasmus+.
Pode igualmente candidatar-se a um estágio em empresas através do Departamento de Integração Profissional (estagios@etic.pt).
FESTIVAIS, PARCERIAS E PRÉMIOS
Rock In Rio, Cool Jazz, Prémios Sofia, Prémios Playstation, Festival Encontros De Viana, Festival Ccp, Iberanime, Monstra entre outros.
EQUIPAMENTO
- Atelier de moda equipado com material industrial;
- Estúdios de Fotografia equipados com luz contínua e flash eletrónico;
- Estúdio de Vídeo e Multimédia, ciclorama e sistema de cenários virtuais e motion capture;
- Salas equipadas com workstation de trabalho individuais, iMac e Pc;
- Programas utilizados: Adobe Creative Cloud Suite.
CANDIDATURA
Requisitos:
- 12.º Ano de escolaridade;
- Carta de motivação com razões pelas quais se candidata;
- Apresentação de portefólio ou showreel;
- Conhecimentos da língua inglesa.
O que devo fazer para iniciar a minha candidatura?
- Preencher o formulário na página do curso em que estou interessado (botão CANDIDATURA).
Quais os passos seguintes?
Irá receber um email de confirmação com informação sobre:
- Marcação de entrevista;
- Visita à escola (opcional).
Convidamos a conhecer o ambiente criativo e próximo que se vive na Escola, através de visita acompanhada aos estúdios, ateliers e salas de formação.
Candidaturas de janeiro a setembro.
CONDIÇÕES DE PAGAMENTO
Existem vários programas de financiamento à formação em diversas instituições bancárias: Caixa Geral de Depósitos, Santander, Banco CTT, BPI, entre outros.
CONDIÇÕES GERAIS
A abertura de cada curso/turma/horário está condicionada a um número mínimo de inscrições. A inscrição no horário pretendido é limitada ao número de vagas disponíveis.
O ensino é presencial e projetual. O programa do curso inclui aulas sem professor para desenvolvimento de exercícios autónomos e práticas projetuais. O trabalho autónomo ou projetual é importante para o progresso do aluno nas suas aprendizagens.Os professores podem solicitar o desenvolvimento de trabalhos fora do horário estabelecido para as aulas.
Eventualmente podem ser marcadas aulas fora do horário estabelecido, por exemplo para responder a projetos que exigem essa flexibilidade, para atender a necessidades de equipamento específicas dos projetos, para resposta a exercícios feitos em contexto real com parceiros, ou por qualquer outro motivo que apoie a melhor consecução do programa.
As aulas técnicas específicas e/ou workshops podem ocorrer aos sábados.
A duração de cada aula pode variar em função da sua natureza teórica ou prática.
A turma pode ser dividida em grupos para melhor aprendizagem e intensificação do desenvolvimento de projetos e matérias.
O programa curricular e o elenco de professores do curso podem ser alterados por razões de adequação pedagógica ou por motivos de força maior.
Para mais informações contacte-nos.