Apresentação
A Animação é uma das áreas com maior crescimento nas Indústrias Criativas, abrangendo o Cinema, os Videojogos, a Publicidade, a Web.
O Curso Animação 2D ensina os princípios artísticos, as técnicas e as tecnologias da animação 2D digitais mais utilizadas, abordando o desenho frame a frame e a animação por keyframes.
Nesta formação constroem-se bases técnicas e criativas sólidas, com aprendizagens em todo o processo de produção e desenvolvem-se ferramentas na animação, intercalação, traçagem e pintura de animação. É promovido o sentido e análise críticos necessários à busca de soluções para cada projeto. O aluno desenvolve a sua cultura visual e cinematográfica, aperfeiçoando a representação do movimento e a capacidade de criar formas e personagens animadas.
Em turmas pequenas e num ensino lecionado em proximidade, acompanhado por animadores, realizadores e outros profissionais da animação experientes, o aluno reúne conhecimento sobre as diferentes fases de criação, produção e gestão de projetos.
Plano Curricular
- As várias Técnicas de Animação: Desenho, Stopmotion, 2D e 3D digitais.
- Origens da imagem animada: dos brinquedos óticos ao surgimento do Cinema; o que se mantém, na atualidade, fruto deste percurso histórico.
Introdução à representação de movimento em animação de desenho (exercícios práticos):
- Aceleração e desaceleração;
- Antecipação, ação e reação;
- Peso, atrito e outras variantes.
- Desenho e idealização de personagens;
- Pintura digital;
- Modelsheet.
Animação em contexto prático e projetual:
- Experimentação prática, paralela à aprendizagem das bases da representação do movimento.
Desenvolvimento e elaboração dos conhecimentos adquiridos na unidade anterior (exercícios práticos):
- Ciclos de andar e correr;
- Dinâmica, ritmo e acting;
- Ciclo de andar de um quadrupede;
- Desenvolvimento da conceptualização gráfica de uma personagem;
- Desenho e pintura de cenários e ambientes.
Animação em contexto prático:
- Desenvolvimento e exploração dos princípios de representação do movimento adquiridos na unidade anterior, aplicados no contexto de um projeto prático proposto.
Introdução ao software After Effects para utilização em animação 2D digital por keyframes, composição e pós- produção.
Animação em contexto prático:
- Desenvolvimento e exploração dos princípios de representação do movimento adquiridos ao longo do curso, aplicados a um projeto proposto mais complexo, como sejam um filme de animação, um videoclip, um vídeo promocional, entre outras possibilidades.
- Criação e desenvolvimento de um projeto multidisciplinar. Trabalho em equipa constituída por alunos de várias áreas de especialidade ou de diferentes cursos.
- Criação de conceitos, conteúdos e produtos com potencial de mercado e que considerem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pelas Nações Unidas para este milénio.
- Desenvolvimento de estratégias e processos inovadores tendo em conta a sustentabilidade ambiental e social, e as potencialidades da economia circular.
- Potenciar a ação local pensando em problemáticas globais, com consciência da importância da participação de cada pessoa no Mundo.
- Continuação da preparação para contextos reais de desenvolvimento e implementação de projetos.
- Apresentação à comunidade escolar, profissional e cultural.
Certificação
DIPLOMA ETIC
A ETIC é uma entidade formadora certificada pela DGERT, que lhe atribui um reconhecimento global para realizar formação e que é concedida por áreas de educação e formação. Este curso está inserido na modalidade Outra Formação Profissional (OFP).
Os registos das ações de formação são efetuados em SIGO, destinando-se a certificar a conclusão com aproveitamento da ação de formação para alunos com residência em Portugal (Portaria nº474/2007).
Equipa Pedagógica
LUÍS SOARES
Responsável de Curso
LUÍS SOARES
Realizador, Animador e Pós-Produtor de Animação.
