Apresentação
A Animação é uma das áreas com maior crescimento nas Indústrias Criativas, abrangendo o Cinema, os Videojogos, a Publicidade, a Web.
O Curso Animação 3D da Escola ensina os princípios técnicos e artísticos da Animação, através de uma metodologia de learn by doing. Ao longo dos vários módulos, o aluno acompanha todas as etapas de um filme de animação, da ideia à narrativa e storyboard, da conceção de personagens e ambientes à sua criação e animação em 3D, terminando na “renderização” e pós-produção, até chegar ao desenvolvimento do seu filme.
Em turmas pequenas e num ensino lecionado em proximidade, acompanhado por animadores, realizadores e outros profissionais da animação experientes, o aluno reúne conhecimento sobre as sobre as diferentes fases de criação, produção e gestão de projetos.
Plano Curricular
- Introdução às ferramentas e técnicas de manipulação e criação digital.
- Criação e desenvolvimento de universos gráficos e narrativos.
- Desenvolvimento de personagens: caracterização física e psicológica a nível conceptual e imagético.
- Construção de cenários e ambientes. Relação entre o espaço e a personagem.
- Introdução ao espaço 3D, interface e componentes de uma geometria 3D.
- Manipulação de objetos 3D: transformadores e deformadores.
- Técnicas e ferramentas de modelação paramétrica e poligonal.
- Modelação de cenários e personagens.
- Preparação de geometria para posterior animação.
- Criação e edição de animação – interface e ferramentas.
- Utilização de transformadores e deformadores para animação 3D.
- Processo de rigging e skinning.
- Simulações de animações físico-dinâmicas.
- Animação dapersonagemeelementosdoscenárioscriado,aplicandoosprincípiosdaanimação.
- WORKSHOP // IMPRESSÃO 3D
Iniciação à impressão 3D.
Impressão do personagem criado na unidade de Modelação - WORKSHOP // MOTION CAPTURE
Captura de movimento com fato de Motion Capture. Técnicas para preparação de ficheiros e limpeza de keyframes. - WORKSHOP // EDIÇÃO ÁUDIO
Introdução ao Adobe Audition.
Edição áudio multi-pista para sonorização das curtas de Animação.
- Criação, aplicação e mapeamento de materiais e texturasemgeometria3D.
- Parâmetros de luzes e técnicas de iluminação.
- Criação de ambientes de luz 3D: interior/exterior, diurno/noturno, natural/artificial.
- Aplicaçãodastécnicasapreendidasàpersonagemecenárioscriados.
- Renderização e exportação das animações em sequências de imagens.
- Técnicas de optimização de rendering.
- Composição de imagem 3D em camadas, correcção de cor e efeitos.
- Introdução à animação de grafismos.
- Aplicação das técnicas apreendidas às renderizações da personagem e cenário criados.
WORKSHOP // IMPRESSÃO 3D
Iniciação à impressão 3D.
Impressão do personagem criado na unidade de Modelação.
WORKSHOP // MOTION CAPTURE
Captura de movimento com fato de Motion Capture. Técnicas para preparação de ficheiros e limpeza de keyframes.
WORKSHOP // EDIÇÃO ÁUDIO
Introdução ao Adobe Audition.
Edição áudio multi-pista para sonorização das curtas de Animação.
Certificação
DIPLOMA ETIC
A ETIC é uma entidade formadora certificada pela DGERT, que lhe atribui um reconhecimento global para realizar formação e que é concedida por áreas de educação e formação. Este curso está inserido na modalidade Outra Formação Profissional (OFP).
Os registos das ações de formação são efetuados em SIGO, destinando-se a certificar a conclusão com aproveitamento da ação de formação para alunos com residência em Portugal (Portaria nº474/2007).
EQUIPA PEDAGÓGICA
BRUNO DE SOUSA
SOFIA MATEUS
LUÍS MELO
BRUNO DE SOUSA
CLÁUDIO FERRO
VERA NOVAIS
NUNO RUA
JOÃO MARCOS MARCHANTE
MIGUEL MADAÍL
SAÍDAS PROFISSIONAIS
- Produtores de conteúdo de Animação 3d e Videojogos;
- Produtores de Cinema e Publicidade.
PROGRAMA ERASMUS+ E ESTÁGIOS EMPRESAS
No final do curso e, mediante o seu desempenho, o aluno pode candidatar-se a um estágio internacional através do Programa Erasmus+.
Pode igualmente candidatar-se a um estágio em empresas através do Departamento de Integração Profissional (estagios@etic.pt).
FESTIVAIS, PARCERIAS E PRÉMIOS
Rock In Rio, Colol Jazz, Prémios Sofia, Prémios Playstation, Festival Encontros De Viana, Festival Ccp, Iberanime, Monstra
EQUIPAMENTOS
- Salas de computadores equipadas com workstation de trabalho individuais e com Mesa Gráfica;
- Programas utilizados: Blender, Adobe Creative Cloud Suite, Microsoft Office 365;
- Estúdio multimédia com área de 50m2 de ciclorama com sistema de Motion Capture;
- Impressora 3D Blocks One MKII;
- Estúdios de Som e Fotografia.
CANDIDATURA
Requisitos:
- 12.º Ano de Escolaridade;
- Carta de motivações / razões pelas quais se candidatura e objetivos profissionais;
- Apresentação de portefólio ou showreel.
O que devo fazer para iniciar a minha candidatura?
- Preencher o formulário na página do curso em que estou interessado (botão CANDIDATURA).
Quais os passos seguintes?
Irá receber um email de confirmação com informação sobre :
- Marcação de entrevista;
- Visita à escola (opcional).
Convidamos a conhecer o ambiente criativo e próximo que se vive na Escola, através de visita acompanhada aos estúdios, ateliers e salas de formação.
Candidaturas de março a setembro.
CONDIÇÕES DE PAGAMENTO
Condições Gerais
A abertura de cada curso/turma/horário está condicionada a um número mínimo de inscrições. A inscrição no horário pretendido é limitada ao número de vagas disponíveis.
O ensino é presencial e projetual. O programa do curso inclui aulas sem professor para desenvolvimento de exercícios autónomos e práticas projetuais. O trabalho autónomo ou projetual é importante para o progresso do aluno nas suas aprendizagens.Os professores podem solicitar o desenvolvimento de trabalhos fora do horário estabelecido para as aulas.
Eventualmente podem ser marcadas aulas fora do horário estabelecido, por exemplo para responder a projetos que exigem essa flexibilidade, para atender a necessidades de equipamento específicas dos projetos, para resposta a exercícios feitos em contexto real com parceiros, ou por qualquer outro motivo que apoie a melhor consecução do programa.
As aulas técnicas específicas e/ou workshops podem ocorrer aos sábados.
A duração de cada aula pode variar em função da sua natureza teórica ou prática.
A turma pode ser dividida em grupos para melhor aprendizagem e intensificação do desenvolvimento de projetos e matérias.
O programa curricular e o elenco de professores do curso podem ser alterados por razões de adequação pedagógica ou por motivos de força maior.
Para mais informações contacte-nos.