No javascript ETIC | Curso Animação 2D Animação 2D – ETIC

Pedir informações

    Animação 2D

    CURSOS ANUAIS

    Duração: 330 horas

    Datas: Outubro a Julho

    Horário: 2.ª, 4.ª e 6.ª / 19H–23H

    Participantes: Máximo de 18 alunos

    Idioma: Português

    Formato: Aulas presenciais e projetuais.

    CANDIDATURA

    Portefólio

    Apresentação

    A Animação é uma das áreas com maior crescimento nas Indústrias Criativas, abrangendo o Cinema, os Videojogos, a Publicidade, a Web.

    O Curso Animação 2D ensina os princípios artísticos, as técnicas e as tecnologias da animação 2D digitais mais utilizadas, abordando o desenho frame a frame e a animação por keyframes.

    Nesta formação constroem-se bases técnicas e criativas sólidas, com aprendizagens em todo o processo de produção e desenvolvem-se ferramentas na animação, intercalação, traçagem e pintura de animação. É promovido o sentido e análise críticos necessários à busca de soluções para cada projeto. O aluno desenvolve a sua cultura visual e cinematográfica, aperfeiçoando a representação do movimento e a capacidade de criar formas e personagens animadas.

    Em turmas pequenas e num ensino lecionado em proximidade, acompanhado por animadores, realizadores e outros profissionais da animação experientes, o aluno reúne conhecimento sobre as diferentes fases de criação, produção e gestão de projetos.

    Plano Curricular

    MÓDULO 1 | INTRODUÇÃO À REPRESENTAÇÃO DE MOVIMENTO E HISTÓRIA DA ANIMAÇÃO
    • As várias Técnicas de Animação: Desenho, Stopmotion, 2D e 3D digitais.
    • Origens da imagem animada: dos brinquedos óticos ao surgimento do Cinema; o que se mantém, na atualidade, fruto deste percurso histórico.
    MÓDULO 2 | ANIMAÇÃO Ⅰ

    Introdução à representação de movimento em animação de desenho (exercícios práticos):

    • Aceleração e desaceleração;
    • Antecipação, ação e reação;
    • Peso, atrito e outras variantes.
    MÓDULO 3 | DESENHO E PINTURA DIGITAL Ⅰ
    • Desenho e idealização de personagens;
    • Pintura digital;
    • Modelsheet.
    MÓDULO 4 | PROJETO Ⅰ

    Animação em contexto prático e projetual:

    • Experimentação prática, paralela à aprendizagem das bases da representação do movimento.
    MÓDULO 5 | ANIMAÇÃO Ⅱ

    Desenvolvimento e elaboração dos conhecimentos adquiridos na unidade anterior (exercícios práticos):

    • Ciclos de andar e correr;
    • Dinâmica, ritmo e acting;
    • Ciclo de andar de um quadrupede;
    MÓDULO 6 | DESENHO E PINTURA DIGITAL Ⅱ
    • Desenvolvimento da conceptualização gráfica de uma personagem;
    • Desenho e pintura de cenários e ambientes.
    MÓDULO 7 | PROJETO Ⅱ

    Animação em contexto prático:

    • Desenvolvimento e exploração dos princípios de representação do movimento adquiridos na unidade anterior, aplicados no contexto de um projeto prático proposto.
    MÓDULO 8 | ANIMAÇÃO POR KEYFRAMES E PÓS-PRODUÇÃO

    Introdução ao software After Effects para utilização em animação 2D digital por keyframes, composição e pós- produção.

    MÓDULO 9 | PROJETO FINAL

    Animação em contexto prático:

    • Desenvolvimento e exploração dos princípios de representação do movimento adquiridos ao longo do curso, aplicados a um projeto proposto mais complexo, como sejam um filme de animação, um videoclip, um vídeo promocional, entre outras possibilidades.
    MÓDULO 10 | PROJETO MULTIDISCIPLINAR ETIC_IDEIA
    Laboratório de Inovação e Criatividade
    • Criação e desenvolvimento de um projeto multidisciplinar. Trabalho em equipa constituída por alunos de várias áreas de especialidade ou de diferentes cursos.
    • Criação de conceitos, conteúdos e produtos com potencial de mercado e que considerem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pelas Nações Unidas para este milénio.
    • Desenvolvimento de estratégias e processos inovadores tendo em conta a sustentabilidade ambiental e social, e as potencialidades da economia circular.
    • Potenciar a ação local pensando em problemáticas globais, com consciência da importância da participação de cada pessoa no Mundo.
    • Continuação da preparação para contextos reais de desenvolvimento e implementação de projetos.
    • Apresentação à comunidade escolar, profissional e cultural.