É realizador de animação em cinema, séries, videoarte, publicidade e institucionais, mas também anima e faz pós-produção. Trabalha em animação desde 2006, começando como animador na técnica de stop motion, passando para animador e pós-produtor em 2D digital, tendo mais recentemente enverado pelo 3D, trabalhando ao longo destes anos com alguns dos mais reconhecidos realizadores e estúdios de animação portugueses. Membro fundador da Associação de Realizadores de Cinema de Animação e membro fundador do COLA – Coletivo Audiovisual de 2018 a 2020. Dá formação na área da Animação desde 2009.
SOFIA MATEUS
LUÍS SOARES
LEONOR PACHECO
ALEXANDRA RAMIREZ
TIAGO LOBO PIMENTEL
BRUNO SOUSA
NUNO BEATO
BRUNO CAETANO
PEDRO BRITO
LAURA GONÇALVES
JOÃO GONZALEZ
ALEXANDRE SIQUEIRA
RUI GONÇALVES
FRANCISCO LOURENÇO
SAÍDAS PROFISSIONAIS
Técnico de Animação, Intercalação, Traçagem e Pintura de Animação;
Artista de Storyboard para Animação;
Artista de Layouts.
PROGRAMA ERASMUS+ E ESTÁGIOS EMPRESAS
No final do curso e mediante o seu desempenho, o aluno pode candidatar-se a um estágio internacional através do Programa Erasmus+.
Podem igualmente candidatar-se a um estágio em empresas, no Departamento de Integração Profissional e Erasmus+
FESTIVAIS, PARCERIAS E PRÉMIOS
Rock In Rio, Cool Jazz, Premios Sofia, Festival Encontros De Viana, Festival Ccp, Iberanime, Monstra.
Equipamentos
Salas de computadores equipadas com workstation de trabalho individuais, com Mesa Gráfica.
Programas utilizados: Adobe Creative Cloud Suite, Krita, Toon Boom Harmony, Microsoft Office 365.
Estúdio multimédia com área de 50m2 de ciclorama com sistema de Motion Capture.
Candidatura
Requisitos:
12.º Ano de Escolaridade.
Carta de motivações / razões pelas quais se candidatura e objetivos profissionais.
Apresentação de portefólio ou showreel.
O que devo fazer para iniciar a minha candidatura?
> Preencher o formulário na página do curso em que estou interessado > botão CANDIDATURA
Quais os passos seguintes?
Irá receber um email de confirmação com informação sobre :
> Marcação de entrevista
> visita à escola (opcional)
Convidamos a conhecer o ambiente criativo e próximo que se vive na Escola, através de visita acompanhada aos estúdios, ateliers e salas de formação.
Candidaturas de Maio a Setembro.
Condições de Pagamento
CONDIÇÕES GERAIS
A abertura de cada curso/turma/horário está condicionada a um número mínimo de inscrições. A inscrição no horário pretendido é limitada ao número de vagas disponíveis.
O ensino é presencial e projetual. O programa do curso inclui aulas sem professor para desenvolvimento de exercícios autónomos e práticas projetuais. O trabalho autónomo ou projetual é importante para o progresso do aluno nas suas aprendizagens.Os professores podem solicitar o desenvolvimento de trabalhos fora do horário estabelecido para as aulas.
Eventualmente podem ser marcadas aulas fora do horário estabelecido, por exemplo para responder a projetos que exigem essa flexibilidade, para atender a necessidades de equipamento específicas dos projetos, para resposta a exercícios feitos em contexto real com parceiros, ou por qualquer outro motivo que apoie a melhor consecução do programa.
As aulas técnicas específicas e/ou workshops podem ocorrer aos sábados.
A duração de cada aula pode variar em função da sua natureza teórica ou prática.
A turma pode ser dividida em grupos para melhor aprendizagem e intensificação do desenvolvimento de projetos e matérias.
O programa curricular e o elenco de professores do curso podem ser alterados por razões de adequação pedagógica ou por motivos de força maior.
Para mais informações contacte-nos.