Apresentação
A Animação é uma das áreas com maior crescimento nas Indústrias Criativas, abrangendo o Cinema, os Videojogos, a Publicidade, a Web.
O Curso Animação 3D da Escola ensina os princípios técnicos e artísticos da Animação, através de uma metodologia de learn by doing. Ao longo dos vários módulos, o aluno acompanha todas as etapas de um filme de animação, da ideia à narrativa e storyboard, da conceção de personagens e ambientes à sua criação e animação em 3D, terminando na “renderização” e pós-produção, até chegar ao desenvolvimento do seu filme.
Em turmas pequenas e num ensino lecionado em proximidade, acompanhado por animadores, realizadores e outros profissionais da animação experientes, o aluno reúne conhecimento sobre as sobre as diferentes fases de criação, produção e gestão de projetos.
Plano Curricular
- Introdução às ferramentas e técnicas de manipulação e criação digital.
- Criação e desenvolvimento de universos gráficos e narrativos.
- Desenvolvimento de personagens: caracterização física e psicológica a nível conceptual e imagético.
- Construção de cenários e ambientes. Relação entre o espaço e a personagem.
- Introdução ao espaço 3D, interface e componentes de uma geometria 3D.
- Manipulação de objetos 3D: transformadores e deformadores.
- Técnicas e ferramentas de modelação paramétrica e poligonal.
- Modelação de cenários e personagens.
- Preparação de geometria para posterior animação.
- Criação e edição de animação – interface e ferramentas.
- Utilização de transformadores e deformadores para animação 3D.
- Processo de rigging e skinning.
- Simulações de animações físico-dinâmicas.
- Animação dapersonagemeelementosdoscenárioscriado,aplicandoosprincípiosdaanimação.
- WORKSHOP // IMPRESSÃO 3D
Iniciação à impressão 3D.
Impressão do personagem criado na unidade de Modelação - WORKSHOP // MOTION CAPTURE
Captura de movimento com fato de Motion Capture. Técnicas para preparação de ficheiros e limpeza de keyframes. - WORKSHOP // EDIÇÃO ÁUDIO
Introdução ao Adobe Audition.
Edição áudio multi-pista para sonorização das curtas de Animação.
- Criação, aplicação e mapeamento de materiais e texturasemgeometria3D.
- Parâmetros de luzes e técnicas de iluminação.
- Criação de ambientes de luz 3D: interior/exterior, diurno/noturno, natural/artificial.
- Aplicaçãodastécnicasapreendidasàpersonagemecenárioscriados.
- Renderização e exportação das animações em sequências de imagens.
- Técnicas de optimização de rendering.
- Composição de imagem 3D em camadas, correcção de cor e efeitos.
- Introdução à animação de grafismos.
- Aplicação das técnicas apreendidas às renderizações da personagem e cenário criados.
WORKSHOP // IMPRESSÃO 3D
Iniciação à impressão 3D.
Impressão do personagem criado na unidade de Modelação.
WORKSHOP // MOTION CAPTURE
Captura de movimento com fato de Motion Capture. Técnicas para preparação de ficheiros e limpeza de keyframes.
WORKSHOP // EDIÇÃO ÁUDIO
Introdução ao Adobe Audition.
Edição áudio multi-pista para sonorização das curtas de Animação.
Certificação
DIPLOMA ETIC
A ETIC é uma entidade formadora certificada pela DGERT, que lhe atribui um reconhecimento global para realizar formação e que é concedida por áreas de educação e formação. Este curso está inserido na modalidade Outra Formação Profissional (OFP).
Os registos das ações de formação são efetuados em SIGO, destinando-se a certificar a conclusão com aproveitamento da ação de formação para alunos com residência em Portugal (Portaria nº474/2007).
EQUIPA PEDAGÓGICA
BRUNO DE SOUSA
SOFIA MATEUS
LUÍS MELO
BRUNO DE SOUSA
CLÁUDIO FERRO
VERA NOVAIS
NUNO RUA
JOÃO MARCOS MARCHANTE
MIGUEL MADAÍL
SAÍDAS PROFISSIONAIS
Produtores de conteúdo de Animação 3d e Videojogos;
Produtores de Cinema e Publicidade;
PROGRAMA ERASMUS+ E ESTÁGIOS EMPRESAS
No final do curso e mediante o seu desempenho, o aluno pode candidatar-se a um estágio internacional através do Programa Erasmus+.
Podem igualmente candidatar-se a um estágio em empresas, no Departamento de Integração Profissional e Erasmus+.
FESTIVAIS, PARCERIAS E PRÉMIOS
Rock In Rio, Colol Jazz, Prémios Sofia, Prémios Playstation, Festival Encontros De Viana, Festival Ccp, Iberanime, Monstra
EQUIPAMENTOS
Salas de computadores equipadas com workstation de trabalho individuais e com Mesa Gráfica.
Programas utilizados: Blender, Adobe Creative Cloud Suite, Microsoft Office 365.
Estúdio multimédia com área de 50m2 de ciclorama com sistema de Motion Capture.
Impressora 3D Blocks One MKII.
Estúdios de Som e Fotografia.
CANDIDATURA
Requisitos:
12.º Ano de Escolaridade.
Carta de motivações / razões pelas quais se candidatura e objetivos profissionais.
Apresentação de portefólio ou showreel.
O que devo fazer para iniciar a minha candidatura?
> Preencher o formulário na página do curso em que estou interessado > botão CANDIDATURA
Quais os passos seguintes?
Irá receber um email de confirmação com informação sobre :
> Marcação de entrevista
> visita à escola (opcional)
Convidamos a conhecer o ambiente criativo e próximo que se vive na Escola, através de visita acompanhada aos estúdios, ateliers e salas de formação.
Candidaturas de Maio a Setembro.
CONDIÇÕES DE PAGAMENTO
Condições Gerais
A abertura de cada curso/turma/horário está condicionada a um número mínimo de inscrições. A inscrição no horário pretendido é limitada ao número de vagas disponíveis.
O ensino é presencial e projetual. O programa do curso inclui aulas sem professor para desenvolvimento de exercícios autónomos e práticas projetuais. O trabalho autónomo ou projetual é importante para o progresso do aluno nas suas aprendizagens.Os professores podem solicitar o desenvolvimento de trabalhos fora do horário estabelecido para as aulas.
Eventualmente podem ser marcadas aulas fora do horário estabelecido, por exemplo para responder a projetos que exigem essa flexibilidade, para atender a necessidades de equipamento específicas dos projetos, para resposta a exercícios feitos em contexto real com parceiros, ou por qualquer outro motivo que apoie a melhor consecução do programa.
As aulas técnicas específicas e/ou workshops podem ocorrer aos sábados.
A duração de cada aula pode variar em função da sua natureza teórica ou prática.
A turma pode ser dividida em grupos para melhor aprendizagem e intensificação do desenvolvimento de projetos e matérias.
O programa curricular e o elenco de professores do curso podem ser alterados por razões de adequação pedagógica ou por motivos de força maior.
Para mais informações contacte-nos.