    Certificação

    DIPLOMA ETIC

    A ETIC é uma entidade formadora certificada pela DGERT, que lhe atribui um reconhecimento global para realizar formação e que é concedida por áreas de educação e formação. Este curso está inserido na modalidade Outra Formação Profissional (OFP).

    Os registos das ações de formação são efetuados em SIGO, destinando-se a certificar a conclusão com aproveitamento da ação de formação para alunos com residência em Portugal (Portaria n.º 474/2010).

    Equipa Pedagógica

    Luís Soares

    Responsável de Curso / Professor

    Sofia Mateus

    Gestora Pedagógica

    Alexandra Ramirez

    Professora

    Francisco Lourenço

    Professor

    Leonor Pacheco

    Professora

    Maria Reis Andrade

    Professora

    Tiago Lobo Pimentel

    Professor

    SAÍDAS PROFISSIONAIS

    • Técnico de Animação, Intercalação, Traçagem e Pintura de Animação;
    • Artista de Storyboard para Animação;
    • Artista de Layouts.

    PROGRAMA ERASMUS+ E ESTÁGIOS EMPRESAS

    No final do curso e, mediante o seu desempenho, o aluno pode candidatar-se a um estágio internacional através do Programa Erasmus+.
    Pode igualmente candidatar-se a um estágio em empresas através do Departamento de Integração Profissional (estagios@etic.pt).

    FESTIVAIS, PARCERIAS E PRÉMIOS

    Rock In Rio, Cool Jazz, Premios Sofia, Festival Encontros De Viana, Festival Ccp, Iberanime, Monstra.

    Equipamentos

    • Salas de computadores equipadas com workstation de trabalho individuais, com Mesa Gráfica.
    • Programas utilizados: Adobe Creative Cloud Suite, Krita, Microsoft Office 365.
    • Estúdio multimédia com área de 50m2 de ciclorama com sistema de Motion Capture.

    Candidatura

    Requisitos:

    • 12.º Ano de Escolaridade;
    • Carta de motivações / razões pelas quais se candidatura e objetivos profissionais;
    • Apresentação de portefólio ou showreel.

    O que devo fazer para iniciar a minha candidatura?

    • Preencher o formulário na página do curso em que estou interessado (botão CANDIDATURA).

    Quais os passos seguintes?
    Irá receber um email de confirmação com informação sobre:

    • Marcação de entrevista;
    • Visita à escola (opcional).

    Convidamos a conhecer o ambiente criativo e próximo que se vive na Escola, através de visita acompanhada aos estúdios, ateliers e salas de formação.

    Candidaturas de maio a setembro.

    Condições de Pagamento

    CONDIÇÕES GERAIS

    A abertura de cada curso/turma/horário está condicionada a um número mínimo de inscrições. A inscrição no horário pretendido é limitada ao número de vagas disponíveis.

    O ensino é presencial e projetual. O programa do curso inclui aulas sem professor para desenvolvimento de exercícios autónomos e práticas projetuais. O trabalho autónomo ou projetual é importante para o progresso do aluno nas suas aprendizagens.Os professores podem solicitar o desenvolvimento de trabalhos fora do horário estabelecido para as aulas.

    Eventualmente podem ser marcadas aulas fora do horário estabelecido, por exemplo para responder a projetos que exigem essa flexibilidade, para atender a necessidades de equipamento específicas dos projetos, para resposta a exercícios feitos em contexto real com parceiros, ou por qualquer outro motivo que apoie a melhor consecução do programa.
    As aulas técnicas específicas e/ou workshops podem ocorrer aos sábados.
    A duração de cada aula pode variar em função da sua natureza teórica ou prática.
    A turma pode ser dividida em grupos para melhor aprendizagem e intensificação do desenvolvimento de projetos e matérias.
    O programa curricular e o elenco de professores do curso podem ser alterados por razões de adequação pedagógica ou por motivos de força maior.

    Para mais informações contacte-nos.

    Outros cursos

    Everything Is Now.
    Learn. Do. Create.
    BEGIN HERE Get Everywhere.
    Dare To Try.